Microcomputador Intelbras Ideal
20/08/2008 às 14h30min por Rafael Otto Coelho em Outros

Introdução

Continuando nossa série de artigos onde analisamos computadores prontos, vendidos em hipermercados e lojas de eletrodomésticos, dessa vez desmontamos o computador "Ideal" da Intelbras. Confira!.

A Intelbras é um tradicional fabricante brasileiro de equipamentos de telefonia que recentemente adquiriu a Nova Computadores. Seus planos, pelo menos por enquanto, é manter no mercado computadores das duas marcas: a Nova e a Intelbras. Nossa análise é do modelo "Ideal", que usa a marca "Intelbras".

Intelbras Ideal
Figura 1: Caixas.

Intelbras Ideal
Figura 2: Descrições na caixa.

O "Ideal" é baseado no processador Celeron 430. Apesar de usar um dos processadores mais básicos (e baratos) do mercado, é um modelo em alguns pontos superior ao Sim+ A123 e ao Nova Precision já analisados anteriormente, vindo com 1 GB de memória RAM instalada e disco rígido de 160 GB. Porém, é normal que em pouco tempo o padrão de computador "básico" avance, com a redução dos preços dos equipamentos. Veremos as especificações completas deste computador ao longo deste artigo.

Esse modelo é vendido acompanhado do monitor, no caso um de cristal líquido de 15,4 polegadas widescreen, contendo a marca própria da Intelbras. Contudo, esse monitor não é fabricado pela própria Intelbras e sim pela Braview, modelo 1542A2. Trata-se de um bom monitor, bastante leve e compacto e com uma imagem excelente. Porém, desde o início ficamos em dúvida sobre qual seria a resolução dele, 1280x800 ou 1440x900, visto que a caixa traz as duas especificações e o manual idem, sem a marcação de qual é o modelo real.

Intelbras Ideal
Figura 3: Especificações do monitor.

Esse problema mostrou-se mais além: ao ligar o computador, o monitor foi reconhecido automaticamente (mesmo em outro computador) como tendo a resolução de 1280x800. Até aí tudo bem, não fosse o fato de que, nessa resolução, a imagem ficar com a falta de nitidez típica de quando um monitor de cristal líquido usado abaixo de sua resolução nativa (leia mais sobre esse problema em nosso artigo Tudo o que você precisa saber sobre monitores LCD). Tivemos então que forçar a instalação de outro driver (painel de tela digital 1600x1200) para podermos colocar o monitor a trabalhar em 1440x900, onde então conseguimos nitidez máxima. Um grande ponto negativo do monitor. Outro problema é que não encontramos referência no site do fabricante para esse modelo, e muito menos uma forma de baixar o driver específico para ele.

Acessórios

Abrindo a caixa do computador vemos que o mesmo vem muito bem acomodado de forma a não sofrer danos durante o transporte. O gabinete vem protegido por espuma e o restante do equipamento vem dentro de uma caixa de papelão. Nessa caixa, encontra-se o teclado, um mouse óptico, um par de caixas de som (alimentadas por uma porta USB), cabo de força, cabo do modem, CDs e manuais, conforme mostrado na Figura 5..

 Intelbras Ideal
Figura 4: Proteção.

 Intelbras Ideal
Figura 5: Acessórios.

Intelbras Ideal
Figura 6: CDs e manuais.

Aliás, em termos de manuais impressos, a Intelbras foi bastante econômica, colocando apenas um guia rápido de instalação, o termo de garantia e uma folha solta com algumas recomendações.

Os CDs que acompanham o computador limitam-se a um disco de reinstalação do sistema operacional Vista Starter Edition (leia mais sobre as limitações desse sistema operacional neste artigo), um que acompanha o gravador de CD/DVD, um com os drivers da placa de fax-modem (Phitronics), além do CD com os drivers da placa-mãe. Esse CD, porém, vem com um uma etiqueta redonda com a marca Intelbras colada sobre ele, impedindo que se descubra, dessa forma, qual a marca e o modelo de placa-mãe utilizada. Falaremos sobre ela mais adiante.
Na Figura 7 você pode ver o Intelbras Ideal completo.

 Intelbras Ideal
Figura 7: Computador completo.

O Ideal por Fora

O gabinete usado no Intelbras Ideal é um mini-torre padrão microATX com duas baias para unidades de 5 1/4" fabricado pela Nilko e personalizado na lateral direita com o logotipo da Intelbras. Na lateral esquerda, existem as aberturas de refrigeração da placa de vídeo e para o duto de ventilação do processador, o que faz com que ele seja compatível com o Intel Chassis Air Guide Desing 1.1..

 Intelbras Ideal
Figura 8: Frente do gabinete.

 Intelbras Ideal
Figura 9: Lado direito.

 Intelbras Ideal
Figura 10: Lateral esquerda.

Do lado esquerdo ainda há um adesivo com a configuração do computador, idêntico ao existente na parte de fora da embalagem. Esse adesivo, porém, não deixa claro qual o modelo do processador que equipa o computador, apenas dizendo tratar-se de um Celeron, sendo que desta forma o comprador deve ficar atento.

 Intelbras Ideal
Figura 11: Adesivo com a configuração.

Na parte frontal do gabinete, além da tampa que esconde o gravador de DVD (tampa essa que desliza sem problemas), há uma "terceira baia" que na verdade cobre o painel frontal do gabinete, bem como o leitor de cartões de memória que vem instalado no local onde "antigamente" instalava-se a unidade de disquetes. Nesse painel temos acesso a duas portas USB 2.0 (além de uma terceira integrada ao leitor de cartões) e os conectores para fone de ouvido e microfone. Não há botão de reset nesse gabinete. O botão de liga-desliga fica bem no meio da frente do gabinete, e sua moldura é iluminada pelo LED indicador de ligado. O LED indicador de atividade do disco rígido fica logo abaixo.


Intelbras Ideal
Figura 12: Painel frontal do gabinete.

Na traseira do gabinete, nenhuma novidade: painel traseiro da placa-mãe e quatro slots do padrão microATX, sendo um deles ocupado pela placa de fax-modem. Também podemos notar os polêmicos lacres que impedem a abertura do gabinete sem que sejam rompidos.

Intelbras Ideal
Figura 13: Traseira.

O Ideal por Dentro

Abrindo o gabinete, imediatamente fomos descobrir qual o modelo da placa-mãe (por causa do CD da Phitronics que acompanha o computador, achamos inicialmente que essa era a marca da placa-mãe, mas posteriormente descobrimos que esse CD era referente à placa de fax-modem), que é a Foxconn 45CMX (clique aqui para ler o artigo com mais detalhes sobre essa placa-mãe).
.

i
Figura 14: Visão interna.

Olhe atentamente a figura 14. Está notando a falta de algo? Se você é muito observador, deve ter notado a ausência de parafusos fixando o disco rígido ao gabinete. Isso mesmo, no modelo que abrimos, o disco rígido veio sem fixação, o que poderia causar problemas ao transportar a máquina!

A fonte de alimentação é a mesma que já tínhamos visto nos modelos da Nova e da Sim+, da marca Jitek e com potência nominal de 250 W.

Intelbras Ideal
Figura 15: Fonte de alimentação.

A placa-mãe, como já dissemos, é uma Foxconn 45CMX, bem básica mas com bom desempenho e que inclusive suportou a instação de um processador Core 2 Duo E8400, cujo barramento frontal é de 1.333 MHz sem problemas, mesmo usando a fonte Jitek que acompanha o micro.

 Intelbras Ideal
Figura 16: Placa-mãe Foxconn 45CMX.

Componentes Internos

O processador que equipa o Intebras Ideal é o Celeron 430. Mas como o modelo do processador não está especificado no adesivo da caixa, é possível que esse mesmo modelo seja encontrado com outros modelos, como o Celeron 420 ou o 440. Na Figura 17 você pode ver o processador ao lado do cooler que o acompanha e, na Figura 18, os detalhes do processador..

Intelbras Ideal
Figura 17: Processador e cooler.

 Intelbras Ideal
Figura 18: Detalhe do processador Celeron 430.

O fax-modem que vem instalado no Ideal é baseado no chip Motorola. Hoje em dia, com a popularização da internet banda larga via telefone (ADSL) ou cabo, achamos questionável a presença desse acessório. Para muitos usuários, inclusive, seria bem mais interessante se ele fosse substituído por uma placa de rede sem fio.

 Intelbras Ideal
Figura 19: Fax-modem.

Componentes Internos (Cont.)

O Ideal vem com apenas um módulo de memória instalado. Provavelmente a ideia do fabricante com isso é (além de cortar custos, claro) proporcionar ao comprador a possibilidade de expandir a memória do computador instalando posteriormente mais um módulo. Infelizmente, enquanto isso não acontece, o desempenho do computador fica prejudicado, já que a placa-mãe permite o acesso à memória em dois canais caso haja dois módulos instalados, e esse acesso em dois canais melhora o desempenho das aplicações que dependem de uso intensivo da memória..

A boa notícia é que o módulo que veio no computador que analisamos é padrão DDR2-800, apesar de a placa-mãe só reconhecer memórias até 667 MHz. Os chips de memória são da marca Kingmax.

Intelbras Ideal
Figura 20: Memória.

 Intelbras Ideal
Figura 21: Memória (verso).

A unidade de disco rígido do Ideal é o Maxtor STM3160215AS, que nós inclusive já testamos, comparando o desempenho com outros discos de mesma capacidade, e que não fez feio. Trata-se de uma unidade de disco barata e de bom desempenho.

Intelbras Ideal
Figura 22: Disco rígido.

A unidade óptica é um gravador de CD e DVD da Samgung, modelo SH-S202, também um modelo de baixo custo mas de fabricante conceituado e boa qualidade.

 Intelbras Ideal
Figura 23: Unidade de DVD-RW.

Vamos agora rever as principais características desse microcomputador.

Principais Especificações

As principais características do microcomputador Intelbras Ideal são:.

Conclusões

O computador Intelbras Ideal é uma boa máquina para o usuário básico. Com um baixo custo (ainda mais considerando que já vem acompanhado de um monitor LCD) e uma boa capacidade de expansão, ele permite que seja instalado um processador mais potente (Pentium Dual Core ou mesmo um Core 2 Duo), um segundo módulo de memória e uma placa de vídeo atual (já que sua placa-mãe possui um slot PCI Express x16), tornando-se dessa forma um bom micro até mesmo para tarefas mais pesadas como processamento multimídia ou jogos..

Infelizmente algumas ressalvas mostram que o controle de qualidade da fábrica ainda precisa melhorar, como o disco rígido solto dentro do gabinete ou o monitor "indeciso" quanto à própria resolução nativa, mas com o porte do fabricante (um dos líderes na área de equipamentos de telefonia no Brasil) é provável que a Intebras também consiga, com o tempo, firmar-se na área da informática.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Microcomputador-Intelbras-Ideal/1549

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.