Placa-Mãe ECS 915P-A
Por Daniel Barros em 07 de setembro de 2005
Introdução
A ECS, empresa dona da marca PCChips e segunda maior fabricante de placas-mães do mundo, vem se destacando no mercado de placas-mães. Enquanto a PCChips continua com seus negócios focados em placas de baixo custo – você não encontrará placas PCChips com chipsets topo de linha como o nForce4 ou Intel i925X – a ECS por sua vez está começando a investir no mercado de alto desempenho oferecendo placas sofisticadas com chipsets topo de linha a preço baixo. Seu alvo é o mercado norte-americano, onde a ECS já começa a chamar a atenção.
Nós já tivemos a oportunidade de testar duas placas topo de linha da ECS (KV2 Extreme e KN1 Extreme) e as placas se saíram muito bem em nossos testes. Recebemos para testes a 915P-A, que não é topo de linha mas vem com a promessa de facilitar o upgrade de quem tinha um Pentium 4 mais antigo e quer aproveitar suas memórias e placa de vídeo antigas em seu novo micro. Vamos ver como ela se sai em nossos testes.
A 915P-A como o nome diz, é baseada no chipset Intel i915P que é o chipset básico da Intel para o soquete 775 sem vídeo on-board. Ela suporta processadores Pentium 4 série 5XX, 6XX e Celeron D com barramento externo de 533 e 800 MHz.
clique para ampliar
Figura 1: Placa-mãe ECS 915P-A.O visual da 915P-A é discreto, mas muito bonito. A placa tem a cor roxa padrão das placas ECS mais simples e os slots de memória são roxos e azuis indicando o tipo de memória usada (DDR ou DDR2). O chipset i915P é resfriado por um grande dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha) prateado semelhante ao usados nas placas da própria Intel e AsRock.
clique para ampliar
Figura 2: Dissipador de calor passivo do chipset i915P.A placa conta também com mais um dissipador de calor passivo de alumínio que resfria a ponte sul Intel ICH6.
A ECS usou toda a versatilidade do chipset i915P e na 915P-A é possível utilizar tanto memórias DDR quanto memórias DDR2. Ela conta com 4 soquetes de memória DIMM aceitando até 2 GB de memória. Ela tem dois soquetes na cor roxa para memórias DDR2 400 ou 533 e dois soquetes na cor azul para memórias DDR 333 ou 400. Obviamente não é possível utilizar memórias DDR ao mesmo tempo com memórias DDR2.
Na parte de suporte a armazenamento a 915P-A conta com o suporte padrão da Intel para esta plataforma, utilizando a ponte sul Intel 82801FB I/O Controller Hub 6 (ICH6), que se resume a uma porta IDE ATA-100 e quatro portas Serial ATA-150 sem suporte a RAID mas com suporte ao NCQ (Native Command Queuing), leia nosso artigo sobre o assunto.
Não existem portas IDE PATA adicionais trazendo problemas para quem ainda possui discos rígidos IDE e gravadores e leitores de CD ou DVD.
clique para ampliar
Figura 3: Quatro portas Serial ATA-150 e uma porta IDE ATA-100.AGP Express
Com o lançamento do soquete 775 a Intel aproveitou e lançou também o barramento PCI Express, que aposentou o barramento AGP.
clique para ampliar
Figura 4: Diagrama de Blocos do i915P.Como vocês podem ver acima, os chipsets da Intel da série 9xx não possuem mais suporte ao barramento AGP.
Se não existe mais suporte ao AGP e não vemos na placa nenhum componente adicional para suporte ao AGP, como a ECS conseguiu colocar um slot AGP na placa?
clique para ampliar
Figura 5: Slot AGP Express.Simples, a ECS uniu dois slots PCI comuns (32 bits rodando 33 MHz) e manteve a compatibilidade elétrica com o slot AGP 4x ou 8x. É claro que o AGP Express não tem os mesmo recursos do barramento AGP original como o DIME (Direct Memory Execute) ou AGP Texturing (saiba mais) .
O AGP Express tem taxa de transferência de 266 MB/s, a mesma do barramento AGP 1x, mas na prática ele é pior que o AGP 1x pois compartilha a banda com outros dispositivos do barramento PCI, além de não possuir todos os recursos do barramento AGP que é exclusivo para placas de vídeo.
Em nossos testes uma GeForce 6600 GT AGP conectada a este slot foi de 13 a 285% mais lenta que a mesma placa conectada a um slot AGP de verdade, dependendo da aplicação.
Pelo menos no quesito compatibilidade o AGP Express não fez feio, funcionando corretamente com várias placas desde GeForce FX 5200 a até GeForce 6800 Ultra. A ECS fornece uma lista com as placas compatíveis com estes slot.
Outra possibilidade é utilizar duas placas de vídeo, uma AGP e outra PCI Express, ao mesmo tempo, fazendo com que você possa ter até quatro monitores de vídeo instalados.
clique para ampliar
Figura 6: Não, não é SLI e sim duas placas de vídeo (AGP e PCI Express) para até quatro monitores.Mais Detalhes
A placa vem com um cabo Serial ATA padrão e um adaptador de alimentação para discos Serial ATA.
clique para ampliar
Figura 7: Cabos e acessórios da ECS 915P-A.Já na parte de rede a 915P-A conta com rede on-board Gigabit Ethernet que, apesar de ser Gigabit, não irá atingir esta velocidade por que seu controlador (chip Realtek 8110S) é PCI e o barramento PCI não oferece largura de banda suficiente para a operação em 1.000 Mbps.
Na parte de som ela conta com som de oito canais (formato 7.1) produzido pelo chipset em conjunto com o codec C-Media CMI9880 (resolução de 24 bits, relação sinal/ruído de 95 dB), com saídas individuais para os canais laterais, traseiros, centrais e de subwoofer, soldadas na própria placa. Esse codec atende os requisitos do Áudio de Alta Definição (Azalia) da Intel. Saiba mais sobre o Azalia.
A placa conta ainda com oito portas USB 2.0 (quatro disponíveis na parte traseira da placa e mais quatro através de cabo adaptador que não vem com a placa).
clique para ampliar
Figura 8: Parte traseira da ECS ECS 915P-A.Além dos drivers e utilitários da placa, o CD-ROM que acompanha a 915P-A vem com o Trend Micro Internet Security.
Principais Especificações
As principais características da ECS 915P-A são:
- Soquete: 775.
- Chipset: Intel 915P Express (DDR e DDR2, PCI Express x16).
- Super I/O: Winbond W83627THF.
- IDE Paralela: Uma porta ATA-100 controlada pela ponte sul.
- IDE Serial: Quatro portas SATA-150 com NCQ controladas pela ponte Sul ICH6.
- USB: 8 portas USB 2.0 (quatro soldadas diretamente na placa-mãe e quatro disponíveis através de cabo adaptador opcional).
- FireWire (IEEE 1394a): Não.
- Som on-board: Produzido pelo chipset em conjunto com o codec C-Media CMI9880 (oito canais, resolução de 24 bits, relação sinal/ruído de 95 dB).
- Vídeo on-board: Não.
- Rede on-board: Sim, Gigabit Ethernet controlada pelo chip Realtek RTL8110S-32 .
- Buzzer: Sim.
- Fonte de alimentação: ATX 2.0.
- Slots: 1 slot PCI-E x16, 1 slot AGP Express, 2 slot PCI-E x1 e 2 slots PCI.
- Memória: 4 soquetes. 2 DDR-DIMM (máximo de 2 GB até DDR 333/400) e 2 DDR2-DIMM (máximo de 2 GB até DDR2 400/533).
- Quantidade de CDs que acompanha a placa: 1 CD.
- Programas que acompanham a placa: Drivers e utilitários e Anti-vírus Trend Micro Internet Security. Recursos extras: Slot AGP Express.
- Mais informações: http://www.ecs.com.tw.
- Preço médio nos EUA*: US$ 82,00.
* Pesquisado em http://www.pricewatch.com no dia da publicação deste teste. Este preço é apenas uma referência para comparação com outras placas. O preço no Brasil será sempre maior, pois devemos adicionar o câmbio, o frete e os impostos, além da margem de lucro do distribuidor e do lojista.
Como Testamos
Em nossos testes de desempenho usamos a configuração listada abaixo. Entre as nossas sessões de teste o único dispositivo diferente era a placa-mãe que estava sendo testada. Entre cada sessão de teste reformatamos o disco rígido e reinstalamos todos os softwares, em seguida desfragmentamos o disco rígido.
Configuração de Hardware
- Versão do BIOS: 050729 – 11 de agosto de 2005.
- Revisão da placa: 1.1
- Processador: Pentium 4 640 (3,2 GHz) 775.
- Cooler: Original In-a-Box.
- Memória DDR2: Dois módulos OCZ DDR2 PC2-4200 Platinum Enhanced Bandwidth Revision 2 Limited Edition com 512 MB cada, 533 MHz (3-2-2-8 1T).
- Memória DDR: Dois módulos PC4000 Corsair TWINX1024-4000PRO com 512 MB cada, em configuração DDR Dual Channel DDR400 (3-4-4-8 1T).
- Disco rígido: Samsung SpinPoint SP0411N (7.200rpm, 40GB, ATA-133).
- Placa de Vídeo PCI Express: Duas NVIDIA Geforce 6600GT 128MB PCI-E.
- Placa de Vídeo AGP: Uma NVIDIA GeForce 6600GT.
- Resolução de vídeo: 1024x768x32 75Hz.
- Fonte de alimentação: Seventeam ST420BKV-03F.
Configuração de Software
- Windows XP Professional em inglês, instalado em NTFS.
- Service Pack 2.
- Direct X 9.0C.
Versão dos drivers utilizados
- Versão do driver de vídeo NVIDIA: 71.89 WHQL.
- Versão do driver nForce: Beta NVIDIA C19.
- Versão do driver Inf Intel PCI Express: 7.0.0.1025.
- Versão do driver Inf Intel AGP: 7.2.1.1003.
- Versão do driver de som Creative: 5.12.01.356.
- Versão do driver de som High Definition audio: Realtek 1.19.
- Versão do driver de som Realtek 850: A3.73a.
- Versão do driver de som C-Media: 5.12.01.0008.
Programas de teste utilizados
- SYSmark2004 Patch-2
- PCMark 04 Build 1.3.0
- 3DMark2001 SE Build 3.3.0
- 3Dmark 03 Build 3.6.0
- 3Dmark 05 Build 1.2.0
- Doom 3
- Quake III Arena 1.32
Adotamos uma margem de erro de 3%. Com isso, diferenças de desempenho inferiores a 3% não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de desempenho seja inferior a 3% deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.
Desempenho Geral
Nós medimos o desempenho geral dessa placa-mãe utilizando o programa SYSmark 2004, que é um programa que simula a utilização de aplicativos reais. Dessa forma, consideramos este o melhor programa para medir, na prática, o desempenho de uma máquina.
Os testes se dividem em duas categorias:
- Criação de conteúdo Internet (Internet Content Creation): Simula a criação de uma página web avançada contendo texto, imagens, vídeos e animações. Para isso são utilizados os seguintes programas: Adobe After Effects 5.5, Adobe Photoshop 7.01, Adobe Premiere 6.5, Discreet 3ds Max 5.1, Macromedia Dreamweaver MX, Macromedia Flash MX, Microsoft Windows Media Encoder 9, McAfee VirusScan 7.0 e Winzip 8.1.
- Utilização de aplicativos populares (Office Productivity): Simula tarefas comuns em um escritório como uso de e-mails, criação de documentos e apresentações e uso de banco de dados. Para isso são utilizados os seguintes programas: Adobe Acrobat 5.05, Microsoft Office XP SP2, Internet Explorer 6.0 SP1, NaturallySpeaking 6, McAfee VirusScan 7.0 e Winzip 8.1.
O programa apresenta resultados específicos para a cada bateria de testes, além de um resultado final, que é uma média ponderada destes dois resultados. Todos os resultados estão em uma unidade própria do programa.
Nós selecionamos as seguintes placas-mães para comparação com a ECS 915P-A: MSI P4N Diamond (nForce4 SLI), DFI LanParty 925X-T2 (Intel i925X), DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P), DFI LanParty 875P-T (Intel i875P), Foxconn 915A01-P-8EKRS2 (Intel i915P), EPoX 5NVA+ SLI (nForce4 SLI), EPoX 5EPA+ (Intel i915P), ECS 865PE-A7 (Intel i865PE), PCChips Tidalwave T18 (Intel i915P) e Albatron PX915P Pro (Intel i915P).
Os resultados você confere no gráfico abaixo.
Neste teste todas as placas testadas tiveram desempenho similar. Usando memórias DDR a 915P-A foi apenas 1,6% mais lenta do que usando memórias DDR2.
Desempenho de Processamento
Nós medimos o desempenho de processamento através do programa PCMark04. A ECS 915P-A obteve desempenho similar ao das seguintes placas-mães testadas: MSI P4N Diamond SLI (nForce4 SLI) DDR2, PCChips Tidalwave T18 (Intel i915P) DDR2/DDR, Albatron PX915P Pro (Intel i915P) DDR, EPoX 5EPA+ (Intel i915P) DDR, Foxconn 915A01-P-8EKRS2 (Intel i915P) DDR2, EPoX 5NVA+ SLI (nForce4 SLI) DDR2 e DFI LanParty 875P-T (Intel i875P) DDR.
Ela foi 4,49% mais rápida que a ECS 865PE-A7 (Intel i865PE) DDR, 4,77% mais rápida que a DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) DDR2, 5,15% mais rápida que a DFI LanParty 925X-T2 (Intel i925X) DDR2 e finalmente 6,25% mais rápida que a DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) usando memórias DDR.
Praticamente não houve diferença de desempenho entre usar DDR2 ou DDR na 915P-A neste teste.
Desempenho 3D: 3DMark2001 SE
Uma das melhores maneiras de se medir o desempenho de um micro é através de jogos 3D, que normalmente exigem o máximo da placa-mãe, memória, processador, placa de vídeo e disco rígido. Para isso, escolhemos três programas para medir o desempenho 3D da placa-mãe testada: 3DMark2001 SE, 3DMark03, 3DMark05, Doom 3 e Quake III Arena. As placas com recurso SLI foram testadas duas vezes. Uma com o SLI ativado e outra sem o SLI.
3DMark2001 SE
O 3DMark2001 SE simula jogos baseados no DirectX 8.1. Usamos este programa para vermos como esta placa-mãe se comporta rodando jogos desta geração.
No 3DMark2001 SE, a placa-mãe ECS 915P-A obteve desempenho similar ao das placas MSI P4N Diamond SLI (nForce4 SLI) Normal/DDR2, EPoX 5NVA+ SLI (nForce4 SLI) Normal/DDR2, Foxconn 915A01-P-8EKRS2 (Intel i915P) PCI-E/DDR2, PCChips Tidalwave T18 (Intel i915P) PCI-E/DDR2/DDR, EPoX 5EPA+ (Intel i915P) PCI-E/DDR, DFI LanParty 875P-T (Intel i875P) AGP/DDR, DFI LanParty 925X-T2 (Intel i925X) PCE-E/DDR2, DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) DDR2 e Albatron PX915P Pro (Intel i915P) PCI-E/DDR.
Ela foi 3,21% mais rápida que a ECS 865PE-A7 (Intel i865PE) AGP/DDR e 4,48% mais rápida que a DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) PCI-E equipada com memórias DDR.
Mais uma vez o desempenho da 915P-A foi praticamente o mesmo usando memórias DDR2 ou DDR neste teste.
A ECS 915P-A e a sua irmã PCChips Tidalwave T18 que possuem opção de slot AGP Pro ou AGP Express, quando utilizando placa de vídeo conectada a este slot, foram em média 30% mais lentas.
As placas com o modo SLI ativado foram, em média, 4,37% mais rápidas que a placa testada.
Desempenho 3D: 3DMark03
Já o 3DMark03 simula jogos baseados no DirectX 9, que são os jogos contemporâneos. Usamos este programa, portanto, para verificarmos como a placa-mãe testada se comporta rodando jogos DirectX 9.
No 3DMark03, a placa-mãe ECS 915P-A obteve desempenho similar ao de todas as placas-mães testadas.
O desempenho da 915P-A foi praticamente o mesmo usando memórias DDR2 ou DDR neste teste.
A ECS 915P-A e a sua irmã PCChips Tidalwave T18 que possuem opção de slot AGP Pro ou AGP Express, quando utilizando placa de vídeo conectada a este slot, foram em média 14,6% mais lentas.
As placas com o modo SLI ativado foram, em média, 62,8% mais rápidas que a placa testada.
Desempenho 3D: 3DMark05
O 3DMark05 mede o desempenho simulando jogos escritos para o DirectX 9.0c, ou seja, usando o modelo Shader 3.0. Este modelo de programação é usado pelo jogo Far Cry e por jogos que serão lançados em 2005. Atualmente somente os chips da NVIDIA da série 6 (6600, 6800 etc) são Shader 3.0. Os chips concorrentes da ATI continuam sendo Shader 2.0. Usamos este programa, portanto, para verificarmos como a placa-mãe testada se comporta rodando jogos DirectX 9.0c.
No 3DMark05, a placa-mãe ECS 915P-A obteve desempenho similar ao das placas: EPoX 5NVA+ SLI (nForce4 SLI) Normal/DDR2, Foxconn 915A01-P-8EKRS2 (Intel i915P) PCI-E/DDR2, MSI P4N Diamond SLI (nForce4 SLI) Normal/DDR2, PCChips Tidalwave T18 (Intel i915P) PCI-E/DDR2/DDR, Albatron PX915P Pro (Intel i915P) PCI-E/DDR, DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) PCI-E/DDR e EPoX 5EPA+ (Intel i915P) PCI-E/DDR.
Ela foi 6,45% mais rápida que a DFI LanParty 875P-T (Intel i875P) AGP/DDR, 7% mais rápida que a ECS 865PE-A7 (Intel i865PE) AGP/DDR, 12,54% mais rápida que a DFI LanParty 925X-T2 (Intel i925X) PCI-E/DDR2 e 15,87% mais rápida que a DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) DDR2.
Neste teste usando memórias DDR a 915P-A foi 12,75% mais lenta do que usando memórias DDR2.
A ECS 915P-A e a sua irmã PCChips Tidalwave T18 que possuem opção de slot AGP Pro ou AGP Express, quando utilizando placa de vídeo conectada a este slot, foram em média 172% mais lentas.
As placas com o modo SLI ativado foram, em média, 69,2% mais rápidas que a placa testada.
Desempenho 3D: Doom 3
O Doom 3 é um dos jogos mais pesados existentes atualmente. Usando a resolução 1024x768x32 High Quality, rodamos o demo1 quatro vezes e anotamos a quantidade de quadros por segundo obtida. O primeiro resultado nós descartamos de cara, pois ele é bem inferior ao das demais rodadas. Isso ocorre porque na primeira vez em que rodamos o demo o jogo tem que carregar as texturas para a memória de vídeo da placa testada, coisa que não ocorre da segunda vez em diante em que o mesmo demo é rodado. Dos três resultados que sobraram, aproveitamos o resultado com valor intermediário, isto é, descartamos o maior e o menor valor. Interessante notar que na maioria das vezes os valores obtidos pela segunda rodada em diante eram os mesmos.
Um detalhe importante que não podemos deixar de comentar é que o Doom 3 possui uma trava interna da quantidade de quadros por segundo que ele é capaz de gerar durante uma sessão normal de jogo: ele só gera 60 quadros por segundo, mesmo que sua placa possa gerar mais. Isso foi feito justamente para o jogo ter uma mesma sensação de "jogabilidade" independentemente da placa de vídeo instalada. Esta trava, entretanto, não atua no modo de medida de desempenho do jogo.
No Doom 3, a placa-mãe ECS 915P-A obteve desempenho similar ao das placas MSI P4N Diamond SLI (nForce4 SLI) Normal/DDR2, Foxconn 915A01-P-8EKRS2 (Intel i915P) PCI-E/DDR2, EPoX 5NVA+ SLI (nForce4 SLI) Normal/DDR2, PCChips Tidalwave T18 (Intel i915P) PCI-E/DDR2/DDR, DFI LanParty 875P-T (Intel i875P) AGP/DDR, Albatron PX915P Pro (Intel i915P) PCI-E/DDR, EPoX 5EPA+ (Intel i915P) PCI-E/DDR e ECS 865PE-A7 (Intel i865PE) AGP/DDR.
Ela foi 9,5%, em média, mais rápida que as placas da DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) DDR2/DDR e LanParty 925X-T2 (Intel i925X) PCI-E/DDR2.O desempenho da 915P-A foi praticamente o mesmo usando memórias DDR2 ou DDR neste teste.
A ECS 915P-A e a sua irmã PCChips Tidalwave T18 que possuem opção de slot AGP Pro ou AGP Express, quando utilizando placa de vídeo conectada a este slot, foram em média 287,3% mais lentas.
As placas com o modo SLI ativado foram, em média, 13% mais rápidas que a placa testada.
Desempenho 3D: Quake III
Apesar de um pouco mais antigo, a importância do Quake III vem do fato que o seu motor (engine) é usado em vários jogos muito populares, como o Jedi Knight II e o Medal of Honor, só para citarmos alguns e também por que ele é um jogo extremamente sensível a alterações na configuração de hardware. Usamos este jogo, portanto, para vermos como esta placa-mãe se comporta rodando jogos um pouco mais antigos, porém bastante populares.
Rodamos o demo quatro do Quake III versão 1.32 e anotamos a quantidade de quadros por segundo gerada. Rodamos este teste três vezes em cada placa, e desprezamos os valores de menor e maior desempenho, isto é, dos três valores anotados, aproveitamos o resultado com valor intermediário. Utilizamos a resolução de 1024x768x32 e todas as opções de qualidade de imagem permaneceram em sua configuração padrão.
No Quake III, a placa-mãe ECS 915P-A obteve desempenho similar ao das seguintes placas testadas: EPoX 5NVA+ SLI (nForce4 SLI) Normal/DDR2, Foxconn 915A01-P-8EKRS2 (Intel i915P) PCI-E/DDR2, DFI LanParty 925X-T2 (Intel i925X) PCE-E/DDR2, DFI LanParty UT 915P-T12 (Intel i915P) DDR2/DDR e PCChips Tidalwave T18 (Intel i915P) PCI-E/DDR2.
As placas MSI P4N Diamond SLI (nForce4 SLI) SLI/DDR2, DFI LanParty 875P-T (Intel i875P) AGP/DDR, PCChips Tidalwave T18 (Intel i915P) PCI-E/DDR, Albatron PX915P Pro (Intel i915P) PCI-E/DDR, EPoX 5EPA+ (Intel i915P) PCI-E/DDR e ECS 865PE-A7 (Intel i865PE) AGP/DDR foram em média 3,67% mais lentas que a placa testada.
A placa-mãe MSI P4N Diamond SLI (nForce4 SLI) Normal/DDR2 se destacou neste teste e foi 12,41% mais rápida que a placa testada.
Em modo SLI como você pode ver no gráfico a placa-mãe da MSI teve o mesmo desempenho que a placa testada, enquanto que a EPoX 5NVA+ SLI (nForce4 SLI) com o modo SLI ativado foi 15,69% mais lenta. Isso ocorreu por que aplicativos e jogos mais antigos não se beneficiam muito da tecnologia SLI e em muitos casos o desempenho ao invés de melhorar, piora, como vimos na prática.
Neste teste usando memórias DDR a 915P-A foi 4,17% mais lenta do que usando memórias DDR2.
A ECS 915P-A e a sua irmã PCChips Tidalwave T18 que possuem opção de slot AGP Pro ou AGP Express, quando utilizando placa de vídeo conectada a este slot, foram 200,19% mais lentas.
Overclock
O overclock em processadores Pentium 4 soquete 775 possui algumas particularidades em relação ao overclock feito em outras plataformas.
A primeira dificuldade é que desde os primeiros Pentium 4 o multiplicador de clock é fixo, apenas amostras de engenharia, ou seja, destinados a testes, é que possuem o multiplicador de clock destravado. Esses processadores são identificados com a sigla “ES” e não estão disponíveis comercialmente. Alguns fabricantes como a ABIT criaram placas-mães capazes de burlar esta proteção.
Portanto, como você pode ver, a não ser que você possua uma amostra de engenharia ou uma placa da ABIT a única forma de fazer overclock em um processador Pentium 4 é aumentando o clock externo (FSB).
Nos chipsets Intel i865, i875P, NVIDIA, SiS e VIA é só ir aumentando o barramento externo até que se encontre o limite que o processador suporta. Já nos chipsets Intel i915P e i925X a Intel criou uma proteção contra overclock.
Essa proteção limita o overclock a até 10% do clock padrão do barramento externo. Isso ocorre por que os barramentos (PCI Express, SATA e o link entre as pontes norte e sul do chipset) usam o mesmo gerador de clock e, portanto, suas freqüências variam de acordo com o clock empregado. Isso traz problemas a dispositivos SATA e PCI Express, já que não existe como travar as freqüências destes barramentos. Dispositivos SATA, por exemplo, tem problemas para funcionar com freqüências superiores a 110 MHz e placas de vídeo da NVIDIA toleram no máximo 120 MHz no barramento PCI Express.
A proteção contra overclock atua monitorando o link entre as pontes norte e sul do chipset. Toda vez em que a freqüência deste link ultrapassa os 10% a placa se desliga ou simplesmente não liga. Uma forma de contornar esse bloqueio é elevar a tensão de alimentação do chipset, o que permite ganhos de 10 a 15 MHz.
Alguns fabricantes, como a ASUS e a ABIT, criaram mecanismos em suas placas que tentam corrigir esses problemas. Na prática, esses mecanismos, através da alteração dos multiplicadores do barramento PCI Express e SATA durante a inicialização, tentam manter o clock de operação do barramento PCI Express abaixo de 120 MHz, permitindo o uso de placas de vídeo PCI Express.
Mesmo assim overclocks mais agressivos só são conseguidos quando utilizando placas com chipsets i875 e i865 ou sistemas utilizando placas de vídeo PCI Express da ATI, que toleram melhor altas freqüências ou até mesmo placas de vídeo PCI. Como o barramento SATA falha com altas freqüências os overclockers mais radicais só utilizam discos rígidos IDE convencionais (paralelo).
O objetivo do nosso teste é verificar qual é a máxima freqüência externa alcançada utilizando um processador Pentium 4 640 (3.200 MHz) que possui o clock externo de 200 MHz (800 MHz QDR) e multiplicador travado em 16x.
Lembramos que, para que o overclock seja considerado válido, é necessário que a placa inicie o Windows sem erros e execute quatro vezes o demo1 do Doom 3, também sem apresentar qualquer problema.Opções de overclock da ECS 915P-A (BIOS 050729 – 11 de agosto de 2005):
- Freqüência externa: pode ser ajustada de 200 a até 255 MHz em incrementos de 1 MHz.
As opções para overclock se resumem ao aumento da freqüência externa do processador.
clique para ampliar
Figura 7: Somente ajuste da freqüência externa do processador na 915P-A.
clique para ampliar
Figura 8: Só o mínimo para ajustes de temporização da memória.No gráfico abaixo você vê a freqüência externa máxima alcançada pela placa:
Queremos deixar claro que os resultados de overclock dependem bastante do tipo de processador usado e alguns processadores atingem freqüências maiores que os outros, portanto os resultados mostrados neste teste são relativos aos testes usando o nosso modelo de Pentium 4. Outros modelos podem conseguir resultados melhores ou até piores que os do nosso teste.Pelos poucos recursos para overclock até que a 915P-A se saiu bem. Ela se saiu melhor que placas que possuem melhores recursos para overclock como a MSI P4N Diamond. Chegamos a 233 MHz (932 MHz QDR) levando nosso processador a 3.728 MHz.
Conclusões
A ECS 915P-A é a placa mais barata que testamos usando o chipset i915P. Apesar de ser a placa mais barata ela nos surpreendeu tendo desempenho similar ou até mesmo superior que placas mais caras.
O fato de suportar memórias DDR e DDR2 e placas de vídeo PCI Express e AGP, faz dela uma boa escolha para quem deseja fazer um upgrade para um Pentium 4 com soquete 775 e aproveitar suas peças antigas, economizando uma grana..
O desempenho do slot AGP Express deixou a desejar, só servindo para um eventual quebra-galho até você ter dinheiro para comprar uma placa de vídeo PCI Express. Pelo menos no quesito compatibilidade o AGP Express foi bem, funcionando com várias placas que tínhamos para teste.
Já o uso de memórias DDR ou DDR2 não teve um impacto muito grande no desempenho geral da placa. Somente em dois testes a placa foi mais rápida usando memórias DDR2.
A ECS está de parabéns. Além de fazer placas topo de linha com excelente relação custo/benefício, também conseguiu fazer placas baratas e de boa qualidade para o usuário “comum”. Em nossos testes a 915P-A obteve excelente desempenho, capacidade razoável de overclock sem incompatibilidades ou travamentos.
A 915P-A traz tudo o que você precisa para montar um micro de boa qualidade sem gastar muito e tudo isso com o mesmo desempenho de placas bem mais caras.
Pela sua excelente relação custo/benefício, estamos dando a ela o nosso selo "Produto Recomendado Clube do Hardware".
Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Placa-Mae-ECS-915P-A/1074
© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.
Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.