Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led RGB de 20w


tam.net

Posts recomendados

Pessoal,

Estou com esse LED RGB abaixo e estava precisando controlar ele. Entretanto ele cátodo comum e segundo a especificação do fabricante o vermelho funciona em uma tensão mais baixa que o verde e o azul.

Red 12-15V ; Green 18-22V ; Blue 18-22V.

Será que se eu jogar uns 24v para alimentar os leds vermelhos eles irão queimar? Teria alguma forma de diminuir a tensão que vai para os leds vermelhos?

ledaf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou com esse LED RGB abaixo e estava precisando controlar ele. Entretanto ele cátodo comum e segundo a especificação do fabricante o vermelho funciona em uma tensão mais baixa que o verde e o azul.

Red 12-15V ; Green 18-22V ; Blue 18-22V.

Será que se eu jogar uns 24v para alimentar os leds vermelhos eles irão queimar? Teria alguma forma de diminuir a tensão que vai para os leds vermelhos?

ledaf.jpg

cara creio que um resistor irá resolver seu problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como ele é um led de 20 Watts e tem 18 Leds, esses leds são aqueles de 1 Watt cada, ou seja, para uso em correntes da ordem de 350 mA.

Se usares uma fonte de 24 Volts, coloque um resistor em série com cada linha de led, para acertar a tensão e corrente..

Para linha de 6 led's vermelhos, cujo valor máximo de tensão é de 15 Volts, tens de abater dos 24 Volts 9 Volts, a 0,35A certo

Rred= 9/0,35 = 25 ohms. Pode usar um resistor de 27 Ohms x 5 Watts, de fio, em série para a linha dos lesd vermelhos.

Para ao outras duas linhas a queda deverá ser de somente 2 Volts

Rgr e Rbl = 2/0,35 = 5,7 ohms. Use um resistor de 5,6 Ohms x 1 Watt.. em série com cada uma das linhas verde e azul..

O resistor de 27 ohms irá aquecer bastante, cuide aonde colocas ele.

Se desejares que a teperatura de seu corpo não suba tanto, adote um de 27 ohms x 10 ou 20 Watts.. Vai dissipar a mesma energia mas sua temperatura se menterá mais baixa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ele é um led de 20 Watts e tem 18 Leds, esses leds são aqueles de 1 Watt cada, ou seja, para uso em correntes da ordem de 350 mA.

Se usares uma fonte de 24 Volts, coloque um resistor em série com cada linha de led, para acertar a tensão e corrente..

Para linha de 6 led's vermelhos, cujo valor máximo de tensão é de 15 Volts, tens de abater dos 24 Volts 9 Volts, a 0,35A certo

Rred= 9/0,35 = 25 ohms. Pode usar um resistor de 27 Ohms x 5 Watts, de fio, em série para a linha dos lesd vermelhos.

Para ao outras duas linhas a queda deverá ser de somente 2 Volts

Rgr e Rbl = 2/0,35 = 5,7 ohms. Use um resistor de 5,6 Ohms x 1 Watt.. em série com cada uma das linhas verde e azul..

O resistor de 27 ohms irá aquecer bastante, cuide aonde colocas ele.

Se desejares que a teperatura de seu corpo não suba tanto, adote um de 27 ohms x 10 ou 20 Watts.. Vai dissipar a mesma energia mas sua temperatura se menterá mais baixa..

Valeu Faller. Ajudou muito. Eu já tinha pensando em colocar os resistores, mas o problema que o led é cátodo comum. Como pode ver o + é comum para todos. Mas observando melhor o led, acho que se eu dividir os + comum e colocar para passar pelos resistores antes de ir para os leds irá resolver o problema.

Fiz um esboço de como ficaria. É isso mesmo?

led2v.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Faller. Ajudou muito. Eu já tinha pensando em colocar os resistores, mas o problema que o led é cátodo comum. Como pode ver o + é comum para todos. Mas observando melhor o led, acho que se eu dividir os + comum e colocar para passar pelos resistores antes de ir para os leds irá resolver o problema.

Fiz um esboço de como ficaria. É isso mesmo?

led2v.jpg

Cara se é comum..... acredito que dependendo da tensão aplicada o circuito "escolhe" qual acender (posso estar falando uma completa besteira) mas se for assim um resistor variável com as especificações que o Faller indicou acredito que resolverá seu problema e ainda mais com ele você vai definir qual cor você vai usar..... Porém espere alguém mais entendido do assunto responda....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme o início do tópico, tu informou que desejas ligar esse LED RGB 20 W em uma fonte de 24 volts.

O faller calculou os resistores e conforme as informações pedidas, o circuito é esse:

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img713.imageshack.us/img713/2127/led20w.jpg' alt='led20w.jpg'>

.

.

.

Se vais ligar num controlador apropriado para esse LED RGB 20W, tu tens que ver como isso é feito no manual do controlador porém, conforme o que tu pediste, o circuito indicado é o que esboçei.

Óbvio que se ligar numa fonte de 24 volts, todos os LEDS acenderão. Para controlar a luminosidade de cada LED, não será como o o esboço que eu fiz e sim com um controlador e as ligações serão conforme o que o manual desse dispositivoo controlador informa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu Faller. Ajudou muito. Eu já tinha pensando em colocar os resistores, mas o problema que o led é cátodo comum. Como pode ver o + é comum para todos. Mas observando melhor o led, acho que se eu dividir os + comum e colocar para passar pelos resistores antes de ir para os leds irá resolver o problema.

Fiz um esboço de como ficaria. É isso mesmo?

led2v.jpg

Seu led, se for aquele da figura e se os sinais de + e - estiverem corretamente colocados, é anodo comum ( o positivo é o anodo) e deve ser ligado ao + da bateria de 24 Volts (ou fonte)

Em cada um dos anodos, em vez de ligá-los ao negativo da bateria, coloque o resistor antes, cada resistor no seu anodo, da cor específica..

De qualquer modo, seja o led anodo comum ou catodo comum, ele sempre terá um dos lados onde as ligações são 3, RGB... Em cada uma delas coloque o resistor adequado, seja para o + ou seja para o - da bateria ou fonte...

Simples..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu led, se for aquele da figura e se os sinais de + e - estiverem corretamente colocados, é anodo comum ( o positivo é o anodo) e deve ser ligado ao + da bateria de 24 Volts (ou fonte)

Em cada um dos anodos, em vez de ligá-los ao negativo da bateria, coloque o resistor antes, cada resistor no seu anodo, da cor específica..

De qualquer modo, seja o led anodo comum ou catodo comum, ele sempre terá um dos lados onde as ligações são 3, RGB... Em cada uma delas coloque o resistor adequado, seja para o + ou seja para o - da bateria ou fonte...

Simples..

Valeu pessoal já entendi o problema e desculpe pelas bobagens que falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...