Imprimir artigo
Ubisoft desenvolve com a Amblyotech o jogo Dig Rush para tratamento da ambliopia
por em Jogos
3.845 visualizações

A Ubisoft desenvolveu, em parceria com a Amblyotech, o Dig Rush, primeiro jogo baseado em um método para auxiliar a cura da ambliopia, problema conhecido como “olho preguiçoso”, que tem consequências como baixa percepção de profundidade de campo, baixa sensibilidade à mudança de contraste e até problemas de localização espacial, normalmente apenas em um dos olhos..

As novas técnicas de tratamento da ambliopia foram inicialmente patenteadas pelos doutores Robert Hess, Benjamin Thompson, Behzad Mansouri, Jeremy Cooperstock, Long To e Jeff Blum, da McGill University, de Montreal, no Canadá, e depois licenciadas pela Amblyotech.

O jogo é no estilo quebra-cabeças em 2D, que faz os personagens ficarem coloridos quando o jogador está usando um óculos 3D.

O método do jogo estimula os dois olhos, binocularmente, para treinar o cérebro, ampliando a capacidade de compensar a fraqueza deles. O jogo permite ainda que os médicos ajustem as configurações do jogo de acordo com o grau de fraqueza da visão do paciente, possibilitando que os dois olhos acompanhem os desdobramentos da partida.

Segundo Joseph Koziak, CEO da Amblyotech, a opção atual de tratamento, como uso de tampão, é desconfortável e leva meses para funcionar. Além disso, a terapia eletrônica da empresa tem sido testada clinicamente para melhorar significantemente a capacidade visual tanto de crianças quanto adultos que sofrem dessa condição e não utilizam outros tipos de medicação.

O jogo não deverá ser lançado comercialmente, sendo utilizado apenas em casos indicados pelos médicos. O tratamento recomendando é de uma hora de jogo por dia no período de quatro a seis semanas. Os pacientes receberão os óculos e o tablet com o Dig Rush.

A Amblyotech ainda está buscando a aprovação da FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador norte-americano, para inserir no mercado essa terapia.

A ambliopia atinge até 3% das crianças de todo o mundo e se não for tratada corretamente pode causar cegueira na idade adulta.

Mais informações: https://www.ubisoft.com/pt-BR/

AUTOR
Flavia Dutra
Flavia Dutra
Editora de Notícias

Jornalista licenciada pela Universidade Estácio de Sá em 1998, com experiência na área de comunicação em suas diversas vertentes, como assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação interna, endomarketing, coordenação de equipes jornalísticas incluindo pauta, produção e edição de artigos/matérias (mídia impressa e online). Produtora e editora de conteúdos jornalísticos, publicitários e institucionais. Analista de mídias sociais. Reside no Rio de Janeiro/RJ.

ÚLTIMOS ARTIGOS EM OUTROS
Computex 2016: Mini PCs da Gigabyte
por em Artigos
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.265 usuários cadastrados
418 usuários on-line