Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


Posts recomendados

Bom gente resolvi fazer um tópico sobre o assunto para sanar 3 perguntas que semprem aparecem aqui:

1º Vale a pena o pessoal que pagar uma fortuna por gabinetes bonitos e cheio de frescuras, já que eles tem péssima ventilação.

2º Dúvidas sobre como e onde colocar fans no gabinete de maneira correta.

3º Mostrar o que voce deve procurar num gabinete para ter boa ventilação e quais gabinetes tem essas características.

Primeiramente quero deixar claro que esse tópico se refere a gabinetes que vão usar placa mãe, processadores e placa de vídeo com coolers padrão, logo o cooler do processador vai jogar o ar na placa mãe e se espalhar pelo gabinete ventilando todo os dissipadores em volta do processador, que vai resultar em ar quente nas estremidades do gabinte que PODE SER SUGADO NOVAMENTE PELO COOLER DO PROCESSADOR CAUSANDO SUPERAQUECIMENTO. Coolers de processador do tipo TORRE, que jogam o ar no fan traseiro do gabinete devem ter outra configuração de fans no gabinete... para esse tipo de coolers leia a OBS DE COOLERS.

Porque não pagar caro em um gabinete de qualidade?

1. Porque praticamente todos eles não possuem ventilação adequada, ou seja o lugar, tamanho e tipo de fans (ventoinhas de gabiente) na maioria das vezes está errado.

2. Porque os fans que vem neles sempre são de péssima qualidade, até mesmo nos modelos caros.

3. Porque a maioria dos gabinetes bonitos são de péssima ventilação e sacrificam eficiencia pela beleza.

4. Fica muito mais barato voce comprar um gabiente OEM (sem fans e sem fonte) e fazer voce mesmo as modificações numa serralheria ou numa casa especializada em acrílico...

O que voce deve procurar em um gabinete?

1º FANs - As ventoinhas ou fans ou coolers de gabinetes, nesse tópico voce vai ler como fans ou ventiladores isso que o pessoal chama de cooler de gabiente, pois coolers, é o conjunto de dissipador e ventoinha dos processadores, placa de vídeo e etc..., mas enfim, elas devem ter boa ventilação (CFM) e fazer pouco barulho (dB) e infelizmente somente algnuns modelos de fans de 120mm tem essas características logo, elas devem ser de 120mm e com pelo menos 70CFM de ventilação (CFM = quantidade de ar por segundo que impulsiona) e de baixo ruído (menos que 20dB, no máximo 25dB de barulho)... FANs de 80mm e 92mm são FANs para se colocar em cima de dissipadores dos ciruitos, eles não tem poder de ventilação para alcançar a placa mãe se estiverem na lateral do gabinete e muito menos conseguem retirar com eficiencia o ar quente de dentro do gabinete na traseira pois mal mal conseguem fazer 50CFM e quando conseguem são caros e barulhentos (mais de 40dB), na maioria das vezes fazem de 20CFM a 30CFM apenas. E ainda, os fans de 120mm que já vem nos gabientes, de qualquer marca, na grande maioria das vezes são de apenas 40CFM... Eu pessoalmente sempre recomendo 2 fans:

Coolermaster R4-L2R-20CK-GP: 90CFM 19dB

fan%20cooler%20master%20120mm.jpg

FOTO COOLERMASTER R4-L2R-20CK-GP LEIA O REVIEW AQUI!!!

Evercool SSF-812 spider: 80CFM 25dB (cuidado a merdaship fez uma cópia dele que é péssima)

fanfilter_evercool_1.jpg

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=267&subcategoria=0&id=1645

Obs.: Para garantir a vida útil do seu fan e também diminuir a vibração e barulho, é extremamente recomendado que voce coloque algum tipo de amortecedor entre ele e o gabinete, isso pode ser feito de 2 maneiras: 1ª opção, voce pode comprar uma borracha preta escolar, dessas lisinhas sem areia e cortar finas tiras dela de 2mm e fazer aruelas quadradas dela, e passa o parafuso nessa arrulea de modo a que ela fique entre o fan e o gabiente, 2ª compra uma fita adesiva dupla face de espuma, a scotch 3M tem 2 modelos, a fixa forte ambiente interno e a fixa forte ambiente externo, e fazer arruelas delas o bom é que o fan vai ficar bem preso sem necessidade de parafusos...

2º Lugares para os FANs de 120mm - Os lugares que realmente são interessantes de ser ter FANs são 4:

- LOCAL 1 (necessário): Na tampa lateral soprando ar em cima do processador, é necessário para ajudar o cooler do processador a ter ar frio e joga-lo na placa mãe para ventilar seus dissipadores em volta, caso contrário, o ar que vai sair dele vai ser quente, não vai resfriar os dissipadores em volta, e ainda vai ser ressugado esguentando ainda mais sua placa mãe e processador. MAS se o cooler do seu processador e do tipo TOWER desses que jogam o ar no fan traseiro do gabiente ou no fan da fonte, não é necessário fan na laterla em cima do processador já que a ventoinha dele vai estar de lado, apontando para frente do gabinete, e não para lateral, leia OBS. DE COOLERS), e se possível, o uso de duto lateral ajuda muito pois além de impedir que parte do ar viciado que passou pelo dissipador do processdor e dposi pelos dissipadores da placa mãe, seja ressugado pelo cooler, também impede que parte da ventilação lateral seja prejudicada pelo fan traseiro que está como exaustor puxando ali petinho o ar de dentro do gabinete

- LOCAL 2 (opcional): Na tampa lateral soprando em cima do dissipador central da placa mãe e placa de vídeo. (logo abaixo do LOCAL 1), esse aqui é fundamental apenas nos casos de placas mãe mais novas que possuem dissipadores para todos os lados em volta do socket do processador e estão interligados por heatpipes e mesmo com um bom fan na lateral em cima do processador (LOCAL 1) a temperatura do chipset ultrapassa 50ºC, pois esses heatpipes ligam os mosfets que são super quentes ao chipset NB que é mais frio, e logo precisam ter seu dissipador central do chipset NB sempre ventilado, mas na maioria das vezes o fan no LOCAL 1 já resolve e ainda voce vai ventilar também a sua placa de vídeo, o que é muito interessante.

- LOCAL 3 (necessário): Na traseira sugando o ar de dentro do gabiente para fora. Aqui tem que ser fan de 120mm gente, não comprem gabinetes que somente dê para por fans trazeiros de 80mm ou 92mm. E uma coisa muito importante aqui é voce retirar aquela chapa furadinha do local onde o fan traseiro é instalado, e fazer um corte circular ou octagonal e por grelha, pois esse metal furadinho não só atrapalha, e muito, a saida do ar, mas também causa atrito e aumenta e muito o barulho do fan.

- LOCAL 4 (necessário): Na chapa superior sugando o ar de dentro do gabinete para fora, pois alí é onde mais se acumula ar quente no gabinete, logo depois da sua fonte de alimentação, é importante nesse caso colocar grelha tanto dentro quanto fora, pois dentro vai proteger fios mais finos de serem sugados pelas hélices. Lembrando que se voce for usar um cooler de processador do tipo torre, essa fan na chapa superior NÃO é necessário.

Esses 4 lugares são praticamente os mais importantes, pois voce PRECISA ventilar o cooler do seu processador, o dissipador que fica no meio da sua placa mãe (chipset North Bridge) e sua placa de vídeo, assim como sugar com eficiencia o ar de dentro do gabinete.

Ainda, está crescendo a necessidade de se colocar um fan de 120mm na lateral bem em cima das memórias (ao lado do LOCAL 1 acima), pois cada vez mais aparece no mercado modelos de memórias que apesar de não estarem OVERCLOCKADAS, funcionam com um baixo tempo de resposta, o que precisa de mais energia elétrica e gera mais calor...

FANs frontais: Existem 2 tipos de fans frontais, os fans que ficam na frente dos HDs, na parte de baixo da frente do seu gabinete e os que voce põe com baia fan, nas baias de DVD, na parte de cima do seu gabinete. Bom, fans frontais que ventilam os hds não são muito eficientes pois o parte do HD que deve ser ventilada é a parte de baixo, logo esses fans de gabinete na frente dos hds somente fazem diferença se voce colocar um cooler de HD, desses fininhos que ficam em baixo dele, pois ai o FAN do gabinete na frente dos HDs vai alimentar de ar frio esses coolers que vão puxar o ar de fora para ser redirecionado para a face inferior dos HDs. No entanto, isso somente é necessário para o pessoal que vai fazer RAID... No entanto é bom ter ali um fan ventilando para dar ar a sua placa de vídeo que vai estar logo a frente... E fans que ficam nas baias fans (veja mais abaixo), devem ser instalados de 2 maneiras, se voce usar cooler do tipo padrão, que ventila a placa mãe, o fan frontal da baia fan deve ser instalado como exaustor nas 3 baias de cima, se voce usa cooler do tipo tower, que joga o ar quente no fan traseiro do gabinete, puxando o ar da frente do gabinete, ai voce deve por o fan da baiafan como ventilação nas 3 baias de baixo (aqui é importante voce usar um gabinete de 5 baias pois as 2 primeiras de cima ficam na altura da fonte e as 3 de baixo ficam exatamente na altura do processador).

Obs.: Se voce coloca uma baiafan com um fan virado em modo ventilação junto com um cooler de processador do tipo padrão, voce vai estar jogando ar quente que o cooler do processador joga para lá, devolta para ele. Logo use ele como exaustor e essa é uma ótima opção e bunitinha, para quem não quer furar a parte superior do gabinete para por um segundo fan como exaustor em casos de coolers do tipo padrão.

OBS DE COOLERS

_______________________________________________________________________________

ATENÇÃO ESSA PARTE SOMENTE SE REFERE A CASOS EM QUE O PROPRIETÁRIO USA UM COOLER DO TIPO TORRE, QUE NÃO VENTILA A PLACA MÃE POIS JOGA O AR DIRETO NOS FAN TRAZEIROS DO GABIENTE.

Se voce for usar um cooler desses de processador torre que joga o ar nos fans trazeiros do gabinete ou no fan da fonte de alimentação e não ventilam a placa mãe, ou seja, o fluxo de ar não enconsta da face da placa mãe, Ex.: Zalman CNPS9700, Thermalright Ultra 120 Extreme, 3DRsys iCEAGE 120 plus, Evercool Buffalo e etc... voce deve usar outra configuração de fans no seu gabinete.

cooler_aceage120_plus_01_g.jpg

FOTO 3RSYS ICEAGE 120 PLUS LEIA O REVIEW AQUI!!!

Ao invés de voce colocar 2 ou 3 fans de 120mm na sua chapa lateral no gabinete (em cima do processador, placa mãe e memórias) voce deve:

1 - colocar uma baia fan de 120mm, dessas que colocam um fan de 120mm na frente do gabinete usando 3 baias de DVD/CD.

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=341&subcategoria=0&id=1926

baia%20fan%20120mm%20preta.jpg

Ai voce não precisa de ventilçao lateral nas memórias e nem processador e sim ventilação frontal na altura das memórias e processador, mas lembre-se isso só se faz necessário se voce usar um cooler de processador do tipo tower, já que a ventoinha dele vai estar virada para frente do gabinete e a maioria dos coolers torre, a sua face superior é uma aleta (várias chapas paralelas por onde o ar passa) virada para cima que apenas vai servir como escudo se voce jogar o ar ali, ventilando nada e ainda provocando muito barulho.

Nesse caso o ideal é voce comprar um gabinete de 5 baias pois as 2 primeiras de cima ficam na altura da fonte e as 3 de baixo ficam exatamente em frente ás memórias e cooler do processador e do fan 120mm exaustor do gabinete...

Mas se seu gabiente é desses que não tem 3 baias soltas para por um fan de 120mm na frente, uma boa opção é colocar o fan de 120mm lateral dele mas em cima das memórias, assim vai ventilar as memórias e jogar ar frio na frente do cooler para ele usar, nesse caso voce deve colocar um fan de 120mm também como exaustão na chapa superior...

É importante frizar que se voce usa coolers do tipo padrão e não do tipo tower, voce não precisa de baia fan, mas se voce colocou uma baia fan e tem cooler do tipo padrão, voce deve colocar o fan dele como exaustor...

NO ENTANTO É IMPORTANTE DESTACAR QUE voce NÃO DEVE USAR ESSES COOLERS DO TIPO TOWER SE SUA PLACA MÃE POSSUI VÁRIOS DISSIPADORES EM VOLTA DO SOCKET DO PROCESSADOR como as novas placas mãe chipset intel X38/X48 e nforce 700, elas possuem todos aqueles dissipadores pois precisam ventilar, além do chipset (o dissipador do meio da placa mãe), os mosfets também, que são os dissipadores que ficam ao lado direito do processador, perto do painel traseiro da placa mãe e os que ficam logo acima do processador, perto da fonte, como mostra a figura abaixo.

P5E3Dx.jpg

FOTO ASUS P5E3 Deluxe

Nesses casos voce deve usar coolers como o padrão do seu processador BOX, jogam o ar na placa mãe, e se voce quiser fazer overclock e mudar o cooler do seu processador eu recomendo o MaxOrb, MaxOrb EX ou Big Typhon VX ou Geminii.

coolermaster%20geminii.jpg

FOTO Geminii

_________________________________________________________________________________

Continuando...

3º Grelha de proteção - Fan dos gabinetes devem ter livre acesso ao ambiente externo do gabine, e aquelas placas de latão todas furadinhas no lugar de por o fan atrapalham e muito a sucção ou exaustão de ar... o correto é ter um buraco circular no diamentro das hélices do fan com um grelha dessas de arame a 1 cm de distancia das hélices do fan... elas são instaladas com os próprios para fusos do fan, isso não só deixa o seu fan com sua capacidade máxima de CFM como também não causa barulho adicional.

grill_120mm_silver.jpg

...AGORA VAMOS FALAR DE BELEZA...

Acrílico - Gabientes que tem acrílico lateral raramente possuem fans de 120mm no acrílico, só porcarias de 80mm e voce deve fazer um buraco maior para por uma fan de 120mm, logo não comprem gabiente que tenham pedaços da chapa lateral cruzando o acrílico pois vão te trazer problemas no futuro se voce quiser adicionar algum slot para FANs. E ainda, sai muito mais barato, eficiente e bonito, voce levar seu gabinete padrão, sem acrílico, numa casa que faz peças em acrílico para decoração, para eles cortarem a chapa lateral e colocar um acrílico do jeito que voce quiser, com os locais de por fans de 120mm de qualidade onde voce quiser, e da cor e grossura que voce preferir, e ainda eles só vão te cobrar pela chapa de acrilico, o trabalho na lateral no latão do seu gabiente, assim como os buracos e furo para os fans de 120mm que voce for comprar não serão cobrados...

gabinete.png

Obs.: Para voce fixar o acrílico na chapa lateral, faça o acrílico com uma borda 25mm do corte lateral no latão e use FIXA FORTE AMBIENTE EXTERNO 3M, que é uma fita adesiva de dupla face com espuma que possui propriedades antivibração e isolante termica:

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/ScotchBR/Home/ProdutosSolucoes/DuplaFaceEspuma/UsoExterno/

Porta nas Baias de CD/DVD - É bonito sim mas se voce quiser colocar baia fan para auxiliar um cooler do tipo tower no processador não é nada agradavel ter uma...

%7B1D6344E4-D599-464C-A52B-B41C105314B8%7D_gabinete%20gamer%20xpower%20ref%206430.jpg

RESUMÃO

Basicamente voce vai ter 2 tipo de gabinetes bem ventilados, exemplos:

Com cooler de processador do tipo tower fica assim:

http://forum.clubedohardware.com.br/air-cannon-c/558525

Obs.: voce não precisa do "canhão de ar" só do fan com baia fan.

Com cooler de processador do tipo padrão fica assim:

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-irmanzinha-dark/575130

Fiz de presente de aniversário para minha irmãnzinha.

Obs.: voce não precisa colocar mais um ao lado do processador se voce usar pentes de memória mais simples, desses que vem com o circuito da memória nú, sem dissipador.

...Agora vamos as piadas de mau gosto que vemos por ai... :wacko:

P. Quantos gabinetes vocês já viram por ai com um fan de 80mm bem no centro da placa de acrílico na lateral do gabinete, sabe onde aquilo vai ventilar a sua placa mãe?

R. No lugar nenhum entre o lado do dissipador do chipset e debaixo da memórias, e mesmo se fosse algum lugar o fan não teria força para ventilar.

P. Quantos gabinetes voce ve por ai com fans de 80mm em cima do processador jogando ar nele ao lado de um outro fan de 120mm ou 2 de 80mm sugando o ar para fora...?

R. Um fan de 80mm geralmente tem de 20~32CFM de ventilação e isso mal consegue chegar ao cooler do processador, e o fan(s) na traseira ao lado dele, tem mais poder retirando toda a ventilação dele... A mas tio pistolão eles tem duto lateral... Olha a única maneria de um duto lateral com fan de 80mm realmente funcionar direito é se voce colocar ele o máximo para baixo o possivel, encostado no cooler do processador, coisa que somente serve para 2 coisas: 1º melhorar um pouquuuuuiiiiiiinho o trabalho do cooler do seu processador, pois fans de 80mm quase não ventilam, 2º encher ele de um montããããããããão de poeira depois de 6 meses bloqueando o ar que chega até o pente do dissipador, pois fans de 80mm não tem pressão de ar forte o suficiente para manter a poeira em constante movimento para ser expelida pelos os outros fans exaustores em sue gabiente.... E ai de 6 em 6 meses voce vai ter de abrir seu gabinete retirar o cooler do processador, desmonta-lo e limpar a placa de poeira que vai se formar entre o ventilador e o dissipador dele...

R. Pow pistola mais qual gabinete tem essas caracteristicas todas...?

P. Aquele de R$50,00 sem fonte e sem fans que voce compra e modifica ele todo... isso mesmo... vamos as contas veja:

MONTANDO SEU GABINETE

- Um gabinete OEM sem fans e sem Fonte com possibilidade de se colocar um fan traseiro de 120mm. Isso é muito importante, não só pelo fan de 120mm em sí, mas também esses gabinetes são largos o suficiente para aguentar coolers e disco rígido mais novas.

R$50,00

- Corte para 3 lugares de fans de 120mm 2 na chapa lateral e no slot traseiro de 120mm para retirar o latão furadinho.

R$10,00

Obs.: Leve numa serralheria e peça ao camarada para cortar um corte circular com serra copo de 115~118mm ou corte octagonal com tico tico e leve um fan de 120mm para ser usado como molde para furar os buracos dos parafusos de fixação nos 4 cantos...

- 3 FANs coolermaster de 120mm 90CFM 19dB com led. (melhor que qualquer fan de 120mm de gabinete e ainda melhor que a maioria dos fans dos próprios coolers de processador)

R$14,00 x 3 = R$42,00

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2077

- 3 Grelhas para fans de 120mm

R$4,00 x 2 = R$12

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=354&subcategoria=0&id=1018

TOTAL - R$114,00

Bah mais eu sou fresco e quero com acrílico...

R. voce não tem ideia de quanto custa um acrílico trabalhado do jeitinho que voce quer em uma casa especializada acrílico, tudo que voce precisa é dar as medidas que eles fazem tudo para voce inclusive os cortes no seu gabinete e só te cobram a placa de acrílico que custa de R$20,00 a R$30,00 dependendo da espessura, tamanho e cor. Os buracos e furos não são cobrados...

Tampa lateral em acrilico com os slots dos FANs 120mm.

3mm de espessura transparente R$20

3mm de espessura fumê R$30,00

3mm de espessura colorido transparente R$25,00

Fita adesiva dupla face de espuma R$10,00 para fixação da chapa de acrílico na janela lateral.

Logo faça isso numa casa que faça peças em acrílico eles somente vão te cobrar a placa de acrílico, os cortes e furos e assim como o corte e colagem do acrilico na sua chapa de gabinete lateral fica de graça:

ES

em uma em frente ao aeroporto...

Shopping do acrilico.

(27)3327-8869 [email protected]

SP

http://www.acrilicospaulista.com.br

http://www.vick.com.br/

http://www.centraldoacrilico.com.br/

http://www.acrildestac.com.br

http://www.shoppingdoacrilico.com.br

http://www.acrilmax.com.br/

http://www.acrilcenter.com.br

RJ

http://www.acrilico.com.br/

http://www.acrilicoecia.com.br

CE

Acrílico Fortaleza Tel: (85) 3281-3346

PR

http://www.kirkosacrilico.com.br

Peço para as pessoas de outros estados postarem telefone de outras casas especializadas em fazer peças em acrílico.

Ou seja por no máximo R$150,00 voce tem seu gabinete devidamente ventilado e com qualidade cheio de frescuras... Bem melhor que pagar R$200,00 em um gabinete porcariaship que não vão ter essa qualidade.

P. Mas pistola qual é o gabinete bom e barato para eu fazer isso?

R. Aff... voce entra nas lojas ai perto da sua casa e perguta quais desses gabinete posso colocar fan de 120mm na traseira? Ai o vendedor vai te perguntar.. Meu senhor que peste é essa de FAN? Ai voce responde... É o ventilador de gabinete abestado, animal sem noção... Ai ele vai usar a ferramenta de procura no sistema dele, e vai ter dizer assim. Mas senhor eu não tenho essa especificação no sistema... Ai voce fala para ele, não precisa se preocupar, eu tenho a ferramenta boa de achar essa "especificação" chama o "olhometro", mostra ai quais são os gabientes que você tem, dos mais baratos, vira eles, vamos ver se tem jeito de por o fan dos grandes atrás... Bom depois de perder a paciencia com o vendedor de loja de informática retardado (eita pleonásmo), voce compra aquele baratim, que dê para por o fan de 120mm na traseira dele, da cor e quantidade de baias que voce preferir... Branquelo, Pretão, Rosinha da Barbie... tem para todos os gostos e opções sexuais, leva ele na serralheria ou numa casa de acrílico junto com um fan de 120mm para servir como molde para furar os lugares corretos dos 4 parafusos de fixação... e pronto.

E PARA vocês FOLGADOS QUE GOSTAM DE TUDO MASTIGADO E AINDA ESTÃO PERGUNTANDO... MAS QUAL GABINETE PISTOLA... AQUI VAI UMA LISTA:

Gabinete Argus ATX Artemis 838 R$65,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:117

Baias 5.25: 4 removíveis

Fans: 120mm traseiro, 80mm lateral superior + duto

Gabinete Argus ATX Apolo 808 R$65,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:114

Baias 5.25: 4 removíveis

Fans: 120mm traseiro, 120mm frontal, 80mm lateral superior + duto

Gabinete Argus ATX Eos 787 R$65,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:113

Baias 5.25: 4 removíveis

Fans: 120mm traseiro, 80mm lateral superior + duto

Gabinete Argus ATX Urano All Black 188 R$74,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:112

Baias 5.25: 4 removíveis com porta de proteção

Fans: 120mm traseiro, lateral 80mm.

Gabinete Maxtro ATX Pisces Ps-47 R$90,00

http://www.maxxtro.com.br/gabinetes_pisces.html

Baias 5.25: 1 fixa e 3 removíveis

Fans: traseiro 120mm, Frontal 92mm, 80mm lateral superior + duto

Gabinete CoolerMaster Elite 330 R$115,00

http://www.coolermaster.com/products/product.php?language=en&act=detail&tbcate=17&id=30

Baias 5.25: 4 removíveis.

Fans: 120mm traseiro, 120mm frontal, 80mm lateral superior + duto

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, eu só fico na dúvida de qual cooler joga o ar pra frente e qual joga o ar pra fora :huh: hehehe

Mas vou ler o tópico mais algumas vezes para entender melhor ^_^

Sobre colocar uma baixa na parte da frente caso eu use um CPNS 9700, o ar seria jogado pra fora, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fan no topo como exaustor é um dos mais importantes... pois tem uma pressão muito maior que o da fonte, (até porque a fonte normalmente não gira em velocidade máxima)

e retira muito mais ar quente do que o exaustor traseiro...

acho válido você colocar isso no seu review...

um outro detalhe é o tamanho do gabinete...

gabinetes de 50 reais não cabem uma GF9800 GTX... só se serrar fora a baia para o HDs... tmb acho que você poderia especificar melhor isso...

um outro detalhe é que os coolers que você menciona (vide maxorb) sobram cerca de 2 dedos acima da placa mãe... então tmb não é qq gabinete que cabe um cooler desses... (isso você deixou claro ao falar que o cooler do proc deve ser o padrão...)

eu não queria ter gastado 450 reais em um gabinete... mas foi o mais barato que eu achei que coubesse o max orb... e a 8800 com folga (já que eu não curto nenhum modelo de chieftec, que nem são tão mais baratos assim)

no mais, muito bom esse review, pois tem muita gente com configurações básicas com várias dúvidas em relação a isso... certamente um gabinete "made by me" é bem mais eficiente que essas porcarias que a gente vê por aí... que colocam furação para fan de 8 cm na frente mas a tampa é fechada (onde já se viu isso...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tens razão vou por no tutorial sim... mas é por isso que eu falei que o gabiente tem que ter o slot para FAN de 120mm na traseira, pois esses gabinetes são largos o suficientes para poder aguentar essas configurações...

Vixe, eu só fico na dúvida de qual cooler joga o ar pra frente e qual joga o ar pra fora :huh: hehehe

Mas vou ler o tópico mais algumas vezes para entender melhor ^_^

Sobre colocar uma baixa na parte da frente caso eu use um CPNS 9700, o ar seria jogado pra fora, certo?

Não pegue o zalman não, são bons mas são muito caros e tem coolers mais baratos e melhores que eles, um CNPS9500 de R$180,00 tem o mesmo desempenho de um Buffalo de R$60,00, um CNPS9700LED de R$220,00 tem o mesmo desempenho que um iCEAGE 120 Plus (até chega se pior que o iCEAGE se voce colocar uma boa pasta termica nele).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como onde eu mandaria montar tal gabinete. Não dá para citar alguns gabinetes bons?

Já cansei de ler as especificações de gabinetes, mas os modelos melhores estão acima de

400 reais, muito caro para conseguir montar um Desktop em que até a fonte com PFC é cara. Parece ser a coisa mais difícil de achar, um gabinete e ele encarece muito um PC, mais caro ate que os outros componentes.

Dêm uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aff voce não monta o gabinete, voce compra um barato numa loja física qualquer que dê para colocar um fan de 120mm atras, o mais simples, sem fan e sem fonte... e ai voce leva numa serralheria e pede para o cara cortar os buracos para voce colocar os fans de qualidade e pede na www.spon.com.br por exemplo fans de qualidade e parafusa eles... é simples, fácil e barato...

Vou desenhar para voce ok...

voce pega o buzão ou o carro, ou vai de camelo, até as lojas da sua cidade... ai voce pede para olhar os gabinetes, atras, dos que tiverem a possibilidade de se parafusar um fan de 120mm voce pega o mais barato que te agrada, TEM QUE TER A POSSIBILIDADE DE POR FAN DE 120MM ATRAS, se não o gabinete é fino e pode não aguentar certas peças que voce comprar no futuro, e pede pro cara o gabinete com desconto e sem fonte... vai ficar em R$50,00 a R$75,00, geralmente vai ser um gabinete padrão com duto lateral e possibilidade de se por um fan de 80mm na lateral, um de 80mm na frente dos hds, e um de 120mm na traseira...

Ai voce leva ele numa serralheria, é um casa que faz cortes em metal e madeira, tem aos montes em qualquer lugar, uma oficina de rádio para carros também serve, dá aos caras R$10,00 e leva um fan de 120mm, e pede pro cara fazer 4 cortes circulares no gabinete com uma serra copo de 118mm de diametro, é uma serra em forma de tigela que usa uma furadeira para girar e serrar um círculo usando uma broca no meio como centro de sustentação, voce vai pedir para ele furar um buraco de 118mm de diametro em cima de onde vai ficar o processador, no mesmo lugar onde está o duto lateral, em volta dele, outro logo a 5cm no lado e outro a 3 cm em baixo desse, e também o latão furado de onde vai se parafusar o fan de 120mm na traseira do gabinete, os novos buracos na lateral não vão ter os furos dos parafusos, logo voce vai pedir para o cara da serralheria para furar os lugares usando um fan de 120mm que voce leva como molde, ou seja ele vai passar a broca atrazes dos buracos do próprio fan entendeu... ai voce vai na spon e pede 4 fans de 120mm de 90cfm de ventilação e só 21dB de barulho, e compra também 4 grelhas de proteção de 120mm, poe e voce parafusa o fan traseiro junto com uma grelha jogando ar para fora do gabinete e os 3 fans laterais com 3 grelhas jogando ar dentro do gabiente...

Se voce ainda não entendeu, não tem como ser mais explicado que isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem.. deixa eu dar minha opnião aqui!

Eu tinha um gabinete satellite padrão! mas ele tinha um diferencial um cooler de 22cm na lateral! no mais era um de 12cm atras e um de 12cm na frente!

comprei um Chieftec com apenas um cooler de 12cm atras e um de 9cm do lado em cima do processador!

com o Chieftec a temperatura de todas minhas peças cairam! a VGA pra vocês terem uma ideia de 65ºC foi para 42ºC!

Eu primeiro recomendaria um bom gabinete de 50x50cm e depois essa coisa de cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esses gabinetes que vem com um ventilador de 22cm na lateral são apenas para exibição, esses ventiladores mal fazem 40CFM, eu já ví um da goldship e um da satellite... eu vi na loja por R$300,00 e fiz questão do camarada ligar para eu botar a mão em frente e ver se era forte, olha eu tenho aqui em casa fan de 92mm mais forte que ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostei das tuas dicas, mas eu acrescento a ventilação na parte superior, no meu ver ali o exaustor funciona melhor que na traseira, (TODO O AR QUENTE SOBE PRIMEIRO, e nos gabinetes sem essa saída em cima ele torna a circular no seu interior).

Portanto eu aconselho que, aquele gabinete que não tem essa saída superior, façam uma.

Espero que ajude.

Albuquerque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim mas ai já depende do cooler que voce usa, se for de ventilação paralela à placa mãe (CNPS9000 séries, Buffalo, iCEAGE e etc...) virado para o fan do gabinete traseiro de exaustão, esse problema não ocorre, agora se for desses que joga o ar direto na placa mãe e espalha para todos os cantos do gabinete, como o cooler box dos processadores e outros... ai sim é muito recomendado...

E para aqueles que tem um placa de vídeo com o cooler aberto, ou seja o ar que sai dela é jogado dentro do gabinete, é muito recomendado também usar o exaustor pci fox-2 de 60CFM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, PistolãoBR, você sabe que a grande maioria dos gabinetes são desses de espalhar o ar quente no seu interior.

Uma dia que fizerem um gabinete que jogue o ar quente dos Hds direto para rua, sem circular no seu interior e vazão de ar quente na parte superior e acrescentando mais essas maravilhosas dicas suas, podes crer que esse será o melhor gabinete.

Com respeito, a palavra final é sua.

Agradeço, Albuquerque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

campiao eu tenho uma placa de video 8800GT ECS po ela é giante pra lateral e quase bate no meu HD, meu GABINETE é bem simples, so que fico meio pequeno depois que peugei essa placa de video, e paguei somente 30 reais nele ehhehe.

ele nao vem com entrada nenhuma pra cooler apenas atrás, então gostaria de saber qual gabinete voce recomendaria bom e barato?.

a minha configuração é a seguinte.

M2N-E, Processador X2 6000, 2 GB DDR2 King, HD SATA2 250GB Placa de video 8800GT ECS, e fonte SEVENTEAM 550w. e ae qual gabinete voce me recomendaria?

no caso iria comprar pela internet que eu nao tenho tempo pra comprar em loja,

trabalho de segunda a sábado, e quando saio as lojas ja fecharam =/

então normalmente compro pela internet.

se pode recomendar um site de confiança e que venda um gabinete que irar satisfazer o que preciso. coloca ele bem ventilado ^^

Ficaria muito grato.

E gostaria de lhe parabenizar pelo seu trabalho nesse tutorial. ^_^

grande abraço.

fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo se voce for escolher um gabinete que já venha bem feito sem voce precisar fazer modificações voce vai pagar caro uns R$300,00 ou mais... mas se voce quer indicação mesmo assim então pega o coolermaster 690 e eu recomendo voce trocar todos os fans dele, menos o da frente, por melhores, logo pega 3 desse:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2077

De boa, não vale a pena, melhor voce pedir 1 dia de folga por horas extra e escolher um com a possibilidade de colocar um fan traseiro de 120mm e fazer na serralheria 3 buracos laterais para fans de 120mm, 1 em cima do processador, um ao lado desse em cima das memórias, e outro logo abaixo exatamente em cima do dissipador central da placa mãe e da placa de vídeo... e compra mais um fan desses de 120mm para a sua placa de vídeo... vai ficar show, dando ao todo 1 atras, 1 na VGA e 3 na lateral...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, então como estava dizendo nao estou querendo um gabinete pronto, quero um apenas basico barato para que eu possa fazer o que voce citou no seu tutorial, esse que voce indicou ai esta caro ja :P

e ate estive olhadno sobre materia dele e muita gente nao gosto o motivo da fonte ser em baixo.

por acaso poderia indica outro barato e que tenha espaço.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo mas o que voce não entendeu é que gabinete barato não é famoso logo apesar de ter nome não é algo que se eu te der um voce vai conseguir achar pois cada loja tem a sua linha de gabinetes baratos...

Ok vou dar uma olhada nas lojas do rio na net para tu, é o máximo que eu posso fazer...

Casemall K100 http://www.casemall.com.br/produtos_int.php?produto=84

VE.com R$165,00

Endereço:

Av. Rio Branco, 156 - Lj.306/308 - Std 08 High Tech Bairro: Centro Cidade: Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20040-003

Telefones: (21)2262-4804 (21)3974-3506

Maxtro Júpiter http://www.maxxtro.com.br/gabinetes/jupiter/index.htm

Debug Informática R$169,00

Endereço:

Rua Camanducaia, 244 Bairro: Campo Grande Cidade: Rio de Janeiro - RJ

CEP: 23052-140

Telefones: (21)2416-0008 (21)2415-3384 (21)7813-1039

Maxtro Leo46 http://www.maxxtro.com.br/gabinetes/leo46/index.htm

Playtec R$150,00

Endereço:

Rua Evaristo da Veiga, 16 sala 801 Bairro: Centro Cidade: Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20031-040

Telefones: (21) 2262-5724 (21) 2262-4114

Maxtro Pisces Ps-47 http://www.maxxtro.com.br/gabinetes/pisces/index.htm

Para Dados Informática R$90,00

Endereço: Av Graça Aranha 145 sala 205 ( perto do teatro Sesc, esquina com Araújo Porto Alegre) Bairro: Centro Cidade: Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20030-003

Telefones: (21)2292-4695 (21)2240-9331 (21)2240-9197

Maxtro Saturno http://www.maxxtro.com.br/gabinetes/saturno/index.htm

Novamax R$116,00

Endereço: Rua Bueno Aires, 02 Sala 203 (Esquina, com a Rua 1º de Março, em frente a sede dos correios, pertinho das Barcas) Bairro: Centro Cidade: Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20070-022

Telefones: (21)2233-5076

Coolermaster Elite 340 http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16811119149

Beltech R$135,00

Endereço: Av. Rio Branco 156 Sobreloja 317 Bairro: Centro Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Telefones: (21)2215-6096 (21)2215-3466 (21)2215-3345

Coolermaster Elite 333 http://www.coolermaster.com/products/product.php?act=detail&id=2599

Beltech R$150,00

Endereço: Av. Rio Branco 156 Sobreloja 317 Bairro: Centro Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Telefones: (21)2215-6096 (21)2215-3466 (21)2215-3345

Coolermaster Elite 332 http://www.coolermaster.com/products/product.php?act=detail&id=2597

Beltech R$165,00

Endereço: Av. Rio Branco 156 Sobreloja 317 Bairro: Centro Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Telefones: (21)2215-6096 (21)2215-3466 (21)2215-3345

ok, não tem como ser mais mastigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Casemall K100 http://www.casemall.com.br/produtos_int.php?produto=84

VE.com R$165,00

Endereço:

Av. Rio Branco, 156 - Lj.306/308 - Std 08 High Tech Bairro: Centro Cidade: Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20040-003

Telefones: (21)2262-4804 (21)3974-3506

Show esse modelo é que estava pensando comprar uma epoca atrás,

eu quando tinha tempo eu ia nesse lugar mesmo é o INFOCENTRO. aqui do RIO

shopping de informatica, ja ate trabalhei la um tempo atrás.

o site que consegui ele foi no

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=42_200&products_id=2513

e ta 175 + o frente nao sei quanto é.

mas como nao tenho outra opção ne o negocio é fazer isso mesmo.

sera que nao vou ter problema com espaço dele?

sera que é bem larguinho e profundo ? :P

porque o meu aqui ta meio brabo. heheeh

apesar que no meu eu paguei so 30 reais XD

montei o pc e acabo odinheiro e falto o gabinete :P

valeu pela dica novamente lhe agradeço.

vou almoça ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava olhando os cooler o uqe acha de coloca 1 com ALUMINUO seria melho? ;P

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=2675

esse tem 80CFM e faz muito barulho 36dB o da coolermaster que eu te indiquei faz 90CFM e só produz 21dB de barulho... Como o de alumínio é melhor???

Esse Casemall K100 será que tem espaço suficiente para uma Placa Video 8800GT? Tb to pensando em compra-lo, mas tem gente que fala que nao cabe essa placa de video? alguem saberia me dizer? :o

qualquer gabinete que tenha a possibilidade de se por um fan traseiro de 120mm é largo o suficiente para voce colocar qualquer coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show de bola :P

vou ver se coloco aqui no photoshop, o modo que seria para fazer os buracos.

e posto aqui pra vocês dizer se esta correto os lugares.

Pensei que esse mes iria sobrar um trocadinho para fazer umas comprinhas, mas nao sobro nada =/ mas como vou paga no cartao então so vem mes que vem ta susse :P

ae ja peço ja as cooler junto com o gabinete ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi oi :)

Meu gabinete é todo apertadinho (eu medi e acho que tem 42x40x20). Eu ainda nem sei se a minha HD3870X2 que está chegando vai servir nele...

Enfim, atrás só tem espaço para um fan 92mm, 120mm não dá não. E agora, josé, meu case não tem salvação? :eek: Ajuda colocando esses fans laterais que você sugeriu ou é melhor jogar o case fora e partir para outro maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...