Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
07/09/2005 às 16h47min por Gabriel Torres em Memória

Introdução

A maioria dos notebooks disponíveis hoje no mercado permite que você faça um upgrade de memória. Isto é possível porque os notebooks, assim como os computadores, utilizam módulos de memória. O tipo de módulo de memória usado em notebooks é diferente do usado em computadores, e é chamado SO-DIMM (Small Outline Dual in Line Memory Module). Portanto, os módulos de memória usados em computadores de mesa não podem ser usados em notebooks e vice-versa.

A primeira coisa que você precisa saber é o tipo (SDRAM ou DDR-SDRAM) e a velocidade da memória que seu notebook necessita. É interessante saber também a quantidade de módulos de memória que o seu notebook possui atualmente para planejar a capacidade do módulo que você precisará comprar. Outra informação que você precisará saber é a capacidade máxima por módulo que o seu notebook aceita. Esta informação pode ser encontrada no manual do seu notebook.

Você pode fazer isso de duas maneiras: abrindo o seu notebook e olhando os módulos de memória já instalados (falaremos mais sobre isso adiante) ou executando um programa como o Everest (disponível em nossa área de download). Rodamos o Everest (clique em Placa-mãe, Chipset, Slots de memória) em nosso notebook e descobrimos que ele estava usando dois módulos DDR-SDRAM PC2700 (“DDR333”) de 256 MB, totalizando 512 MB de memória.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 1: Verificando a configuração atual da memória com o programa Everest.

Se o seu notebook tiver algum soquete de memória vazio, basta comprar um módulo de memória SO-DIMM com a mesma tecnologia (SDRAM ou DDR-SDRAM), velocidade e com a capacidade que você deseja – claro que você precisa saber o limite de capacidade do seu notebook. Você não pode instalar um módulo de 1 GB em um notebook que aceita módulos de no máximo 512 MB, por exemplo. Nosso notebook – um Sony Vaio PCG-V505ECP – aceita módulos de até 1 GB, para um total de 2 GB de memória RAM, já que ele possui dois soquetes de memória.

Por exemplo, se o seu notebook possui um módulo de 256 MB e se o outro soquete de memória estiver vazio, se você comprar e instalar outro módulo de 256 MB, ele terá 512 MB de memória RAM. Se você comprar e instalar um módulo de 512 MB, seu notebook terá 768 MB.

Se o seu notebook já possui dois módulos de memória, você precisará remover um deles para instalar um novo. Se os dois módulos tiverem a mesma capacidade, não importa qual módulo você irá remover. Mas se eles tiverem capacidades diferentes, remova aquele com capacidade menor. A quantidade de memória total do seu notebook será a soma da capacidade do módulo instalado mais a capacidade do novo módulo.

Em nosso caso, nosso notebook possui dois módulos de 256 MB. Então, removeremos um deles e instalaremos um novo módulo no lugar. Compramos um módulo de 1 GB, e por isso, após a instalação do mesmo nosso notebook passará a ter 1.280 MB de memória instalada (1 GB é igual a 1.024 MB e não a 1.000 MB, como poderíamos imaginar. Por isso, 1.024 MB + 256 MB = 1.280 MB).

Veremos agora um guia passo-a-passo de como instalar um novo módulo de memória em seu notebook.

Abrindo o seu Notebook

Você precisa verificar no manual do seu notebook onde os módulos de memória estão localizados. Eles podem estar em dois locais, dependendo do modelo do seu notebook: na parte inferior do notebook ou embaixo do teclado.

Se os módulos estão localizados na parte inferior do notebook, você precisará desaparafusar e remover a tampa que cobre a área dos módulos de memória. No manual do notebook você encontrará instruções sobre qual tampa deve ser desaparafusada e removida.

Se os módulos estão localizados embaixo do teclado, você precisará remover um parafuso localizado na parte inferior do notebook e então remover o teclado. Em nosso notebook os módulos de memória estão localizados embaixo do teclado e por isso mostraremos como remover o teclado.

Claro que todos os procedimentos descritos a partir de agora devem ser realizados com o notebook desligado da tomada e também com a sua bateria removida. Outro detalhe é que se você estiver usando o notebook, deixe-o primeiro esfriar já que todas suas partes internas podem estar muito quentes.

Primeiro localize o parafuso do teclado na parte inferior do notebook. Você deve verificar em seu manual qual parafuso prende o teclado.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 2: Remova este parafuso para soltar o teclado.

Após remover o parafuso, empurre o teclado para frente usando suas mãos, como mostramos na Figura 3. O teclado não sairá; isto é feito apenas para destravá-lo.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 3: Empurre o teclado para frente usando suas mãos.

Abrindo o seu Notebook (Cont.)

Agora, puxe o teclado para cima usando a ponta dos dedos como mostramos na Figura 4. Tome cuidado para não quebrar as travas do teclado.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 4: Puxe o teclado para cima usando suas mãos.

Continue puxando o teclado muito lentamente. Como o teclado é conectado ao notebook através de um flat-cable, você tem que tomar muito cuidado para não parti-lo.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 5: Continue puxando o teclado.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 6: Teclado removido. Agora você pode ver os módulos de memória.

Verificando os seus Módulos Atuais

Apesar de você já ter executado o programa Everest, é sempre bom dar uma olhada para verificar o tipo de módulo SO-DIMM que seu notebook possui e sua velocidade, já que você precisará comprar um módulo de memória SO-DIMM com a mesma tecnologia e velocidade. Em nosso caso, nosso notebook tinha dois módulos DDR PC2700 de 256 MB da Samsung. Por isso, compramos um módulo PC2700 (“DDR333”) de 1 GB.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 7: Verificando os módulos de memória instalados em nosso notebook.

Abaixo compilamos uma tabela de referência que poderá ser útil.

Tipo do Módulo Tipo do Chip Tecnologia Clock
PC66 PC66 SDRAM 66 MHz
PC100 PC100 SDRAM 100 MHz
PC133 PC133 SDRAM 133 MHz
PC1600 DDR200 DDR-SDRAM 200 MHz
PC2100 DDR266 DDR-SDRAM 266 MHz
PC2700 DDR333 DDR-SDRAM 333 MHz
PC3200 DDR400 DDR-SDRAM 400 MHz

É interessante notar que você pode instalar módulos com clocks maiores do que estão instalados atualmente em seu notebook. Mas se você tiver que “misturar” módulos, o ideal é que todos eles tenham a mesma velocidade. Poderíamos comprar um módulo DDR400 (PC3200) para nosso notebook, mas como estávamos dispostos a usar o módulo original de 256 MB, que é um módulo DDR333 (PC2700), compramos um módulo DDR333 (PC2700). Poderíamos comprar e instalar um módulo DDR400 (PC3200); ele funcionaria bem.

Quando misturamos módulos com velocidades diferentes, o sistema acessará os módulos com a menor velocidade disponível. Por exemplo, se instarmos módulos DDR333 e DDR400 em nosso notebook, o sistema acessará o módulo DDR400 a 333 MHz, apesar de esse módulo rodar com um clock maior, por causa do outro módulo instalado no sistema (esta é uma explicação genérica; alguns sistemas conseguem superar esta limitação).

Removendo o Módulo

Se o seu sistema possui um soquete de memória vazio, você não precisa remover o único módulo de memória disponível. Como explicamos anteriormente, você pode mantê-lo no sistema de modo a ter mais memória RAM. Se este for o seu caso, você pode pular para a página seguinte.

Se o seu notebook possui dois soquetes de memória e ambos estão preenchidos com módulos, você precisará remover um deles (o de menor capacidade).

Para isto, solte as travas laterais localizadas no soquete de memória, como mostramos na Figura 8. Assim que você abrir as travas, o módulo automaticamente se soltará em um ângulo de 45º, como você pode ver na Figura 9.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 8: Soltando as travas laterais do módulo.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 9: Módulo de memória solto no soquete.

Agora basta puxar o módulo usando sua mão.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 10: Removendo o módulo.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 11: Módulo de memória removido.

Instalando o Novo Módulo

A instalação do novo módulo é relativamente fácil. Insira o novo módulo no soquete vazio em um ângulo de 45º, prestando atenção para que o chanfrado existente no módulo “case” com o chanfrado delimitador do soquete.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 12: Inserindo o módulo de memória no soquete.

Após a inserção do módulo de memória, você precisa empurrá-lo até que o mesmo alcance o final do soquete, como mostramos na Figura 13.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 13: Empurre o módulo até o final do soquete de memória.

Agora empurre o módulo para baixo até que você ouça um “barulhinho” das travas do módulo, o que significa que o módulo de memória está devidamente preso ao soquete.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 14: Empurre o módulo para baixo.

Feito isso, o seu novo módulo estará instalado. Feche o notebook seguindo o procedimento inverso que usamos para abri-lo. Em nosso caso, coloque o teclado de volta no lugar, empurre-o para frente e aparafuse-o na parte inferior do notebook.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 15: Novo módulo corretamente instalado.

Ligue o seu notebook e rode o programa Everest mais uma vez para verificar se o novo módulo está sendo reconhecido corretamente e se ele está funcionando. Como você pode ver na Figura 16, nosso novo módulo de 1 GB está sendo reconhecido corretamente e nosso notebook possui agora 1.280 MB.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 16: Verificando o novo módulo após sua instalação.

Se o seu novo módulo de memória não estiver sendo reconhecido, você deverá removê-lo e instalá-lo novamente. Provavelmente você não o empurrou até o final do soquete (Figura 13).

Se o seu notebook não estiver reconhecendo a capacidade total do seu novo módulo (por exemplo, um módulo de 1 GB sendo reconhecido como 512 MB ou menos), isto significa que você instalou um módulo com capacidade maior do que a suportada pelo seu notebook.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Fazer-um-Upgrade-de-Memoria-no-seu-Notebook/1075

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.