Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
halloweenvr

Placa de Led

Recommended Posts

Queria construir uma placa de led , projeto bem simples mesmo, Queria escrever um nome em um cartaz e em volta colocar leds ,porém nao tenho ideia de como posso fazer a ligação entre eles , o ckt que vou utiliza-lo para conecta-lo a fonte (127v 60 HZ) alguma dica / tutorial /link / video ??

o projeto incialmente e so acender os leds e mandelos ascesso mais se alguem tiver algum projeto de fazer eles piscarem ( nao ligo para sequencia ) pode me falar que sera bem útil tmb ;D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só você pegar varios leds e ligar todos juntos a perninhas do + com + e as do - com - e depois ligar em uma fonte de 1,5v para led fosco e ou 2,5v para leds de alto brilho

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que saber a fonte e que tipo de led será usado.

Editado por silvio.a.s

Compartilhar este post

Link para o post
Tem que saber a fonte e que tipo de led será usado.

A fonte pode ser uma de 12v e o led é de escolha sua .

Se você usar um led de 1.2v então ligaria 10 leds em serie para ligar na fonte.

e de 10 em 10 faria a ligação paralela de quantos cunjuntos quiser

Compartilhar este post

Link para o post
A fonte pode ser uma de 12v e o led é de escolha sua .

MINHA? Então eu vou querer uma fonte de 12v por 300 miliamperes.

Eu só preciso saber onde comprar leds de 1,2 v.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa não é a forma correta de se ligar LEDs. Tem q ter o resistor limitador de corrente.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Essa não é a forma correta de se ligar LEDs. Tem q ter o resistor limitador de corrente.

Falou

Não preciso de resistor se a fonte gerar a corrente certa ¬¬

Compartilhar este post

Link para o post
Não preciso de resistor se a fonte gerar a corrente certa ¬¬

Bom, você deve saber que o led tem uma resposta exponencial à tensão aplicada. Certo?

Imagine que você tenha uma fonte de 12v +/- 5%, o que seria normal. Dessa forma a fonte pode ir desde 11.4v até 12.6v.

Sendo assim, se a fonte for a 12.6v e você não tiver o resistor limitador ou álbum tipo de topologia para limitar a corrente, os LEDs irão queimar pois haverá um pico decorrente.

Led se controla com corrente contínua e não com tensão.

Há vários tópicos pelo foram que já se discutiu o assunto e há vários application Notes de vários fabricantes de CIs específicos para se controlar um led. Na maioria dos AN (application notes) há sempre um resumo das formas de se controlar LEDs. E sempre dizem o mesmo: Led se controla por corrente e não por tensão.

Resumindo: você não consegue garantir que sua fonte fique estável no valor desejado. Qualquer variação para mais irá diminuir a vida útil de led.

Se você deseja usar uma fonte de 12v, coloque LEDs em série até completar uns 9v e calcule o resistor correto.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, você deve saber que o led tem uma resposta exponencial à tensão aplicada. Certo?

Imagine que você tenha uma fonte de 12v +/- 5%, o que seria normal. Dessa forma a fonte pode ir desde 11.4v até 12.6v.

Sendo assim, se a fonte for a 12.6v e você não tiver o resistor limitador ou álbum tipo de topologia para limitar a corrente, os LEDs irão queimar pois haverá um pico decorrente.

Led se controla com corrente contínua e não com tensão.

Há vários tópicos pelo foram que já se discutiu o assunto e há vários application Notes de vários fabricantes de CIs específicos para se controlar um led. Na maioria dos AN (application notes) há sempre um resumo das formas de se controlar LEDs. E sempre dizem o mesmo: Led se controla por corrente e não por tensão.

Resumindo: você não consegue garantir que sua fonte fique estável no valor desejado. Qualquer variação para mais irá diminuir a vida útil de led.

Se você deseja usar uma fonte de 12v, coloque LEDs em série até completar uns 9v e calcule o resistor correto.

Falou

Claro ,certinho o que você falou!! Em uma aplicação mais experiente o cara poderia usar um regulador lm adj ligado a um foto acoplador para controle exato

Compartilhar este post

Link para o post
Claro ,certinho o que você falou!! Em uma aplicação mais experiente o cara poderia usar um regulador lm adj ligado a um foto acoplador para controle exato

Onde eu compro os leds de 1,2v sugeridos por ti?

Compartilhar este post

Link para o post
Onde eu compro os leds de 1,2v sugeridos por ti?

Em qualquer loja de eletronica vende leds de 3mm a 1,2 v ( fosco)

Compartilhar este post

Link para o post
Em qualquer loja de eletronica vende leds de 3mm a 1,2 v ( fosco)

Me cita uma, por favor. É que eu sou do tempo em que um led precisava de no mínimo 1,8v para acender, e até tínhamos que fazer circuitos como este:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais