Teste da Fonte de Alimentação WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
Por Gabriel Torres em 16 de julho de 2009

Introdução

Produto Bomba

Mais um teste de uma fonte “nacional”, desta vez com a WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC, que faz parte da série Thunder Power deste fabricante.  Será que ela realmente consegue entregar 950 W? Confira.

Nós já testamos outro modelo da WiseCase, a WSNG-650WR-2*8+APFC, e ambas são fabricadas pela ATNG.

Tome só um cuidado. Na caixa desta fonte e no site da WiseCase há um logotipo do Inmetro que pode levá-lo a achar que esta fonte foi homologada por este instituto, o que não é o caso. Se você reparar nas letras miúdas abaixo do logotipo verá que apenas o cabo de força foi certificado pelo Inmetro.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 1: Fonte de alimentação WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 2: Fonte de alimentação WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC.

A WSNG-950WR-1*14+APFC é pequena para uma fonte de 950 W, medindo 16 cm de profundidade. Ela possui uma ventoinha de 135 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo.

Nenhum sistema de cabeamento modular é usado e todos os cabos possuem uma proteção de nylon, que parte de dentro da fonte. Somente os fios dos cabos de alimentação SATA são 18 AWG, todos os demais fios são 16 AWG, que são mais grossos. Isso é excelente de se ver, especialmente em um produto nesta faixa de potência. Os cabos inclusos são:

  • Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
  • Cabo com conector EPS12V.
  • Cabo com conector ATX12V.
  • Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis pinos em cada um deles.
  • Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de oito pinos em cada um deles.
  • Dois cabos de alimentação SATA com três plugues cada.
  • Dois cabos de alimentação para periféricos com três plugues padrão e um conector de alimentação para unidades de disquete cada.
  • Dois adaptadores para converter os conectores para placas de vídeo de oito pinos para seis pinos.

Para um produto de 950 W nós gostaríamos de ver mais dois conectores de alimentação para placas de vídeo, para que esta fonte fosse compatível com o SLI ou CrossFire com três placas de vídeo sem a necessidade de uso de adaptadores. Por outro lado cada conector de alimentação auxiliar para placas de vídeo está instalado em um cabo individual, o que é excelente. O número de conectores SATA também poderia ser maior.

Os cabos são relativamente longos, medindo 50 cm entre a fonte e o primeiro conector do cabo. A distância entre cada conector nos cabos com mais de um conector é de 14 cm.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 3: Cabos.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Por Dentro da WSNG-950WR-1*14+APFC

Nós decidimos desmontar esta fonte de alimentação para vermos qual projeto e componentes foram utilizados. Leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas para entender como uma fonte de alimentação trabalha internamente e para comparar esta fonte de alimentação com outras.

Nesta página teremos uma visão geral, enquanto que nas páginas seguintes discutiremos em detalhes a qualidade e as especificações dos componentes usados. Como você pode ver esta fonte usa dois transformadores e não apenas um.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 4: Visão geral.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 5: Visão geral.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 6: Visão geral.

Estágio de Filtragem de Transientes

Como mencionamos em outros testes, a primeira coisa que gostamos de ver quando abrimos uma fonte de alimentação para termos uma idéia da sua qualidade é o estágio de filtragem de transientes. Os componentes recomendados para este estágio são duas bobinas de ferrite, dois capacitores cerâmicos (capacitores Y, normalmente azuis), um capacitor de poliéster metalizado (capacitor X) e um varistor (MOV). Em fontes de alimentação genéricas são usados menos componentes do que o recomendado, normalmente removendo o varistor, que é essencial para eliminar picos de energia provenientes da rede elétrica, e a primeira bobina.

Esta fonte tem todos os componentes requeridos, além de dois capacitores X e dois capacitores Y extras.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 7: Estágio de filtragem de transientes (parte 1).

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 8: Estágio de filtragem de transientes (parte 2).

Agora vamos ter uma discussão mais detalhada a respeito dos componentes usados na WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC.

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação KBU10J conectadas em paralelo em seu estágio primário, cada uma capaz de fornecer até 10 A a 75º C. Portanto, em teoria, esta fonte seria capaz de extrair até 2,300 W em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, essas pontes permitiriam que esta fonte fornecesse até 1,840 W sem a queima destes componentes. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 9: Ponte de retificação.

O fabricante fez a gentileza de raspar todos os demais componentes usados para impossibilitar a identificação. Simplesmente ridículo.

No circuito PFC ativo desta fonte são usados três transistores de potência MOSFET em vez de apenas dois, como usual. O capacitor eletrolítico usado para filtrar a saída do circuito PFC ativo é da Teapo e rotulado a 85º C. Os transistores chaveadores estão conectados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 10: Transistores chaveadores e do PFC ativo.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 11: Controlador PFC ativo/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análise do Secundário

Esta fonte usa seis retificadores Schottky em seu secundário. Assim como os componentes do primário, todos os componentes do secundário também estavam raspados, impossibilitando a identificação.

Como mencionado, esta fonte tem dois transformadores. O primário deles é controlado pelos dois transistores chaveadores. Já no secundário o primeiro transformador (rotulado T1 na placa de circuito impresso) é conectado a dois retificadores da saída de +12 V e ao retificador da saída de +5 V. Já o segundo transformador (T2) é conectado aos outros dois retificadores da saída de +12 V, ao retificador da saída de +5 V e ao retificador da saída de +3,3 V.

Desta forma, a saída de +12 V é produzida por quatro retificadores, a saída de +5 V usa um retificador e a saída de +3,3 V usa um retificador.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 12: Retificadores.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 13: Circuito de monitoramento.

Os capacitores eletrolíticos do secundário também são também da Teapo e rotulados a 105º C.

Distribuição da Potência

Na Figura 14 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de potência desta fonte.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 14: Etiqueta da fonte de alimentação.

Esta fonte tem quatro barramentos virtuais, distribuídos da seguinte forma:

  • +12V1 (fio amarelo com listra preta): Conectores ATX12V e EPS12V.
  • +12V2 (fio amarelo sólido): Conectores auxiliares para placas de vídeo de seis pinos.
  • +12V3 (fio amarelo com listra azul): Conectores auxiliares para placas de vídeo de oito pinos.
  • +12V4 (fio amarelo com listra verde): Cabo principal da placa-mãe, cabos de alimentação SATA e de periféricos.

Esta distribuição está perfeita.

Vamos agora ser esta fonte pode realmente fornecer 950 W.

Testes de Carga

Nós fizemos vários testes com esta fonte de alimentação como descrevemos em nosso artigo Nossa Metodologia de Testes de Fontes de Alimentação.

Primeiro nós testamos esta fonte com cinco padrões diferentes de carga, tentando extrair em torno de 20%, 40%, 60%, 80% e 100% da sua capacidade máxima rotulada (na linha “% Carga Máx” nós listamos a porcentagem usada), observando como a fonte testada se comportava em cada carga. Na tabela abaixo nós listamos os padrões de carga e os respectivos resultados.

Se você somar todas as potências listadas para cada teste você pode encontrar um valor diferente do que publicamos na linha “Total” abaixo. Como cada saída pode ter uma pequena variação (por exemplo, a saída de +5V trabalhando a 5,10 V) a quantidade total de potência sendo fornecida é um pouco diferente do valor calculado. Na linha “Total” estamos usando a quantidade real de potência sendo fornecida, medida pelo nosso testador de carga.

+12V1 e +12V2 são as entradas independentes de +12 V do nosso testador de carga e durante nossos testes a entrada +12V1 estava conectada aos barramentos +12V2 e +12V4, enquanto que a entrada +12V2 estava conectada ao barramento +12V1 da fonte de alimentação testada.

Entrada

Teste 1

Teste 2

Teste 3

Teste 4

Teste 5

+12V1

7 A (84 W)

14 A (168 W)

21 A (252 W)

28 A (336 W)

32 A (384 W)

+12V2

7 A (84 W)

14 A (168 W)

21 A (252 W)

28 A (336 W)

32 A (384 W)

+5V

2 A (10 W)

4 A (20 W)

6 A (30 W)

7 A (40 W)

19 A (95 W)

+3,3 V

2 A (6,6 W)

4 A (13,2 W)

6 A (19,8 W)

8 A (26,4 W)

19 A (62,7 W)

+5VSB

1 A (5 W)

2 A (10 W)

2 A (10 W)

3 A (15 W)

3 A (15 W)

-12 V

0,5 A (6 W)

0,5 A (6 W)

0,5 A (6 W)

0,5 A (6 W)

0,5 A (6 W)

Total

199,6 W

390,6 W

575,4 W

762,4 W

Reprovada

% Carga Máx.

21,0%

41,1%

60,6%

80,3%

Reprovada

Temp. Ambiente

48,1º C

47,3º C

49,1º C

47,9º C

Reprovada

Temp. Fonte

49,3º C

49,0º C

51,0º C

52,9º C

Reprovada

Estabilidade da Tensão

Aprovada

Aprovada

Aprovada

Aprovada

Reprovada

Oscilação e Ruído

Aprovada

Aprovada

Aprovada

Aprovada

Reprovada

Potência CA

245,3 W

470,3 W

702,0 W

968,0 W

Reprovada

Eficiência

81,4%

83,1%

82,0%

78,8%

Reprovada

Tensão CA

112,7 V

109,8 V

107,8 V

105,1 V

Reprovada

Fator de Potência

0,97

0,987

0,987

0,983

Reprovada

Resultado Final

Aprovada

Aprovada

Aprovada

Aprovada

Reprovada

O “único” problema que tivemos com a WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC foi que ela explodiu imediatamente quando tentamos puxar 950 W dela. Mais detalhes na próxima página.

A sua eficiência ficou acima de 80% somente quando puxamos até 60% de sua potência rotulada, isto é, até 570 W. Puxando entre 40% e 60% da potência rotulada (entre 380 W e 570 W) tivemos uma eficiência relativamente boa entre 82% e 83%.

As saídas desta fonte ficaram em até 3% de seus valores nominais – incluindo a saída -12 V, que não gosta muito de ficar próxima ao seu valor padrão. Tradução: valores mais próximos dos valores nominais do que o permitido pela especificação ATX, que permite uma tolerância de até 5%.

Os níveis de oscilação e ruído estiveram sempre abaixo do máximo permitido. Durante o teste quatro tivemos 70,0 mV em +12V1, 83,4 mV em +12V2, 26,4 mV em +5 V e 32,4 em +3,3 V. O máximo permitido é de 50 mV para as saídas de +5 V e 3,3 V e 120 mV para as saídas de +12 V.

A Explosão

Assim que tentamos puxar 950 W da WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC ela explodiu. O componente que explodiu foi um dos diodos da seção de chaveamento. Você pode conferir as fotos abaixo.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 15: Diodo que explodiu.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 16: Marca da explosão no lado da solda da placa de circuito impresso.

WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC
clique para ampliar
Figura 17: Marca da explosão na proteção plástica da fonte.

Principais Especificações

As principais características técnicas da WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC incluem:

  • ATX12V 2.2
  • Potência nominal rotulada: 950 W.
  • Potência máxima medida: 762,4 W a 47,9º C.
  • Eficiência rotulada: Informação não disponível (a fonte traz um selo da certificação 80 Plus).
  • Eficiência medida: entre 78,8% e 83,1% em 115 V (nominal, ver resultados completos para a tensão realmente usada).
  • PCF ativo: Sim.
  • Sistema de cabeamento modular: Não.
  • Conectores de alimentação da placa-mãe: Um conector de 20/24 pinos, um conector ATX12V e um conector EPS12V.
  • Conectores de alimentação da placa de vídeo: Dois conectores de seis pinos e dois conectores de oito pinos. Dois adaptadores para transformar os conectores de oito pinos em conectores de seis pinos.
  • Conectores de alimentação para periféricos: Seis em dois cabos.
  • Conectores de alimentação para a unidade de disquete: Dois em dois cabos.
  • Conectores de alimentação SATA: Seis em dois cabos.
  • Proteções: Informação não disponível.
  • Garantia: Um ano.
  • Mais informações: http://www.wisecase.com.br
  • Preço médio no Brasil: R$ 580,00.

Conclusões

É importante termos em mente algo em relação a fontes de potência elevada, como é o caso da fonte testada. Essas fontes não foram feitas para puxarmos a potência rotulada dela, até porque mesmo que você coloque quatro placas de vídeo e um processador topo de linha dentro do seu computador você não chegará nem perto de 950 W. O que ocorre é que a maior eficiência de uma fonte é obtida quando puxamos entre 40% e 60% de sua potência rotulada e, portanto, fontes desse tipo são voltadas a usuários espertos que querem trabalhar com a fonte na metade da sua potência máxima para obterem a maior eficiência possível e, desta forma, economizarem na conta de luz.

Mas quando compramos um produto que diz ser de uma determinada potência, queremos que ele seja capaz de entregá-la, mesmo que não iremos usá-la. Por isso não temos como recomendar a WiseCase WSNG-950WR-1*14+APFC, pois ela explodiu ao tentarmos puxar 950 W dela.

Mesmo que ela fosse capaz de entregar sua potência rotulada, temos a questão da eficiência, que ficou acima de 80% somente quando puxamos até 570 W dela.

Temos ainda de considerar o número de cabos disponíveis, insuficientes para o seu público-alvo. Quem compra uma fonte de 950 W para cima precisa de suporte para SLI/CrossFire  com três placas de vídeo ou mais, coisa que a fonte testada não dá diretamente (é necessário o uso de adaptadores para converter plugues de alimentação para periféricos em conectores auxiliares para placas de vídeo).

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-WiseCase-WSNG-950WR-114+APFC/1711

© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.

Quantcast