Teste do Gabinete HTPC de Acrílico da Sunbeamtech
Por Gabriel Torres e Cássio Lima em 22 de outubro de 2008
Introdução
Muitas pessoas gostam da idéia de ter um gabinete totalmente transparente e com a popularização dos HTPCs (Home Theater PCs, ou seja, computadores conectados a um sistema de home theater para tocar filmes e músicas) a Sunbeamtech lançou um gabinete HTPC de acrílico. Como o calor é uma das principais preocupações na hora de montar um micro em um gabinete de acrílico (o acrílico não consegue dissipar o calor, ao contrário do do aço e do alumínio), o gabinete HTPC de acrílico da Sunbeam tem quatro ventoinhas de 80 mm. Vamos dar uma boa olhada neste gabinete e ver se ele é um bom produto.
A Sunbeamtech oferece seu gabinete HTPC de acrílico em duas versões: uma totalmente transparente com acrílico não-reagente a raios ultravioletas (HTPC-T) e outra com acrílico azulado reagente a raios ultravioletas (HTPC-HUVB), que foi o modelo que testamos.
Apesar de o resultado final ser muito bonito, o acrílico é um material complicado. Ele arranha ou quebra com facilidade e tende a deixar o computador mais quente se comparado com gabinetes de aço ou alumínio, já que ele não dissipa o calor com facilidade.
Para evitar arranhões ou quebras durante o transporte os gabinetes de acrílico vêm desmontados. Portanto você terá de montar seu próprio gabinete e por conta disso todo o processo de montagem do seu micro levará mais tempo (pelo menos uma hora a mais). Se você não gosta de montar kits este gabinete não é para você. Mas se você é um nerd que adorava montar kits Revell quando era criança você vai adorar este gabinete.
Na Figura 1 você pode ver a caixa do gabinete – que é muito menor do que caixas usadas por gabinetes convencionais – e nas Figuras 2 e 3 você pode ver todas as peças que vêm dentro da caixa, ou seja, o gabinete desmontado.
clique para ampliar
Figura 1: Gabinete dentro da caixa.
clique para ampliar
Figura 2: Peças de acrílico.
clique para ampliar
Figura 3: Acessórios.Este gabinete vem com duas chaves de fendas para ajudá-lo no processo de montagem. Um par de luvas também foi incluído para evitar que você deixe impressões digitais espalhadas pelo gabinete durante a sua montagem.
O processo de montagem é similar ao do gabinete Sunbeamtech de 9 Baias de Acrílico que testamos há alguns meses. Na verdade nós achamos a montagem deste gabinete mais fácil do que a do outro gabinete de acrílico da Sunbeamtech e não tivemos nenhum problema. Por causa disso não falaremos de todos os passos necessários para montar este gabinete. Na próxima página mostraremos este gabinete já montado.
A única coisa que aconteceu conosco foi que o painel traseiro veio rachado. Mas este é o risco que você corre na hora de comprar um gabinete de acrílico. Caso isto aconteça com você, simplesmente devolva o produto para receber outro intacto.
O Gabinete HTPC de Acrílico da Sunbeamtech
Nas figuras abaixo você tem uma visão geral deste gabinete montado. Ele vem com quatro ventoinhas de 80 mm que brilham em azul quando ligadas. Duas delas estão instaladas no painel frontal, refrigerando os discos rígidos, uma está instalada no meio do gabinete e pode ser movida de lugar (ou seja, você pode decidir onde é a melhor posição para esta ventoinha dependendo dos componentes que você tem no micro), e a outra ventoinha está instalada no painel traseiro.
Você tem que prestar atenção na hora de montar o gabinete para que as ventoinhas sejam instaladas em suas posições corretas (direção correta do fluxo de ar). Todas as ventoinhas devem jogar o ar da parte frontal para a parte traseira do gabinete. Caso você inverta qualquer uma delas você poderá ter problemas de superaquecimento. As ventoinhas que vêm com este gabinete puxam o ar dos seus “lados abertos” para os lados que têm alguns suportes plásticos que seguram a armação da ventoinha. Todas as ventoinhas deve ser instaladas com o lado que tem esses suportes voltados para a parte traseira do gabinete.
Todas as ventoinhas usam um conector de três pinos (vindo também com adaptadores de 4 pinos) permitindo a você conectá-las na placa-mãe para monitorar suas velocidades de rotação.
clique para ampliar
Figura 4: Gabinete HTPC de Acrílico da Sunbeamtech.
clique para ampliar
Figura 5: Gabinete HTPC de Acrílico da Sunbeamtech.Como você pode ver este gabinete é grande o bastante para a instalação de placas ATX. Vários gabinetes HTPC de modo a serem menores suportam apenas a instalação de placas-mães microATX.
O painel com os conectores de áudio e as portas USB pode ser visto na Figura 6. As duas portas USB estão muito próximas uma da outra o que impede você de instalar dois dispositivos USB “gordinhos” ao mesmo tempo.
Este gabinete não vem com um leitor de cartões de memória, recurso normalmente encontrado em gabinetes HTPC. Por outro lado, isto faz com que este gabinete seja mais barato do que outras soluções HTPC.
clique para ampliar
Figura 6: Painel frontal.Finalmente na Figura 7 nós temos o painel traseiro. Não há nada fora do convencional aqui: você pode ver a ventoinha traseira de 80 mm e os sete slots de expansão.
clique para ampliar
Figura 7: Painel traseiro.Por Dentro do Gabinete
Falar sobre o interior de um gabinete que é transparente parece engraçado, mas nós queremos mostrar a você dois detalhes. Primeiro o painel traseiro visto do interior do gabinete (Figura 8). Nenhum tipo de mecanismo que dispensa o uso de parafusos ou parafusos de dedo são usados para a instalação das placas de expansão no gabinete.
clique para ampliar
Figura 8: Painel traseiro visto de dentro do gabinete.Na Figura 9 você pode ver a ventoinha central, que está fisicamente instalada no painel superior. Como mencionamos, você pode movê-la para obter o melhor fluxo de ar dependendo dos componentes que você tem no micro.
clique para ampliar
Figura 9: Ventoinha central.As Baias dos Discos
Este gabinete tem duas baias externas de 5 ¼”, uma baia externa de 3 ½” e oito baias internas de 3 ½” para discos rígidos, em duas gaiolas. Como mencionamos, este gabinete não vem com um leitor de cartões de memória e você provavelmente irá querer adicionar um na baia externa de 3 ½”. Você pode incluir um nono disco rígido na baia externa de 3 ½” caso você não tenha uma unidade de disquete ou um leitor de cartões de memória, mas como os furos usados por unidades de disquete ficam em uma posição diferente, você só poderá usar dois parafusos no disco rígido, não quatro como seria o correto.
clique para ampliar
Figura 10: Baias das unidades de disco vistas de dentro do gabinete.Na Figura 11 você pode ver as duas gaiolas para os discos rígidos fora do gabinete.
clique para ampliar
Figura 11: Gaiolas dos discos rígidos.Principais Especificações
As principais características do gabinete HTPC de Acrílico da Sunbeamtech são as seguintes:
- Aplicação: ATX e padrões menores derivados deste.
- Material: Acrílico.
- Fonte de alimentação: Não vem com o produto.
- Cores disponíveis: Transparente (HTPC-T) ou azulada (HTPC-HUVB).
- Dimensões: 19,5 cm x 44 cm x 47,5 cm (A x L x P).
- Peso líquido: 4,8 Kg.
- Peso bruto: 5,6 Kg.
- Baias: Duas baias externas de 5 ¼”, uma baia externa de 3 ½” e oito baias internas de 3 ½” em duas gaiolas.
- Slots de expansão: Sete.
- Ventoinhas: Duas ventoinhas de 80 mm frontais, uma ventoinha de 80 mm central e outra ventoinha traseira de 80 mm (que brilham em azul quando ligadas).
- Mais informações: http://www.sunbeamtech.com
- Preço médio nos EUA*: US$ 70.
* Pesquisado no Newegg.com no dia da publicação desse teste.
Conclusões
O gabinete HTPC de Acrílico da Sunbeamtech é 100% transparente e voltado aos usuários que querem montar um micro HTPC com um visual diferente. Seu visual, no entanto, não agradará a todos. Alguns o acharão “irado”, enquanto outros o acharão feio para um gabinete que será instalado na sala de TV. Aqui está um resumo do que achamos deste produto.
Pontos Fortes
- Excelente material.
- Excelente relação custo/benefício.
- Excelente ventilação com quatro ventoinhas de 80 mm.
- Muito leve.
- Uma maravilha para os usuários do tipo “faça você mesmo”.
- Impressionante quantidade de baias para discos rígidos (oito) que certamente agradará até mesmo os usuários mais exigentes.
Pontos Fracos
- Você terá de ser muito cuidados para não quebrar ou arranhar este gabinete.
- Requer tempo extra para você montar o gabinete, aumentando o tempo de montagem do micro em pelo menos uma hora.
- Não tem leitor de cartões de memória, recurso normalmente encontrado em gabinetes HTPC (por outro lado isto faz com que este gabinete seja mais barato).
- Não possui mecanismos que dispensam o uso de parafusos ou parafusos de dedo para a instalação de placas de expansão, unidades ópticas ou discos rígidos.
- Nenhum mecanismo anti-vibração foi usado para os discos rígidos, o que é um recurso desejável em gabinetes do tipo HTPC.
- Poderia ter filtros de poeira nas ventoinhas.
- As duas portas USB estão muito próximas uma da outra, impedindo a instalação de dispositivos USB “gordinhos” ao mesmo tempo.
Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Gabinete-HTPC-de-Acrilico-da-Sunbeamtech/1577
© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.
Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.