Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
09/01/2006 às 13h03min por Gabriel Torres em Redes

Introdução

Após você ter montado sua própria rede, você pode querer compartilhar arquivos e impressoras entre seus computadores. Neste tutorial mostraremos a você como isto é feito. Estamos assumindo que você já montou sua rede. Se este não for o seu caso, leia nosso tutorial Como Montar Pequenas Redes usando um Roteador Banda Larga, onde também explicamos como compartilhar sua conexão com a Internet..

Antes de continuar, você deve prestar atenção em como sua rede está montada. Usando um roteador é nossa forma preferida, já que este dispositivo funciona como um firewall baseado em hardware e evitará que pessoas acessem seus arquivos a partir da Internet. Se este é o seu caso, vá em frente e compartilhe suas pastas e impressoras como descrevemos neste tutorial.

No entanto, se você não está usando um roteador, você deve ser muito cuidadoso ao compartilhar pastas. Dependendo de como sua rede está configurada, pessoas de fora da sua rede podem ter acesso aos seus arquivos. Já explicamos sobre isto em nosso tutorial Protegendo o Seu Micro Contra Invasões. Se você não está usando um roteador você tem que ler este tutorial para aprender como evitar que pessoas de fora tenham acesso aos seus arquivos.

O que é o compartilhamento? Compartilhamento é a capacidade de pessoas de outros computadores acessarem recursos localizados em seu computador, como arquivos e impressoras.

Este nosso tutorial é baseado no Windows XP. O modo como o compartilhamento de arquivos e impressoras funciona nas versões anteriores do Windows é exatamente o mesmo, apesar do nome exato das opções serem diferentes.

Habilitando o Compartilhamento

A primeira coisa que você precisa fazer no micro que deseja habilitar o compartilhamento de arquivos e/ou impressoras é verificar se o serviço de compartilhamento já está instalado. Para isso, clique no menu Iniciar, Configurações, Conexões de rede e dê um duplo clique na placa de rede instalada em seu computador.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 1: Dê um duplo clique na placa de rede instalada em seu micro.

Na janela que será mostrada, clique no botão Propriedades.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede

Figura 2: Clique no botão Propriedades.

Na próxima tela você deve verificar se o “Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft” está habilitado, veja na Figura 3.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede

Figura 3: Verificando se o compartilhamento de arquivos e impressora está instalado.

Caso não esteja, você precisará instalar este serviço, clicando em Instalar, Serviço, Adicionar. Selecione Compartilhamento de Arquivos e Impressoras para Redes Microsoft e clique em OK.

Com este serviço instalado você será capaz de compartilhar pastas e impressoras. Observe que este serviço não é requerido nos computadores clientes, ou seja, computadores que irão acessar arquivos ou impressoras localizados em outros computadores.

Compartilhando Pastas

Você pode compartilhar qualquer pasta em seu computador fazendo com que as pessoas possam acessar todos os arquivos contidos nela a partir de outros computadores. Isto inclui uma pasta do seu disco rígido, uma partição, um CD-ROM, um DVD-ROM, uma memória flash USB e até mesmo unidades de disquete. Qualquer dispositivo que é reconhecido como um disco pelo sistema operacional pode ser compartilhado.

Para compartilhar uma pasta ou disco clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção Compartilhamento e Segurança do menu que aparecerá.  Em nosso exemplo iremos compartilhar a partição D: inteira. Como mencionamos, você poderia compartilhar apenas uma pasta do seu disco rígido.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 4: Selecione Compartilhamento e Segurança na pasta que deseja compartilhar.

No menu que aparecerá, clique em “Se você sabe que há risco, mas deseja compartilhar a raiz da unidade mesmo assim, clique aqui”.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede

Figura 5: Sim, é exatamente isto que nós queremos.

Na próxima janela, marque a opção “Compartilhar esta pasta na rede” e dê um nome para o compartilhamento em “Compartilhamento” (usamos “Dados”). Isto é como sua pasta compartilhada será conhecida na sua rede. Se você quiser permitir que pessoas gravem novos arquivos em sua pasta compartilhada ou altere arquivos já existentes, você deve marcar a opção “Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos”.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede

Figura 6: Habilitando o compartilhamento da pasta.

Clique em Ok e sua pasta estará acessível por todos os computadores da sua rede (este procedimento pode demorar um pouco).

Agora que você compartilhou sua pasta, mostraremos a você como acessá-la a partir de outros computadores.

Acessando Pastas Compartilhadas

Para acessar pastas compartilhadas disponíveis em sua rede, clique em Meus locais de rede, ícone que está localizado na Área de Trabalho do Windows. Dê um duplo clique na pasta compartilhada que deseja acessar e isto é tudo o que você precisa fazer para acessar uma pasta compartilhada..

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 7: Listando pastas compartilhadas disponíveis na sua rede.

Se uma pasta que você sabe que está compartilhada não estiver sendo mostrada em Meus Locais de Rede – um problema muito comum -, pressione a tecla F5. Isto é um atalho para a função “Atualizar”.

Se a pasta compartilhada que você quer acessar ainda não está sendo mostrada, clique em “Adicionar um local de rede” (primeira opção na coluna da esquerda), e, na tela que aparecerá, clique no botão Avançar, Escolher outro local de rede, e clique em Avançar. Na tela seguinte, você pode explorar sua rede clicando no botão Procurar. Isto permitirá a você localizar o computador e a pasta compartilhada que você quer acessar. Algumas vezes, no entanto, o Windows não listará o computador ou a pasta compartilhada. Se isto acontecer com você, você pode adicionar manualmente a pasta compartilhada que deseja acessar digitando sua localização em “Endereço de rede ou na Internet”, no formato \nome_computador\nome_compartilhamento. Em nosso caso, por exemplo, adicionaríamos \Gabe\Dados, onde Gabe é o nome do computador onde a pasta compartilhada está localizada e Dados é o nome que demos à pasta compartilhada (veja na página anterior). Clique no Botão Avançar nas telas subsequentes para finalizar o assistente.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 8: Forçando o Windows a acessar sua pasta compartilhada.

Todas as pastas compartilhadas disponíveis em sua rede estão disponíveis também a partir de qualquer caixa de diálogo Abrir/Salvar/Salvar como, através do ícone Meus Locais de Rede. Então você pode abrir um arquivo armazenado em uma pasta compartilhada dentro do seu programa favorito, por exemplo.

Acessando Pastas Compartilhada (Cont.)

Você pode atribuir uma letra de unidade para a pasta compartilhada. Isto dará a você uma maneira mais fácil de acessar a pasta compartilhada. Em vez de abrir as pastas compartilhadas através dos Meus Locais de Rede, sua pasta compartilhada estará acessível como F:, por exemplo. Para fazer isto, abra o Meu Computador, Ferramentas, Mapear unidade de rede.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 9: Caminho para atribuir uma letra de unidade para uma pasta compartilhada na rede.

Na janela que será mostrada, você pode escolher uma letra de unidade e associá-la a uma pasta compartilhada. Em nosso caso, atribuímos à nossa pasta Dados a letra Z:. Com isso, esta pasta será acessada como sendo a unidade Z: do nosso micro. Você pode também marcar a opção “Reconectar-se durante o logon” se desejar que este mapeamento seja restabelecido quando você reiniciar o computador.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 10: Atribuindo uma letra de unidade a uma pasta compartilhada na rede.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 11: Agora nossa pasta compartilhada pode ser acessada como Z:.

Se você deseja quebrar o mapeamento da unidade no futuro, clique com o botão direito do mouse sobre ela em Meu Computador e escolha Desconectar do menu que aparecerá.

Compartilhando Impressoras

O compartilhamento de impressora é muito fácil. Clique no menu Iniciar, Configurações, Impressoras e aparelhos de fax, clique com o botão direito na sua impressora e escolha Compartilhamento no menu que aparecerá.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 12: Caminho para o compartilhamento da sua impressora.

Na janela que aparecerá, marque a opção “Compartilhar esta impressora” e digite um nome para a impressora compartilhada na caixa Nome do Compartilhamento. Este é o nome pelo qual sua impressora será conhecida pelos outros computadores em sua rede.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 13: Compartilhando a impressora.

Clique no botão OK e sua impressora estará acessível por todos os outros computadores localizados em sua rede. Veremos agora como os outros computadores podem acessar sua impressora.

Acessando Impressoras Compartilhadas

Para imprimir em uma impressora localizada em outro computador da sua rede, primeiro você terá que instalar a impressora em seu computador. Para isso, clique no menu Iniciar, Configurações, Impressoras e aparelhos de fax e, em seguida, em Adicionar impressora (primeira opção na coluna da esquerda). Clique em Avançar na primeira tela que aparecerá e, na segunda tela, selecione “Uma impressora de rede ou conectada a outro computador”.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 14: Instalando uma impressora de rede.

Clique em Avançar e você verá três opções. Selecione a primeira opção, “Procurar impressora”, para localizar a impressora compartilhada. Clique então em Avançar.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 15: Instalando uma impressora de rede.

Na próxima tela você deve procurar na sua rede de modo a localizar a impressora que deseja instalar em seu computador. Clique em Avançar e responda Sim para a pergunta que será feita pelo assistente.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 16: Instalando uma impressora de rede.

Na próxima tela você será perguntado se deseja configurar a impressora de rede como impressora padrão em seu computador. Se o seu computador não possui outra impressora instalada, você dever responde Sim. Clique em Avançar e, na tela seguinte, Finalizar.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 17: Definindo a impressora de rede como padrão neste computador.

Após esses passos a impressora de rede será instalada em seu computador. A utilização dessa impressora é muito fácil, já que ela é instalada como se fosse uma impressora fisicamente conectada ao seu micro, pronta para ser usada por todos os seus programas.

Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede
Figura 18: Impressora de rede depois de instalada em seu computador.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Compartilhar-Pastas-e-Impressoras-na-sua-Rede/1150

© 1996-2013, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.