Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ativando o Hyper-Threading


     95.965 visualizações    Processadores    1 comentário
Ativando o Hyper-Threading

Com o lançamento de vários processadores Pentium 4 com a tecnologia Hyper-Threading - 2,4 GHz "C", 2,6 GHz "C", 2,8 GHz "C", 3 GHz "C" e 3,06 GHz - fica a pergunta: mas afinal, como ativar essa tecnologia?

Para começar, o seu processador terá de possui-la. Note que há processadores de 2,4 Ghz a 2,8 GHz com e sem esta tecnologia. Os processadores que têm essa tecnologia são rotulados com uma letra "C" após o seu clock, no invólucro do processador.

A tecnologia Hyper-Threading faz com que o sistema operacional "pense" que há dois processadores instalados na máquina, isto é, "pense" que a sua máquina é uma Dual-Pentium 4. Isso é possível porque há partes do processador que normalmente ficam ociosas e o que a Intel fez foi "liberar" tais partes para serem usadas como se fossem um novo processador.

Para tirar proveito dessa tecnologia, o sistema operacional tem que reconhecer mais de um processador e tem que saber distribuir tarefas entre eles. Além disso, tem que estar otimizado para essa tecnologia. O Windows 9x/ME não tem esse recurso e, portanto, não tira proveito dessa tecnologia. O Windows 2000 e o Windows NT reconhecem mais de um processador, mas não são otimizados para o Hyper-Threading. Com isso, só sobram dois sistemas operacionais a serem usados: Windows XP e o Linux (com Kernel a partir da versão 2.4.x).

Além disso, a placa-mãe do micro tem que ter a capacidade de habilitar a tecnologia Hyper-Threading. Somente as placas-mães para Pentium 4 mais novas têm essa capacidade. Para funcionar, essa tecnologia tem que ser habilitada no setup da placa-mãe.

Atendendo a esses requisitos, o Hyper-Threading estará automaticamente habilitado. No Windows XP, você pode conferir se o sistema está usando essa tecnologia de duas formas. A primeira é através do Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle, guia Hardware). Na chave Processadores haverá dois processadores iguais sendo listados. A segunda forma é através do Gerenciador de Tarefas, que é chamado pressionando-se simultaneamente as teclas Control, Alt e Del. Na guia Desempenho desse gerenciador há um gráfico chamado Histórico de uso de CPU. Em sistemas com um só processador ou com a tecnologia Hyper-Threading desativada, haverá apenas um gráfico mostrando o uso do processador da máquina. Em sistemas com dois processadores ou com a tecnologia Hyper-Threading ativada, haverá dois gráficos mostrando a taxa de utilização dos processadores. No caso de uma máquina com um processador Hyper-Threading, o segundo processador é virtual.

Ativando o Hyper-Threading

Figura 1: Máquina com processador comum.

Ativando o Hyper-Threading

Figura 2: Máquina com Hyper-Threading ativado.

Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...