Muitas peças de informática aparentemente não têm marca. Em muitos outros casos, a peça pode não ser fabricada pelo "fabricante" que vem estampado na caixa do produto - como é o caso de alguns produtos da TCE, por exemplo. Outro caso muito comum é o técnico achar que uma placa de som foi produzida pela Yamaha ou Crystal só porque usa chips dessas marcas. Na maioria das vezes o fabricante do chip e o fabricante da placa são diferentes. .

Para baixar um driver ou fazer um upgrade de BIOS você precisará saber antes o verdadeiro fabricante da peça de hardware.

No caso de placas-mãe você deve usar programas como o Hwinfo, o Everest e o Sandra, todos disponíveis em nossa área de download, para descobrir o verdadeiro fabricante e modelo da sua placa. Leia o nosso tutorial Como Descobrir o Fabricante e o Modelo de Sua Placa-Mãe para aprender a usar estes programas.

Para fontes de alimentação há vários truques para descobrir quem é o verdadeiro fabricante, leia nosso tutorial Como Descobrir o Verdadeiro Fabricante da Sua Fonte de Alimentação para mais informações.

Para placas de rede nós escrevemos um tutorial completo sobre o assunto.

Para outros tipos de peça você pode descobrir o fabricante através de seu código FCC ID.

Praticamente todas as peças de computador (bem como outros equipamentos eletrônicos) possuem um código chamado FCC ID. Esse código é o registro da peça junto à FCC (Federal Communications Commission) e vêm estampado em algum lugar na peça ou aparelho. Através desse código, você pode fazer uma pesquisa junto à FCC para descobrir diversas informações sobre o produto, especialmente a sua marca. Para isso, basta usar um dos formulários abaixo.

Tome cuidado, pois muitas peças trazem dois códigos FCC, um chamado FCC REG e outro chamado FCC ID. As pesquisas abaixo deverão ser feitas usando o FCC ID.

O código FCC ID é formado por 17 caracteres. Os três primeiros indicam o fabricante e os demais 14 caracteres indicam o produto. Dessa forma, você pode descobrir o fabricante de uma determinada peça simplesmente entrando os três primeiros caracteres de seu código FCC ID.

Por exemplo, suponhamos uma placa que tenha o código FCC ID HBQDM336P-DFV1. Entrando somente os três primeiros caracteres (HBQ) descobrimos o fabricante da placa. Entrando todos os caracteres, descobriremos detalhes sobre o equipamento. Por acaso, esse é o código de uma dessas milhões de placas fax modem "sem marca". Através dessa pesquisa descobrimos que ela é fabricada pela UMC.

FCC ID: -   
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.170 usuários cadastrados
904 usuários on-line