Como Remover a Mensagem “Esta Cópia do Windows não é Original”
28/08/2006 às 11h27min por Gabriel Torres em Windows

Introdução

No final de junho de 2006 a Microsoft lançou uma atualização para o Windows chamada “Notificação das Vantagens do Windows Original” ou “Windows Genuine Advantage Notification” ou ainda WGA. Esta atualização faz com que apareça uma mensagem “Esta Cópia do Windows não é Original” tanto na tela de abertura do Windows quanto na barra de ferramentas do Windows, perto do relógio, caso o seu Windows tenha um número de série inválido. Neste tutorial ensinaremos a você como remover esta mensagem e o que fazer para que ela não apareça novamente.

Esta mensagem passa a aparecer depois que você instala em seu micro a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification), o que é normalmente feito de forma automática através do recurso de atualizações automáticas do Windows. Após seu micro ser atualizado com esta atualização, a janela da Figura 1 aparece após o micro ser reiniciado.

Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software
Figura 1: A Notificação das Vantagens do Windows Original acabou de ser instalada.

Em seguida, a janela da Figura 2 aparecerá sempre em que você carregar o seu Windows: “Você pode ter sido vítima de falsificação de software”, obrigando você a clicar em “Solucionar Depois” para conseguir entrar no Windows.

Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software
Figura 2: Janela “Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software”. Clique em Solucionar Depois.

No canto inferior direito da tela de abertura do Windows aparecerá a mensagem mostrada na Figura 3.

Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software
Figura 3: Mensagem “Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software”.

Dentro do Windows, a mensagem mostrada na Figura 4 passa a aparecer.

Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software
Figura 4: Mensagem “Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software”.

Remover esta mensagem é relativamente fácil, basta baixar e rodar um programinha chamado RemoveWGA.

O problema, no entanto, é que não basta rodar o programa. Se você não modificar a configuração das atualizações automáticas do Windows o sistema irá instalar novamente a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification), fazendo com que esta mensagem volte. Na próxima página mostramos como isso deve ser feito.

Impedindo a Mensagem de Aparecer Novamente

Para impedir que a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification) seja instalada novamente, faça o seguinte.

Clique no ícone Sistema do Painel de Controle e selecione a guia Atualizações Automáticas. Nesta janela mude a configuração das atualizações automáticas para a terceira opção, “Avisar, mas não fazer download nem instalá-las automaticamente”, ver Figura 5. Clique em Ok.

Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software
Figura 5: Modificando a configuração das atualizações automáticas.

Agora sempre que o seu Windows precisar ser atualizado, um pequeno ícone de um escudo amarelo será mostrado ao lado do relógio do Windows. Você precisará dar um duplo clique neste ícone sempre em que ele aparecer, para que você possa atualizar o seu Windows. Ou seja, a atualização agora passa a ser manual, com o seu Windows avisando sempre que uma nova atualização está disponível.

Um dia a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification) vai aparecer como sendo necessária ao seu micro. Quando isso ocorrer, desmarque-a, como mostrado na Figura 6, e clique em Fechar.

Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software
Figura 6: Impedindo a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification) de ser instalada.

Em seguida aparecerá uma janela de confirmação, marque a opção “Não me avisar sobre essas atualizações novamente”. Isso fará com que o seu Windows nunca mais te avise sobre a necessidade de se instalar a “Notificação das Vantagens do Windows Original”. Clique em Ok e você estará livre de uma vez por todas das mensagens das vantagens do Windows original.

Esta Cópia do Windows não é Original, Você pode ter sido vítima de falsificação de software
Figura 7: O Windows nunca mais avisará sobre a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification).

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Remover-a-Mensagem-Esta-Copia-do-Windows-nao-e-Original/1268

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.