Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
05/01/2006 às 12h50min por Gabriel Torres em Redes

Introdução

Você pode montar sua própria rede facilmente com a utilização de um pequeno roteador. Com esse dispositivo você pode automaticamente compartilhar sua conexão com a Internet entre todos os computadores da sua rede, bem como compartilhar arquivos e impressoras. Já que os roteadores também funcionam como um firewall baseado em hardware, ele é também a maneira mais segura de conectar sua rede à Internet. A instalação é realmente muito rápida e você pode literalmente montar sua própria rede em apenas alguns minutos. Neste tutorial mostraremos a você como montar sua própria rede usando um roteador..


Figura 1: Um roteador de banda larga típico.

O que é um roteador? Além do nome sugestivo, o roteador é um dispositivo que integra várias outras características:


Figura 2: Porta paralela em um roteador com o recurso de servidor de impressão.

Instalação

Tudo o que você precisa para montar sua rede usando um roteador é o roteador, claro, que atualmente é realmente barato (eles custam algo entre R$ 120 e R$ 200 dependendo da marca e dos recursos extras), um cabo de rede pino-a-pino para cada computador que você deseja conectar na rede (este cabo pode ser comprado já pronto e é chamado UTP, Unshielded Twisted Pair, isto é, par trançado sem blindagem; você deve comprar um cabo Cat 5, que geralmente é azul ou cinza) e, é claro, uma conexão banda larga com a Internet (cabo ou ADSL).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 3: Cabo de rede típico.

Seu modem banda larga (cabo ou ADSL) será conectado na porta chamada “WAN” do roteador, enquanto todos os outros computadores serão conectados nas outras portas disponíveis no roteador, geralmente chamadas “LAN”. Se você precisar de mais portas, compre um switch externo e conecte-o a uma das portas LAN disponíveis no roteador. Você precisará conectar a outra ponta dos cabos nas placas de rede localizada nos computadores, é claro. Atualmente todos os computadores possuem uma porta de rede integrada à placa-mãe (“rede on-board”). Se você tem um computador antigo sem esta característica, precisará comprar e instalar uma placa de rede (também chamada placa de rede 10/100 ou placa de rede Ethernet).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 4: Como conectar seu roteador banda larga.

O botão “uplink” precisa estar desabilitado. Este botão é usado quando você usa um tipo diferente de cabo, chamado cross-over, que não é o caso. O botão reset pode ser útil em algumas situações de reparo. Como você pode ver, você precisa conectar seu roteador à fonte de alimentação que vem com ele.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 5: Exemplo de uma porta de rede em um PC.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 6: Exemplo de uma porta de rede em um notebook.

Você não precisa se preocupar em instalar o cabo de rede no conector errado: o plugue de rede (que é chamado RJ-45) só se encaixa na placa de rede.

Após conectar os cabos, ligue o seu modem banda larga, seu roteador e um dos computadores para acessar o painel de configuração do roteador. Você precisará fazer algumas configurações básicas – por exemplo, escolher o tipo de conexão que você tem, cabo ou ADSL.

Configurando os Computadores

Todos computadores na sua rede precisam ser configurados para obter suas configurações de rede automaticamente do servidor DHCP (que é o seu roteador). Esta é uma configuração padrão do Windows, mas é sempre bom conferir para verificar se os seus computadores estão configurados corretamente.

Para configurar seus computadores, clique em Iniciar, Configurações, Conexões de Rede. Uma tela parecida coma a mostrada na Figura 7 aparecerá. Dê um duplo clique na placa de rede que está conectada ao roteador.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 7: Conexões de rede.

Na tela que será mostrada (Figura 8), clique em Propriedades. A tela mostrada na Figura 9 aparecerá. Dê um duplo clique em Protocolo TCP/IP e a tela da Figura 10 será mostrada.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Figura 8: Status da conexão de rede. Você deve clicar no botão Propriedades.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Figura 9: Propriedades da placa de rede.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Figura 10: Configuração TCP/IP.

Nesta tela você deve selecionar “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”. Isto fará com que seu computador pergunte ao seu roteador que configurações ele deverá usar. Não esqueça de clicar no botão OK para que as alterações sejam efetivadas.

Agora que seus computadores já estão corretamente configurados, você deve configurar seu roteador.

Configurando o Roteador – O Básico

A primeira coisa que você precisa saber é o endereço IP do seu roteador para ter acesso às suas opções de configuração. Esta informação está escrita em seu manual. Geralmente os endereços IP utilizado são 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1. Carregue o seu navegador de Internet e abra http://[endereço IP aqui]. O endereço IP do roteador usado em nossos exemplo era 192.168.1.1, então tivemos que abrir http://192.168.1.1. Claro que você precisa alterar isto de acordo com o endereço IP usado pelo seu roteador.

Todas opções de configurações variam de acordo com o modelo do roteador. Por isso, talvez você não encontre opções que estão descritas aqui com o mesmo nome, mas elas existirão, já que estamos falando apenas das opções básicas.

Geralmente a primeira página de configuração pede para você escolher entre a instalação rápida e a instalação avançada. Apesar da instalação rápida ser a melhor maneira para configurar sua rede em menos de cinco minutos, a primeira configuração você deve fazer é dentro da instalação avançada: configurar uma senha para seu roteador.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 11: Tela de configuração inicial do roteador.

Como você pode ver, a tela de configuração do seu roteador é acessada de qualquer computador na sua rede. Apesar disto não ser uma preocupação em redes pequenas, a tela de configuração do roteador pode ser acessada de qualquer computador localizado na Internet. Por exemplo, digamos que o seu endereço IP verdadeiro seja 69.69.69.69 (o endereço IP que seu provedor atribuiu para seu modem). Qualquer computador na Internet pode acessar as configurações do seu roteador simplesmente abrindo um navegador de Internet e digitando http://69.69.69.69. Este recurso pode ser desabilitado em alguns roteadores. No entanto, este é um recurso muito interessante, pois você pode reparar ou reconfigurar sua rede do escritório ou de casa de qualquer computador no mundo. Fica ao seu critério habilitar ou desabilitar este recurso, dependendo se você for usá-lo ou não.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 12: Configurando a senha do administrador.

Em nosso roteador esta configuração é feita em Advanced Setup, System, Admistrador Settings. Nesta tela você pode tanto configurar a senha do administrador quanto pode escolher se deseja habilitar o gerenciamento remoto. Em nosso roteador o gerenciamento remoto estava desativado. Poderíamos ter ativado e definido apenas um endereço IP (por exemplo, o endereço IP de nosso computador de casa) para ter acesso ao roteador, fazendo assim com que outros computadores não fossem capazes de acessar a tela de controle do roteador remotamente. Além disso, você pode especificar uma porta de acesso. Usando o roteador da Figura 12, não poderíamos acessá-lo usando http//69.69.69.69, precisaríamos abrir como http://69.69.69.69:8080. Esta é a maneira mais simples de evitar que aspirantes a hacker abram a tela de configuração de seu roteador a partir de seus computadores (hackers sérios sabem que a porta 8080 é geralmente usada e podem também usar um detector de portas para ver quais portas estão abertas no roteador).

Clique em Apply para que as alterações sejam efetivadas.

Após esta breve e importante explicação de segurança, vamos para as configurações básica do roteador.

Configuração Básica do Roteador

Tudo o que você precisa fazer é escolher o tipo de conexão que você tem: cabo, ADSL com IP dinâmico (ou seja, o endereço IP dado pelo seu provedor muda toda vez que você se conecta a Internet – que é o tipo mais comum), ADSL com IP estático (ou seja, o endereço IP dado pelo seu provedor não muda, geralmente disponível apenas se você solicitar e normalmente mais caro) ou VPN (Virtual Private Network – geralmente usado em redes corporativas).

Volte para a configuração básica (basic setup) e navegue em suas telas. Em nosso roteador tivemos apenas que configurar o fuso horário na primeira tela, o tipo de modem na segunda tela e ficamos clicando em Next para aceitar todas as configurações padrão, se o seu modem for TV a cabo ou ADSL (se você usar uma conexão VPN você precisará entrar algumas informações). Chegamos no botão Finish na última tela e isso foi tudo o que tivemos que fazer para a nossa rede funcionar.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 13: Configuração básica, primeira tela (configuração do fuso horário).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 14: Configuração básica, segunda tela (tipo de conexão).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 15: Configuração básica, terceira tela (configurações de WAN, deixe os valores padrão).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 16: Configuração básica, quarta tela (configurações do DNS, deixe os valores padrão); clique no botão Finish.

Após clicar no botão Finish, tente acessar a Internet a partir de seu computador e de todos os outros localizados em sua rede. Se não funcionar, refaça todos os passos de configuração novamente. Se mesmo assim não funcionar, você precisará chamar o suporte do seu provedor e explicar para eles que você instalou um roteador e precisa “liberar seu endereço IP”.

Caso você queira saber o que isto significa: quando você usa um serviço de banda larga, geralmente um endereço IP púbico (ex: 69.69.69.69) é atribuído para o computador conectado ao modem de banda larga. Então o provedor trava o endereço IP público ao endereço MAC conectado ao modem. O endereço MAC é um número de série gravado na placa de rede. Quando você desconecta o modem do seu computador e o conecta em seu roteador a conexão pode ser bloqueada, já que a rede do provedor está esperando o endereço MAC do seu micro, não o endereço MAC do seu roteador. “Liberar o IP” significa que o provedor procurará pelo o novo endereço MAC conectado ao modem.

Configuração Avançada do Roteador

Você provavelmente não precisará mudar nada na parte de configuração avançada (advanced setup) do roteador. No entanto, se você quiser limitar o acesso à Internet para determinados computadores, é nessa parte que isso deve ser feito. Além disso, se você joga jogos online ou usa aplicações P2P, você deve abrir as portas usadas pelo seu programa aqui, ou o roteador bloqueará seu programa de se conectar à Internet. Nas configurações avançadas você também encontrará opções específicas de segurança, sobre as quais falaremos na próxima página.

Em nosso roteador, podemos limitar o acesso à Internet baseado no horário indo em Advanced Setup, Firewall, Client Filtering. Para bloquear todos os computadores de acessar à Internet durante o horário de expediente, por exemplo, poderíamos bloquear todos os endereços IP de 192.168.1.1 até 192.168.255.255, porta 80 (que significa www) e então configurar os dias da semana e hora para permitir ou bloquear os acessos. Como a configuração permite a você especificar o número da porta, você pode bloquear e-mail (portas 25 e 110) ou até programas de mensagem instantânea como o MSN Messenger (porta 1863). Uma boa fonte de informações sobre as portas usadas por vários aplicativos é http://www.chebucto.ns.ca/~rakerman/port-table.html.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 17: Bloqueando acesso baseado nos dias da semana e na hora.

Poderíamos inclusive bloquear certos computadores de ter qualquer tipo de acesso à Internet, indo em Firewall, MAC control. Lá você pode entrar o endereço MAC do computador que você quer bloquear de ter qualquer tipo de acesso à Internet. Este computador continuará tendo acesso aos outros recursos localizados na sua rede, como pastas e impressoras compartilhadas.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 18: Bloqueando acesso baseado no endereço MAC.

Se você tem um programa especial que usa portas não padronizadas, tais como programas P2P e jogos on-line, você deve abrir as portas em seu roteador, ou seu programa não será capaz de acessar a Internet. Você deve procurar pela porta que o seu programa usa em seu manual e abrir suas portas em NAT, Special Application. Em nosso exemplo (Figura 19) nosso roteador tem as portas usadas pelo programa Overnet (um programa P2P) abertas. Aprenda mais sobre este assunto lendo nosso tutorial Como Fazer Programas P2P Funcionarem em Redes Usando Roteadores de Banda Larga.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 19: Abrindo portas não padronizadas.

Segurança

Nos dias atuais com o mundo altamente conectado, segurança é uma preocupação real. Já falamos sobre as configurações básicas de segurança que você deve fazer em seu roteador – configurando uma senha de acesso e eventualmente desabilitando o gerenciamento remoto..

Com mencionamos, seu roteador também trabalha como firewall. Ele bloqueará qualquer conexão de entrada para portas não padronizadas. É por isso que nós precisamos abrir portas não padronizadas usadas por certos programas. A configuração padrão do roteador é adequada para evitar que pessoas rodem jogos on-line, por exemplo.

Uma opção interessante que todos roteadores possuem é bloquear solicitações ping de endereços IP públicos. O ping é usado para verificar se existe alguma máquina respondendo em um determinado endereço IP e esta técnica é também usada para encontrar computadores na rede. Se você desabilitar a resposta a solicitações ping, pessoas na Internet tentando encontrar computadores usando o ping não encontrarão seus computadores. Recomendamos, então, que você marque a opção “Discard PING from WAN side” em Firewall, Block WAN Ping. No entanto, se você rodar jogos online, requisições ping podem ser usadas para verificar a distância entre você e o servidor do jogo. Neste caso é melhor deixar esta opção habilitada.


Figura 20: Desabilitando requisições ping.

Um outro recurso disponível em todos roteadores é a possibilidade de você atualizar o seu firmware. Você deve ir ao site do fabricante e fazer o download da última versão do firmware para o seu roteador e atualizá-lo. Em nosso roteador isto pode ser feito indo em System, Firmware Upgrade. Isto garantirá que o seu roteador estará protegido de qualquer falha de segurança descoberta pelo fabricante até o momento.

Todos os computadores da sua rede devem estar seguros agora do “mundo externo”. Claro que estamos falando de ataques de hackers usando técnicas de acesso direto ao seu endereço IP; você precisa ainda usar um antivírus e um programa antispyware em seus computadores. Se você instalar um cavalo de tróia em seu computador hackers terão acesso a ele mesmo que exista um firewall entre seu computador e o computador do hacker.

Recomendamos a leitura de dois tutoriais que já publicamos sobre segurança: Testando a Segurança de Seu Micro e Protegendo o Seu Micro Contra Invasões.

Agora que sua rede está configurada e segura, você pode compartilhar as pastas e impressoras entre os computadores sem se preocupar de alguém na Internet ter acesso aos seus arquivos. Leia nosso tutorial Como Compartilhar Pastas e Impressoras na Sua Rede para aprender mais sobre como compartilhar arquivos e impressoras na sua rede, já que este tutorial é sequência deste presente tutorial.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Montar-uma-Pequena-Rede-Usando-um-Roteador-Banda-Larga/577

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.