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Tudo o que você precisa saber sobre “input lag”


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Tudo o que você precisa saber sobre “input lag”

Introdução

Input lag é o tempo total decorrido entre o momento que um determinado comando é dado em periférico de entrada (teclado, mouse, joystick etc.) e o momento que esse comando é reproduzido no periférico de saída (monitor, TV, projetor, etc.). O input lag engloba o tempo em que a máquina leva para processar o comando, o tempo em que a placa de vídeo leva para gerar o sinal da imagem e tempo em que o monitor leva para processar esse sinal em uma imagem e efetivamente exibi-la na tela. Nessa conta está incluído também o tempo de resposta, que é a única informação que os fabricantes nos fornecem atualmente, embora este número possa ser “maquiado”, como explicaremos a seguir. Infelizmente, muitas pessoas se restringem apenas ao tempo de resposta para considerar se uma tela é rápida ou não, e não se atentam que há também o input lag.

A propósito, não deixe de ler nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre monitores LCD”.

Você já reparou como nos últimos anos os fabricantes passaram a divulgar números cada vez melhores nas especificações de seus monitores? A verdade, porém, é que as telas não evoluíram na mesma velocidade que esses números aparentam dizer. Como bons números ajudam nas vendas, os fabricantes vivem inventando “medidas alternativas” para divulgar as especificações dos seus aparelhos.

Essa pratica, infelizmente, é comum há décadas. Em equipamentos de áudio, a indústria inventou a medida de potência PMPO para divulgar no lugar da potência verdadeira (RMS). Na indústria de discos rígidos, os fabricantes passaram a arredondar números, redefinindo o que é megabyte e gigabyte, usando números na base dez em vez de na base dois. Com monitores e TVs não foi diferente.

Um bom exemplo é a medida da taxa de contraste. Antigamente, um bom monitor tinha 500:1 de contraste estático, depois, passou-se a utilizar o “contraste dinâmico” e a medida subiu para 10000:1 ou até 25000:1. A mesma coisa aconteceu com o tempo de resposta. Antes era medido de preto para preto (BTB, black to black) e um tempo de resposta de 5 ms indicava um modelo de monitor muito bom. Mas, depois, a medida passou a ser de cinza para cinza (GTG, grey to grey) e agora você tem monitores com tempo de resposta de apenas 1 ms, mas que na prática continuam sendo perto de 5 ms BTB.

Todas essas medidas inventadas pelos fabricantes para melhorar os números deixam os consumidores confusos, e as agências reguladoras estão longe de agir para termos uma padronização.

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Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Ai você compra aquela TV 3D super luxuosa de trocentas polegadas, fica morrendo e gritando sozinho:

"Mas eu cliquei primeiro! droga de lag!!!" 

E quando vai ver seu ping tá mais baixo do que o cara que te matou, ai voce murmura pra si mesmo. "Filho da mãe, deve ser cheater."

 

Mas tá ai o motivo...

 

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1 hora atrás, sdriver disse:

Ai você compra aquela TV 3D super luxuosa de trocentas polegadas, fica morrendo e gritando sozinho:

"Mas eu cliquei primeiro! droga de lag!!!" 

E quando vai ver seu ping tá mais baixo do que o cara que te matou, ai voce murmura pra si mesmo. "Filho da mãe, deve ser cheater."

 

Mas tá ai o motivo...

 

 

TV e jogo de FPS na mesma frase nunca vai funcionar mesmo.

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Um item importante que não foi mencionado no artigo é sempre desabilitar o VSync. Isso é especialmente importante em jogos de luta ou FPS, que precisam de respostas rápidas e precisas. A desvantagem é que você pode notar uns "cortes" na tela.

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2 minutos atrás, sdriver disse:

So se for de tubão!

 

4 minutos atrás, fmpfmp disse:

Um item importante que não foi mencionado no artigo é sempre desabilitar o VSync. Isso é especialmente importante em jogos de luta ou FPS, que precisam de respostas rápidas e precisas. A desvantagem é que você pode notar uns "cortes" na tela.

 

Ou comprar um monitor G-SYNC ou FreeSync.

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Artigo interessante sobre um termo que muitas vezes é confundido com tempo de resposta. Existem TVs com input lag de mais de 100 ms e sem modo de jogo, tornando-as inadequadas para jogos.

 

Quanto as dicas para diminuir o input lag, achei que conexões analógicas ajudavam à reduzí-lo, não o contrário. Achei que fosse como em áudio, o áudio digital é só um meio de armazenamento, pois na verdade ele sempre será convertido para áudio analógico ao ser reproduzido. Mas pensando do ponto de vista que as TVs aplicam efeitos sobre as imagens, faz sentido elas terem de converter a imagem recebida para formato digital.

 

 

Erro na página 2, terceiro parágrafo:

 

"Dessa forma, resta aos usuários descobrir na prática de um monitor é realmente rápido ou não."

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1 hora atrás, Donel Bueno disse:

Quanto as dicas para diminuir o input lag, achei que conexões analógicas ajudavam à reduzí-lo, não o contrário. Achei que fosse como em áudio, o áudio digital é só um meio de armazenamento, pois na verdade ele sempre será convertido para áudio analógico ao ser reproduzido. Mas pensando do ponto de vista que as TVs aplicam efeitos sobre as imagens, faz sentido elas terem de converter a imagem recebida para formato digital.

 

Monitores CRT não possuem lag praticamente porque não processam as imagens recebidas. Esse só é considerado um "problema" em monitores LED.

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@Donel Bueno compartilho tua opinião.

 

Jogava Resident Evil 4 no meu GameCube e depois no Wii e achava o jogo difícil, mas quando fui jogar o mesmo jogo no PC, com a versão nova de 2013, a dificuldade diminuiu um tantão assim, ó!

 

Então passei a comparar ou ao menos tentar comparar os tempos de resposta e vi que na TV a demora me atrapalhava demais na hora do penúltimo chefe e em alguns outros momentos do gueime.

 

Minha TV é uma Panasonic 50PY85LB que possui uma imagem muitíssimo fantástica (melhor que a grande maioria das tvs atuais, na minha opinião), mas que para jogos mais exigentes não pareceu tão boa e meu Wii é ligado a Vídeo Componente.

 

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  • Membro VIP

As dicas 

1 hora atrás, Donel Bueno disse:

Artigo interessante sobre um termo que muitas vezes é confundido com tempo de resposta. Existem TVs com input lag de mais de 100 ms e sem modo de jogo, tornando-as inadequadas para jogos.

 

Quanto as dicas para diminuir o input lag, achei que conexões analógicas ajudavam à reduzí-lo, não o contrário. Achei que fosse como em áudio, o áudio digital é só um meio de armazenamento, pois na verdade ele sempre será convertido para áudio analógico ao ser reproduzido. Mas pensando do ponto de vista que as TVs aplicam efeitos sobre as imagens, faz sentido elas terem de converter a imagem recebida para formato digital.

 

 

Erro na página 2, terceiro parágrafo:

 

"Dessa forma, resta aos usuários descobrir na prática de um monitor é realmente rápido ou não."

Perdão pelo erro de digitação, leia-se "se" em vez de "de". iremos corrigir o texto em breve

 

Quanto as dicas, são válidas para monitores digitais, a maioria deles conta com entradas analógicas para fins de compatibilidade, mas internamente o sinal operado é digital. Logo usar um cabo VGA é uma conversão a mais que precisa ser feita no monitor, além da placa de video que gera sinal digital nativamente e precisa converter antes de enviar também.

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Uma vez liguei meu PC na TV da sala e experienciei esse fenômeno. Não sei se era pelo fato do meu mouse e teclado serem wireless, e estarem uns 2 metros do conector, mais o input lag da TV, mas a demora nas respostas era maior que 1 segundo, parecia que estava jogando com acesso remoto de um computador lá dos USA, hehehe.

 

Mas enfim, as dicas para desativar os efeitos já ajudam a amenizar essa sensação e com tantos recursos de processamento das imagens não é de se espantar com os atrasos maiores nessas TVs.

Ótimo artigo, parabéns!

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Estava a um bom tempo sem consultar o CDH mas quando entrei e vi esse post, tive que ler e como sempre, o nível da informação é excepcional.

Parabéns a equipe CDH por mais uma matéria sensacional. Sempre aprendo coisas novas toda a vez que entro aqui. Espero me tornar um visitante mais assíduo e participar mais ativamente.

Abraços a todos e até breve...:lol:

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Em 15/02/2016 às 15:51, ricardospimentel disse:

@Donel Bueno compartilho tua opinião.

 

Jogava Resident Evil 4 no meu GameCube e depois no Wii e achava o jogo difícil, mas quando fui jogar o mesmo jogo no PC, com a versão nova de 2013, a dificuldade diminuiu um tantão assim, ó!

 

Então passei a comparar ou ao menos tentar comparar os tempos de resposta e vi que na TV a demora me atrapalhava demais na hora do penúltimo chefe e em alguns outros momentos do gueime.

 

Minha TV é uma Panasonic 50PY85LB que possui uma imagem muitíssimo fantástica (melhor que a grande maioria das tvs atuais, na minha opinião), mas que para jogos mais exigentes não pareceu tão boa e meu Wii é ligado a Vídeo Componente.

 

Eu desisti de jogar Wii aqui em casa pelo mesmo motivo. É praticamente impossível jogar até Super Mario Bros Wii, de tão demorada que é a resposta dos pulos...

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  • Administrador
Em 9/19/2017 às 12:43, luiz0312 disse:

Então como irei saber o input lag do meu monitor cujo fabricante não oferece essa informação?

 

Não há como. Apenas medindo (conforme explicado no artigo) ou pesquisar na internet alguma publicação que tenha feito esta medição.

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