Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura Máxima dos Processadores


         1.246.846 visualizações    Processadores    22 comentários
Temperatura Máxima dos Processadores

Introdução

Assim como todos os componentes eletrônicos, o processador produz calor durante o seu funcionamento. O excesso de calor é prejudicial e pode chegar as vias de fato de queimar o processador ou fazê-lo funcionar de maneira instável. Neste tutorial você aprenderá quais são os efeitos da temperatura sobre o processador, aprenderá a medir a temperatura atual do seu processador e verá tabelas com a temperatura máxima suportada pelos principais processadores disponíveis no mercado.

Os processadores esquentam devido ao efeito Joule, que é o processo de transformação de energia elétrica em calor. Dentro do processador existem vários fios (condutores) responsáveis pelas ligações internas. O efeito Joule surge em razão dos choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor. Isso se manifesta no condutor como aumento de temperatura.

O calor gerado por um dispositivo eletrônico precisa ser rapidamente removido, caso contrário produzirá um aumento de temperatura. Se o calor não for removido a temperatura do dispositivo pode aumentar cada vez mais, até um ponto que ela é tão alta que danifica os circuitos internos do processador, o que obviamente não é desejável.

A temperatura máxima admissível pelo processador está normalmente estampada no próprio corpo do processador, de forma codificada. No Data Book do processador (documento que pode ser baixado no site do fabricante do processador) há uma parte dedicada a explicar o código estampado sobre o invólucro do processador, que inclui a sua temperatura máxima admissível.

É lógico que essa é a temperatura máxima admissível, isto é, que o processador pode trabalhar sem queimar. Quanto menor a temperatura em que o seu processador funcionar, melhor. Coolers de melhor qualidade e o uso adequado de pasta térmica farão com que o seu processador trabalhe a uma temperatura bem abaixo da máxima admissível. Leia nosso tutorial Como Aplicar Corretamente Pasta Térmica para saber mais sobre o assunto.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

No artigo consta:

  • Core 2 Quad:

Modelo

Clock

Temp. Máx (º C)

Q6700

2,66 GHz

71

Q6600

2,4 GHz

62,2

Q6600

2,4 GHz

62,2

Notaram que o Q6600 aparece duas vezes? Isso provavelmente ocorreu pelo fato deste processador possuir duas revisões distintas, com dois core stepping diferentes, e com temperaturas máximas diferentes.

Confiram as páginas no site da Intel:

Intel® Core™2 Quad Processor Q6600 - SL9UM

Intel® Core™2 Quad Processor Q6600 - SLACR

O correto seria:

  • Core 2 Quad:

Modelo

Clock

Temp. Máx (º C)

Q6700

2,66 GHz

71

Q6600 B3

2,4 GHz

62,2

Q6600 G0

2,4 GHz

71

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola o artigo, maneiro tambem seria um de temperatura de placas de video, incluindo suas memórias e etc....

É porque agora estão dando um salto nos jogos para pcs deixando no nivel ou melhor do que esses videogames top por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas temperaturas máximas referem-se a temperatura do próprio processador ou de seus núcleos???

Se o processador Q6600 (2.4 ghz) G0 suporta a temperatura de 71 graus, qual a temperatura esperada (limite) para seus núcleos???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, sua informação está meio correta, na verdade aprendi a usar minha mobo de verdade agora, ela tem um programa que me dá diagnostico para tudo... aqui diz o seguinte, 70º chega em um nível preocupante, 90º desliga.

falo isto levando em consideração os ponteiros medidores com marcação de temperatura e cor de aviso que são próprios para o i7.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pessoal,

Esse tutorial está desatualizado; processadores lançados após o tutorial ter sido originalmente publicado obviamente não vão estar na lista. Iremos atualizar esse tutorial em breve.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...