Gênio dos computadores traz curso de "Hardware Avançado" a Belém

Publicado no Jornal Diário do Pará em 13 de Outubro de 2003

Belém terá neste final de semana a grande oportunidade de conhecer Gabriel Torres, carioca de 26 anos, considerado pela mídia especializada como um dos maiores especialistas em hardware e manutenção de microcomputadores do Brasil. Chamado por muitos de gênio, Gabriel é mais conhecido carinhosamente como "professor Gabriel", principalmente pelo seu pragmatismo, afinal enquanto a maioria das crianças preferia brinquedos, ele criava os seus robozinhos. Nesta entrevista exclusiva ao DIÁRIO, feita a Francisco Jr., Gabriel nos adianta algo do que irá apresentar em seu Workshop, fala um pouco de seu sucesso e principalmente do que mais gosta de fazer: escrever. Autor do maior best-seller da área - Hardware Curso Completo - uma verdadeira "bíblia", Gabriel mostra como chegou tão cedo ao sucesso pessoal:

O professor Gabriel seria um professor Pardal, não por inventar algo, mas por desvendar os meandros do hardware?

É por aí. Uma vez um aluno me disse algo como "o verdadeiro mestre é aquele que consegue explicar coisas aparentemente complicadas de uma maneira extremamente simples". A verdade é que é muito mais difícil explicar as coisas de uma maneira fácil.

O professor Gabriel já inventou algo?

Sim, várias coisas. Na verdade, eu cheguei ao mundo da informática através da eletrônica, que é a minha verdadeira paixão, e que eu mexo desde muito pequeno. Quando era menor, aí com uns 9 ou 10 anos, vivia criando robozinhos e coisas do gênero. Passei a minha adolescência inteira criando os mais variados circuitos, especialmente interfaces para computador. Infelizmente hoje não tenho mais tempo para criar circuitos. Mas vivo aprontando.

Em seu curso a ser realizado amanhã aqui em Belém, veremos o que? O que você nos traz de novidades?

O Workshop de Hardware Avançado é uma oportunidade para todos os estudantes de informática, técnicos e entusiastas de saberem das últimas novidades da área. Entre essas novidades, estarei falando dos processadores de sétima geração, das novas tecnologias de memória RAM e muito mais, além dos equipamentos que existem hoje, mas que a maioria não sabe como realmente funciona.

Hoje, o Gabriel é mais Intel ou mais AMD? Em qualquer aspecto. E por que?

AMD, já que seus processadores são mais rápidos e mais baratos.

Há alguma questão feita ao Gabriel, sobre assuntos de seu domínio, no site, nas diversas cartas que recebe, ou até mesmos em cursos pelo Brasil que merecesse um comentário?

Sempre tem aqueles espertinhos "eu sei tudo" que tentam me "testar", fazendo perguntas difíceis para ver se eu entendo mesmo do assunto. Mas o fato é que eu não respondo as cartas e aos e-mails que recebo contendo dúvidas, por vários motivos. Primeiro, eu recebo cerca de 2.000 dúvidas por mês. Para responder a todas, teria de trabalhar 11 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados (e sem remuneração). Segundo, eu não trabalho de graça. Infelizmente muita gente manda e-mail com dúvidas e depois fica me cobrando o porque eu não respondi, como se eu tivesse a obrigação de responder... Mas, é claro, há os casos pitorescos. No outro dia eu recebi o e-mail de uma senhora que estava com problemas na entrega de um colchão que ela havia comprado. Outro e-mail o camarada falava que estava vendendo um apartamento. E por aí vai.

O Clube do Hardware (www.clubedohardware.com.br) é sem dúvida um sucesso, talvez um dos sites mais visitados do Brasil, isso se deve ao conteúdo abordado, o conhecimento reconhecido nacionalmente do Gabriel Torres, ou você soube elaborar um dos raríssimos sites de conteúdo de área no Brasil?

Todas as respostas. O fato é que existem profissionais que inclusive sabem muito mais do que eu no Brasil, mas poucos se aventuram em transmitir o conhecimento aos outros - o que eu consigo fazer muito bem. Outro ponto é que eu estudei muito sobre como poderia fazer um bom site. Eu poderia criar um site com o mesmo conteúdo, mas caso ele fosse mal feito, não teria o mesmo sucesso.

Quais os planos do Gabriel para este novo século, vem aí uma nova "bíblia", ou a área de hardware está tendendo para a rubrica "standard"?

Sim, vem aí não só uma, mas duas novas bíblias no início de 2001. Aguardem!

Nenhuma grande empresa lhe "namorou" para engajá-lo em seu quadro funcional? Ou o Gabriel prefere ser dono do seu próprio negócio?

Prefiro ser dono do meu próprio negócio. Hoje o meu negócio é a minha própria marca, o meu próprio nome, o meu próprio trabalho. Não existe salário que pague isso, até porque eu trabalhando em uma grande empresa muito possivelmente eu não teria tempo para me dedicar à minha própria carreira.

As Assistências Técnicas voltadas para o mercado de informática nunca foram bem vistas pelo usuário, problema esse de âmbito nacional, e diversas vezes tocado e comentado pela imprensa especializada. O que o professor Gabriel acha disso? Há solução para termos um número maior de ATs mais confiáveis? Ou elas trouxeram este "mau" das antigas Oficinas de rádio e TV?

O problema todo é que a maioria dos técnicos não investe em sua própria carreira, em sua própria profissão, em sua própria educação. Esse é um problema brasileiro em todas as áreas. Temos muitos técnicos bons, mas, por outro lado, temos muitos pseudoprofissionais que se acham técnicos e profissionais da área, mas sequer abriram um livro ou assistiram a um curso. Infelizmente a maioria encara livros e cursos como um "gasto" e não como um "investimento".

Você em outras entrevistas afirmou que para escrever se inspirou em verdadeiros "papas" do início da informática, e hoje, o Gabriel Torres se inspira em alguém não só para escrever, mas também para dar continuidade a esta tão maravilhosa carreira?

Sim, em várias pessoas. Na área de marketing, Philip Kotler e Seth Godin. O primeiro dispensa apresentações, é o autor mais vendido do mundo na área de negócios e em seus livros ensina tudo sobre o marketing tradicional. Seth Godin é Vice Presidente de marketing do Yahoo e criou um conceito chamado Marketing da Permissão, que é amplamente usado na Internet, inclusive por mim, é claro (uma dica: o livro do Seth Godin, Marketing de Permissão, está publicado em português). Na área técnica, Thomas Pabst. Ele é um médico alemão que criou o maior site independente sobre hardware do mundo, o Tom's Hardware Guide (http://www.tomshardware.com). Me espelho nele, já que atualmente o meu site, Clube do Hardware, é o maior da América Latina e pretendo transformá-lo em um dos dez maiores sites independentes sobre informática do mundo. E Juan Tápia, criador da Ecologia Humana. Uso os conceitos da Ecologia Humana para definir minhas metas profissionais e pessoais. Inclusive estou criando um workshop sobre "Como Ganhar Dinheiro na Internet" onde apresentaremos todos os conceitos desses mestres.

ÚLTIMOS ARTIGOS
530.149 usuários cadastrados
129 usuários on-line