Teste do Telefone Celular Samsung Eternity
27/06/2009 às 16h05min por Sandy Berger em Smartphones

Introdução

O iPhone da Apple deu início à loucura por telas touchscreen (sensíveis ao toque) e outros telefones o seguiram - alguns apenas com a tela sensível ao toque e outros com telas sensíveis ao toque e teclados físicos. Agora a Samsung lançou um telefone com tela sensível ao toque que utiliza sua nova tecnologia Smart Wiz juntamente com muitos recursos multimídia. Nós estávamos curiosos para ver o quanto estas novas funcionalidades acrescentaram à usabilidade do telefone, por isso ficamos felizes em avaliar o Samsung Eternity SGH-A867. .

O Eternity faz parte de uma família inteira de telefones com o mesmo tipo de concepção. Cada um está vinculado a uma determinada empresa de telefonia celular (nos EUA). Os modelos Eternity,  Behold e Instinct são todos semelhantes, mas cada um está disponível em uma operadora diferente (nos EUA) e tem suas próprias características únicas.

Como pode ser visto na Figura 1, a caixa laranja e branca contém o carregador, um pequeno Guia de Início Rápido e um CD com tutorial interativo. O Samsung Eternity em si, apresentado na Figura 2, também está incluído.

Figura 1: A caixa e seu conteúdo.
Figura 1: A caixa e seu conteúdo.

Figura 2: O Eternity.
Figura 2: O Eternity.

O CD incluído contém um tutorial interativo e uma cópia do manual do usuário. O tutorial, com exceção de um pequeno erro que será apontado mais tarde, foi bastante esclarecedor.

O Hardware

O Eternity tem o visual suave de uma barra de chocolate. O telefone é envolvido em um bonito plástico preto brilhante e o cromo metálico que circunda o telefone confere a ele uma aparência sólida, resistente. Medindo 11 x 5,6 x 1,3 cm, O Eternity é ligeiramente menor que o iPhone. Com peso de 110 gramas, também é mais leve que o iPhone..

Embora apenas um pouco menor e mais leve do que muitos outros aparelhos celulares, o Eternity tem um excelente tamanho. Ele parece muito mais leve no bolso e se encaixa bem confortavelmente na mão. A tela de 3.2 polegadas sensível ao toque do Eternity tem uma resolução de 240 x 400 pixels e 262k cores. É claro e nítido e, tal como muitos outros telefones deste tipo, a imagem na tela irá rodar automaticamente quando girada para posição de paisagem.

O Eternity tem um sensor de luz embutido que ajusta o brilho da tela com base na quantidade de luz ambiente A tela pode ser visualizada em todas as situações de luz, mesmo com luz solar direta. Este ajuste automático é um excelente recurso. Na verdade, ele funciona tão bem que pode até nem ser notado, mas acrescenta muito à funcionalidade do telefone.

O tela sensível ao toque responde rápida e eficazmente e emite uma vibração tátil para confirmar que o seu comando foi recebido. Outra funcionalidade legal.

Conforme pode ser observado na Figura 3, existem três botões abaixo da tela sensível ao toque vertical. O Talk/Send (Falar/Enviar) permite-lhe fazer ou atender uma chamada e acessar o seu histórico de chamadas. Pressione e segure esta tecla para ter acesso ao correio de voz, não para adicionar um novo contato, conforme indicado no tutorial interativo. A tecla Back volta ao menu, tela ou página web anterior. O botão Power/End finaliza uma chamada e também faz o telefone retornar ao menu principal. Você pode realizar esta chave de três segundos para ligar o telefone desligado. Você também pode pressioná-lo duas vezes para chegar ao fundo de tela.

Figura 3: O Eternity tem três botões principais.
Figura 3: O Eternity tem três botões principais.

Na parte superior do telefone há um botão para pressionar, como visto na Figura 4. Esta chave é utilizada para bloquear e desbloquear a tela sensível ao toque. É mais fácil de usar do que o método do iPhone (deslizamento do dedo em todo o telefone para desbloqueá-lo), pois você pode desbloquear o telefone sem ter de olhar para o tela. É mais fácil pressionar um botão do que colocar o dedo sobre um determinado local na tela quando você está com pressa.

Figura 4: A parte superior do Eternity.
Figura 4: A parte superior do Eternity.

O lado esquerdo do telefone, conforme apresentado na Figura 5, tem um botão de volume para toque ou voz durante uma chamada. Quando uma chamada está chegando, pressionar esta tecla silencia o toque, o que é uma característica útil. Na Figura 5 você também verá a interface do conector que permite ligar um carregador ou outros acessórios opcionais. A Samsung usa sua porta proprietária para esta conexão.

Figura 5: O lado esquerdo do telefone.
Figura 5: O lado esquerdo do telefone.

O outro lado do telefone tem uma tecla dedicada para a câmera, que permite tirar uma foto rapidamente. A câmera  de 3 megapixels tem algumas boas opções, incluindo fotografia sequencial, panorama, detecção de sorriso, mosaico e quadro. Ele também grava vídeos. As opções da câmera de vídeo incluem adaptações e predefinições de equilíbrio do branco para luz do dia, luz incandescente, iluminação fluorescente e dia nublado. Você pode alterar a qualidade da fotografia, bem como configurações como brilho. A câmera possui um temporizador, mas falta um flash. As imagens são utilizáveis, mas não excepcionais.

Acima do botão da câmera fica o botão de Acesso Rápido, que abre um mini menu que controla algumas das principais funções do telefone, conforme apresentado na Figura 7. As opções no  menu de Acesso Rápido são: Chamada, Reprodutor de Música, Menu Principal, MediaNet (Internet), Mensagens, e Voltar. Depois de usar o telefone durante algum tempo, nós realmente desejamos poder personalizar este menu, mas isso não é possível. Há uma saída para fone padrão na parte de cima deste lado do telefone.

Figura 6: O lado direito do telefone.
Figura 6: O lado direito do telefone.

Figura 7: O menu Acesso Rápido.
Figura 7: O menu Acesso Rápido.

A parte de trás do telefone traz câmara, como mostrado na Figura 8. A tampa desliza para fora muito facilmente para permitir o acesso à bateria, ao cartão SIM e ao slot microSD. Na verdade, a tampa deslizou tão facilmente que ficamos preocupados se ela seria aberta acidentalmente. No entanto, durante as várias semanas de testes, a parte traseira permaneceu no local sem problemas. Um aspecto a notar é que a bateria deve ser removida para inserir ou remover o cartão SIM e/ou o cartão SD. Isso não é claramente explicado no manual de instruções. É um grande inconveniente se você deseja transferir música e/ou fotografias para o computador usando o cartão SD.

Figura 8: A parte de trás do Eternity.
Figura 8: A parte de trás do Eternity.

A qualidade de saída de áudio nas chamadas foi excelente, porém a entrada de áudio ficou, algumas vezes, ligeiramente truncada. Não foi possível identificar se esta falha foi causada por quem estava do outro lado da linha, por má conectividade ou pelo próprio hardware. No entanto, isto aconteceu apenas raramente. A qualidade de som do alto falante foi adequada. A Samsung afirma que o telefone oferece 5 horas de conversação. Sentimos que ultrapassamos esse limite quando utilizamos a rede Edge (mais lenta), mas esse tempo foi reduzido quando utilizamos a rede 3G (mais rápida). O Eternity tem capacidade de bateria mais elevada do que a do Samsung Behold, 1300 mAh vs 1000 mAh, e a duração da bateria foi boa. Isso foi em parte devido, no entanto, ao fato de o telefone não tem conectividade Wi-Fi, que é uma característica que gostaríamos de ver incluída.

Menu do Sistema & Touch Wiz

Conforme observado anteriormente, muitas das funcionalidades do telefone são controladas pelos botões físicos nas partes frontal, superior e laterais do telefone. O menu principal, como mostrado na Figura 9, consiste em uma tela banal, com ícones. .

Figura 9: O menu principal.
Figura 9: O menu principal.

Além do menu Acesso Rápido, este telefone tem a interface Samsung TouchWiz que lhe dá widgets que você pode mover pela tela. O TouchWiz é acessado a partir da tela de fundo principal do telefone. Ele fica escondido até você colocar o dedo sobre a pequena guia do lado esquerdo da tela e arrastá-la para a direita. A tela do TouchWiz é mostrada na Figura 10. Você pode arrastar qualquer ícone da barra TouchWiz à tela principal. É uma grande ideia, mas, infelizmente, não é lá muito útil em seu estado atual. Primeiro, os ícones se expandem em pequenos widgets quando você os arrasta para a tela principal. Embora esta seja uma grande ideia, dois ou três widgets enchem toda o tela, o que torna impossível colocar todos os widgets que você gostaria na tela principal. Além disso, os ícones na barra TouchWiz não incluem muitos dos que gostaríamos de ver e não se pode personalizar ou adicionar widgets. Talvez no futuro a Samsung adicione mais funcionalidade e capacidade de personalização ao aparelho.

O Eternity possui algumas características não encontradas em muitos outros telefones. Primeiro, o teclado do tipo telefone no modo vertical muda para um teclado QWERTY quando em modo paisagem. Está disponível também o reconhecimento de escrita manual. Então, se você estiver disposto a gastar algum tempo para aprendê-la, você realmente poderá escrever as letras com os dedos. Há uma tela com teclas de pontuação, bem como uma tela de emoticoms. É fácil desativar o texto preditivo e também fácil de mudar para os menus em francês e espanhol.

O Eternity não é realmente um smart phone (telefone inteligente), estritamente falando, já que não dispõe de um sistema operacional como o iPhone ou o G1 ou o Blackberry. Em vez disso, ele conta com os serviços da operadora de telefonia celular. Além disso, em muitos casos, você deve pagar taxas suplementares à operadora pelos serviços adicionais.

O e-mail só vai funcionar no Eternity se você usar alguns serviços de correio eletrônico. O aparelho tem suporte aos serviços da AOL, AIM, Windows Live Hotmail,  AT&T Yahoo!, Bell South, Comcast, EarthLink, Juno Mindspring, e NetZero. Embora esta lista abranja um grande número de pessoas, empresas e usuários que utilizam outros serviços como o Gmail não acharão este telefone útil.

O Eternity tem os habituais catálogo de endereços, agenda, calculadora, bloco de notas, lista de tarefas, despertador, relógio mundial, cronômetro e conversor de moeda. Porém, não faz sincronização com o Outlook. O Mensageiro Instantâneo funciona bem, mas você estará limitado aos serviços da AOL, MSN ou Yahoo. O Bluetooth tem um perfil estéreo que funciona bastante bem. Também possui um gravador de voz, mas infelizmente não tem comando de voz.

Navegar na Internet usando o Eternity é uma experiência razoável, mas nem todas as páginas da web são carregadas adequadamente. Você pode ampliar e reduzir a imagem utilizando o controle de volume, mas isso não é tão fácil como em alguns outros telefones.

Especificações

As principais especificações do celular Samsung Eternity SGH-A867 são as seguintes:.

Conclusões

O Eternity tem excelente aparência, pegada e resposta. Tem boa qualidade chamada, uma câmera útil, um reprodutor de música e pode até mesmo exibir televisão. Por isso, é um bom dispositivo multimídia, mas sem Wi-Fi e com suporte de e-mail apenas parcial, será incompleto para muitos..

Pontos Positivos:

Pontos Negativos:

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Telefone-Celular-Samsung-Eternity/1691

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.