Imprimir artigo
Purism revela o Librem 15, primeiro notebook “open source”
por em Portáteis
4.361 visualizações

A empresa norte-americana Purism criou o Librem 15, primeiro notebook que sai da fábrica “open source” (“código aberto”, onde o código-fonte do sistema operacional é disponibilizado)..

O notebook tem tela de 15,6 polegadas, processador Core i7 de quatro núcleos de 3,4 GHz, bateria com oito horas de autonomia, sistema operacional Trisquel GNU Linux, é livre de drivers proprietários e não possui “binary blob”, termo usado para descrever um código aberto para o qual não se disponibiliza o seu código-fonte.

Apenas a BIOS do Librem 15 não é livre, pois possui códigos da Intel, característica que, segundo a Purism, será eliminada no futuro.

Além disso, o notebook pode ter resolução Full HD ou Ultra HD, de 4 GiB até 32 GiB de memória, armazenamento de 500 GiB ou 1 TiB em SSD e uma segunda mídia de armazenamento no lugar do leitor de CD/DVD.

O Librem 15 foi financiado coletivamente através do serviço CrowdSupply, que conseguiu mais de US$ 300 mil de cerca de 600 colaboradores.

A Purism informou que os primeiros notebooks Librem 15 devem estar disponíveis em abril deste ano por preços a partir de US$ 1.449 e podem ser encomendados e personalizados através da página https://www.crowdsupply.com/purism/librem-laptop.

Librem 15

 

Mais informações: http://puri.sm/

AUTOR
Flavia Dutra
Flavia Dutra
Editora de Notícias

Jornalista licenciada pela Universidade Estácio de Sá em 1998, com experiência na área de comunicação em suas diversas vertentes, como assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação interna, endomarketing, coordenação de equipes jornalísticas incluindo pauta, produção e edição de artigos/matérias (mídia impressa e online). Produtora e editora de conteúdos jornalísticos, publicitários e institucionais. Analista de mídias sociais. Reside no Rio de Janeiro/RJ.

ÚLTIMOS ARTIGOS EM PORTÁTEIS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.245 usuários cadastrados
1.025 usuários on-line