Como Descobrir o Fabricante e o Modelo de sua Placa-Mãe
05/09/2012 às 12h23min por Gabriel Torres em Placas-Mãe

Introdução

Cedo ou tarde você precisará saber o fabricante e o modelo exato de sua placa-mãe, especialmente se você estiver planejando fazer um upgrade no seu computador, já que a capacidade de upgrade do seu micro é determinada pelo modelo da placa-mãe. Além disso, você deverá ter esta informação quando for fazer um upgrade de BIOS ou o download do manual ou dos drivers da sua placa-mãe. Um upgrade de BIOS é necessário para fazer o seu computador reconhecer um novo processador; o manual é necessário para determinar a quantidade máxima de memória RAM que o seu computador é capaz de reconhecer, por exemplo..

Descobrir essas informações não é tão óbvio, já que muitos fabricantes simplesmente não imprimem nas placas-mães seus nomes ou o nome do modelo da placa. Além do mais, você pode querer verificar se a placa-mãe instalada em seu computador é realmente o modelo que você comprou. No entanto, se você abrir seu computador, a garantia será violada. Sendo assim, você precisará aprender como descobrir estas informações sem abri-lo. 

Como é possível saber qual é o fabricante da placa-mãe através de software? Dentro do BIOS do micro existe um número de série que inclui um código para o fabricante. O programa de identificação de hardware lê o número de série do BIOS e o decodifica para você. Leia nosso tutorial “Decifrando o Número de Série do BIOS” para mais detalhes sobre o assunto.

Nós ensinaremos aqui como usar quatro programas de identificação de hardware, para que você possa descobrir o fabricante e o modelo da sua placa-mãe: CPU-Z, Sandra Lite, AIDA64 e HWiNFO.

Após descobrir o fabricante e o modelo da sua placa-mãe, talvez você queira saber qual é o site do fabricante e onde você pode fazer o download dos drivers, manual e da última versão do BIOS para o modelo da sua placa-mãe. Para isso acesse http://www.clubedohardware.com.br/pagina/drivers_motherboard.

CPU-Z

O CPU-Z é um utilitário de identificação de processadores muito popular, que também pode ser usado para identificar o fabricante e o modelo da sua placa-mãe. Você pode fazer o download dele aqui. .

Após instalar o CPU-Z, rode-o e clique em “Mainboard”. Na tela que vai aparecer, o CPU-Z fornecerá o fabricante e o modelo de sua placa-mãe, como mostra a Figura 1. Como você pode ver, nós temos uma placa-mãe ASUS P5K-E em nosso computador.

Identificando o fabricante e o modelo de sua placa-mãe com o CPU-Z
Figura 1: Identificando o fabricante e o modelo de sua placa-mãe com o CPU-Z

Sandra Lite

O Sandra está disponível em várias versões. Você deverá fazer o download e instalar a versão gratuita, chamada “Lite”, que está disponível aqui. .

Após instalar o Sandra, rode-o e clique em “Hardware”. Na tela que vai aparecer, dê um duplo clique no ícone “Mainboard”.

O Sandra precisará de um minuto para coletar os dados sobre o seu computador. Na próxima tela que aparecerá, você poderá encontrar facilmente o fabricante da sua placa-mãe em “Manufacturer” e o seu modelo em “Model”. Veja na Figura 2 como nós identificamos o modelo da nossa placa-mãe como uma ASUS P5K-E.

Identificando o fabricante e o modelo de sua placa-mãe com o Sandra
Figura 2: Identificando o fabricante e o modelo de sua placa-mãe com o Sandra

Nesta janela, você também poderá encontrar várias informações úteis a respeito da sua placa-mãe, como a quantidade de soquetes de memória que ela tem e quais deles estão sendo utilizados, bem como o modelo do chipset em que ela é baseada. Você também poderá encontrar o número de série do BIOS, que falamos anteriormente, na opção “BIOS”.

AIDA64

Existem duas versões do AIDA64, e você deverá baixar e instalar a versão Extreme Edition, disponível aqui..

Após instalar o AIDA64, rode-o e clique em “Motherboard”, disponível na tela principal, e então, clique no ícone “Motherboard” que aparecerá. Na tela seguinte, o fabricante e o modelo serão mostrados na segunda linha como “Motherboard Name.” Ver Figura 3. Como você pode ver, nós temos uma placa-mãe ASUS P5K-E em nosso computador.

Identificando o fabricante e o modelo de sua placa-mãe com o AIDA64
Figura 3: Identificando o fabricante e o modelo de sua placa-mãe com o AIDA64

Se você rolar a janela para baixo, você encontrará um link para a página de download do BIOS no site do fabricante da placa-mãe, na opção “BIOS Download”. Isto é muito prático, caso você esteja planejando fazer um upgrade de BIOS.

HWiNFO

O HWiNFO está disponível em duas versões: HWiNFO32, que deverá ser sua opção caso você esteja usando um sistema operacional de 32 bits, e HWiNFO64, que deverá ser usado se você tiver um sistema operacional de 64 bits. Em nosso caso, nós fizemos o download do HWiNFO64..

Após instalar a versão mais adequada do HWiNFO, rode-a (ele demora um minuto para coletar todas as informações de hardware do seu computador) . O programa mostrará automaticamente uma tela chamada “System Summary”, onde o fabricante e o modelo da sua placa-mãe serão mostrados na coluna da direita, na opção “Motherboard”. Ver Figura 4.

Identificando o fabricante e o modelo de sua placa-mãe com o HWiNFO64
Figura 4: Identificando o fabricante e o modelo de sua placa-mãe com o HWiNFO64

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Descobrir-o-Fabricante-e-o-Modelo-de-sua-Placa-Mae/414

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.