Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida - Relação Eficiência X Consumo


Brucebailey

Posts recomendados

Olá.

Gostaria de tirar uma dúvida quanto a relação entre eficiência e consumo do PC.

Digamos que eu tenha uma configuração comum, sem VGA offboard, que consuma em Full Load até 130W. Uso uma fonte de 250W, comum, vagabunda, dessas que vem em PCs das Casas Bahia.

Digamos que a fonte tenha uma eficiência de 70%. Logo, 270/0,7=357W que a fonte irá puxar da tomada, correto?

Agora, digamos que para manter uma melhor qualidade do sistema, e também uma melhor eficiência, eu a substitua por uma fonte de 450W que mantenha uma eficiência de 85%. 450/0,85=529W puxados da tomada.

Eis a minha dúvida. Mesmo usando a mesma configuração, se eu colocar uma fonte de potência maior, mesmo tendo maior eficiência e qualidade geral, a conta de luz vai subir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não a conta não vai subir, muito pelo contrário vai baixar, pois a eficiência é melhor, e a conta não é esta daí e sim pelo consumo, ou seja se o conjunto consome 130w, com um a fonte de 70% de eficiência o consumo real de energia será de 185w/h, enquanto com uma fonte com 85% de eficiência o consumo será de 152w/h, independentemente da potência da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma leitura que poderá ajudar: Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento

Um exemplo prático:

Fonte 1: Máxima capacidade 250 Watts e eficiência de 66%

Fonte 2: Máxima capacidade 750 Watts e eficiência de 82%

Cálculo: Imagine essas duas fontes, uma de cada vez, alimentando um PC que demanda 170 Watts

Fonte 1 entregará 170 Watts ao PC e tomará da tomada 170/0,66 = 257 Watts (87 Watts dissipará, jogará fora sob a forma de calor em sua maior parte)

Fonte 2 entregará 170 Watts ao PC e tomará da tomada 170/0,82 = 207 Watts (37 Watts dissipará, jogará fora sob a forma de calor em sua maior parte)

Simples

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Faller, agora ficou tudo mais esclarecido.

Realmente é simples, mas eu achava que independente do consumo do computador, se a fonte fosse de 500W ela forneceria esses 500W ao computador.

Mas enfim, agradeço às respostas, e se for preciso, já podem trancar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...