Teste da Fonte de Alimentação Braview ATX-700 de 300 W
Por Gabriel Torres em 11 de dezembro de 2009
Introdução
Atualizado em 15/01/2010: Recebemos um e-mail da Receita Federal informando que eles apreenderam três containeres dessas fontes, graças a este nosso teste, mostrando que finalmente alguém está fazendo alguma coisa a respeito deste tipo de fraude.
As fontes de alimentação ATX-500 (230 W), ATX-550 (230 W), ATX-600 (250 W) e ATX-700 (300 W) da Braview são produtos remanufaturados, montados a partir de lixo tecnológico de países desenvolvidos, comprado a peso por empresas chinesas para a montagem de produtos destinados a países subdesenvolvidos.
Em princípio não há nada de errado em se vender ou comprar produtos remanufaturados. Por exemplo, várias pessoas compram pneus recauchutados (isto é, remanufaturados, fabricados a partir de um pneu usado com uma nova camada de borracha aplicada) ou “meia-vida” (usados). A diferença, no entanto, é que quando você compra um pneu recauchutado ou “meia-vida” você sabe o que está levando e não espera que o produto seja tão bom quanto um “zero quilômetro”.
O problema das fontes ATX-xxx da Braview é que elas são produtos usados, colocados dentro de uma carcaça nova e vendidos como se fossem produtos novos, zero quilômetro. Sinceramente, nunca vimos algo tão grave acontecendo em nosso mercado e só temos uma palavra para resumir o que a Braview está fazendo: fraude. Uma empresa que faz uma coisa dessas deveria ser duramente punida pelas autoridades.
Importante notar que até o momento só abrimos as fontes ATX-xxx da Braview; ainda estamos para analisar outras fontes deste fabricante (série DT e o modelo BTX LC-8500) para ver se eles são produtos novos ou se são também produtos remanufaturados.
O exterior das fontes ATX-xxx é sempre o mesmo, mas o que há dentro varia. Nós compramos duas amostras desta fonte e o interior era completamente diferente. A primeira amostra era uma fonte usada da FSP, enquanto que a segunda amostra era uma fonte usada da Dell (modelo DL-P1457F3, de 145 W). Nosso colaborador Daniel Barros comprou uma fonte dessas e dentro havia uma fonte usada da Samsung. Ou seja, três amostras, três produtos diferentes no interior. O desempenho dessas fontes variará enormemente de acordo com o que há dentro da carcaça e não há como sabermos de antemão o que é que há dentro da caixa.
Antes de expormos o interior desta fraude, vamos dar uma olhada em seu exterior. Em nenhum local há a informação de que se trata de um produto remanufaturado ou usado e a carcaça é nova, nos dando a impressão de ser um produto novo, recém fabricado.
clique para ampliar
Figura 1: Fonte de alimentação Braview ATX-700 de 300 W.
clique para ampliar
Figura 2: Fonte de alimentação Braview ATX-700 de 300 W.
clique para ampliar
Figura 3: Etiqueta da Braview ATX-700 de 300 W.Por Dentro da Braview ATX-700
Abaixo você tem uma visão geral da fonte. Nós mostramos as duas amostras que compramos, veja como são completamente diferentes. A primeira coisa que notamos foi que a fonte estava “suja” e, portanto, tratava-se de um produto usado. Mostraremos a fraude em detalhes na próxima página.
clique para ampliar
Figura 4: Visão geral (amostra 1).
clique para ampliar
Figura 5: Visão geral (amostra 2).
clique para ampliar
Figura 6: Visão geral (amostra 1).
clique para ampliar
Figura 7: Visão geral (amostra 2).
clique para ampliar
Figura 8: Visão geral (amostra 1).
clique para ampliar
Figura 9: Visão geral (amostra 2).Por Dentro da Braview ATX-700: A Fraude
Os indícios que esta fonte é uma sucata reaproveitada estão em qualquer lugar que você olhe dentro da fonte. Mostramos abaixo apenas os mais óbvios (mostramos aqui a amostra 1).
clique para ampliar
Figura 10: Fios cortados.
clique para ampliar
Figura 11: Fios emendados.
clique para ampliar
Figura 13: Mais uma emenda.
clique para ampliar
Figura 14: Adaptação para a ventoinha.Por Dentro da Braview ATX-700: A Fraude (Cont.)
Mais fotos para você ver como esta fonte é um produto recauchutado.
clique para ampliar
Figura 14: Dissipador de calor enferrujado.
clique para ampliar
Figura 15: Placa de circuito impresso retrabalhada.
clique para ampliar
Figura 16: Placa de circuito impresso retrabalhada.
clique para ampliar
Figura 17: Placa de circuito impresso retrabalhada.
clique para ampliar
Figura 18: Ponte de retificação (reparar terminais enferrujados).Conclusões
A gente até que chegou a colocar essa fonte em nosso testador de carga, mas depois pensando melhor vimos que não valia a pena publicar os testes. Afinal, de três amostras que tivemos acesso, cada uma possuía em seu interior uma fonte diferente! Portanto o desempenho das Braview ATX-xxx variará de acordo com o que tiver dentro. E você deverá rezar para pegar uma fonte melhorzinha. A segunda amostra que pegamos só conseguiu entregar 150 W e depois que abrimos a fonte e descobrimos que ela era uma Dell DL-P1457F3 de 145 W recauchutada.
clique para ampliar
Figura 19: Verdadeiro modelo da nossa segunda amostra.Sinceramente esta é a maior trambicagem que já vimos na indústria de informática brasileira, e que mostra como o Brasil ainda está a anos-luz de ser um país sério. Até que poderia ser, mas o que estraga o nosso país é a ação de pessoas inescrupulosas, como é o caso da Braview, que vende lixo tecnológico como se fosse produto novo, e a não-existência de qualquer tipo de fiscalização (atualizado em 15/01/2010: ver atualização abaixo; a Receita Federal, após ler este teste, entrou na jogada para remover este produto do mercado).
Empresas deste tipo continuam operando normalmente e nada acontece. A única coisa que podemos fazer é divulgar este tipo de trambicagem para que usuários parem de comprar este tipo de produto e empresas deste tipo tenham de fechar as portas ou passarem a vender produtos decentes, por falta de consumidores para suas porcarias.
Como dissemos, nada contra a compra e a venda de produtos reciclados, desde que é claro o consumidor saiba o que está comprando, o que não é o caso.
Esta fonte é cara para o que é, pois afinal de contas a empresa que recondiciona essas fontes na China compra a matéria-prima (isto é, fontes usadas vindas de países desenvolvidos) por quilo, pois são vendidas como sucata.
Como sempre dizemos: até quando teremos de aturar este tipo de coisa? Também ficou indignado? Divulgue!
Atualizado em 15/01/2010:
Acabamos de receber este e-mail da Receita Federal. Quase não acreditamos!
---
Assunto: Apreensão de Fonte
De: "Peter Tofte"
Data: Sex, Janeiro 15, 2010 5:23 pmPrezado Gabriel:
Agradecemos a publicação do artigo Teste da Fonte de Alimentação Braview ATX-700 de 300W
Este artigo e denúncia junto a ouvidoria da RFB levou a apreensão de 3 containers do produto vindos da China.
Sempre que tiver informações relevantes sobre produtos fraudados sendo importados estamos a disposição caso queira comunicar-nos.---
Ficamos felizes pela repercussão que este teste tomou e com a atitude da Receita Federal, que entrou na jogada para remover este produto do mercado.
Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Braview-ATX-700-de-300-W/1844
© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.
Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.