Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Led


halloweenvr

Posts recomendados

Queria construir uma placa de led , projeto bem simples mesmo, Queria escrever um nome em um cartaz e em volta colocar leds ,porém nao tenho ideia de como posso fazer a ligação entre eles , o ckt que vou utiliza-lo para conecta-lo a fonte (127v 60 HZ) alguma dica / tutorial /link / video ??

o projeto incialmente e so acender os leds e mandelos ascesso mais se alguem tiver algum projeto de fazer eles piscarem ( nao ligo para sequencia ) pode me falar que sera bem útil tmb ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte pode ser uma de 12v e o led é de escolha sua .

Se você usar um led de 1.2v então ligaria 10 leds em serie para ligar na fonte.

e de 10 em 10 faria a ligação paralela de quantos cunjuntos quiser

MINHA? Então eu vou querer uma fonte de 12v por 300 miliamperes.

Eu só preciso saber onde comprar leds de 1,2 v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não preciso de resistor se a fonte gerar a corrente certa ¬¬

Bom, você deve saber que o led tem uma resposta exponencial à tensão aplicada. Certo?

Imagine que você tenha uma fonte de 12v +/- 5%, o que seria normal. Dessa forma a fonte pode ir desde 11.4v até 12.6v.

Sendo assim, se a fonte for a 12.6v e você não tiver o resistor limitador ou álbum tipo de topologia para limitar a corrente, os LEDs irão queimar pois haverá um pico decorrente.

Led se controla com corrente contínua e não com tensão.

Há vários tópicos pelo foram que já se discutiu o assunto e há vários application Notes de vários fabricantes de CIs específicos para se controlar um led. Na maioria dos AN (application notes) há sempre um resumo das formas de se controlar LEDs. E sempre dizem o mesmo: Led se controla por corrente e não por tensão.

Resumindo: você não consegue garantir que sua fonte fique estável no valor desejado. Qualquer variação para mais irá diminuir a vida útil de led.

Se você deseja usar uma fonte de 12v, coloque LEDs em série até completar uns 9v e calcule o resistor correto.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você deve saber que o led tem uma resposta exponencial à tensão aplicada. Certo?

Imagine que você tenha uma fonte de 12v +/- 5%, o que seria normal. Dessa forma a fonte pode ir desde 11.4v até 12.6v.

Sendo assim, se a fonte for a 12.6v e você não tiver o resistor limitador ou álbum tipo de topologia para limitar a corrente, os LEDs irão queimar pois haverá um pico decorrente.

Led se controla com corrente contínua e não com tensão.

Há vários tópicos pelo foram que já se discutiu o assunto e há vários application Notes de vários fabricantes de CIs específicos para se controlar um led. Na maioria dos AN (application notes) há sempre um resumo das formas de se controlar LEDs. E sempre dizem o mesmo: Led se controla por corrente e não por tensão.

Resumindo: você não consegue garantir que sua fonte fique estável no valor desejado. Qualquer variação para mais irá diminuir a vida útil de led.

Se você deseja usar uma fonte de 12v, coloque LEDs em série até completar uns 9v e calcule o resistor correto.

Falou

Claro ,certinho o que você falou!! Em uma aplicação mais experiente o cara poderia usar um regulador lm adj ligado a um foto acoplador para controle exato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...