Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe ASUS A7N8X-X e BIOS perdendo a configuração


robinsonbsilva

Posts recomendados

Saudações,

Gostaria de uma grande ajuda, possuo um PC que tem uma placa mãe ASUS A7N8X-X e recentemente estou tendo um problema relacionado a BIOS, pois todas as vezes que ligo o computador a BIOS desconfigura, perdendo apenas as configurações relacionadas ao Processador (muda a freqüência) e data/hora.

Para remediar tal problema troquei a bateria, mas o problema persistiu!!

Agradeço desde já!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou com uma máquina aqui que apresenta o mesmo problema.

Ela exibe erro de Checksum bios na inicialização e carrega a configuração padrão (FSB 100MHz) e etc...

É só desligá-la para ela pedir a configuração novamente. Tá mal!

A bios parece não estar sendo alimentada, mas a bateria está ok. O que será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que a bateria não está esgotada!

Agora a máquina não liga, não faz nenhum boot. As vezes produz Beeps e outras vezes não produz nenhum som, liga a ventoinha do processador e só.

Os beeps que por vezes se produz são difíceis de serem identificados pois são muito rápidos e com intervalos muito próximos (já li a tabela de identificação sonora dos códigos de erros).

Antes de ficar assim, ela dava uns beeps e ficava tentando ler o disquete (parece que acionando o processo de Boot block). Agora não faz mais isso.

Ela parou do nada (se é que o nada existe!), não tentei fazer nenhum tipo de atualização, apenas tive que dar um Clear Cmos algumas vezes devido a perda de configuração que não inicializava. Já limpei os contatos da memória, placa de vídeo e tirei poeira com um pincel macio. Nada mudou seu estado inoperante (quanto drama!, Oh pobre placa!)

Pergunta: foi pro brejo? Parace ser corrupção de Bios ou defeito na placa-mãe. Estou em BH, nem sei onde posso regravar a bios, se for o caso.

Grato,

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Se tiver certeza de que a bateria está mesmo ok, pode tentar fazer o upgrade baixando os arquivos necessários direto da ASUS neste link:

http://support.asus.com/download/download....SLanguage=pt-br

Mas atenção que eu sugiro: antes de fazer o upgrade tenha certeza de que a bateria esteja boa e de que não seja um curto na placa-mãe, pois dependendo do curto que possa haver, se fizer a atualização da BIOS você "pode" mandar a placa para "Marte" de vez. Problema de curtos ocasionais não é comum em placas ASUS, a não ser que tenha ocorrido algum acidente com sua placa, mas você saberia. Por isso eu acredito que possa ser mesmo bateria, mas já que você fala que a bateria foi trocada e é nova, então, cuidado para que não atualize a BIOS com a possibilidade da placa estar em curto pois você pode perder totalmente o acesso ao Setup dela. Já vi casos em que o problema não estava relacionado diretamente a placa-mãe mas, aos seus componentes. Experimente fazer os testes com bateria nova e tudo desconectado, ou seja, desconecte da impressora, da rede, do scanner e de tudo mais que houver, deixe a CPU apenas com teclado, mouse e monitor. Verifique se os parafusos que prendem a placa no suporte possuem aquela "arruelazinha de borracha ou plástico" que é importante para não deixar o parafuso fazer contato direto com a placa-mãe e o suporte, pois numa eventual descarga da fonte por algum problema sobre a parte metálica, a placa pode se livrar de um curto destrutivo ou um curto constante (já viu máquinas que dão um peque#####rto no gabinete da CPU?). Também, já vi cabos de rede com eletricidade acima do normal danificando placas de rede e placas-mãe on-board, isto pode acontecer quando hubs, switches ou roteadores terem aterramento fraco ou os cabos passarem próximo a rede com grande interferência eletromagnética (como centrais telefônicas, "starts" ou reatores de lâmpadas fluorescentes). Não sei qual pode ser a sua situação mas é bom pesquisar sobre tudo antes de condenar sua placa. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...