As inúmeras histórias de um viciado em tecnologia

(Publicado no Jornal do Commercio, Recife/PE, em 09 de dezembro de 1998)

O professor Gabriel Torres é um carioca de 24 anos que se interessou cedo pela informática. Aos 9, já colecionava revistas de eletrônica e montava "circuitinhos". Dois anos depois, ganhou o primeiro micro e não parou mais. Com 14 começou a trabalhar profissionalmente na área, fazendo a manutenção de micros (na época, Apple II). "Estudar eletrônica foi uma conseqüência. Minha avó diz que uma das primeiras palavras que aprendi foi parafuso", brinca. Em 1996, Torres publicou seu primeiro livro, "Hardware Curso Completo", que logo tornou-se best-seller na área. A segunda edição já é um dos livros especializados mais vendidos no Brasil. Em entrevista ao JC, Torres revela que em maio do próximo ano virá ao Recife trocar idéias com os pernambucanos.

O que você vai mostrar aos recifenses?

Será um workshop de aperfeiçoamento para profissionais da área de informática, mas é também aberto (e recomendado) a estudantes e entusiastas da área. Os principais assuntos serão novas tecnologias, como arquitetura de placas-mãe, novos processadores, chipsets, novos tipos de memória RAM, Bus mastering e muito mais. As inscrições já estão abertas.

Você afirma que seu site é o primeiro da área de informática traduzido para o inglês. Por que isso ainda não é um hábito comum no Brasil?

Falta uma visão de que um site na Internet é um negócio. Muita gente considera coisas como a tradução de um site para inglês como um gasto desnecessário. Gastei uma quantia considerável de dinheiro para traduzir o meu site. Mas não vejo isso como um gasto e sim como um investimento, que ajudará o meu trabalho a ser conhecido não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

E a idéia do livro? Como surgiu?

Eu já havia montando o meu Curso de Hardware no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro. Esse é um curso que existe até hoje, onde formo profissionais para trabalhar em hardware. Estava precisando de material didático para o curso, então tive a idéia de escrever meu primeiro livro, em 1996: Hardware Curso Completo. Hoje já está em sua segunda edição.

Qual a sua avaliação sobre a disseminação da informática no País?

De alguns anos para cá, a microinformática deu um "boom" no país. Mas ainda faltam dois pontos essenciais para que todo mundo passe a usar computadores. Primeiro, que fiquem mais baratos e, segundo, que se tornem mais fáceis de ser usados. Afinal, muitas pessoas não utilizam computadores porque acham extremamente difícil operar com esse tipo de máquina.


ÚLTIMOS ARTIGOS
529.703 usuários cadastrados
798 usuários on-line