Gabinete Chieftec BA-01B-B-B
Por Rafael Otto Coelho em 21 de dezembro de 2006
Introdução
No início desta semana publicamos o teste do gabinete Chieftec BH-01B-B-B. Se você gostou dele, prepare-se para conhecer o seu "irmão maior", o BA-01B-B-B, que é um gabinete muito semelhante ao BH-01B-B-B, exceto por uma diferença: ele é enorme!
clique para ampliar
Figura 1: O Chieftec BA-01B-B-B.Com 650 mm de altura (contra os 440 mm do BH), ele possui impressionantes seis baias para unidades de 5 1/4" (unidades ópticas, principalmente) e nada menos do que oito baias internas para discos rígidos. Claramente este gabinete é voltado ao mercado de estações de trabalho de alto desempenho e servidores de pequeno e médio porte (visto que servidores profissionais usam o padrão de gabinete em "rack"). Mas obviamente o usuário "gamer" também poderá usá-lo sem problemas, especialmente se usar arranjos RAID.
clique para ampliar
Figura 2: Lateral esquerda do BA-01B-B-B.Na Figura 2 podemos ver que a furação da lateral esquerda é idêntica a do BH-01B-B-B, composta de uma entrada de ar para a refrigeração dos discos rígidos e de espaços para a instalação de duas ventoinhas de 90 mm (uma para refrigerar o processador e outra direcionada para a placa de vídeo).
Assim como seu "irmão menor", ele não possui janela transparente. A pintura do modelo que testamos é preta, porém existem modelos de outras cores.
clique para ampliar
Figura 3: Lateral direita.Mais Detalhes
A porta frontal não corresponde a toda a altura do gabinete como ocorre no modelo menor, mas sim "apenas" à parte superior, onde encontram-se as baias para unidades ópticas e de disquetes, além dos botões de power e reset.
clique para ampliar
Figura 4: Chieftec BA-01B-B-B com a porta aberta.Na Figura 5 podemos ver que a tampa da parte frontal inferior pode ser removida para a limpeza do filtro de ar. Novamente sentimos falta dos filtros nas entradas de ar da lateral esquerda do gabinete.
clique para ampliar
Figura 5: Gabinete sem a grade frontal.Na traseira temos uma boa idéia da altura deste gabinete. Além do fato de a posição da fonte ser mais distante da placa-mãe do que nos gabinetes comuns, notamos também o grande espaço que há acima da fonte, veja na Figura 6.
clique para ampliar
Figura 6: Visão traseira do gabinete testado.Infelizmente o fabricante perdeu uma ótima oportunidade para dar ao usuário a liberdade de instalar uma segunda fonte de alimentação neste espaço extra, que pode ser necessária em um micro onde a pessoa realmente instale oito discos rígidos e mais seis unidades ópticas. A Chieftec destinou esse grande espaço extra apenas para a instalação de uma segunda ventoinha exaustora de 120 mm. Uma segunda fonte pode ser instalada, mas isso exigirá uma adaptação (corte) na traseira do gabinete. Esse espaço, porém, pode tranquilamente ser utilizado para a instalação de um sistema de refrigeração a água (watercooler) interno.
A lateral esquerda é fixa com dois parafusos do tipo "thumbscrew", que não necessitam de chaves de fendas para serem colocados ou removidos. A porta lateral, porém, dispensa esses parafusos, pois além de ser fechada por meio de um prático trinco ainda pode ser trancada com uma chave que acompanha o gabinete.
Visão Interna
Com a tampa lateral do gabinete removida podemos ter uma idéia mais clara de todo o espaço disponível no BA-01B-B-B, como você pode ver na Figura 7.
clique para ampliar
Figura 7: Por dentro do gabinete Chieftec BA-01B-B.As oito baias destinadas aos discos rígidos usam a mesma excelente solução do gabinete BH, com trilhos de correr que permitem a instalação das unidades sem a necessidade de parafusos. Esse sistema é semelhante ao que já vimos no gabinete Leadership X-Transformer, porém melhor pois os suportes ficam fixos no lugar mesmo quando não estamos usando a baia, não precisando ficar guardados em outro lugar onde podem ser extraviados. Todavia, temos também o mesmo problema: você não conseguirá usar um adaptador que transforme discos ATA em SATA. Mas como hoje em dia o uso desses adptadores é bem raro, isso não é motivo de preocupação.
clique para ampliar
Figura 8: Baias para discos rígidos.As baias de 5 1/4" para instalação de unidades ópticas também não precisam de parafusos: basta colocar na unidade a ser instalada nos quatro suportes e colocar a unidade pela frente do gabinete, pois esses suportes vão correr dentro dos trilhos existentes no gabinete e travar no final. Não há necessidade de remover a frente do gabinete, apenas abrir a porta frontal e remover a tampa da baia, tarefa muito fácil nesse gabinete.
clique para ampliar
Figura 9: Baias de 5 1/4".Um fato interessante é que esses suportes (semelhantes a parafusos com a cabeça redonda) não precisam ficar guardados numa gaveta ou em outro lugar onde podem extraviar-se: eles ficam presos ao próprio gabinete, em uma posição de fácil acesso (veja na Figura 10). Nesse "porta parafusos" também encontram-se mais dois parafusos "thumbscrew" de reserva.
clique para ampliar
Figura 10: Suportes para as unidades de 5 1/4".Instalamos uma placa-mãe e uma fonte dentro do BA-10B-B-B para você ter uma idéia de seu colossal tamanho, veja na Figura 11. Há espaço de sobra para cabos e placas, de forma que a ventilação não é prejudicada.
clique para ampliar
Figura 11: Gabinete testado com a placa-mãe instalada.Principais Características
As principais características do gabinete Chieftec BH-01B-B-B são:
- Dimensões: 530 x 205 x 650 mm (P x L x A).
- Peso: Aproximadamente 19 Kg sem fonte nem embalagem.
- Baias externas para dispositivos de 5 ¼”: Seis.
- Baias externas para dispositivos de 3 ½ ”: Duas.
- Baias internas para dispositivos de 3 ½ ”: Oito.
- Portas: Duas portas USB, uma porta Firewire e conectores de microfone e saída de som no painel frontal.
- Ventilação: Espaço para duas ventoinhas de 120 mm e cinco de 90 mm (não incluídas).
- Recursos Extras: Pezinhos escamoteáveis, instalação de unidades ópticas e discos rígidos sem ferramentas, lateral e porta frontal com trava por chave, fixação de placas de expansão sem parafusos.
- Mais informações: www.chieftec.com.
- Distribuidor no Brasil: www.waz.com.br.
- Preço médio: Seu preço para o consumidor no Brasil fica em torno de R$ 450,00.
Conclusões
Assim como o gabinete Chieftec BH-01B-B-B, o BH-01B-B-B tem uma excelente qualidade de construção e um projeto muito prático no quesito instalação de unidades de disco e placas de expansão. O visual também segue o mesmo padrão, bastante sóbrio e visando acima de tudo o bom desempenho térmico. Não existem detalhes chamativos, luzes coloridas ou partes transparentes.
Dessa forma, fica claro que o BA-01B-B-B é um gabinete voltado para a montagem de servidores de médio porte ou estações de trabalho de alto desempenho, que necessitem de uma grande quantidade de unidades de disco, especialmente se arranjo RAID forem usados. Se para muitos usuários, ele não é uma boa opção, pelo seu tamanho e peso exagerado, mas para quem procura de espaço interno, praticidade e qualidade, ele é uma solução ideal, principalmente por conta do custo relativamente baixo para essa categoria de gabinete.
Dessa forma, o Chieftec BA-01B-B-B leva o selo de "Produto Recomendado" do Clube do Hardware.
Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1317
© 1996-2008, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.
Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.