Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Brucebailey

Dúvida - Relação Eficiência X Consumo

Recommended Posts

Olá.

Gostaria de tirar uma dúvida quanto a relação entre eficiência e consumo do PC.

Digamos que eu tenha uma configuração comum, sem VGA offboard, que consuma em Full Load até 130W. Uso uma fonte de 250W, comum, vagabunda, dessas que vem em PCs das Casas Bahia.

Digamos que a fonte tenha uma eficiência de 70%. Logo, 270/0,7=357W que a fonte irá puxar da tomada, correto?

Agora, digamos que para manter uma melhor qualidade do sistema, e também uma melhor eficiência, eu a substitua por uma fonte de 450W que mantenha uma eficiência de 85%. 450/0,85=529W puxados da tomada.

Eis a minha dúvida. Mesmo usando a mesma configuração, se eu colocar uma fonte de potência maior, mesmo tendo maior eficiência e qualidade geral, a conta de luz vai subir?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não a conta não vai subir, muito pelo contrário vai baixar, pois a eficiência é melhor, e a conta não é esta daí e sim pelo consumo, ou seja se o conjunto consome 130w, com um a fonte de 70% de eficiência o consumo real de energia será de 185w/h, enquanto com uma fonte com 85% de eficiência o consumo será de 152w/h, independentemente da potência da fonte.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pois pelo que eu sei até então, funciona assim. A fonte de 450W no caso,puxaria 529W da tomada, forneceria 450W ao PC (independente do seu consumo) e os outros 79W ela queimaria em forma de calor.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Uma leitura que poderá ajudar: Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento

    Um exemplo prático:

    Fonte 1: Máxima capacidade 250 Watts e eficiência de 66%

    Fonte 2: Máxima capacidade 750 Watts e eficiência de 82%

    Cálculo: Imagine essas duas fontes, uma de cada vez, alimentando um PC que demanda 170 Watts

    Fonte 1 entregará 170 Watts ao PC e tomará da tomada 170/0,66 = 257 Watts (87 Watts dissipará, jogará fora sob a forma de calor em sua maior parte)

    Fonte 2 entregará 170 Watts ao PC e tomará da tomada 170/0,82 = 207 Watts (37 Watts dissipará, jogará fora sob a forma de calor em sua maior parte)

    Simples

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado Faller, agora ficou tudo mais esclarecido.

    Realmente é simples, mas eu achava que independente do consumo do computador, se a fonte fosse de 500W ela forneceria esses 500W ao computador.

    Mas enfim, agradeço às respostas, e se for preciso, já podem trancar o tópico.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Fala pessoal!

    Pergunta oportuna e respostas esclarecedoras. Obrigado!

    Abraço!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×