Teste do Cooler para Placas de Vídeo Zalman VF3000A
Por Rafael Otto Coelho em 12 de julho de 2010
Introdução
Testamos o Zalman VF3000A, um cooler para placas de vídeo formado por um enorme dissipador com cinco heatpipes e duas ventoinhas de 92 mm com LEDs azuis. Confira o desempenho desse monstro!
Apesar de ser compatível com um grande número de placas de vídeo, segundo a Zalman o VF3000A é otimizado para as placas de referência ATI Radeon HD5830, HD5850 e HD5870, o que significa que os dissipadores para memórias e transistores são feitos para essas placas. A Zalman ainda oferece o modelo VF3000N, otimizado (ou seja, com dissipadores auxiliares adequados) para as placas de referência NVIDIA GeForce GTX260, GTX275, GTX280 e GTX285.
Na Figura 1 vemos a caixa do VF3000A, que tem uma janela transparente que permite ver parte do cooler. Na tampa da caixa há uma alça de corda.
clique para ampliar
Figura 1: CaixaNa Figura 2 podemos ver os acessórios que acompanham o cooler: manuais, dissipadores para memórias, dissipador para os transistores do regulador de tensão, pasta térmica, ferragens para instalação e um controlador de ventoinha Fan Mate 2.
clique para ampliar
Figura 2: AcessóriosNa Figura 3 você tem uma ideia de como é o cooler. Ele usa um grande dissipador com aletas de alumínio, cinco heatpipes de cobre e duas ventoinhas de 92 mm com LEDs auis. O cooler tem ainda uma moldura em alumínio anodizado em vermelho, dando um visual muito maneiro ao produto. No modelo VF3000N essa moldura é preta.
clique para ampliar
Figura 3: O VF3000AO Zalman VF3000A
Na Figura 4 vemos o cooler de frente.
clique para ampliar
Figura 4: Vista frontalComo podemos ver na Figura 5, o cooler é bastante alto. Na verdade ele ocupa não apenas um slot próximo ao usado pela placa de vídeo, mas dois slots extras.
clique para ampliar
Figura 5: Vista superiorNa Figura 6 temos uma visão lateral do cooler.
clique para ampliar
Figura 6: Vista lateralNa Figura 7 vemos a parte inferior do cooler. Note o formato dos heatpipes: dois deles levam o calor para um dos lados do dissipador, enquanto outros três conduzem o calor para o outro lado.
clique para ampliar
Figura 7: Vista inferiorNa Figura 8 você pode conferir a base do cooler, que tem uma superfície espelhada de tão bem polida. Há três posições diferentes onde você pode instalar os parafusos que seguram o cooler na placa de vídeo.
clique para ampliar
Figura 8: BaseInstalação na GeForce GTS 250
Para testar o VF3000A nós o instalamos em nossa GeForce GTS 250, que você pode ver nas Figuras 9 e 10.
clique para ampliar
Figura 9: Geforce GTS 250 com o cooler original
clique para ampliar
Figura 10: GeForce GTS 250 sem o coolerNa Figura 11 você pode ver a base do VF3000A com os parafusos instalados nos orifícios compatíveis com nossa placa de vídeo. Depois disso, basta aplicar pasta térmica no chip de vídeo, colocar o cooler no lugar e atarrachar quatro porcas de dedo pelo lado da solda da placa.
clique para ampliar
Figura 11: Parafusos instaladosNa Figura 12 vemos o Zalman VF3000A instalado em nossa placa de vídeo. Nós não instalamos os dissipadores nos chips de memória e também não instalamos o dissipador nos transistores do regulador de tensão, até porque porque ele não é compatível com nossa placa de vídeo.
clique para ampliar
Figura 12: Instalado em nossa placa de vídeoInstalação na GeForce GTS 250 (Cont.)
Na Figura 13 você pode conferir o lado da solda de nossa placa, com as porcas de dedo instaladas. Cada porca tem uma pequena mola que permite uma instalação mais firme sem forçar a placa. Há também arruelas plásticas que você deve usar caso sua placa de vídeo não tenha áreas metalizadas ao redor dos furos.
clique para ampliar
Figura 13: Porcas de dedoNas Figuras 14, 15, 16 e 17 temos uma visão geral do VF3000A instalado em nossa GeForce GTS 250. Como já explicdo, ele ocupa os dois slots adjacentes à placa de vídeo.
clique para ampliar
Figura 14: Vista inferior
clique para ampliar
Figura 15: Vista lateral
clique para ampliar
Figura 16: Vista superior
clique para ampliar
Figura 17: Vista traseiraNossos Testes
Fizemos testes simples para verificar o desempenho do Zalman VF3000A, medindo a temperatura do núcleo com o auxílio do programa SpeedFan, além de uma medida do nível de ruído com um decibelímetro digital a 10 cm da placa de vídeo, com a placa de vídeo entregando o máximo de desempenho rodando o programa Folding@Home. Para essa medida, desligamos o cooler do processador para que o ruído desse não influenciasse a medição. Apesar disso, tenha em mente que o nível medido é só uma noção, já que uma medição precisa deveria ser feita em um ambiente acusticamente isolado, do qual não dispomos.
Comparamos os resultados do Zalman VF300A na rotação mínima e na rotação máxima com os obtidos com o Scythe Musashi e com o Zalman VF1000 LED (ambos também na rotação mínima e na rotação máxima), além do cooler original. Os resultados estão na tabela abaixo.
Produto Ruído Temp. Ambiente Temp. Núcleo Dif. Temp. Rotação Cooler Original 61 dBA 16 °C 73 °C 57 ºC - VF1000 LED (mín.) 44 dBA 16 °C 74 °C 58 ºC 1400 rpm VF1000 LED (máx.) 51 dBA 16 °C 61 °C 45 ºC 2600 rpm Scythe Musashi (mín.) 40 dBA 16 ºC 65 ºC 49 ºC 850 rpm Scythe Musashi (máx.) 47 dBA 16 ºC 58 ºC 42 ºC 1950 rpm VF3000A (mín) 47 dBA 19 ºC 52 ºC 33 ºC 1500 rpm VF3000A (máx) 57 dBA 19 ºC 49 ºC 30 ºC 2800 rpm No gráfico abaixo vemos um comparativo da diferença de temperatura entre o núcleo do chip gráfico e o ambiente. Lembre-se que, quanto menor o valor, melhor o desempenho do cooler.
![]()
Os resultados obtidos foram excelentes. O VF3000A deixou o chip de nossa placa de vídeo mais frio do que qualquer outro cooler que já testamos até agora, mesmo na rotação mínima.
Principais Especificações
As principais características do Zalman VF3000A são:
* Pesquisado na Newegg.com no dia da publicação desse artigo Primeiras Impressões.
- Ventoinha: Duas ventoinhas de 92 mm com velocidade nominal de 2500 rpm e LEDs azuis
- Base: Cobre
- Heatpipes: Cinco heatpipes de cobre
- Dissipador de calor: Aletas de alumínio ligadas aos heatpipes
- Dimensões: 51 mm x 239 mm x 98 mm (A x L x P)
- Peso: 430 g
- Recursos extras: Controlador de ventoinha, dissipadores para as memórias e para os transistores do regulador de tensão
- Mais informações: http://www.zalman.com/
- Preço médio nos EUA *: US$ 55,00
Conclusões
O Zalman VF3000A tem um bom preço, sendo até mais barato do que o Zalman VF1000 LED (pelo menos nos EUA). Sua instalação também é muito simples e o visual é maneiríssimo. O conjunto de dissipadores para memórias e transistores do circuito regulador de tensão não é tão completo quanto o que encontramos no Scythe Musashi (até porque o modelo testado vem com dissipadores destinados a determinadas placas da ATI), mas cumpre bem a função pois as ventoinhas empurram o ar em direção à placa.
Porém, além de não remover o ar quente de dentro do gabinete, esse cooler tem alguns outros pontos fracos. Primeiro, ele não é tão silencioso quanto o Scythe Musashi e o Zalman VF1000 LED. Na velocidade mínima ele está longe de ser inaudível, e na velocidade máxima o ruído chega a incomodar. O segundo problema é o peso: ele é grande e pesado, e a placa de vídeo pode ser curvada pelo peso. A Zalman chega a recomendar que o cooler seja removido caso você pretenda transportar seu computador, sob pena de danificar algo. O terceiro problema é que ele faz com que sua placa de vídeo passe a ocupar três slots, o que torna-se um problema caso você vá montar um arranjo SLI ou CrossFireX com dois desses coolers, e praticamente impossibilita o uso de três placas de vídeo com um VF3000A instalado em cada uma.
O Zalman VF3000A, por outro lado, tem um desempenho de refrigeração impressionante, mesmo com suas ventoinhas na velocidade mínima. Por causa desse excelente desempenho o VF3000A recebe o selo de Produto Recomendado do Clube do Hardware.
Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-para-Placas-de-Video-Zalman-VF3000A/2033
© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.
Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.