Teste da Controladora RAID HighPoint RocketRAID 2302
Por Gabriel Torres e Cássio Lima em 08 de junho de 2008

Introdução

A RocketRAID 2302 é uma das controladoras RAID mais simples da HighPoint. Ela é equipada com duas portas internas SATA-300 e duas portas externas eSATA-300, suportando RAID 0, 1, 5, 10 e JBOD. Com várias placas-mães hoje em dia vindo com RAID on-board porque alguém gastaria uma grana considerável para ter uma controladora RAID avulsa? Esta é a pergunta que tentaremos responder nesse teste.

Se você conhece pouca coisa a respeito de RAID recomendamos a leitura do nosso tutorial Como Montar um Sistema RAID, onde explicamos tudo o que você precisa saber sobre esta tecnologia. Neste tutorial explicamos o que é RAID, a diferença entre os níveis, etc.

Como você pode ver na Figura 1, a RocketRAID 2302 é uma placa PCI Express x1. O que é realmente interessante sobre o PCI Express é que você pode instalar esta placa em qualquer slot PCI Express, incluindo slots maiores como x4, x8 e x16. A placa, no entanto, continuará funcionando a uma taxa de transferência de x1.

HighPoint RocketRAID 2302
clique para ampliar
Figura 1: Controladora RAID HighPoint RocketRAID 2302.

Como mencionamos esta placa tem duas portas internas SATA-300 e duas portas externas eSATA-300 fazendo com que este produto seja voltado para o usuário médio interessado em uma controladora RAID simples. Se você precisar de mais portas você terá que procurar por outro produto, como a RocketRAID 2300, que oferece quatro portas internas SATA-300, mas nenhuma porta eSATA.

É importante notar que as placas da série RocketRAID 2000 não são 100% baseadas em hardware – parte do processamento ainda é feito pelo processador da máquina e é por isso que essas placas também são chamadas “RAID por software” (ou “software RAID”, em inglês). Apenas as placas da família RocketRAID 3000 são 100% baseadas em hardware e por isso são mais caras. Placas baseadas em hardware também possuem um cache de memória na placa para aumentar o desempenho, o que faz com que seu preço final também aumente. Só para você ter uma idéia, a RocketRAID 3510, que também tem quatro portas SATA, custa cerca de US$ 300 nos EUA, mais do que o dobro da RocketRAID 2302 – além de ser 100% baseada em hardware, ela tem 256 MB de cache de memória e suporta o RAID 6.

A RocketRAID 2302 usa o chip controlador RAID Marvell 88SX7042.

HighPoint RocketRAID 2302
clique para ampliar
Figura 2: Controlador RAID Marvell 88SX7042.

Portanto, qual é a diferença entre a controladora RocketRAID 2302 e uma solução RAID típica oferecida “de graça” quando você compra uma placa-mãe que tem este recurso?

Nesse teste compararemos o desempenho da RocketRAID 2302 com o desempenho do RAID oferecido pelo chip ponte sul Intel ICH9R, por isso falaremos sobre desempenho depois.

Em termos de recursos, esta placa oferece algumas funções interessantes não disponíveis em soluções on-board, tais como expansão online (Online Capacity Expansion, OCE), migração de nível RAID online (Online RAID Level Migration, ORLM), “troca quente” (“hot swap”), disco reserva (“hot spare”) e gerenciamento remoto.

O recurso de expansão online (OCE) permite a você adicionar mais discos ao seu arranjo RAID enquanto que o recurso de migração de nível RAID online (ORLM) permite a você mudar o nível RAID do seu arranjo. Ambos os recursos podem funcionar com o sistema operacional carregado e o micro funcionando, inclusive com os discos sendo acessados – daí o nome “online” –, portanto você não correrá o risco de perda de dados. Em placas-mães com solução de RAID on-board normalmente você não tem esses recursos e se você precisar adicionar mais discos ou mudar o nível do RAID você precisará fazer backup dos seus dados e reconfigurar o seu arranjo RAID, o que envolve reformatar seus discos e conseqüentemente a perda de todos os dados.

A “troca quente” (“hot swap”) permite que você substitua um disco rígido com o micro ligado, em caso de falha em um dos discos. Note que você precisa primeiro acessar o painel de controle do RAID no sistema operacional e selecionar a função “hot swap” antes de remover qualquer disco do seu micro; isto fará com que o seu disco rígido seja desligado, permitindo a você removê-lo do micro.

O recurso de disco reserva (“hot spare”) permite a você ter um disco adicional no arranjo pronto para ser substituído por qualquer outro disco do seu arranjo em caso de falha.

A RocketRAID 2302 vem com dois cabos eSATA e dois cabos SATA, mais um suporte para gabinetes de perfil baixo, como você pode ver na Figura 3.

HighPoint RocketRAID 2302
clique para ampliar
Figura 3: Acessórios que acompanham o produto.

Instalação

A instalação da RocketRAID 2302 é muito simples. Basta instalar a placa em qualquer slot PCI Express disponível em sua placa-mãe, instalar os discos rígidos e ligar o micro para configurar o arranjo RAID. Como mencionamos, mesmo que a placa seja PCI Express x1 você pode instalar a RocketRAID 2302 em qualquer slot PCI Express, incluindo x4, x8 e x16.

Após ligar o micro, você precisará pressionar as teclas CTRL+H para entrar no painel de controle da placa. No entanto, nós recomendamos veementemente que você primeiro faça um upgrade do BIOS da placa. Para isto basta fazer o download da versão mais nova do BIOS no site do fabricante (o arquivo contém tanto o arquivo do BIOS quanto o programa de gravação) e rodar o programa de atualização do BIOS – descompactado os arquivos antes, é claro. Você terá que fazer este procedimento instalando a placa em qualquer micro com o Windows e caso você esteja montando um micro novo você precisará fazer isso em outro computador.

O procedimento é similar ao descrito em nosso tutorial Como Montar um Sistema RAID. A única diferença é que antes de fazer qualquer coisa você precisa “inicializar” cada disco. Se você não fizer isto o painel de controle mostrará uma mensagem dizendo que não existem discos compatíveis com RAID em seu micro.

Uma coisa que nós notamos foi que a RocketRAID 2302 não nos permite selecionar o tamanho do bloco de dados (“stripe size”) que será usado.

HighPoint RocketRAID 2302
clique para ampliar
Figura 4: Painel de controle da RocketRAID 2302.

Em seguida você precisará instalar o sistema operacional. Não esqueça de criar o disquete necessário (leia o tutorial mencionado acima para mais detalhes), rodando o CD-ROM que acompanha o produto em qualquer computador e selecionando a opção apropriada.

Após a instalação do sistema operacional você deverá instalar o painel de controle da placa. Através deste painel de controle você poderá verificar o status do arranjo, mudar o nível do arranjo, desligar qualquer um dos discos para que ele possa ser removido com o micro ligado (hot swap), acessar o painel de controle remotamente através de uma interface web e até mesmo obter notificações por e-mail se algo acontecer de errado com seu arranjo.

Como Testamos

Nós montamos um arranjo RAID0 com dois discos rígidos de 160 GB e comparamos o desempenho deste sistema com o desempenho obtido por um arranjo RAID0 usando os mesmos discos, mas controlado pelo chip ponte sul ICH9R da placa-mãe que usamos (ASUS P5K-E/WiFi-AP, que é baseada no chipset Intel P35), usando o tamanho de bloco de dados (“stripe size”) recomendado, isto é, 128 KB. Nós também comparamos os resultados com o desempenho de um único disco instalado no micro de modo a verificarmos qual o ganho de desempenho você deve esperar obter com um sistema RAID0.

Durante nossos testes usamos a configuração listada abaixo.

Configuração de Hardware

Configuração de Software

  • Windows XP Professional instalado em NTFS
  • Service Pack 3
  • Versão do driver Intel Inf: 8.3.1.1009
  • Versão do driver de video NVIDIA: 169.21

Programas de Desempenho

Adotamos uma margem de erro de 3%. Com isso, diferenças de desempenho inferiores a 3% não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de desempenho seja inferior a 3% deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.

Nossos Testes

Como você pode ver na página anterior, nós medimos o desempenho usando três programas diferentes, o DiskSpeed32, o HD Tach e o HD Tune. Vamos primeiro analisar os resultados obtidos com o DiskSpeed32 (os resultados estão em KB/s).

RocketRAID 2302

O desempenho de pico obtido pela RocketRAID 2302 foi 47,81% maior do que o obtido pela configuração com apenas um disco. No SpeedDisk32, no entanto, o ICH9R obteve um desempenho de pico maior, sendo 26,68% mais rápido do que a placa testada. A RocketRAID 2302, no entanto, obteve uma taxa de transferência maior: sua taxa de transferência média foi 63,69% maior do que a taxa de transferência média obtida pela configuração com apenas um disco rígido e 18,92% maior do que a taxa de transferência média obtida pela solução RAID on-board (Intel ICH9R).

 

HighPoint RocketRAID 2302

 

Os resultados com o HD Tach foram similares. O ICH9R obteve um desempenho de pico maior, mas a RocketRAID 2302 obteve uma taxa de transferência média maior. A RocketRAID 2302 obteve um desempenho de pico 41,03% maior do que a configuração com apenas um disco rígido, mas o ICH9R obteve um desempenho de pico 18,55% maior que a placa testada. A taxa de transferência média da RocketRAID 2302 foi 87,68% maior do que a configuração com apenas um disco rígido e 8,61% maior do que a do ICH9R. Os resultados no gráfico acima estão em MB/s.

 

HighPoint RocketRAID 2302

 

No HD Tune o desempenho de pico obtido pela RocketRAID 2302 foi 7,42% maior do que o obtido pela solução on-board (ICH9R), porém ambos obtiveram um desempenho de pico menor do que o obtido pela configuração com apenas um disco rígido (6,49% mais rápido do que a RocketRAID 2302). A taxa de transferência média da RocketRAID 2302 foi 87,65% maior do que a configuração com apenas um disco rígido e 9,80% maior do que nossa solução RAID on-board baseada no ICH9R. Os resultados no gráfico estão em MB/s.

Como nota final, preste atenção em como os discos rígidos não conseguem chegar nem perto da taxa de transferência máxima teórica de 300 MB/s definida pelo padrão SATA-300. Esta taxa de transferência é a capacidade máxima da interface; a taxa de transferência real dependerá do disco.

Principais Especificações

As principais características da HighPoint RocketRAID 2302 são:

  • Chip controlador: Marvell 88SX7042
  • Níveis de RAID suportados: 0, 1, 5, 10 e JBOD.
  • Portas SATA internas: Duas SATA-300.
  • Portas SATA externas: Duas eSATA-300.
  • Interface: PCI Express x1
  • Hot swap: Sim.
  • Hot spare: Sim.
  • Expansão online (Online Capacity Expansion, OCE): Sim.
  • Migração de nível RAID online (Online RAID Level Migration, ORLM): Sim.
  • Mais informações: http://www.highpoint-tech.com
  • Preço médio nos EUA *: US$ 117,99

* Pesquisado no Newegg.com no dia da publicação desse teste.

Conclusões

Nesse teste nós vimos claramente que o sistema RAID0 realmente aumenta o desempenho de disco. A questão é: é melhor usar a solução RAID on-board que vem “de graça” com a placa-mãe ou comprar uma placa RAID avulsa como a HighPoint RocketRAID 2302?

A RocketRAID 2302 certamente trará uma taxa de transferência maior para o seu sistema de disco: durante nossos testes a placa testada da HighPoint aumentou a taxa de transferência média entre 9% e 19% se comparada com nossa solução RAID on-board baseada na ponte sul Intel ICH9R.

Enquanto que para os usuários sem restrições orçamentárias que estejam querendo montar “o micro mais rápido que o dinheiro pode comprar” este aumento de desempenho pode facilmente justificar a comprar de uma placa que custa, nos EUA, US$ 120, usuários médios provavelmente se contentarão em usar a solução RAID on-board – a menos que você ache que valha a pena pagar pelos recursos extras oferecidos pela RocketRAID 2302.

Entre esses recursos extras normalmente não oferecidos por soluções de RAID on-board estão a expansão online (Online Capacity Expansion, OCE) e a migração de nível RAID Online (Online RAID Level Migration, ORLM), que permitem a você adicionar mais discos em seu arranjo RAID e mudar o nível do arranjo, respectivamente, sem perda de dados (isto é, sem a necessidade de formatar o arranjo) e com o micro funcionando, com os dados sendo transferidos, e também os recursos hot swap e hot spare, que permitem a você substituir os discos com o micro ligado (você precisa desligar os discos através do painel de controle do RAID primeiro) e ter um disco extra que será automaticamente usado caso algum disco em seu arranjo falhe, respectivamente.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Controladora-RAID-HighPoint-RocketRAID-2302/1507

© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.

Quantcast