Notebook Acer Aspire 1410
12/08/2010 às 13h17min por Rafael Otto Coelho em Portáteis

Introdução

Hoje nós analisaremos um notebook compacto e de baixo custo da Acer, o Aspire 1410, que tem uma tela de 11,6 " com resolução de 1366x768 e que, no modelo analisado, veio com processador Celeron 723, 2 GB de memória RAM e disco rígido de 250 GB. Confira!.

A classificação entre um notebook e um netbook não é exata. Algumas pessoas podem dizer que o que diferencia é o tamanho da tela, enquanto outras podem usar a presença ou ausência de uma unidade óptica (leitor/gravador de DVD ou equivalente) para essa definição. O Acer Aspire 1410, com sua tela de 11,6 " e sem unidade óptica, poderia ser chamado de netbook, mas preferimos usar a definição do fabricante, que o classifica como um notebook.

A Aspire 1410 baseia-se no chipset Intel GM45, e pode vir com o processador Celeron 723 (1,2 GHz, presente nesse nosso exemplar), Celeron 743 (1,3 GHz) ou Celeron SU2300 (1,2 GHz, dois núcleos). Todos esses processadores são fabricados com tecnologia de 45 nm e têm TDP de 10 W, ou seja, são processadores voltados à economia de energia e não ao alto desempenho. Para mais informações, leia nosso tutorial Todos os Modelos do Celeron para Notebooks. O sistema operacional que veio instalado é o Windows 7 Starter. Falaremos sobre ele mais adiante.

A embalagem do notebook nos chamou a atenção, porque ele veio bem protegido dentro de duas caixas, a externa em papelão simples e a interna (mostrada na Figura 1) em formato de maleta.

Acer Aspire 1410
Figura 1: Caixa

Na Figura 2 vemos os acessórios que acompanham o Aspire 1410. Além da fonte, encontramos os manuais, bateria e uma bolsa emborrachada.

Acer Aspire 1410
Figura 2: Acessórios

Na Figura 3 vemos o tampo superior do 1410. O exemplar que analisamos tem esse tampo azul escuro, mas ele também pode ser encontrado em preto ou vermelho.

Acer Aspire 1410
Figura 3: O Acer Aspire 1410

Nas próximas páginas analisaremos esse notebook em mais detalhes.

Visão Geral

Na parte frontal do notebook vemos os LEDs indicadores de carga da bateria e atividade da rede sem fio. A tampa do notebook não possui trava.
.

Acer Aspire 1410
Figura 4: Visão frontal

No lado direito do notebook vemos o leitor de cartões de memória (compatível com SD, MS, MS Pro e xD), conectores de fone de ouvido (também com saída SPDIF) e microfone, duas portas USB 2.0, uma trava anti-furto ("Kensington") e o conector da placa de rede Gigabit Ethernet.

Acer Aspire 1410
Figura 5: Painel direito

Na Figura 6 vemos a traseira no notebook. Na verdade, esse lado é formado pela própria bateria e, sem ela, vemos apenas o conector da mesma.

Acer Aspire 1410
Figura 6: Traseira

Na Figura 7 vemos a lateral direita do equipamento, com saída de vídeo VGA, o conector de alimentação, saída de ar da refrigeração, saída HDMI e uma porta USB 2.0.

Acer Aspire 1410
Figura 7: Painel esquerdo

Visão Geral (Cont.)

Na Figura 8 vemos o Acer Aspire 1410 aberto. Note que a bateria ainda não está instalada, o que deixa um "buraco" na parte traseira do notebook. A tela de 11,6 polegadas com iluminação por LED tem resolução nativa de 1366 x 768 pixels, o que é uma grande diferença em relação à maioria dos netbooks com tela de 10,1 polegadas, que possui resolução de 1024 x 600 pixels.
.

Acer Aspire 1410
Figura 8: Aberto

O teclado é padrão ABNT e de tamanho normal, apesar do tamanho reduzido do notebook. A digitação é firme. Sentimos falta apenas das teclas "Home" e "End", sacrificadas em função do espaço e acessíveis usando a tecla "Fn" junto com as teclas "PgUp" e "PgDn". O touchpad, logo abaixo, também é pequeno mas de uso simples. O único botão presente é o de liga/desliga na parte posterior direita. Na parte posterior esquerda ficam os LEDs indicadores de atividade do disco rígido, Caps Lock e Num Lock. Na parte frontal esquerda ficam quatro LEDs indicadores de ligado, bateria em carga, BlueTooth (apesar do modelo analisado não vir com o módulo BlueTooth) e atividade da placa de rede sem fio.

Acer Aspire 1410
Figura 9: Teclado

Na Figura 10 vemos a parte superior do monitor, com a webcam de 0,3 MPixel e o microfone embutido.

Acer Aspire 1410
Figura 10: Webcam e microfone

Assim como os últimos notebooks que analisamos, o Aspire 1410 não vem com nenhum tipo de lacre na tampa inferior.

Acer Aspire 1410
Figura 11: Parte inferior

Agora vamos ver o Acer Aspire 1410 por dentro.

O Aspire 1410 por Dentro

Na Figura 11 vemos a bateria do Aspire 1410, com tensão de 11,1 V e capacidade de 5600 mAh.
.

Acer Aspire 1410
Figura 12: Bateria

Na Figura 13 vemos o compartimento do disco rígido aberto.

Acer Aspire 1410
Figura 13: Compartimento do disco rígido

O disco rígido que veio no modelo analisado era um Western Digital WD2500BRVT, de 250 GB, interface SATA-300, 5.200 rpm e 8 MB de cache. É um disco "verde", ou seja, de baixo consumo.

Acer Aspire 1410
Figura 14: Disco rígido

Na Figura 15 vemos a tampa principal removida, dando acesso aos soquetes para memórias e à placa de rede sem fio, que ocupa o slot mini PCI Express. Note que o modelo analisado veio com apenas um módulo de memória, mas o notebook suporta dois módulos de memória DDR2. Assim você pode instalar mais um módulo e permitir que o chipset acesse a memória em dois canais.
/>

Acer Aspire 1410
Figura 15: Soquetes de memória

 

Na Figura 16 você vê o módulo de memória Nanya DDR2-800 de 2 GB. O máximo de memória que você pode instalar nesse notebook são 4 GB, apesar de o chipset GM45 suportar até 8 GB. Lembre-se, porém, que devido às limitações de acesso à memória dos sistemas operacionais de 32 bits, tais sistemas não reconhecem 4 GB ou mais de memória RAM e, portanto, você precisa instalar uma versão do Windows ou do Linux de 64 bits caso instale 4 GB ou mais.

Acer Aspire 1410
Figura 16: Módulos de memória

Utilização

O Acer Aspire 1410 mostrou-se muito prático. O teclado é de tamanho equivalente ao dos notebooks de tela de 14 ou 15 polegadas, apenas sem a fileira de teclas da direita, e a digitação, depois de algum tempo de adaptação, foi tranquila..

A tela de 11,6 polegadas e resolução de 1366 x 768 é um dos pontos altos do Aspire 1410, sendo clara, brilhante e de ótima aparência de cores. Ao contrário da maioria dos netbooks com tela de 10 polegadas, a resolução permite uma navegação prática (sem precisar ficar rolando a tela de um lado para outro) e também torna tarefas como a visualização e edição de fotos mais ágil. Porém, a tela relativamente pequena com alta resolução pode ser um problema para pessoas com algum problema de visão, principalmente se a sua posição de uso for mais longe dos olhos.

O processador Celeron 723 de 1,2 GHz, apesar de não ter como objetivo o alto desempenho, mostrou-se ágil em tarefas simples como edição de textos e navegação. Em nenhum momento sentimos que ele deixou o computador "engatinhando".

O sistema operacional que vem instalado é o Windows 7 Starter (ele também pode vir com o Windows 7 Home Basic). Esse sistema também mostrou-se bastante prático no uso geral. Ao contrário do Windows XP Starter e do Vista Starter, ele não tem limite de aplicações abertas ao mesmo tempo, o que o torna utilizável no mundo real. As principais limitações dessa versão são a ausência de suporte à interface gráfica Aero, à troca da figura de fundo (o que não faz nenhum sentido e é falta de respeito com o consumidor, sejamos francos), ao uso de mais de um monitor e à troca de usuário sem logoff, o que condiz com a utilização de um notebook simples para tarefas simples.

O computador vem com alguns programas preinstalados. Há versões de demonstração do Office 2007, McAfee Internet Security Suite e do Norton Online Backup, mas provavelmente você terá de desinstalar esses programas e instalar versões funcionais. Além disso, o Aspire 1410 vem com o tocador de DVDs PowerDVD (o que é de utilidade questionável em um computador sem unidade óptica), Adobe Reader, Flash, eSobi (leitor de notícias), My Winlocker (encriptador de arquivos), Windows Live, Google Toolbar, além de utilitários e joguinhos da Acer. Alguns são úteis e a maioria deles não chega a atrapalhar o uso. Assim, pode-se dizer que o Aspire 1410 vem pronto para uma utilização básica, desde que você providencie uma suíte de aplicativos de escritório e um antivírus ou compre licenças das versões que vêm preinstaladas.

Um detalhe que nos deceptionou foi que a saída HDMI não transmite áudio digital. Assim, se você conectar o produto em uma TV LCD para uma apresentação ou para ver filmes, você terá de usar a saída SPDIF óptica que existe no conector dos fones de ouvido, usando um cabo que tem um conector Toslink de 3,5 mm em uma ponta e um conector Toslink convencional na outra. Do contrário o áudio continuará sendo o dos pequenos alto-falantes do notebook, que possuem um volume de som bastante baixo.

A duração da bateria foi outro ponto alto desse pequeno notebook: ficamos com ele ligado mais de seis horas ininterruptas, usando a rede sem fio, com o monitor ligado, navegando na internet. Se você diminuir o brilho do monitor e desligar a rede sem fio, pode conseguir ainda mais.

Principais Especificações

As principais características do notebook Acer Aspire 1410 são:.

Conclusões

A Acer conseguiu, em nossa opinião, acertar em cheio com o Aspire 1410, que é um computador que se diferencia dos netbooks que abundam pelo mercado brasileiro por ter uma tela um pouco maior e de maior resolução, um processador mais potente, um teclado mais confortável, uma boa capacidade de expansão de memória e, mesmo assim, mantém a portabilidade e a mesma faixa de preço desses netbooks..

O processador é voltado à economia de energia, e não ao alto desempenho, mas saiu-se muito bem no uso normal. A duração da bateria foi um ponto forte, com mais de seis horas de utilização média. Os dois gigabytes de memória RAM são suficientes para a maioria dos usuários, bem como o disco rígido de 250 GB. A saída HDMI é muito bem-vinda, apesar do problema de não incluir saída de áudio digital (mas pelo menos ele vem com saída SPDIF óptica). Tanto o chipset quanto o processador são bem atuais, o que junto com a capacidade de expansão de memória permite uma sobrevida longa ao produto.

Assim, o Acer Aspire 1410 é um notebook compacto (ou um netbook, dependendo de sua classificação) com excelente relação custo/benefício para quem procura um computador leve e fácil de carregar, mas com bons recursos e grande duração de bateria.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Notebook-Acer-Aspire-1410/2048

© 1996-2013, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.