Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa dedicada vs compartilhada. Tudo que voce queria saber


ice2642

Posts recomendados

Segue meu presente de natal ai pra vocês.

Muita gente tem duvida sobre o que sao estes tipos de placas e quais as diferenças entre elas.

Primeiramente vamos falar das compartilhadas

Fluxo de funcionamento, foi cortado a ponte norte para facilitar a ilustraçao, mas seria ainda mais uma passo que elas tem q percorrer a cada troca de intormaçao entre CPU e chip grafico no caso das compartilhadas.

compartilhadads7.th.gif

Como se pode ver, os dados saem do HD, vão para a CPU, que manda para o controlador grafico as mensagens e instruçoes pertinentes a ele, como este tipo de placa tem uma versao resumida de processador de imagens, ele vai retornar para a CPU os dados para serem processados, vai receber novamente e então vai enviar para o LCD.

note que qq imagem ou texto que vai ser apresentado no LCD vai depender deste chip e percurso CPU, Memoria , controlador grafico. independente de se tratar de um jogo ou apenas a janela de IDE de um compilador ou editor de textos.

Como a CPU do note é normalmente mais lenta que a CPU Grafica (GPU) para calculos de imagens, e por ter um percurso muito maior e normalmente com menos banda de transferencia, as placas de video compartilhada tendem a ser exprecivamente mais lentas que a mais fraca dedicada de mesmo ano de produçao (mesma tecnologia) com o decorrer dos anos as compartilhadas tendem a equiparar as dedicadas mais antigas, mas isso denota varios anos de comparaçao entre modelos para se atingir mesmo desempenho, por ex, uma Gorce4 dedicada hoje em dia ja esta mais lenta que placas compartilhadas atuais, da mesma forma que um 386 ja esta bem lento comparado a um celeron ou CPU economica atual, as placas de video seguem o mesmo caminho.

Placas dedicadas na ilustraçao esta escrito compartilhada mas é dedicada, desculpem a falha.

dedicadamv8.th.gif

A primeira coisa que se nota é que a placa de video dedicada tem sua propia memoria, que alem de seu recursos pode tambem acessar a memoria do sistema, mas para simplificar colocamos aqui apenas a memoria dela.

segundamente se nota que apos os dados chegarem nela, eles nao voltam para a CPU, sao responsabilidade dela agora e ela quem vai processar todos os dados ate a exibiçao no LCD do note.

primeira vantagem nisso é que reduz drasticamente o trafego de dados agilizando o processo.

tambem por ser idependente, alivia o uso de CPU, com isso sobra mais CPU para o uso do sistema, coisa que nao é pouca pois os graficos demandam uma grande carga de processamento chegando a consumir ate 30% do potencial de uma CPU conforme o modelo de chipset e CPU no caso das compartilhadas.

E finalmente a velocidade de processamento, pois é uma CPU destinada exclusivamente a graficos e projetada de forma a ter um excelente dezempenho nesta tarefa.

A velocidade vai depender do modelo da CPU presente na placa, da mesma forma que a CPU do note tem modelos especificos, por ex, celeron, core duo 1,6ghz, Core 2 Duo 2.6ghz. As placas de video tem tambem modelos diferentes de CPU (GPU) que vão ditar a performance da placa.

Fugindo um pouco da GPU, vamos agora ver o ponto da Memoria.

A memoria da placa de video tem um acesso de leitura e escrita dezenas de vezes mais rapidos que a memoria convencional do sistema, isso vai fazer os dados serem lidos e escritos bem mais rapidos, alem disso podem contar com largura de banda infinitamente maior que a memoria convencional chegando a mais de 600Mhz ao passo que uma memoria convencional trabalha na media dos 333Mhz, alem de contar com padroes ate GDDR5, na maioria dos casos GDDR3 o que multiplicaria este valor pelo X correspondente do GDDR, por ex, uma memoria de 600Mhz GDDR3 pode chagar a 1.8Ghz de sistem timing contra 667 Mhz de uma DDR2 de 333mhz convencional.

Estas sao as diferenças basicas entre as duas, espero que ajude voce ai a conhecer melhor os tipos de video que pode ter seu note. Os graficos eram flash, mas nao sei como por aqui no post e transformei pra gif, espero q funcione.

[]'s

post-46498-13884949448349_thumb.gif

post-46498-13884949448713_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o controlador de memória nessa história ICE? Se forem os AMD tudo bem, mais e os INTELs como ficam nessa história?

Eu tenho uma dúvida com relação a nova safra de notebooks Centrino 2, será que tendo assim memórias DDR3 eles terão performance gráfica superior se comparado um notebook com video integrado e DDR3, com um video dedicado tipo uma x1300 ou x2300 que são DDR2?

OBS: Posta as imagens no Imgeshake que fica melhor pra ver, ta dando erro nas imagens aqui do fórum.

Mãe to na primeira página!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o controlador de memoria, ponte norte, eu cortei ai pra resumir e ficar mais fácil, mas seria so + 1 quadradinho ai no meio, de qq forma a memoria da placa de video compartilhada passaria por ele, iria pra CPU, voltaria pra ele e iria pra controladora grafica, e a dedicada continuaria a mesma coisa porque ela q controla a memoria dela.

ja quanto as plataformas novas, se ele tiver DDR3 vai ter ganho sim em comparaçao a um video compartilhado em cima de uma plataforma DDr2, mas ainda seria mais lenta que uma dedicada DDr3 ou 2 no tangente leitura e escrita porque elas sao muito rapidas no tangente tempo de acesso. algumas memorias dedicadas chegam a 5ns os chips contra 45-50ns das memorias RAM de sistema.

quanto ao imageshack, sei la porque nao ta abrindo, vou tentar mais tarde d novo se conseguir eu conserto aqui.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta funcionando já ICE.

Imagine um notebook com um Northbridge (controlador de memória) nVidia (mobo nVidia claro), VGA nVidia e Core 2 Extreme. Todos falaria o mesmo idioma e mesmo com uma VGA menos potente o desempenho seria "felomenau"!! Seria quase um MULTIOL...ehehehe

Pergunta: A nVidia produz mobos pra Notebooks?!?

Pelo menos com esse tópico, espero que a galera pare de comprar notebooks com video compartilhado, mesmo que pra utilidades básicas acho uma vga indispensável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se mobo você quer dizer a placa-mãe e chipset, existe tanto nforce quanto ATI.

inclusive esse MSI novo com ATI HD 4850 tem chipset 790FX e ponte sul 700SB, vai dar rastera em muito desk considerados ainda TOP hoje em dia e ficar pau a pau com muita config pesada por ai.

normalmente os notes com estes chipsets vem com CPU AMD.

os nForce to por fora quais os atuais, prefiro da AMD, mas deve ter tb.

ja consertei la as fotos :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show heim Ice. POis é ae me fica uma dúvida que já foi respondida de diversas formas mas nunca nenhuma me convenceu. Existe ALGUMA vantagem se ter placa de vídeo compartilhada?

Outra coisa que fico na dúvida e pode ser que seja off-topic é, um notebook ae (vou inventar) com T8xxx, com 4gb de ram (ddr2 digamos), com um vídeo compartilhado (pode ser intel x3100) comparado a um T5470, com 2gb de ram (ddr2 também), porém com um vídeo nvidia 8600GT, quais as vantagens o primeiro note ae teria sobre o segundo (em todos os aspectos não somente gráficos) e quais o segundo teria sobre o primeiro.

Fiz esta comparação porque hoje em dia você encontraria ambos citados acima pela mesma faixa de preço. Vale saber bem as diferenças antes de comprar uma **** configuração com vídeo compartilhado ou uma um pouco inferior porém vídeo dedicado, na mesma faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se pode ver, os dados saem do HD, vão para a CPU, que manda para o controlador grafico as mensagens e instruçoes pertinentes a ele, como este tipo de placa tem uma versao resumida de processador de imagens, ele vai retornar para a CPU os dados para serem processados, vai receber novamente e então vai enviar para o LCD.

note que qq imagem ou texto que vai ser apresentado no LCD vai depender deste chip e percurso CPU, Memoria , controlador grafico. independente de se tratar de um jogo ou apenas a janela de IDE de um compilador ou editor de textos.

Como a CPU do note é normalmente mais lenta que a CPU Grafica (GPU) para calculos de imagens, e por ter um percurso muito maior e normalmente com menos banda de transferencia, as placas de video compartilhada tendem a ser exprecivamente mais lentas que a mais fraca dedicada de mesmo ano de produçao (mesma tecnologia) com o decorrer dos anos as compartilhadas tendem a equiparar as dedicadas mais antigas, mas isso denota varios anos de comparaçao entre modelos para se atingir mesmo desempenho, por ex, uma Gorce4 dedicada hoje em dia ja esta mais lenta que placas compartilhadas atuais, da mesma forma que um 386 ja esta bem lento comparado a um celeron ou CPU economica atual, as placas de video seguem o mesmo caminho.

ice2642, onde você leu algo que as placas de vídeo on-board delegam o serviço delas ao processador (CPU) do sistema?

O que ocorre sim é a disputa com o processador para o acesso à memória RAM, que por conseqüência é também a memória para a placa de vídeo, isso causa uma diminuição da largura de banda efetiva ao processador, pois, só um deles acessam a memória de cada vez (antigamente as placas de vídeo on-board ocupavam até 30% da largura de banda da memória RAM, pois, a placa de vídeo tem que obter a imagem da tela (no caso, depois que a imagem foi gerada e não há atualizações da imagem que é exibida na tela) fica armazenada na memória RAM ao menos na velocidade de atualização da tela - 60 ~ 85 Hertz - com o aumento da largura de banda das memórias, esse impacto é muito menor atualmente do que já foi há tempos atrás).

A maioria dos chipsets on-board (integrados ao chipset ponte-norte) permitem a instalação de memória dedicada, mas, isso e opcional e os fabricantes de notebooks não costumam implementar, com isso, teríamos a eliminação da disputa CPU/VGA para acessar a mesma memória RAM.

O desempenho do vídeo on-board também dependem de outros fatores, como por exemplo, qual é o fabricante do mesmo, pois, podemos colocar nessa escala o desempenho geral de cada fabricante de ponte norte com vídeo on-board integrado (IGP), do pior para o melhor (o número denota o nível de desempenho se comparados ao máximo desempenho dos vídeos on-board da ATi e nVidia):

0 - SiS

5 - VIA

8 -Intel

10 - ATi e nVidia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, muitas placas onboard compartilhadas nem tem GPU pra brigar com a CPU, quando tem sao resumidas para otimizar determinada tarefa.

O nome ja diz tudo.

compartilhadas = compartilham processamento.

Dedicadas = tem o processamento dedicado.

Note que to falando de GPU e nao memoria.

a memoria compartilhada ja seria a memoria que é compartilhada tanto pela CPU quanto GPU

e a dedicada é a dedicada para uso exclusivo da GPU que pode ser fisica ou reservada por BIOS, no caso da segunda praticamente mesma coisa da compartilhada pois nao se tem grande ganho de performance por hardware.

desempenho delas é praticamente mesma coisa, falar que uma é mais rapida, é contar migalha, vai ser, mas comparado a uma dedicada é despresivel a diferença delas. (falando de placas de mesmo ano e tecnologia)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, muitas placas onboard compartilhadas nem tem GPU pra brigar com a CPU, quando tem sao resumidas para otimizar determinada tarefa.

O nome ja diz tudo.

compartilhadas = compartilham processamento.

Dedicadas = tem o processamento dedicado.

Note que to falando de GPU e nao memoria.

ice2642, você precisa rever os seus conceitos:

Placas de vídeo compartilhadas são as que compartilham o uso da memória RAM com a CPU (ou seja, elas competem com a CPU no tempo de acesso à memória RAM e também reservam um trecho da memória RAM para uso da placa de vídeo - configurável - o trecho reservado à placa de vídeo fica indisponível para o uso da CPU).

E ainda podemos citar as placas de vídeos "dedicadas" da ATi e nVidia que alardeiam os recursos HyperMemory e TurboCache (respectivamente), que tem uma certa quantidade de memória dedicada e fazem a mesma coisa que uma placa de vídeo on-board apropriando-se de certa quantidade de memória RAM do sistema para estender a memória disponível para uso da placa de vídeo, competindo com o processador para acessar a memória RAM, como as placas de vídeo on-board o fazem.

Nunca ouvi falar nada sobre placas de vídeo compartilhadas que dependam muito mais do que as dedicadas quanto ao uso da CPU para gerar os gráficos. Certamente as placas de vídeo on-board tem um desempenho menor do que uma placa de vídeo dedicada, mas, o impacto no desempenho do sistema tem se tornado pouco perceptível atualmente para uso intensivo do processador ou atividades corriqueiras do dia-a-dia.

Agora, no quesito jogo deve haver uma grande diferença, mas, eu acho muito mais interessante investir o dinheiro em um vídeo game (dispositivo feito para isso) do que em um computador para jogos.

Ainda podemos citar que as placas de vídeo on-board consomem menos energia do que as dedicadas, devido à terem um desempenho menor e uma freqüência de operação menor. Além é claro, da economia de espaço pois, você tem a integração de dois componentes em um só (ponte norte e VGA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

prova o q você falou, posta ai o modelo das GPU dos videos Onboard e o fluxos que mostram essa briga CPU vs GPU pela memoria.

pode ser que eu esteja errado mesmo, se puder provar mostrando modelos das GPUS compartilhadas e mostrar que elas sao autosuficientes como as GPUs dedicados vou ficar muito grato.

eu nao to aqui pra defender uma ou outra, so mostrar diferenças.

quanto ao consumo, você q deveria rever seus conseitos, hoje em dia com tecnologias como PowerPlay da ATI e outra da nVIdia q nao lembro o nome o consumo esta praticamente o mesmo por as dedicadas ocilarem clock conforme a nescecidade dela.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja,

Esses testes falam por si mesmos (em Performance e em Power Consumption; há a relação de desempenho para a compactação de arquivos WinRAR e a conversão de um vídeo em MPEG4, o ganho de desempenho com uma placa de vídeo "discreta" é ínfimo - obviamente, em jogos não há como dizer que a placas com vídeo on-board não afetam o desempenho):

http://ixbtlabs.com/articles3/mainboard/ecs-a790gxm-a-790gx-p3.html

As placas do testes foram:

TUL TRS-780M1

Biostar TA790GX A2+

ECS A790GXM-A (mais informações dessa placa-mãe que, como eu havia citado acima, as GPUs podem ser integradas à ponte norte e usar memória dedicada instalada na placa-mãe: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1558 )

Sobre essas novas tecnologias de economia de energia das placas de vídeo (no caso PowerPlay da ATi e HybridPower da nVidia), em breve elas devem ser implementadas nos chipsets com vídeo integrado (IGP), um dos fatores que induzirão os fabricantes à fazer isso é o uso de computadores como HTPC.

-- As informações abaixo foram acrescentadas em 13/dez/2008 - 19:28 --

Esqueci de dizer que os IGPs da nVidia já tem suporte ao HybridPower (não sei se todos, mas, procure verificar sobre a disponibilidade deste recurso), acho que deve ser porque eles estão perdendo mercado para a dobradinha AMD/ATi que são mais eficientes (tanto energeticamente quanto em desempenho). Não sei se os chipsets da ATi tem suporte ao PowerPlay, mas, eles consomem igual ou até menos que os chipsets da nVidia com HybridPower.

Além do mais, não existe configuração com vídeo dedicado que consuma menos que os atuais IGPs da ATi, nVidia e VIA (os IGPs da Intel consomem mais energia que os da ATi, nVidia e VIA). Recomendo que não comprem placas/notebooks com chipsets SiS pois, eles não fornecem driver e nem documentação para que alguém desenvolva os drivers para os IGPs deles para outros sistemas operacionais que não o MicroSOFRE Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, mas tenho algumas dúvidas, já vi em artigos aqui do fórum sobre a tecnologia Hybrid crossfire onde a chip on aumentou o desempenho de uma placa off low end, isso aconteceria se eu adicionasse uma HD4850, por exemplo, a uma mobo com essa tecnologia? Teria algum ganho de desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto a crossfire, sim, você ter uma placa compartilhada no note, e se ele aceitar uma placa dedicada, supondo por ex, que seja um MxM, a compartilhada desde que seja ja destas novas HD3100+ vão ajudar a HD4850 se ela precisar, em desk ja existe isso, em note nunca vi mas logo deve começar a aparecer isso por ai.

quanto a consumo, cara nao da pra comparar, porque se você pegar uma placa dedicada, ela vai ter tipos de uso que uma dedicada nao suportaria, então nao da pra falar que vai gastar mais, porque ela vai ser naturalmente mais exigida.

agora se você pegar por ex um note com uma HD3650 com powerplay ativado, e uma com x4500 so pra ler textos, provavelmente vão gastar a mesma coisa, porque a HD3650 num tipo de uso destes vai ficar a pouco mais de 100Mhz, praticamente morta.

agora um teste de compactaçao de video, cara tanto faz ai a placa de video, quem vai fazer isso é a CPU.

então um teste destes é balela.

vai no site de fabricantes e da um look nas especificaçoes dos chips graficos Mobile dedicados e compartilhados.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vamos inverter a questão, prove você que a placa de vídeo on-board afeta tanto o desempenho do computador para justificar o uso de uma placa de vídeo dedicada (exceto em jogos que, como eu disse, exigem sim uma placa de vídeo dedicada - mas, para isso acho muito mais interessante comprar um VIDEO GAME). E aproveite e prove o que você disse sobre o consumo delas também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba pessoal, que discussão acalorada!!! Vou entrar no meio!!! :D

Mas antes, quero dizer que é muito legal ver isso aqui, os colegas mesmo um pouco exaltados não trocaram ofensas e o objetivo do fórum é que todos possamos discutir e aprender, então creio que isso está se cumprindo!!! :)

Bem, voltando à vaca fria, em primeiro lugar vamos esclarecer uma coisa, existe dois tipos de "chips gráficos" os discretos e os integrados! (ao menos só conheço estes, se alguem conhece um que não é nem discreto nem integrado me avisem)

É lógico que o termo discreto e integrado se refere à relação dele com o northbridge! E isso absolutamente nada tem a ver com compartilhado ou dedicado, que refere-se apenas ao tipo de memória usada por este sistema gráfico. Com relação à memória existem, como já dito aqui, chips discretos que usam memória compartilhada, seja em partes ou até na totalidade, e chips compartilhados que usam até mesmo memória dedicada.

Além disso o trafego de dados, se compararmos, por exemplo, uma placa discreta com 100% de memória compartilhada (difícil de se achar isso por sinal) com uma integrada com 100% de memória compartilhada é o mesmo, isso porque a placa integrada, normalmente, reside em um barramento padrão do sistema, sendo este as vezes PCI e as vezes PCI-e (não me lembro de ter visto IGPs que usam AGP, mas pode até existir)...

A "volta" de dados do IGP para o processador não me parece muito razoável, basta ver que, por exemplo, um notebook com processador celeron terá um desempenho em SM 3.0 igual, ou pelo menos muuuuuuuuuiiito parecido, a um notebook com core 2 duo 8xxxx, desde que ambos tenham o mesmo IGP, até mesmo um 3dmark não fica absurdamente diferente em função dos processadores quando comparamos mesmos IGPs...

Com relação ao consumo, a despeito das tecnologias mensionadas, das quais confesso que não tenho conhecimento, vocês tem certeza que o chipset + GPU discreto destes modelos mensionados possuem potência inferior a 12w?? Se não me engano o GM965 gasta algo em torno disso!!!

Além disso vale lembrar que a série 7 da nvidia, possuia a 7100GS que deve estar no mesmo nível ou talvez pior que o x3100 da intel, não é!? E elas eram contemporâneas, isso sim seria uma comparação justa! Ultra-low-end contra ultra-low-end...

Bem, as informações que dei foram de muringa mas conforme formos discutindo vamos juntando fontes confiáveis à discusão! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lance de energia

a nvidia tb tem o lance dela, segue o da ATI

Breakthrough Energy Efficiency

ATI Mobility Radeon™ HD 3800 Series graphics processors have break-through energy efficiency, with astonishing performance-per-watt. Take advantage of AMD’s latest power management technology, which dynamically balances power and performance for optimal battery life and low average energy use for incredible performance-per-watt.

http://ati.amd.com/products/powerplay/index.html

ex de discret graphics, (em portugues a moçada chama de placa dedicada) atentem as especificaçoes das 2 placas que to colocando como ex.

http://ati.amd.com/products/mobilityradeonhd2600/specs.html

ex de integred graphics, (placas compartilhadas se chama no brasil)

http://ati.amd.com/products/Radeonxpress1250mob/specs.html

vocês ao ler as especificaçoes das 2 vão notar que a primeira descreve uma CPU grafica

ATI Mobility Radeon™ HD 2600 Product Features

390 million transistors using 65nm fabrication process

Unified Superscalar shader architecture

e descreve a memoria dela e forma de acesso

128-bit 4-channel DDR2/GDDR3 memory interface

Native PCI Express x16 bus interface

A segunda, ao invés disso descreve uma conexao com a CPU

CPU Interface

Supports the Intel Pentium M, Celeron M, Yonah and Merom processors.

Supports Intel Hyper-Threading Technology.

e uma interface com a memoria do sistema

Memory Interface

DDR2-400, -533, -667, -800 SDRAM.

Up to 16 GB of system memory.

Unified Memory Architecture, with 16 to 512 MB of the main memory configurable as display memory.

DDR2-400, -533, -667, -800 SDRAM

isso nao quer dizer que ela nao faça nada, ela tem algumas melhorias que auxiliam a CPU no trabalho pesado, mas nao é ela que vai calcular os dados, apenas mastigar e enviar de forma alinhada para a CPU resolver e devolver para ela os resultados. ao contrario da outra que vai calcular tudo por ela mesma.

qq duvida se vocês acham que nao é isso, so se aprofundar nos manuais tecnicos de programaçao de shaders e rotinas delas, tem de monte tanto no site da ATI quanto no da nVidia, por ser linguagem de baixo nivel, nao sei se vai ser de fácil entendimento, mas acho q deve ter explicativos, pois eles tem interesse em divulgar estas informaçoes para desenvolvedores.

bom, espero que isso ajude a vocês clarearem as duvidas, sao dados tecnicos das placas e nao testes de sites nada a ver pra ver qual é a mais rapida, nem vou discutir isso, porque eu julgo irracional comparar performance de placas dedicadas e compartilhadas (discrets or integreds ) se preferirem.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além disso o trafego de dados, se compararmos, por exemplo, uma placa discreta com 100% de memória compartilhada (difícil de se achar isso por sinal) com uma integrada com 100% de memória compartilhada é o mesmo, isso porque a placa integrada, normalmente, reside em um barramento padrão do sistema, sendo este as vezes PCI e as vezes PCI-e (não me lembro de ter visto IGPs que usam AGP, mas pode até existir)...

Apenas os chipsets/IGPs para processadores Pentium/Pentium MMX tinham o GPU usando o barramento PCI, pois o barramento AGP ainda não havia sido criado/definido/divulgado (o AGP foi criado em 1997). Os IGPs para Socket 7 que surgiram depois do Pentium II já saíram com o GPU no barramento AGP, foram eles:

  • SiS 530 - motor gráfico: SiS 6326 AGP
  • SiS 540 - motor gráfico: SiS 300
  • VIA MVP4 - motor gráfico: Trident Blade3D AGP

Todos os chipsets/IGPs para CPUs >= i686 (Intel Pentium Pro/II/III/Celeron, AMD K7) usam o barramento AGP ou PCI-Express para o IGP.

A segunda, ao invés disso descreve uma conexao com a CPU

CPU Interface

Supports the Intel Pentium M, Celeron M, Yonah and Merom processors.

Supports Intel Hyper-Threading Technology.

e uma interface com a memoria do sistema

Memory Interface

DDR2-400, -533, -667, -800 SDRAM.

Up to 16 GB of system memory.

Unified Memory Architecture, with 16 to 512 MB of the main memory configurable as display memory.

DDR2-400, -533, -667, -800 SDRAM

Primeiramente, é óbivio que a ponte norte tem que ter uma conexão com a CPU e com a memória do sistema, senão, não se chamaria ponte norte. (nos processadores AMD à partir da linha K8 S754 e os Intel Core i7 o controlador de memória é integrado ao processador, então a ponte norte não tem interface física com a memória)

isso nao quer dizer que ela nao faça nada, ela tem algumas melhorias que auxiliam a CPU no trabalho pesado, mas nao é ela que vai calcular os dados, apenas mastigar e enviar de forma alinhada para a CPU resolver e devolver para ela os resultados. ao contrario da outra que vai calcular tudo por ela mesma.

qq duvida se vocês acham que nao é isso, so se aprofundar nos manuais tecnicos de programaçao de shaders e rotinas delas, tem de monte tanto no site da ATI quanto no da nVidia, por ser linguagem de baixo nivel, nao sei se vai ser de fácil entendimento, mas acho q deve ter explicativos, pois eles tem interesse em divulgar estas informaçoes para desenvolvedores.

Para os desenvolvedores de drivers, pois, apenas os desenvolvedores de drivers é que precisam saber de registradores específicos de cada modelo de chipset, pois, os registradores podem ser movidos, adicionados e eliminados à cada novo modelo (e isso vale para qualquer componente: placa de rede, processadores, GPUs, IGPs, modems, rede wireless, dispositivos USB, etc.)

Você desenvolve drivers para alguma GPU?

Reitero novamente: IGP quer dizer Integrated Graphics Processor, ou seja é uma GPU integrada ao chipset, formando apenas um componente (obviamente o desempenho não é o que se consegue com as placas dedicadas de mesma época para gráficos 2D/3D - suprem muito bem usuários que não pretendem usar o notebook/computador para JOGOS - para isso exite o VIDEO GAME - e sem ter um aumento no custo de montagem/aquisisção nem na conta de luz, pois, sim, NÃO EXISTEM PLACAS DE VÍDEO DEDICADAS QUE CONSUMAM MENOS QUE UM IGP DA MESMA ÉPOCA)

Wikipedia - Integrated Graphics Processor - IGP:

http://en.wikipedia.org/wiki/Graphics_processing_unit#Integrated_graphics_solutions

http://ati.amd.com/products/powerplay/index.html

ex de discret graphics, (em portugues a moçada chama de placa dedicada) atentem as especificaçoes das 2 placas que to colocando como ex.

http://ati.amd.com/products/mobility...600/specs.html

ex de integred graphics, (placas compartilhadas se chama no brasil)

http://ati.amd.com/products/Radeonxp...mob/specs.html

Curiosamente, parece que a AMD suprimiu a linha que descreve qual é o motor gráfico dos chipsets/IGP ATi para processadores Intel, basta ver que os modelos dos chipsets são os mesmo e, quando descreve o modelo para processadores AMD, tem uma linha à mais descrevendo o nome/codinome do motor gráfico (mas, as especificações de dos recursos 2D e 3D para os chipsets de mesma série são os mesmos):

E para acabar com todas as dúvidas, encontrei isso na páginas da AMD/ATi:

AMD 790GX Chipset Specifications

with ATI Radeon™ HD 3300 Graphics

http://www.amd.com/us-en/0,,3715_15532_15533,00.html - Descreve as especificações da linha dos IGPs 780/790 da AMD/ATi

E também ocorre o mesmo com o IGP da nVidia:

GeForce 8300 mGPU

The power of a discrete GeForce® GPU in a motherboard GPU.

http://www.nvidia.com/object/product_geforce_8300_mgpu_us.html

bom, espero que isso ajude a vocês clarearem as duvidas, sao dados tecnicos das placas e nao testes de sites nada a ver pra ver qual é a mais rapida, nem vou discutir isso, porque eu julgo irracional comparar performance de placas dedicadas e compartilhadas (discrets or integreds ) se preferirem.

Eu havia dito que as IGPs atuais não comprometem o desempenho do computador e comprovei informando um link para um teste em que o impacto no desempenho para operações não-gráficas (função da CPU) não são afetadas quando utilizando uma IGP (vídeo integrado ou compartilhado, como queiram). Se não é o que você estava procurando, por favor, seja mais específico na sua pergunta ou encontre você mesmo as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas os chipsets/IGPs para processadores Pentium/Pentium MMX tinham o GPU usando o barramento PCI, pois o barramento AGP ainda não havia sido criado/definido/divulgado (o AGP foi criado em 1997). Os IGPs para Socket 7 que surgiram depois do Pentium II já saíram com o GPU no barramento AGP, foram eles:

  • SiS 530 - motor gráfico: SiS 6326 AGP
  • SiS 540 - motor gráfico: SiS 300
  • VIA MVP4 - motor gráfico: Trident Blade3D AGP

Todos os chipsets/IGPs para CPUs >= i686 (Intel Pentium Pro/II/III/Celeron, AMD K7) usam o barramento AGP ou PCI-Express para o IGP.

Pois é, fiz a ressalva quanto ao AGP justamente pensando nos SIS, tive uma mobo com video integrado SIS e quando se colocava uma placa discreta você era obrigado a desligar o integrado, pois não dava para manter dois AGPs ao mesmo tempo, só não coloquei pois não tinha certeza no momento....

Valeu pela correção!

Com relação aos dados do colega ICE creio que está havendo uma confusão na hora de ler as specs entre o que é o GPU e o que é do northbridge...

Além disso vale lembrar que CPU significa central processor unit e GPU graphics processor unit, mas não significa que a GPU não possa ser considerado um CPU quando se fala APENAS em processamento gráfico! Isso porque quando se está projetando um SOC gráfico o processador central deste SOC é o GPU, os periféricos seriam decodificadores de vídeo, dentre outos... é apenas uma questão de ponto de vista! Porém é evidente que se evita o termo CPU gráfico pois ele pode causar certa confusão a quem lê...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juanpaul, muito completo o seu post acima, porém estamos tratando de três realidades:

Desempenho pífio:

IGP de mentirinha (sis, intel, via)

Desempenho médio:

IGP de verdade (ati xpress e nvidia igp)

Desempenho full:

video dedicado, seja soldado na mother (um falso IGP) ou através de slot MxM

Sabemos que os igp de verdade só perdem em desempenho para os dedicados, até porque os sistemas com esses chipsets costumam ser mais rápidos e com mais recursos. Assim, os lentos "igp de mentira" acabam sim comprometendo o restante do sistema, seja em aplicações gráficas como eu qualquer coisa que exija poder do sistema, que fica sufocado...

Abraços ajudando a esclarecer,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, nao vou mais perder tempo nesse lance, o cara ai registrou pra avacalhar o explicativo, ja estragaram o outro la das placas dedicadas com a 9500 rivatuner da vida onde os testes eram com placas rodando de forma original de fabrica.

so sei q problema de quem quiser ir ai nessa balela de compartilhadas vai fundo, nao sou eu q vou usar uma.

to fora da discuçao, so pra resaltar, nao contrataria um cara destes nem de brincadeira pra programar efeitos de shader.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, nao vou mais perder tempo nesse lance, o cara ai registrou pra avacalhar o explicativo, ja estragaram o outro la das placas dedicadas com a 9500 rivatuner da vida onde os testes eram com placas rodando de forma original de fabrica.

so sei q problema de quem quiser ir ai nessa balela de compartilhadas vai fundo, nao sou eu q vou usar uma.

to fora da discuçao, so pra resaltar, nao contrataria um cara destes nem de brincadeira pra programar efeitos de shader.

[]'s

Relaxa Ice. Quem quiser entendeu seu recado ae. Eu fiz a mancada de comprar notebook com vídeo compartilhado e foi só arrependimento. Meu irmão catou o kennex com a HD2400 e da pau em todos os sentidos no meu Compaq. Dele parece muito mais rápido, imagem mais nítida, abre filmes mais rápido, enfim tudo parece superior. Tenho a impressão até que em alguns tipos de filme e naquelas visualizações do windows media player meu note as vezes fica lerdo e imagem estranha e no dele perfeito nítido sempre. Compartilhada NUNCA mais. Pra mim placa de vídeo serve pra MUITO mais que somente games.

Me desculpem os defensores ae, mas pra mim placa de vídeo compartilhada só serve para as empresas baratearem notebooks (colocando essas plaquinhas xexelentas) e venderem estes notes pros bobos ae que só veêm Processador / Ram / HD na hora da compra. Se são boas as compartilhadas, porque equipam máquinas de R$800,00? Porque não se encontra máquinas de R$800,00 com HD2600 ou 8600GT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, pra não ficarmos em uma discussão na base do achismo resolvi fazer alguns testes, usando um programa que se chama RMClock fiz dois testes com o 3Dmark2001, um limitando o multiplicador do processador e outro sem limitar.

A intenção era ver se realmente o GPU integrado usa o processador principal para executar parte de seus cálculos.

Infelizmente os sistemas estão longe de ser identicos, mas creio que poderemos extrair muita coisa disso, segue os resultados:

...................x1600xt GDDR3

Clock (Core 2 Duo E8400)........3.......2......-33,33%

3DMark Score..................29866...25903....-13,27%

Game 1 - Low...................434....372,4....-14,19%

Game 1 - High.................199,4...133,8....-32,90%

Game 2 - Low...................433.....405.....-6,47%

Game 2 - High.................265,8...244,1....-8,16%

Game 3 - Low..................458,1...407,7....-11,00%

Game 3 - High.................240,6...199,7....-17,00%

Game 4.........................125....124,9....-0,08%

Fill Rate (Single-Texturing)..2045,2..2045,2....0,00%

Fill Rate (Multi-Texturing)...2330,4..2330,4....0,00%

High Polygon Count (1 Light)..157,1...150,8....-4,01%

High Polygon Count (8 Lights).40,1....40,1......0,00%

Environment Bump Mapping......570,7....545.....-4,50%

Dot3 Bump Mapping.............322,7...322,4....-0,09%

Vertex Shader.................478,1....327.....-31,60%

Pixel Shader..................544,3...416,2....-23,53%

Advanced Pixel Shader.........310,6...310,2....-0,13%

Point Sprites.................63,2....63,2......0,00%

...................Intel x3100

Clock (core 2 Duo E7700).......2,4......1,6...-33,33%

3DMark Score..................6381.....2915...-54,32%

Game 1 - Low..................90,8.....33,7...-62,89%

Game 1 - High.................43,2.....14,2...-67,13%

Game 2 - Low..................91,5.....37,1...-59,45%

Game 2 - High.................54,7.....19,7...-63,99%

Game 3 - Low..................101,9.....55....-46,03%

Game 3 - High.................54,8.....25,9...-52,74%

Game 4........................24,3.....23,2...-4,53%

Fill Rate (Single-Texturing)..420,8...421,5....0,17%

Fill Rate (Multi-Texturing)...1157,6..1154,1..-0,30%

High Polygon Count (1 Light)...18,5....7,9....-57,30%

High Polygon Count (8 Lights)..5,4.....1,8....-66,67%

Environment Bump Mapping......147,6...103,5...-29,88%

Dot3 Bump Mapping.............72,8.....73.......0,27%

Vertex Shader.................84,3.....30,8...-63,46%

Pixel Shader..................136,2...126,3...-7,27%

Advanced Pixel Shader.........71,2.....69.....-3,09%

Point Sprites.................8,6......8,6.....0,00%

O que realmente interessa desses testes são os resultados do Fill Rate (Single-Texturing) para baixo, pois eles mostram, mais ou menos, a execussão de algumas tarefas independente de outras. (bem mais ou menos mesmo, porque na realidade não é tão independente assim!)

Peço a ajuda de todos para interpretar os resultados, inclusive seria ótimo se pudessem fazer o mesmo para outros modelos de VGA, mas seguem minhas conclusões:

Primeiro:

O processador gráfico, seja discreto ou integrado DEPENDE SIM do processador lógico principal!!!! No teste com a Radeon em Vertex Shader e Pixel Shader a queda de desempenho foi muito acentuada, o que mostra claramente que a VGA não estava fazendo o trabalho sozinha.

Esta dependência ocorre, normalmente, quando determinada tarefa é acelerada por um processador periférico, isso é muito comum e muito usado, veja o caso, por exemplo dos vídeos H264 que possuem ACELERAÇÃo por hardware em GPUs como as Radeon HD, alguns modelos da nvidia e até mesmo do novo IGP da intel (não me lembro o nome). Se algum dos meus computadores tentar executar um video H264 o processador lógico terá que fazer TODA a decodificação. E então porque não colocaram o vertex e o pixel shader inteiros na VGA, simples, algumas tarefas são RELATIVAMENTE simples para o processador lógico, por outro lado ocupariam um imenso espação em silício, sendo assim é tremendamente mais barato executar apenas as partes mais "pesadas" em hardware.

Segunda:

O processador gráfico da intel (o integrado) depende nitidamente MAIS do processador lógico (CPU) do que o discreto, da ATI, nos testes como: High Polygon Count (1 Light), High Polygon Count (8 Lights), Environment Bump Mapping e Advanced Pixel Shader que a radeon havia sofrido muito pouco ou até mesmo nada a intel "arriou" legal. Por outro lado o pixel shader se saiu melhor que a radeon.

É claro que não dá pra levar a melhora do pixel shader ao pé da letra pois, afinal de contas, a taxa de frames foi bem menor, ou seja bem menos foi efetivamente processado.

Terceira:

Algumas tarefas executadas pela GPU são TOTALMENTE independentes do processador principal, seja ela discreta ou integrada!

MINHA CONCLUSÃO:

É evidente que o chip integrado da intel se beneficia muito mais de aceleração por hardware do que efetivamente de decodificação FULL, como o chip da ATI.

Uma pena que o teste não permite saber se houve e quando houve congestionamento no barramento FSB, isso ajudaria em muito na análise.

Além disso vale lembrar que comparei um chip gráfico considerado mid/high end com um chip low/ultra-low end, o que por si só não é muito justo! Será que uma nvidia 7100 tem tanta decodificação full assim?! Será que uma radeon x300 tem?! Se puser as mãos em alguma dessas eu posto o resultado!

Por fim vi vários colegas se perguntando por que não fazem um chip integrado descente!? Simples, quanto custa uma placa gráfica descente?! Quanto custa uma placa mãe sem IGP?! A grosso modo imagine juntar o preço das duas e depois multiplique por uns 4, este seria o preço da placa mãe com IGP descente.

Isto porque quando se integra muuuuuuiiitos transistores em um único DIE o yeld (a grosso modo "taxa de acerto") diminui tremendamente, exite uma probabilidade muito maior de algum pipeline estar com problemas, além disso o consumo aumenta, a área aumenta, a quantidade de chips por waffle diminui e, para encerrar, por quanto tempo o P965 (por exemplo) ficou no mercado senho conhecido como um excelente chipset?! Será que alguma vga com preço minimamente razoável já ficou por tanto tempo na mesma situação?!

Como se não bastasse antigamente o chip IGP era TOTALMENTE descartado quando um usuário fazia um upgrade gráfico, isso desencorajaria qualquer um a comprar uma placa mãe com um bom chip gráfico se ele tivesse que pagar mais ou menos caro por isso. "Ora pra que eu pagaria caro por uma placa mãe só por que ela tem chip gráfico bom integrado se depois, quando eu fizer um upgrade eu vou perder ele?!". Isso está mudando com o hybrid crossfire e similares, agora um usuário pode pensar: "poxa vou comprar essa placa, se depois eu fizer um up da VGA ela ficará melhor do que se eu não tivesse esse chip integrado!".

Muitos vão falar sobre os celulares que na sua maioria não possuem possibilidade de upgrade, porém o mercado de celulares não pareceu, até o momento, bom o bastante para que se investisse em um projeto caro de chipset exclusivamente pra ele.

Resumindo, na grande maioria dos casos o usuário que comprar uma placa com chip integrado quer "que ele venha de graça" pois ele "só vai usar pra internet", "só vai usar pra office", "não gosta de joguinhos" e outras várias desculpas que todos aqui já ouvimos... e os notebooks por muuuuuito tempo foram consideradas máquinas apenas para isso, quase que um quebra-galho. Além do mais feliz ou infelizmente são as pessoas "ignorantes" em informática que movimentam todo o mercado! Duvída?!? Basta ver que vendeu mais chips gráficos nos últimos tempos... intel!!!!

post-45488-13884949507893_thumb.jpg

post-45488-13884949509031_thumb.jpg

post-45488-13884949509914_thumb.jpg

post-45488-13884949510786_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...