Placa-Mãe Foxconn 45CMX
23/07/2008 às 13h00min por Rafael Otto Coelho em Placas-Mãe Soquete LGA775 (Intel)

Introdução

Demos hoje uma olhada na 45CMX, placa-mãe de baixo custo da Foxconn com vídeo on-board para processadores Intel soquete LGA775, baseado no chipset Intel 945GC. Esta placa-mãe chegou até a gente dentro de um computador da Intelbras (aguarde o artigo sobre ele, na nossa série sobre computadores populares), por isso o adesivo colado no dissipador da ponte norte. Não há nenhum tipo de indicação se essa placa foi fabricada no Brasil ou em outro país. Ela é vendida em todo o mundo e até mesmo nos Estados Unidos, onde há pouco mercado para placas tão simples..

45CMX
Figura 1: A Foxconn 45CMX.

45CMX
Figura 2: Visão geral.

 45CMX
Figura 3: Outro ângulo.

Você pode observar que a Foxconn 45CMX é uma típica placa-mãe de baixo custo: dois soquetes para memórias, dissipadores passivos (isto é, sem ventoinha) sobre o chipset, formato microATX com apenas quatro slots de expansão, ou seja, nenhum recurso "extra". Ela aceita processadores com barramento frontal de 533 MHz a 1.333 MHz.

Sobre isso cabe um aprofundamento. Segundo a página da Intel o chipset 945GC suporta apenas barramentos externos de 533 MHz ou 800 MHz. Já alguns fabricantes de placas-mães afirmam que ele suporta até 1.066 MHz oficialmente, e 1.333 MHz em overclock. Fizemos um teste colocado um Core 2 Duo E8400 (3,0 GHz, 6 MB de cache L2, barramento de 1.333 MHz) na 45CMX e ele funcionou perfeitamente, com seu barramento de 1.333 MHz sendo corretamente detectado, de forma automática.

Vamos agora dar uma olhada mais de perto nessa placa-mãe.

Mais Detalhes

Infelizmente começamos com um ponto negativo: a 45CMX não usa capacitores sólidos nem bobinas de ferrite em seu regulador de tensão, ao contrário de algumas concorrentes da mesma faixa de preço, como a Gigabyte GA-945GZM-S2, a ASUS P5GC-MX e a e-max 9456GC-M2/1333 que usam capacitores sólidos, ou a MSI P6NGM-L que além desses capacitores sólidos (que não apresentam o infame problema de vazamento e "estufamento") ainda tem bobinas de ferrite (que apresentam menor perda de energia). Em compensação, os capacitores eletrolíticos do regulador de tensão são japoneses (da Chemi-Con), sendo de qualidade superior e também imunes aos problemas de vazamento e estufamento..

45CMX

Figura 4: Soquete do processador.

Como praticamente toda placa-mãe de baixo custo, a 45CMX possui apenas dois soquetes para módulos de memória, aceitanto DDR2 de 400 MHz, 533 MHz e 667 MHz. Experimentamos um módulo DDR2-800 e funcionou, embora com a memória funcionando a 667 MHz. Já com dois módulos de 800 MHz a placa não deu boot. Próximo aos soquetes de memória ficam ainda os conectores de alimentação principal (de 24 pinos) e da porta ATA-100.

45CMX
Figura 5: Soquetes de memória.

Próximo ao chip da ponte sul (resfriado por um pequeno dissipador passivo) podemos ver as quatro portas SATA-300 (sem suporte a arranjos RAID), os conectores do painel frontal (botões liga/desliga e reset, bem como os LEDs indicativos de ligado e de atividade do disco rígido) e os conectores para até quatro portas USB 2.0 frontais.

 45CMX
Figura 6: Ponte sul.

A 45CMX possui um slot PCI Express x16 (que funciona realmente na velocidade x16), permitindo a instalação de uma placa de vídeo "de verdade", caso você queira usar essa placa-mãe para montar um computador voltado para jogos ou aplicações 3D. Também há um slot PCI Express x1 e dois slots PCI. Próximo a eles ainda encontra-se o conector para unidade de disquete.

 45CMX
Figura 7: Slots de expansão.

O painel traseiro da Foxconn 45CMX é, também, totalmente convencional: portas PS/2 para mouse e teclado, uma porta paralela e uma serial, saída de vídeo VGA, quatro portas USB 2.0, conexão de rede Ethernet e conectores de áudio compartilhados (o que significa que se você quiser usar as entradas traseiras de linha e microfone, só poderá usar o áudio de dois canais).

 45CMX
Figura 8: Painel traseiro.

A 45CMX não possui nenhum tipo de configuração no setup que permita overclock.

Principais Especificações

As principais características da Foxconn 45CMX são:
.

Conclusões

A Foxconn 45CMX é uma placa-mãe realmente básica. Em termos de construção ela é inferior a todas as concorrentes que olhamos ultimamente, pois não tem capacitores sólidos no regulador de tensão, além da total ausência de opções de overclock..

Mas, se o seu objetivo é montar um computador básico baseado em um processador Celeron ou em um Pentium Dual Core gastando o mínimo possível ela é uma boa opção: cumpre seu papel e seu preço é ligeiramente inferior ao das concorrentes.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Placa-Mae-Foxconn-45CMX/1530

© 1996-2013, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.