Teste do Gabinete Thermaltake Element G
Por Gabriel Torres e Cássio Lima em 07 de julho de 2009

Introdução

Produto Recomendado Clube do Hardware

O Thermaltake Element G (também conhecido como VL10001W2Z) é baseado no mesmo projeto interno do Element S – sete baias internas de 3 ½”, duas baias internas de 2,5”, etc –, mas externamente eles são produtos completamente diferentes. Vamos dar uma olhada nas diferenças entre os dois e ver se vale a pena comprar este gabinete.

Assim como ocorreu no nosso teste do Element S, nós também ficamos impressionados com a qualidade do material usado tanto na parte interna quanto na parte externa do Element G. Nós também gostamos do visual sério deste gabinete, o que faz com que ele agrade tanto usuários entusiastas quanto usuários profissionais, apesar do seu controlador de luz que transforma o gabinete em uma verdadeira boate fazer com que ele seja mais voltado para os entusiastas em jogos.

Internamente o Element G e o Element S são idênticos. As diferenças entre eles estão na parte externa. São elas:

  • Porta frontal no Element S, não presente no Element G.
  • Ventoinha lateral de 230 mm no Element G. Em teoria o Element S poderia ter esta ventoinha como opção, mas aparentemente a Thermaltake nunca lançou esta versão.
  • Controle de velocidade das ventoinhas superior, lateral e frontal no Element G.
  • Controle de cor das ventoinhas no Element G, onde você pode mudar a cor dos LEDs das ventoinhas superior, lateral e frontal entre vermelho, azul, verde e dois padrões de alternância diferentes. Você pode ainda desligar os LEDs.
  • O Element S tem uma ventoinha superior de 230 mm; no Element G a Thermaltake reduziu o tamanho desta ventoinha para 200 mm.
  • O Element S vem com uma ventoinha frontal de 120 mm e espaço para a instalação de uma segunda ventoinha de 120 mm no painel frontal. O Element G vem com uma ventoinha frontal de 200 mm (que pode ser substituída por duas ventoinhas de 120 mm).
  • O Element S tem uma porta eSATA, recurso não disponível no Element G.
  • O Element G tem quatro portas USB, enquanto o Element S tem duas.

Vamos agora dar uma olhada no interior do Element G.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 1: Gabinete Thermaltake Element G.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 2: Gabinete Thermaltake Element G.

Assim como o Element S, o Element G tem apenas três baias de 5 ¼”. As tampas dessas baias são gradeadas e têm filtros de poeira. Na Figura 3 você pode ver ainda a ventoinha de 200 mm atrás do painel frontal, responsável por refrigerar os discos rígidos. Esta ventoinha gira entre 600 rpm e 800 rpm produzindo um nível de ruído entre 12 e 14 dBA. Apesar de ser rotulada como um modelo de 200 mm, suas pás medem apenas 160 mm. Você pode substituir esta ventoinha por duas ventoinhas de 120 mm caso queira e o Element G vem com duas molduras para essas ventoinhas.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 3: Painel frontal.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 4: Tampa gradeada de uma das baias.

Introdução (Cont.)

Na Figura 5 você pode ver o painel superior do Element G, que tem uma ventoinha de 200 mm idêntica à usada no painel frontal e, portanto, com as mesmas especificações (pás de 160 mm, velocidade entre 600 rpm e 800 rpm, nível de ruído entre 12 e 14 dBA).

Você pode ver um botão giratório no painel superior. Com ele você pode controlar a velocidade (girando-o) e a cor (pressionando-o) das ventoinhas superior, frontal e lateral. Como mencionamos você pode selecionar entre vermelho, azul e verde, além de dois padrões diferentes de alternância. Você pode ainda desligar as luzes, caso queira.

Apesar de este gabinete ter quatro portas USB, ele não vem com uma porta eSATA.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 5: Painel superior.

O painel traseiro do Element G pode ser visto na Figura 6. Ele é idêntico ao painel traseiro do Element S. Ele é pintado de preto, o que dá ao produto uma ótima aparência. A fonte de alimentação é instalada na parte inferior do gabinete. Cada painel lateral é preso ao chassi usando três parafusos de dedo pretos (e não apenas dois, como de costume) e há espaço para a instalação de duas ventoinhas opcionais de 60 mm acima dos slots de expansão. Este gabinete vem com uma ventoinha traseira de 140 mm que gira a 1.000 rpm (nível de ruído de 16 dBA), que não está conectada ao controlador de velocidade de rotação. Esta ventoinha tem apenas dois fios e por isso deve ser instalada diretamente na fonte de alimentação, não podendo ter sua velocidade de rotação monitorada. Outro acessório interessante que vem com este gabinete é um prendedor de cabos para o mouse e teclado para evitar que eles sejam roubados. Ele também tem ainda um local para instalação de um cadeado para evitar que pessoas não autorizadas abram o micro.

Este gabinete possui dois furos para a passagem de mangueiras de sistemas de refrigeração líquida, mas estes furos possuem tampas que precisam ser quebradas caso você queira usá-los, não usando, portanto, tampas de borracha como outros gabinetes que possuem este recurso.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 6: Painel traseiro.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 7: Local para instalação de um cadeado.

Vamos agora dar uma olhada no interior do Element G.

Por Dentro do Element G

Na Figura 8 você pode ver o lado oposto do painel lateral direito com sua ventoinha de 230 mm (pás de 190 mm, velocidade de rotação entre 600 e 800 rpm, nível de ruído entre 12 e 14 dBA). O que é realmente bacana nesta ventoinha é que ela utiliza um mecanismo de conexão rápida e não um conector de alimentação padrão, portanto você pode instalar ou remover o painel sem se preocupar em instalar ou remover o plugue de alimentação da ventoinha.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 8: Painel direito.

Na Figura 9 você tem uma visão geral do interior do Element G. Como mencionamos, internamente o Element G e o Element S são idênticos.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 9: Interior do Element G.

O Element G tem vários furos na bandeja da placa-mãe para permitir que você passe os cabos por atrás dela, fazendo com que o micro tenha um visual mais organizado ao mesmo tempo em que aumenta o fluxo de ar internamente.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 10: Parte de trás da bandeja da placa-mãe.

Você pode ver as ventoinhas traseira e superior em mais detalhes na Figura 11, e na Figura 12 você pode ver o espaço para a instalação de duas ventoinhas opcionais de 60 mm acima dos slots de expansão. Apenas um dos slots de expansão vem com uma tampa gradeada e as placas de expansão devem ser presas ao chassi usando parafusos convencionais, já que este gabinete não vem com nenhum tipo de mecanismo que dispensa o uso de parafusos ou parafusos de dedo. Nós achamos que um gabinete com esta qualidade deveria vir com tampas de slots gradeadas e pelo menos parafusos de dedo pretos. Pelo menos no aspecto estético este gabinete é vendido com parafusos pretos.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 11: Ventoinhas traseira e superior.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 12: Slots de expansão e espaço para a instalação de ventoinhas opcionais de 60 mm.

O compartimento da fonte de alimentação pode ver visto na Figura 13. Preste atenção e você verá um filtro de poeira na parte de baixo do gabinete, que será usado caso você instale uma fonte de alimentação equipada com uma ventoinha inferior de 120 ou 140 mm (a fonte de alimentação deve ser instalada com sua ventoinha voltada para baixo). O painel que divide o compartimento da fonte de alimentação do compartimento da placa-mãe pode ser removido (ele é preso ao chassi usando dois parafusos de dedo) e ele também tem duas baias de 2,5” para discos rígidos, como explicaremos. Ele também tem um pequeno suporte para fonte de alimentação que pode ser movido para coincidir com o comprimento da fonte.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 13: Compartimento da fonte de alimentação.

Vamos agora dar uma olhada nas opções para unidades de disco do gabinete testado.

As Baias dos Discos

Este gabinete tem três baias externas de 5 ¼”, sete baias de 3 ½” e duas baias de 2,5” para discos rígido. Em teoria os discos de 2,5” são voltados para notebooks e eles são mais lentos do que discos para computadores de mesa. Essas baias, no entanto, não são destinadas a discos rígidos convencionais, mas sim a unidades SSD, que normalmente são de 2,5”, já que seu foco principal são os notebooks. Portanto com este gabinete você pode instalar unidades SSDs de 2,5” sem a necessidade de usar nenhum tipo de adaptador. Falando em adaptador, este gabinete não vem com nenhum tipo de adaptador para os dispositivos externos de 3 ½” (unidades de disquete ou leitores de cartões de memória).

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 14: Gaiola dos discos rígidos.

A gaiola dos discos rígidos pode ser removida do gabinete para facilitar a instalação de vários discos. Ela é presa ao chassi usando dois parafusos de dedo pretos.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 15: Gaiola dos discos rígidos.

Apesar de o mecanismo usado para a instalação dos discos rígidos não dispensarem o uso de parafusos, ele é muito bom. Você precisa adicionar quatro parafusos especiais em cada disco rígido, o que pode ser feito manualmente, sem a necessidade de uso de ferramentas. No lado esquerdo do disco você precisa instalar um parafuso no primeiro e no último furo, mas no lado direito do disco você precisa usar o primeiro furo e o furo do meio. Você pode adicionar um parafuso convencional no último furo do lado direito do disco (veja na Figura 17), se quiser. Nenhum mecanismo anti-vibração está disponível.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 16: Instalação de um disco rígido.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 17: Instalação de um disco rígido.

As Baias dos Discos (Cont.)

As duas baias de 2,5” estão disponíveis na chapa que separa o compartimento da placa-mãe do compartimento da fonte de alimentação. Uma baia está disponível na parte superior da chapa e a outra está disponível abaixo dela, de cabeça para baixo.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 18: As duas baias de 2,5” para discos rígidos.

Na Figura 19 você pode ver uma unidade SSD de 2,5” instalada na baia superior.

Gabinete Thermaltake Element G
clique para ampliar
Figura 19: Unidade SSD instalada na baia de 2,5” superior.

Principais Especificações

As principais características do gabinete Thermaltake Element G incluem:

  • Estilo: Torre-média.
  • Aplicação: ATX e padrões menores derivados deste.
  • Material: Aço revestido de zindo (SECC), pintado de preto.
  • Fonte de alimentação: Não vem com o produto.
  • Cores disponíveis: Preta.
  • Painel lateral: Gradeado com uma ventoinha de 230 mm.
  • Dimensões: 56,5 cm x 23,1 cm x 52,6 cm (A x L x P).
  • Peso líquido: 7,92 Kg.
  • Peso bruto: 9,3 Kg.
  • Baias: Três baias externas de 5 ¼”, sete baias internas de 3 ½” e duas baias internas de 2,5”.
  • Slots de expansão: Sete.
  • Ventoinhas: Uma ventoinha frontal de 200 mm (pás de 160 mm, velocidade entre 600 rpm e 800 rpm, nível de ruído entre 12 e 14 dBA), uma ventoinha de 200 mm na parte superior (pás de 160 mm, velocidade entre 600 rpm e 800 rpm, nível de ruído entre 12 e 14 dBA), uma ventoinha de 230 mm no painel direito (pás de 190 mm, velocidade entre 600 e 800 rpm, nível de ruído entre 12 e 14 dBA) e uma ventoinha de 140 mm na parte traseira (1000 rpm, nível de ruído entre 12 e 14 dBA).
  • Recursos extras: Prendedor para os cabos do mouse e teclado, controle de velocidade e cor das ventoinhas.
  • Mais informações: http://www.thermaltakeusa.com
  • Preço médio nos EUA*: US$ 145

*Pesquisado no Newegg.com no dia da publicação deste teste.

Conclusões

O Thermaltake Element G é um gabinete torre m&eacture;dia voltado para o usuário exigente que quer um gabinete de alta qualidade repleto de recursos. Aqui está um resumo do que achamos deste produto.

Pontos Fortes

  • Excelente qualidade.
  • Incrível quantidade de baias para discos rígidos que certamente agradará até mesmo os usuários mais “tarados” (sete).
  • Duas baias de 2,5” para discos rígidos.
  • Filtros de poeira.
  • Controle de velocidade das ventoinhas.
  • Controle de cor das ventoinhas.

Pontos Fracos

  • Não tem mecanismos anti-vibração para os discos rígidos.
  • Não tem porta eSATA.
  • Poderia ter uma porta FireWire.
  • Poderia ter vindo com tampas gradeadas em todos os slots de expansão.
  • Poderia ter vindo com parafusos de dedo pretos para a instalação das placas de expansão.
  • Tampas dos buracos para sistemas de refrigeração líquida precisam ser quebradas.
  • Preço

Em resumo, nós achamos que este é um excelente produto para o usuário que esteja procurando por um gabinete torre m&eacture;dia repleto de recursos. Nós realmente ficamos impressionados com sua qualidade. Sua única desvantagem é o preço. Por conta do famigerado “custo Brasil” ele deve chegar por aqui custando os olhos da cara (por volta de R$ 600).

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Gabinete-Thermaltake-Element-G/1700

© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e dos textos disponíveis, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas no Clube do Hardware.

Quantcast