Desbloqueando sua Unidade de DVD
17/11/2004 às 10h15min por Gabriel Torres em Armazenamento

Desbloqueando o DVD Player

Grande parte dos DVD players do mercado possui a famosa proteção de região, incluindo unidades de DVD-ROM e gravadores de DVD. Esta proteção impede que você toque um disco de DVD gravado para uma região em um DVD player que seja destinado a outra região. São seis regiões possíveis: 1, EUA e Canadá; 2, Europa, Japão e África do Sul; 3, Coréia, Tailândia, Vietnã, Bornéu e Indonésia; 4, Austrália, Nova Zelândia e América Latina; 5, Índia, África, Rússia e antigas nações da ex-URSS; e 6, China.

Desta forma, um disco gravado para a região 1 não toca em DVD players configurados a só tocarem discos da região 4. Existem ainda discos e players programados como região "0", permitindo a reprodução em qualquer DVD player ou de qualquer tipo de disco.

No caso de unidades de DVD-ROM e gravadores de DVD, eles vêm sem uma região programada de fábrica. Ao usá-los pela primeira vez, a programação de região é feita com base no disco que você inseriu (por exemplo, se você inseriu um disco região 4, a unidade será programada como região 4). É possível trocar a região da unidade de quatro a seis vezes, dependendo do modelo. O problema é justamente esse: depois de você alterar a região da sua unidade algumas vezes, ela ficará bloqueada "para sempre" na última região programada.

Para reprogramar a região da sua unidade, você deve usar o utilitário que a acompanha. Caso a sua unidade não tenha vindo com um utilitário deste tipo, você pode usar o Toshiba Region Select Utility (http://resource.toshiba-europe.com/europe/diskproducts/software/dvd/Rpc2util.zip), que funciona com unidades de qualquer fabricante.

Desbloqueando Sua Unidade

Para conseguir reproduzir em seu micro DVDs de qualquer região sem qualquer tipo de bloqueio, você precisará:

1. Desbloquear a sua unidade de DVD-ROM ou gravador de DVD;
2. Desbloquear o seu programa de reprodução de DVDs (WinDVD, PowerDVD, etc);
3. Desbloquear o Windows.

Para desbloquear a sua unidade, primeiramente veja se ela tem ou não bloqueio de região. Isso pode ser visto com o programa DVDInfoPro (http://www.dvdinfopro.com). Rode este programa e veja o que há em "Region Control". Se estiver "RPC2" significa que sua unidade tem bloqueio de região. Se estiver "RPC1" significa que sua unidade já está desbloqueada. No campo "User changes left" deste programa você confere quantas alterações de região você ainda pode fazer.

Desbloqueando sua Unidade de DVD
Figura 1: Detalhe do gravador LG GSA-4160B bloqueado..

O processo de desbloqueio da unidade consiste em atualizar o seu firmware por uma versão que não esteja bloqueada, sendo um processo similar ao de upgrade de BIOS do micro. Para isso, você precisa baixar da Internet uma versão desbloqueada do firmware da sua unidade de DVD. Obviamente para isso você deverá saber a marca e o modelo da sua unidade. No site http://www.firmware.fr.st você encontrará o firmware de praticamente todas as unidades e gravadores de DVD do mercado. É só baixar uma versão indicada como "RPC1" (ou seja, desbloqueada) e rodar o programa que você baixar.

Lembramos que o upgrade de firmware, assim como ocorre com o upgrade de BIOS da placa-mãe, é um procedimento indicado somente a usuários mais experientes, já que um upgrade mal feito (por exemplo, usar por engano um arquivo de outro modelo de aparelho) pode danificar permanentemente o seu periférico. Portanto, preste muita atenção ao baixar o arquivo do upgrade, verificando se ele é realmente o arquivo correto para o modelo da sua unidade ou gravador de DVD. Nós não nos responsabilizamos por qualquer tipo de dano provocado por este procedimento, faça-o por sua própria conta e risco.

Após efetuar o upgrade de firmware, será necessário reiniciar o computador. Confira se o upgrade foi efetuado com sucesso rodando novamente o DVDInfoPro, verificando se o código de controle de região mudou de "RPC2" para "RPC1". Compare a Figura 2 com a Figura 1. Veja que a região passou a ser "All".

Desbloqueando sua Unidade de DVD
Figura 2: Mesmo gravador, agora desbloqueado.

Desbloqueando alguns Softwares

Após você ter desbloqueado a sua unidade ou gravador de DVD conforme explicado na página anterior, você precisa desbloquear o programa que você usa para assistir DVDs – WinDVD, PowerDVD, CoolDVD, etc.

Ao colocar um DVD que tenha código de região para rodar, o programa será configurado com a mesma região do disco. Por exemplo, se você inserir um disco região 4 o player será automaticamente configurado como região 4. Assim como ocorre com a unidade de DVD, o programa só permite de 4 a 6 alterações de região, dependendo do programa. Normalmente o programa mostra uma tela de confirmação informando qual região ele está configurando para si e quantas alterações de região ainda são possíveis. Ao "zerar" a quantidade de alterações possíveis, o programa fica travado na última região configurada, só permitindo a execução de discos daquela região.

Desbloqueando sua Unidade de DVD
Figura 1: Configuração de região do DVD player..

A solução para este bloqueio é muito simples. Basta usar o programa DVDGenie (http://www.inmatrix.com/files/dvdgenie_download.shtml) para configurar a região do player. Este programa é capaz de alterar a região de praticamente todos os programas de DVD do mercado sem diminuir o contador que indica quantas alterações de região ainda restam. Basta instalar e rodar este programa antes de rodar um DVD com uma região diferente do último DVD tocado. O uso do programa é bem simples, basta selecionar o programa (WinDVD, PowerDVD, etc), selecionar a região pretendida e clicar em Apply.

Desbloqueando sua Unidade de DVD
Figura 2: Alterando a região do DVD player através do DVDGenie.

O Windows também tem seu próprio código de região, que é usado por alguns programas. Esta proteção também deve ser quebrada. Para nossa sorte o DVDGenie é também capaz de quebrar esta trava do Windows, bastando ir na guia Windows desse programa. Se você roda Windows 98 ou ME, configure a região desejada ou então zere a configuração de região. No caso do Windows 2000 e do Windows XP, caso a proteção de região esteja ativada, você pode quebrá-la clicando na caixa XP/2K set Region to 0.

Desbloqueando sua Unidade de DVD
Figura 3: Quebrando a proteção do Windows usando o DVDGenie.

Lembramos que as dicas de hoje só funcionam caso você já tenha desbloqueado a sua unidade de DVD (transformado ela em uma unidade RPC1, ver página 1).

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Desbloqueando-sua-Unidade-de-DVD/956

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.

";