Placa-Mãe ECS RS485M-M
Por Gabriel Torres e Cássio Lima em 07 de agosto de 2006
Introdução
A ECS RS485-M-M é uma das primeiras placas-mãe soquete AM2 com vídeo on-board do mercado, baseada no novo chipset Radeon Xpress 1100 da ATI. Com um preço bastante acessível e voltada para o mercado de baixo custo, estávamos curiosos para comparar o seu desempenho com o de placas de vídeo avulsas de baixo custo, como a GeForce 6200. Vejamos como a RS485M-M se saiu em nosso teste.
clique para ampliar
Figura 1: Placa-mãe ECS RS485-M-M.Após termos instalados os drivers mais atuais da ATI, o chipset foi reconhecido como “Radeon Xpress 200”. Portanto, queríamos ter certeza de que esta placa-mãe era baseada no Radeon Xpress 1100 (nome-código RS485) e não no Radeon Xpress 200 (nome-código RS482) e, por isso, removemos o dissipador de calor do chip ponte norte para darmos uma olhada. Como você pode ver na Figura 2, esta placa-mãe realmente usa o RS485 (Radeon Xpress 1100) apesar de seus drivers o terem reconhecido como Radeon Xpress 200.
clique para ampliar
Figura 2: Ponte norte RS485 (Radeon Xpress 1100).A principal diferença entre o RS485 e o RS482 é o clock usado pelo motor gráfico. A ATI não divulga qual é o clock usado pelo RS482 (Radeon Xpress 200), mas eles dizem que o RS485 (Radeon Xpress 1100) trabalha a 300 MHz e que ele é 33% mais rápido do que o RS482 (Radeon Xpress 200). Portanto, podemos assumir que o RS482 trabalha a 225 MHz. As demais características técnicas são as mesmas. Ambos usam o mesmo motor gráfico do Radeon X300, mas com apenas dois processadores de pixel shader (em vez dos quatro usados pelo Radeon X300) e suporte em hardware ao DirectX 9.0 (ou seja, Shader 2.0).
A ponte sul usada nesta placa-mãe, a SB460, traz quatro portas SATA-150 com suporte à tecnologia NCQ (Native Command Queuing). É importante notar que essas portas são rotuladas como SATA II porque suportam a tecnologia NCQ, mas elas não são SATA-300. Esta ponte sul traz ainda 10 portas USB 2.0, contra oito no chip ponte sul SB400 usado na Radeon Xpress 200 (esta placa-mãe, no entanto, tem apenas oito portas). A má notícia é que esta ponte sul tem apenas uma porta ATA-133, contra duas portas usadas na ponte sul do Radeon Xpress 200 (SB400).
clique para ampliar
Figura 3: Quatro portas SATA II (150 MB/s com NCQ).Esta placa-mãe tem ainda rede on-board controlada pelo chip Realtek RTL 8100C, e som on-board de seis canais produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC655.
Ela conta com dois soquetes DDR-DIMM aceitando até 16 GB de memória DDR2-400/667/800. E aqui vale um alerta. A ECS deveria ter usado cores diferentes nos soquetes de memória para mostrar que ela suporta a função de DDR dual channel. Você precisa instalar dois módulos de memória idênticos de modo a obter o desempenho máximo que a placa-mãe pode fornecer.
Claro que quem compra um processador soquete AM2 sabe que ele possui controlador de memória capaz de trabalhar no esquema Dual Channel, mas a ECS ao deixar os dois soquetes com a mesma cor induz o usuário a achar que esta placa-mãe trabalha apenas no modo Single Channel. Muitos usuários podem utilizar somente um soquete de memória prejudicando bastante o desempenho do micro.
Portanto, nesta placa-mãe você deve sempre ocupar os dois soquetes de memórias com módulos idênticos (ou seja, mesmas características e capacidade) para poder ativar o Dual Channel, aumentando assim o desempenho do micro.
Esta placa-mãe tem ainda um slot PCI Express x16, permitindo que você instale uma placa de vídeo avulsa quando estiver cansado do desempenho do seu vídeo on-board. Ela também tem um slot PCI Express x1 e dois slots PCI padrão.
Apesar do chip ponte sul controlar 10 portas USB 2.0, esta placa-mãe tem oito portas; a ECS “matou” duas delas. Além disso, se você prestar atenção na serigrafia da placa verá um local onde a ECS poderia ter adicionado um controlador Firewire (IEEE1394), provavelmente o chip TSB43AB22A da Texas Instruments – porém a ECS não disponibilizou esta opção. Achamos isto pelo fato do desenho desta placa-mãe ser muito parecido com o da RS482-M, que tem esta característica opcional.
Enquanto placas-mãe baseadas no barramento PCI Express requerem fontes de alimentação de 24 pinos (ATX12V 2.x), esta placa-mãe aceita conector de 20 pinos (ATX12V 1.x), já que ela tem um adesivo tapando os quatro pinos extras, como você pode ver na Figura 4, e é por isso que ela é uma ótima opção se você está fazendo um upgrade em seu micro e deseja manter sua fonte de alimentação e seu gabinete antigos de modo a economizar um trocado.
clique para ampliar
Figura 4: Esta placa-mãe ainda aceita fontes de alimentação ATX de 20 pinos.Antes de vermos como foi o desempenho da RS485M-M, vamos primeiro dar uma olhada em suas principais características técnicas.
Principais Características
As principais características da ECS RS485M-M são:
- Soquete: AM2.
- Chipset: ATI Radeon Xpress 1100 (PCI Express x16, ATA-133), ponte norte RS485 e ponte sul SB460.
- Super I/O: ITE IT8716F.
- Gerador de Clock: ICS 951416
- IDE Paralela: Uma porta ATA-133.
- IDE Serial: Quatro portas SATA-150 com tecnologia NCQ controladas pela ponte sul SB460 (RAID 0 e 1).
- USB: 8 portas USB 2.0 (quatro soldadas diretamente na placa-mãe e quatro disponíveis através de cabo adaptador, que não acompanha a placa-mãe).
- Firewire (IEEE 1394a): Não.
- Som on-board: Controlado pela ponte sul SB460 em conjunto com o codec Realtek ALC655 (seis canais, resolução de 16 bits e relação sinal/ruído de 90 dB).
- Vídeo on-board: Sim, produzido pelo Radeon Xpress 1100 (motor gráfico Radeon X300).
- Rede on-board: Sim, Fast Ethernet (100 Mbps) controlada pelo chip Realtek RTL8100C.
- Buzzer: Sim.
- Fonte de alimentação: ATX12V v1.x (20 pinos) ou ATX12V v2.x (24 pinos).
- Slots: um slot PCI Express x16, um slot PCI Express x1 e dois slots PCI.
- Memória: Dois soquetes DDR-DIMM (máximo de 16 GB até DDR2-800/PC2-6400).
- Quantidade de CDs que acompanha a placa: 1 CD.
- Programas que acompanham a placa: Drivers e utilitários.
- Recursos extras: Nenhum.
- Mais informações: http://www.ecsusa.com
- Preço médio nos EUA*: US$ 67,50.
* Pesquisado em Shopping.com no dia da publicação deste teste. Este preço é apenas uma referência para comparação com outras placas. O preço no Brasil será sempre maior, pois devemos adicionar o câmbio, o frete e os impostos, além da margem de lucro do distribuidor e do lojista.
Como Testamos
Em nossos testes de desempenho usamos a configuração listada abaixo. Entre as nossas sessões de teste o único dispositivo diferente era a placa-mãe que estava sendo testada.
Configuração de Hardware
- Versão do BIOS: 1.0c – 19 de maio de 2006
- Revisão da placa: 1.0.
- Processador: Athlon 64 X2 5000+ (2,6 GHz) com 512 KB cache L2
- Cooler: AMD.
- Memória: Dois módulos PC8500 Corsair CM2X512-8500 com 512 MB cada, em configuração DDR2 Dual Channel (5-5-5-15).
- Disco Rígido: Maxtor DiamondMax 9 Plus (40 GB, ATA-133).
- Placas de Vídeo PCI Express: XFX GeForce 6200 TC 64 MB 64 bits, Leadtek GeForce 6200 128 MB 128 bits e XFX GeForce 7800 GTX
- Resolução de vídeo: 1024x768x32@85Hz.
- Fonte de alimentação: OCZ ModStream 520 W.
Configuração de Software
- Windows XP Professional instalado em NTFS.
- Service Pack 2.
- DirectX 9.0c.
Versão dos drivers utilizados
- Versão do driver ATI IGP: Catalyst 6.6.
- Versão do driver da nVidia: 84.21.
- Versão do driver de som: Realtek A3.86.
Programas de teste utilizados
- SYSmark2004 – Patch 2
- PCMark05 Professional 1.1.0
- 3DMark 2001 SE 3.3.0
- 3DMark03 3.6.0
- 3DMark05 1.2.0
- Quake III Arena 1.32
- Quake 4 1.2
Adotamos uma margem de erro de 3%. Com isso, diferenças de desempenho inferiores a 3% não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de desempenho seja inferior a 3% deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.
Desempenho Geral
Nós medimos o desempenho geral dessa placa-mãe utilizando o programa SYSmark 2004, que é um programa que simula a utilização de aplicativos reais, ou seja ele não é um programa de desempenho sintético. Dessa forma, consideramos este o melhor programa para medir, na prática, o desempenho de uma máquina.
Os testes se dividem em duas categorias:
- Criação de conteúdo Internet (Internet Content Creation): Simula a criação de uma página web avançada contendo texto, imagens, vídeos e animações. Para isso são utilizados os seguintes programas: Adobe After Effects 5.5, Adobe Photoshop 7.01, Adobe Premiere 6.5, Discreet 3ds Max 5.1, Macromedia Dreamweaver MX, Macromedia Flash MX, Microsoft Windows Media Encoder 9, McAfee VirusScan 7.0 e Winzip 8.1.
- Utilização de aplicativos populares (Office Productivity): Simula tarefas comuns em um escritório como uso de e-mails, criação de documentos e apresentações e uso de banco de dados. Para isso são utilizados os seguintes programas: Adobe Acrobat 5.05, Microsoft Office XP SP2, Internet Explorer 6.0 SP1, NaturallySpeaking 6, McAfee VirusScan 7.0 e Winzip 8.1.
O programa apresenta resultados específicos para cada bateria de testes, além de um resultado final. Todos os resultados estão em uma unidade própria do programa.
Rodamos este programa em dois cenários. Primeiro usando seu vídeo on-board. Em seguida, desabilitamos o seu vídeo on-board e instalamos uma GeForce 7800 GTX da XFX para compará-la com uma ASUS M2N32-SLI De Luxe, que é uma placa-mãe soquete AM2 topo de linha baseada no chipset nVidia nForce MCP 590 SLI. Nossa idéia era ver se esta placa-mãe teria o mesmo nível de desempenho de uma placa-mãe topo de linha quando instalamos uma placa de vídeo de alto desempenho nela.
Com o seu vídeo on-board habilitado, a ECS RS485M-M obteve o mesmo desempenho da ASUS M2N32-SLI De Luxe com uma GeForce 7800 GTX instalada.
Quando instalamos nossa GeForce 7800 GTX na placa-mãe testada, seu desempenho geral aumentou em 3,40%, fazendo com ela obtivesse um resultado geral 4,29% maior do que o da ASUS M2N32-SLI De Luxe. Neste cenário a placa-mãe testada foi 3,56% mais rápida na bateria de Criação de Conteúdo Internet e 5,14% mais rápida na utilização de aplicativos populares do que ASUS M2N32-SLI De Luxe.
Ficamos encucados com esses resultados e repetimos o teste com o SYSmark2004 novamente em ambas as placa-mãe, com o mesmo resultado. Falaremos mais sobre isto nas conclusões.
Desempenho de Processamento
Utilizando a mesma metodologia do teste anterior, nós medimos o desempenho de processamento através do programa PCMark05 Professional. Este programa fornece o resultado em uma unidade específica. Como o PCMark05 inclui o desempenho de vídeo em seu resultado, a placa-mãe com o melhor desempenho de vídeo terá uma pontuação mais alta neste teste.
Como não tínhamos nenhuma outra placa-mãe AM2 com vídeo on-board para incluir nesta comparação, não podemos comparar diretamente os resultados obtidos pela RS485M-M com vídeo on-board habilitado com o de placas-mãe usando placas de vídeo avulsas.
Quando instalamos uma GeForce 7800 GTX na ECS RS485M-M ela obteve o mesmo desempenho da ASUS M2N32-SLI De Luxe com a mesma placa de vídeo instalada, o que significa que você obterá o mesmo desempenho de uma placa-mãe todo de linha instalando uma placa de vídeo avulsa nesta placa-mãe da ECS.
Desempenho 3D: 3DMark2001 SE
Para avaliar o desempenho 3D da Radeon Xpress 1100 instalamos duas placas de vídeo de baixo custo na ECS RS485M-M: a GeForce 6200 TurboCache com 64 MB e 64 bits (XFX) e a GeForce 6200 com 128 MB e 128 bits (Leadtek).
Nós também instalamos uma placa de vídeo de alto desempenho, a GerForce 7800 GTX, e comparamos seu desempenho com uma placa-mãe topo de linha (ASUS M2N32-SLI De Luxe) com a mesma placa de vídeo instalada.
Nós rodamos vários programas, como você verá nas próximas páginas.
O primeiro deles, o 3DMark2001 SE, mede o desempenho 3D através de simulações DirectX 8.1, e os resultados você confere abaixo (nós rodamos este programa em sua configuração padrão). Todas as placas de vídeo listadas foram instaladas na ECS RS485M-M.
No 3DMark2001 SE o vídeo on-board produzido pelo Radeon Xpress 1100 perdeu para as duas placa de vídeo PCI Express de baixo custo: a GeForce 6200 TC (64 MB, 64 bits) foi 54,58% mais rápida e a GeForce 6200 (128 MB, 128 bits) foi 133,24% mais rápida do que o vídeo on-board da placa-mãe testada.
Quando instalamos uma GeForce 7800 GTX na placa testada, uma surpresa: ela foi 8% mais rápida do que a ASUS M2N32-SLI De Luxe com a mesma placa de vídeo instalada. Falaremos mais sobre isto nas conclusões.
Desempenho 3D: 3DMark03
Nós seguimos a mesma metodologia descrita na página anterior, mas desta vez rodando o 3Dmark03. Tenha em mente que o 3DMark03 simula jogos DirectX 9.0, que é totalmente suportado pelo Radeon Xpress 1100.
Os resultados do nosso teste de desempenho você confere abaixo. Todas as placas de vídeo listadas foram instaladas na ECS RS485M-M.
Neste teste o vídeo on-board produzido pelo Radeon Xpress 1100 perdeu para as duas placas de vídeo PCI Express de baixo custo que instalamos: a GeForce 6200 TC (64 MB, 64 bits) foi 63,27% mais rápida e a GeForce 6200 (128 MB, 128 bits) foi 70,43% mais rápida do que o vídeo on-board da placa-mãe testada.
Quando instalamos uma GeForce 7800 GTX na placa testada, ela obteve o mesmo nível de desempenho da ASUS M2N32-SLI De Luxe com a mesma placa de vídeo instalada.
Desempenho 3D: 3DMark05
Novamente seguimos a mesma metodologia descrita anteriormente, mas desta vez rodando o 3DMark05. O 3DMark05 mede o desempenho simulando jogos escritos para o DirectX 9.0c, ou seja, usando o modelo Shader 3.0. Este modelo de programação é usado por jogos mais modernos, mas não é suportado pelo Radeon Xpress 1100.
Não é justo utilizar este programa para determinar o desempenho 3D de chipsets com vídeo on-board, já que eles apresentam desempenho bem baixo neste teste. Mas nós o usamos de qualquer forma para vermos como a ECS RS485M-M se comporta usando uma placa de vídeo de verdade neste teste.
Os resultados do nosso teste de desempenho você confere abaixo. Todas as placas de vídeo listadas foram instaladas na ECS RS485M-M.
Neste teste o vídeo on-board produzido pelo Radeon Xpress 1100 mais uma vez perdeu para as duas placas de vídeo PCI Express de baixo custo que instalamos: a GeForce 6200 TC (64 MB, 64 bits) foi 73,95% mais rápida e a GeForce 6200 (128 MB, 128 bits) foi 145,02% mais rápida do que o vídeo on-board da placa-mãe testada.
Quando instalamos uma GeForce 7800 GTX na placa testada ela obteve o mesmo nível de desempenho da ASUS M2N32-SLI De Luxe com a mesma placa de vídeo instalada.
Desempenho 3D: Quake III
Nós usamos o demo four disponível na versão 1.32 do Quake III para fazer nosso teste com este jogo. Rodamos este teste três vezes na resolução de 1024x768x32 com todos os recursos de aumento de qualidade de imagem habilitados e desprezamos os valores de menor e maior desempenho, isto é, dos três valores anotados, aproveitamos o resultado com valor intermediário.
Os resultados do nosso teste de desempenho você confere abaixo. Todas as placas de vídeo listadas foram instaladas na ECS RS485M-M.
Neste teste o vídeo on-board produzido pelo Radeon Xpress 1100 mais uma vez perdeu para as duas placas de vídeo PCI Express de baixo custo que instalamos: a GeForce 6200 TC (64 MB, 64 bits) foi 97,10% mais rápida e a GeForce 6200 (128 MB, 128 bits) foi 157,57% mais rápida do que o vídeo on-board da placa-mãe testada.
Desta vez quando instalamos uma GeForce 7800 GTX na placa testada ela não obteve o mesmo nível de desempenho da ASUS M2N32-SLI De Luxe com a mesma placa de vídeo instalada: a placa da ASUS foi 28,34% mais rápida.
Desempenho 3D: Quake 4
O Quake 4 é um jogo muito pesado que usa o mesmo motor do Doom 3. Nós usamos o id_demo001 disponível na versão 1.2 do Quake 4 para fazer nosso teste com este jogo. Nós rodamos este demo quatro vezes na resolução de 1024x768x32 e com os recursos de aumento de qualidade de imagem em “low”. Os resultados mostrados no gráfico são médias aritméticas dos dados coletados. Os resultados estão em quadros por segundo. Para mais informações sobre como usar o Quake 4 para testar o desempenho do micro, leia nosso tutorial sobre o assunto.
Neste teste o vídeo on-board produzido pelo Radeon Xpress 1100 mais uma vez perdeu para as duas placas de vídeo PCI Express de baixo custo que instalamos: a GeForce 6200 TC (64 MB, 64 bits) foi 129,67% mais rápida e a GeForce 6200 (128 MB, 128 bits) foi 359,61% mais rápida do que o vídeo on-board da placa-mãe testada.
Desta vez quando instalamos uma GeForce 7800 GTX na placa testada ela não obteve o mesmo nível de desempenho da ASUS M2N32-SLI De Luxe com a mesma placa de vídeo instalada: a placa da ASUS foi 8,71% mais rápida.
Overclock
A ECS RS485M-M tem apenas algumas poucas opções para overclock, o que é normal para uma placa-mãe simples.
Opções de overclock da ECS RS485M-M (versão do BIOS: 1.0c – 19 de maio de 2006) são:
- Clock base (HTT clock): pode ser ajustada de 200 a até 500 MHz em incrementos de 1 MHz.
- Clock do vídeo on-board: Auto ou 200/250/266/300/333/350 MHz.
Como você pode ver, esta placa-mãe não tem opções avançadas para overclock, como ajustes na tensão de alimentação do processador. Por outro lado, ela permite que você aumente o clock do vídeo (o clock padrão do Radeon Xpress 1100 é de 300 MHz) e tem ainda muitas opções para o ajuste da memória, como você pode ver na Figura 5.
clique para ampliar
Figura 5: Configurações de memória disponíveis na ECS RS485M-M.Com esta placa-mãe fomos capazes de configurar o clock base de nosso processador Athlon 5000+ para trabalhar a até 218 MHz, fazendo com que seu clock interno fosse de 2.834 MHz, um aumento de 9% em relação ao clock padrão. Com este overclock o desempenho no Quake 3 aumentou em 3,21% e no PCMark05 o aumento foi de 4,69%. Conseguimos configurar o clock base até 220 MHz, mas o micro ficou instável.
Conclusões
Esta é uma placa-mãe soquete AM2 de baixo custo, claramente voltada para os novos processadores Sempron soquete AM2. Analisando suas características técnicas e desempenho, não recomendados que ela seja usada com um Athlon 64, pelo menos enquanto os modelos do Athlon 64 disponíveis para soquete AM2 estiverem custando acima dos US$ 100 nos EUA.
Esta placa-mãe rodará jogos antigos com um desempenho satisfatório, apesar de não ser boa o suficiente para rodar jogos mais novos. Na verdade, nenhuma placa-mãe com vídeo on-board rodará jogos atuais de maneira aceitável. Seu vídeo on-board é pior do que a GeForce 6200 TurboCache 64 MB e 64 bits, que é uma das placas de vídeo com menor desempenho do mercado.
A boa notícia é que você pode, no futuro, desabilitar seu vídeo on-board e instalar uma placa de vídeo avulsa em seu slot PCI Express x16. Na verdade, esta placa-mãe obteve um desempenho muito bom quando instalamos uma GeForce 7800 GTX nela, superando até mesmo a ASUS M2N32-SLI De Luxe em alguns testes.
Nós estávamos intrigados como a ECS RS485M-M poderia obter um desempenho melhor do que a ASUS M2N32-SLI De Luxe quando instalamos esta placa de vídeo no SYSmark2004 e no 3DMark2001 SE. Verificamos toda a configuração, certificando se o seu clock base estava realmente configurado como 200 MHz (em algumas placas-mãe o clock base do processador é configurado com um valor maior do que 200 MHz – 201 MHz, por exemplo – quando você configura o clock base como “auto” no setup do micro). Tudo estava configurado corretamente.
Apesar desta placa-mãe ter obtido um resultado melhor nesses dois programas, no Quake III e Quake 4 a placa-mãe da ASUS foi mais rápida, mostrando quem é realmente uma placa-mãe topo de linha. Em outros programas as duas placas-mãe obtiveram o mesmo nível de desempenho.
Falando a respeito de suas especificações, sentimos falta do suporte ao SATA-300 e mais opções de overclock.
A ECS RS485M-M podia ser encontrada custando entre US$ 65 e US$ 70 nos EUA no dia da publicação deste teste. Ela pode ser encontrada na Newegg.com sendo vendida por US$ 45, um excelente preço, ideal para ser usada com um processador Sempron soquete AM2.
Se você quer montar um computador simples e de baixo custo usando um processador Sempron soquete AM2, esta placa-mãe é uma ótima escolha, já que permite que você faça um upgrade em seu processador para um Athlon 64 soquete AM2 no futuro sem ter de trocar a placa-mãe, além de permitir que você instale uma placa de vídeo avulsa assim que ficar cansado do baixo desempenho do seu vídeo on-board.
Esta placa-mãe é ainda uma ótima opção para micros usados em escritórios baseados nos processadores Sempron soquete AM2.
Por causa da sua excelente relação custo/benefício para o mercado de baixo custo, esta placa da ECS recebe o nosso selo de “Produto Recomendado Clube do Hardware”.
Mas como dissemos, se você esta disposto a montar uma máquina baseada no Athlon 64, recomendamos que você compre uma placa-mãe melhor, especialmente pelo fato desta placa não ter suporte ao SATA-300.
Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1255
© 1996-2008, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.
Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.