Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
16/12/2005 às 15h43min por Gabriel Torres em Áudio

Introdução

Já pensou em conectar seu micro ao aparelho de som ou ao seu home theater de modo a obter melhor qualidade de som em seus jogos, vídeos e arquivos de música? Neste tutorial mostraremos a você como fazer esta conexão usando conexão analógica e também conexão digital (coaxial e óptica, também conhecida como SPDIF).

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar o tipo de conexão que tanto o seu micro quanto o seu receiver suporta. Você pode conectar seu micro ao aparelho de som ou ao seu sistema de home theater usando três tipos de conexão:

Para descobrir que tipo de conexão seu micro possui, dê uma olhada na parte traseira dele e compare com a Figura 1.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 1: Conexões do micro.

Como comentamos, todos os micros possuem saída de áudio analógica. Esta saída é verde e chamada “line out” ou “speaker out”. Saídas digitais são opcionais.

A saída de áudio digital coaxial usa um conector RCA fêmea (normalmente de cor amarela ou laranja) chamado “SPDIF Out”, “Digital Out” ou similar. Preste atenção, pois algumas placas de vídeo também possuem uma saída RCA de cor amarela que é usada pela saída de vídeo composto. Como esta saída de vídeo está disponível na placa de vídeo, ela é encontrada ao lado do conector de saída de vídeo (conector de 15 pinos fêmea de cor azul), no mesmo espelho metálico da placa. Como você pode ver na Figura 1, o conector fêmea amarelo está localizado em um espelho diferente do da placa de vídeo e, por isso, este conector é saída de áudio digital, não saída de vídeo composto.

A propósito, os outros dois conectores encontrados no mesmo espelho onde as saídas digitais estão localizadas na Figura 1 (um conector laranja e outro azul) são as saídas central/subwoofer e traseiras, que são usadas por caixas acústicas surround analógicas. Estas saídas não são usadas para conectar seu micro ao aparelho de som ou ao sistema de home theater.

A saída de áudio digital óptica é a mais fácil de ser localizada, já que ela usa um tipo de conector bem particular, que é preto e quadrado, como você pode ver na Figura 1.

Algumas placas-mães de alto desempenho possuem saídas de áudio digital on-board e nesse caso a localização dos conectores de áudio não estão em espelhos como mostrado no exemplo da Figura 1, mas sim soldados à própria placa-mãe próximo ao conector do teclado.

Identificando as Entradas do Seu Receiver

Em seu receiver (amplificador, aparelho de som, home theater) você deve procurar por entradas chamadas “digital”. O receiver mostrado na Figura 2 tem tanto entrada digital coaxial quanto óptica.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 2: Entradas de áudio digital em um receiver para home theater.

Se você não encontrá-las, o que significa que o seu receiver não tem entradas de áudio digital, você precisará usar uma entrada analógica, que é chamada “Aux”. Na verdade você pode usar qualquer entrada exceto a entrada chamada “Phono”, por isso se o seu receiver não tiver uma entrada “Aux” você pode usar qualquer outra entrada como “Tape In”, “DVD In”, “CD In”, “MD In”, etc. Se você não encontrar nenhuma dessas, isto significa que o seu aparelho de som não possui entrada para uma fonte de áudio externa e você não poderá conectar seu micro nele.

Em nosso receiver da Figura 3 podemos usar qualquer uma das entradas chamadas “CD In”, “MD/Tape In”, “DVD Audio In” e “Vídeo 2 Audio In” (e também “Vídeo 1 Audio In”, mas esta já esta sendo usado por nosso videocassete).

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 3: Entradas analógicas de um receiver para home theater.

Em nosso receiver da Figura 4 podemos usar a entrada chamada “Aux” bem como “Tape 1”, “Tape 2 In” e “Ext Pros In”.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 4: Entradas em um receiver convencional.

Agora que você conhece o tipo de conexão do seu micro, do aparelho de som e do seu home theater, você pode fazer as conexões. Mostraremos você como fazer isso nas próximas páginas.

Conexão Analógica

Se o seu micro ou receiver não possui saídas digitais, você precisará usar a conexão analógica. Você precisará de um cabo mostrado na Figura 5, que em uma das pontas possui dois conectores RCA macho e na outra ponta um plugue macho P2 estéreo. Se na loja que você for comprar este cabo o vendedor não entender o que você quer, diga a ele que o cabo que você precisa é para conectar seu Discman em seu aparelho de som. É o mesmo cabo.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 5: Cabo necessário para conectar seu micro ao aparelho de som usando conexão analógica.

No receiver, conecte o conector RCA macho vermelho (ou amarelo) no plugue chamado “R” ou “Right” do receiver, e o conector RCA macho branco (ou preto) no plugue chamado “L” ou “Left” do receiver, na entrada que descrevemos na página anterior (“Aux”, “Tape In”, “CD In”, etc). Veja nas Figuras 6 e 7.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 6: Cabo conectado ao nosso home theater (aqui usamos a entrada “MD/Tape In”).

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 7: Cabo conectado ao nosso receiver convencional (aqui usamos a entrada “Aux”).

Agora insira a outra ponta do cabo no conector verde localizado no seu micro.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 8: Conectando nosso micro ao receiver.

Agora tudo está conectado e deve estar funcionando corretamente. Você precisa mudar o seletor de entrada no seu receiver para a entrada correspondente, ou seja, se você conectou seu micro na entrada “Aux”, você deve selecionar “Aux” em seu receiver.

Conexão Digital Coaxial

Todos os receivers de home theater possuem este conector. Você deve usá-lo se tanto o seu micro quanto o receiver tiverem este tipo de conexão e se o seu micro e/ou receiver não tiver conexão digital óptica.

Para esta conexão você precisará de um cabo RCA-RCA mono, igual ao mostrado na Figura 9. Normalmente receivers de home theater vêm com um cabo para este tipo de conexão, onde os plugues são laranjas. A cor não importa, você pode usar um cabo vermelho, preto, amarelo, rosa ou qualquer que seja a cor do plugue.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 9: Cabo RCA-RCA mono necessário para conectar seu micro ao receiver de home theater usando conexão digital coaxial.

No receiver, conecte uma das pontas do cabo na entrada chamada “Digital Coaxial In”, “Digital DVD In” ou similar.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 10: Conectando o cabo ao nosso receiver.

Agora conecte a outra ponta do cabo ao seu PC, no plugue que descrevemos na primeira página deste tutorial.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 11: Conectando o cabo ao nosso micro.

Agora tudo está conectado e deve estar funcionando. Você precisa mudar o seletor de entrada no seu receiver para “DVD In”, “Digital DVD In” ou similar.

Conexão Digital Óptica

Se tanto o seu micro quanto o seu receiver de home theater tiverem esta conexão, você deverá usá-la, já que ela oferece a melhor qualidade de áudio possível. Para conectar seu micro ao receiver usando esta conexão, você precisará de uma fibra óptica, que vem com o receiver.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 12: Fibra óptica necessária para conectar seu micro ao home theater usando conexão digital óptica.

No receiver, conecte uma das pontas do cabo na entrada chamada “Digital Optical In”, “Digital DVD In” ou similar (em nosso receiver esta entrada era chamada “Optical Vídeo 2 in”). Antes de conectar o plugue, preste atenção se a entrada do receiver está fechada ou não. Se esta entrada possui uma tampa preta quadrada, você deve removê-la antes de tentar inserir o plugue.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 13: Conectando o cabo ao nosso receiver.

Agora conecte a outra ponta do cabo ao seu micro, no plugue quadrado preto existente. Antes de inserir o plugue, remova a tampa que protege o conector, como mostramos na Figura 14.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 14: Removendo a proteção do conector óptico.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 15: Cabo óptico conectado ao nosso micro.

Agora tudo está conectado e deve estar funcionando. Você precisa mudar o seletor de entrada do seu receiver para “DVD In”, “Digital DVD In” ou similar (em nosso receiver tivemos que mudar o seletor para “Vídeo 2”, já que nosso cabo foi conectado na entrada chamada “Optical Vídeo 2 In”).

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Conectar-Seu-PC-ao-Seu-Aparelho-de-Som-ou-Home-Theater/1142

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.

";