Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com 8600GT -> HDMI -> TV - Ruído de Som ???


b3r

Posts recomendados

Estou com um pc com placa de video 8600GT, conectada a um monitor LG e a uma tv Sony 3 LCD. Para a Tv, utilizo um adaptador dvi-hdmi -> cabo hdmi -> receiver hk -> tv sony 3lcd.

O sinal de vídeo passa pelo receiver apenas para poder utilizar o switch com outro equipamento hdmi, ele não processa o audio pelo hdmi. O audio vai onboard asus/realtek para o receiver via coaxial digital.

Só que em qualquer modo de exibição com a tv ligada (dual view, clone, single tv), as caixas de som da tv estão emitindo um ruído insuportável (só pode ser proveniente do hdmi), que obriga a baixar o volume. A imagem está perfeita.

O dvd player, ligado da mesma forma, passa o audio pelo hdmi, ou seja, o som sai pela tv (mas há a opção de video only no dvd), ou dá para deixar passar o audio também, e baixar o volume da tv, utilizando o receiver para o som.

Minha dúvida é que a placa de vídeo não envia som, logo não sei de onde está surgindo esse ruído. Se baixar o volume, some, o problema é saber que ele está lá... Espero que seja algo simples !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sync, não entendi direito, mas acho que não é por aí não...

Fiz um teste de ligar a placa de video direto na TV, sem passar pelo receiver, e como já imaginava, o ruído persistiu. Ou seja, a interferência já vem do pc. O hdmi carrega audio e video. Como a saída da placa é dvi, audio não transporta. O video está perfeito, mas a origem do ruído está difícil de encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A origem está difícil de achar... hummm... e a placa de vídeo não passa som pra tv... huummm....

O seu PC está ligado a uma tomada aterrada?

Pergunto isso por que quando eu comecei a usar minha placa de TV no PC em 2004, a placa dava uma interferência com o meu som do PC(antes da placa de TV até tinha um ruído quando eu colocava em volume alto, não precisava ser no máximo, e rolava alguma página em qualquer programa com a rodinha do mouse, mas depois da placa de TV a situação piorou, o ruído era durante o tempo inteiro que a máquina estivesse ligada, só não se ouvia bem o barulho quando tinha algum som/música/som da placa de TV tocando/em processo... tentei resolver isso de tudo quanto era forma e não deu pé(até já estava acostumado com o ruído)...

Depois de um tempo, sem nem pensar na possibilidade de que com isso o ruído acabaria, aterrei a tomada que uso exclusivamente para meus equipamentos de informática, e o ruído parou “milagrosamente”... será que pode ser esse o seu problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider, não que meus equipos estejam devidamente aterrados, mas acho que também não é por aí.

Utilizo um módulo isolador para o pc e um surge protector no som, tudo sem terra. O som está perfeito (do pc - receiver - caixas), a imagem está perfeita.

Tinha até pensado no aterramento, mas será que só iria influenciar dessa forma ?

A única coisa são os falantes da tv. Se por no mute ou abaixar, fica certinho. Se aumenta um pouquinho, lá vem o ruído, muito alto, intermitente (no link que eu acima falam que é estática). Não parece ter a ver com o funcionamento do mouse, nem nada.

Para complicar ainda mais, reverti o driver, do mais atual, para o que veio com a placa. O ruído diminui 95% em frequência (só de vez em quando aparece).

Mandei email para a nvidia. Vamos aguardar a resposta. Valeu a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... como você mesmo disse e está no link... tem algo a ver com a estática... e o aterramento na tomada faz o que? Serve pra que?

Seria um dos princípios de aterrar uma tomada, acabar com a energia estática? Ou só serve mesmo para "proteger" de raios e sobretensão? Fiquei na dúvida agora que você disse que também não é bem por aí... (será que não?!)

Se bem que isso é apenas uma possibilidade, como aconteceu comigo coisa parecida, eu resolvi dividir a experiência... pode ser também que você tenha dado “sorte” de sua TV vir com esse problema, ou então a sua placa de vídeo... Quem vai saber se não testar tudo?

Conforme comentei anteriormente, eu já tinha feito das tripas coração para cessar com o meu ruído sem sucesso e acabei por descobrir a resolução do problema sem querer, sem nem pensar que fosse dar cabo do ruído...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spyder, não descarto a hipótese de falta do aterramento, apenas, pelos sintomas, não achei que seria. Sei que além de proteger contra surtos, o aterramento ajuda no bom funcionamento do sistema, e sou grato pela atenção que dispensou ao tópico. Infelizmente onde moro não tenho condições de aterrar, mais na minha próxima morada isso já foi projetado.

Na verdade, observei ontem algo que me deixou até mais receoso que possa ter a ver com aterramento.

Quanto defini o barulho como estática, utilizei o termo citado no link, mas o definiria como uma série de estalos, bem próximos um do outro, quase constante, com pequenas pausas. E muito alto. Basta um pouquinho do volume da TV para ser ouvido. De vez em quando cessa completamente. É um efeito colateral da ligação dvi-hdmi, que deveria estar enviando apenas vídeo, mas está com audio também.

E o sinal de video enviado está perfeito, assim como o sinal de audio para o receiver.

Com o drive antigo, suspeitei que tem algo a ver com o funcionamento do HDD. Achei que tinha alguma relação, pois com ele sendo acessado, havia muito ruído, talvez no mesmo padrão de acendimento da luz. Só que... Depois o ruído cessou, e o HDD continuou do mesmo jeito.

Realmente não encontro a origem do problema, vou fazer mais testes e aguardar a resposta da nvidia, que pediu mais detalhes. Até mandei um videozinho, vou tentar postar no youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

b3r,

Tenho também uma TV Sony de 3LCD (uma Bravia 55", que aliás, é sensacional) e minha pv também é uma 8600GT. Só que como TV e micro ficam longe, ainda não testei.

Já experimentaste usar a entrada VGA em vez da HDMI ? Como VGA não transporta som, teu problema, seja qual for a causa, estaria resolvido e de quebra tu liberaria tua porta HDMI do receiver.

A propósito, que resolução tu está usando, conseguiste 720p (1280*720 ou 1080i (1920*1080) ? Pelo que vi por aí o pessoal só consegue aquela resolução esdrúxula de 1280*768 (que a TV até aceita mas interpola para 1200*720 e acaba com a qualidade), então nem me empolguei em testar...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Subrep, a minha é de 42 e fica longe do pc também, cerca de 4 mts. Estou usando um cabo hdmi de 5 mts. Por isso não testei a entrada vga. Acho que pela distância não seria viável. Já ouvi comentários em outro forum que a entrada vga não seria boa, mas não sei porque. Vai ver que é por isso que você mencionou.

Num outro pc usava um cabo s-video do mesmo tamanho com uma FX5200 e uma CRT 28' e a imagem era horrível. Por isso nem animei testar a vga.

Pela hdmi consigo tanto 720p quanto 1080i, e a imagem fica sensacional. Para usar como monitor principal, basta dar uma regulada que fica perfeito.

Muito bom para jogos e conteúdo HD.

Por enquanto as entradas HDMI estão dando conta, mas em breve pretendo adquirir um hdmi switch, para tirar do receiver.

Pode ligar que vai ser diversão garantida ! E tomara que não sofra do efeito colateral !

Outra constatação no meu caso: ao arrastar uma janela de um monitor para outro, percebi que o ruído era causado por isso. Logo depois arrastei de novo e ruído nenhum. Mais um pouco e ruído sem mexer no mouse. Enquanto a Nvidia não responde vou abaixar o volume e relaxar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Cara estou com o mesmo problema b3r! Tenho uma TV LG 26lg30R e quando ligo meu pc pela saída dvi da 8600GT na entrada HDMI/DVI da minha TV a imagem fica excelente, mas fica um ruído absurdo, só que na minha Tv não adianta abaixar o volume, tenho que cortar o alto-falante.

Os caras da assistência técnica da LG testaram a minha TV na minha frente, com os meus cabos, ligando a um notebook que não tem essa placa de vídeo... e o problema não aparece...

Você conseguiu alguma solução pro seu caso?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fernando, mandei email para a nvidia, inclusive com video do barulho, eles me responderam (nem lembro direito, falaram que era bug de alguns modelos ou algo assim), mandaram instalar um driver beta, limpando registro, etc e.... tudo igual. Desencanei, já até acostumei, sempre que aciono o dual view já baixo o volume direto.

Seu caso realmente está um pouco mais complicado... O mute não resolve ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

B3r td bom?

Tenho um 9600GT e quando fui instalar ela vi q ela possuia um "cabinho" .... procurei no manual e descobri q é pra ligar a PV na PM para transferencia de som.

Não dei importancia.... mais agora comprei um TV42" com HDMI e vou comprar um cabo HDMIxHDMI pra testar a imagem do CPU na TV.

Vou testar o cabo do cheio q ta pra ve se fica esse ruido q você falou..... e depois eu vou abrir o gabinete e vou tentar instalar esse cabinho pra ve se a PV consegue enviar VIDEO e AUDIO pelo HDMI.

Ve se sua placa tem esse cabo q estou falando e se ele ta instalado em sua maquina.

FDS eu posto o meu resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sylvyo, acredito que a 8600 não tenha esse recurso, até porque a saída dela é dvi. Mas deve ser um ótimo recurso, eliminando a necessidade de um cabo a mais para levar o audio. No meu caso utilizo um cabo coaxial até o receiver, e como este não processa audio hdmi, antes de um upgrade, não adiantaria mudar o esquema.

Aguardo o resultado do teste.Com certeza você vai se impressionar com a qualidade da imagem do pc na tv, para games e videos hd.

Quanto ao som, o ideal é passar o hdmi por um receiver que processe o som, e daí para a tv, para conseguir dolby digital e dts.

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

Vou tentar explanar meu ambiente e os problemas que encontrei. Mas no final a uma forte luz no fim do túnel.

Meu hardware:

- Motherboard Asus P5k Premiun;

- Placa de vídeo, XFX GeForce 8600 GT com 1GByte, saída DVI, RGB e S-vídeo.

- Monitor TV 22LG30R com várias entradas, mas a principal: HDMI.

Tudo funciona direito até que o driver da placa de vídeo entra em ação. Estamos conectando a saída DVI da placa à entrada HDMI do monitor. O que se observa é um ruído altíssimo que só cessa ao desligar o monitor.

Pesquisando mundo à fora, descobri que este problema é ocasionado porque embora seja um conector DVI e teoricamente só enviaria vídeo, a fabricante tem portado também o sinal de áudio por esta saída. SIM, DVI enviando áudio para a entrada HDMI.

O manual da placa de vídeo XFX é um dejeto fétido, imundo e nojento, pois nem ao menos uma imagem do circuito tem. Pedir suporte esqueça, além de pessimamente traduzindo para o português com certeza a chinesada não está nem aí para nós usuários tupiniquins. Enfim, observando atentamente a placa encontrei um tal jumper chamado J5 que na verdade é uma entrada spdif. Por brilhante informação de um colega de outros fóruns, conectei nesta entrada "J5" o sinal digital (spdif out) de minha placa mãe. O que aconteceu: silêncio total, sem ruído nem chiado.

Como é triste nestes momentos você só poder contar com outros sofredores, pois nem o fabricante do monitor, da placa XFX ou o vendedor dão uma pista sequer.

Enfim, tudo indica que sem uma fonte de áudio a placa GeForce fica enviando lixo para o monitor e o resultando que ouviu não esquece.

Desejo fazer mais uns testes e como utilizo uma placa de áudio externa, não built-in, quero ver se tenho como desviar um sinal digital da placa de áudio para a placa de vídeo amode sair som nos alto-falantes da TV monitor.

Pretendemos logo postar o resultado.

É sempre bom lembrarmos que estas conexões podem sim gerar problemas mais sérios como queimar circuitos, pois estamos empiricamente tentanto sem considermos os riscos de casamentos de impedâncias, ruídos, curto-circuitos e outros monstros mais. Ou seja, ninguêm aqui está de brincadeira, mas também não podemos assumir responsabilidades por experências mau conduzidas. Com certeza estamos todos desejosos de resolvermos nossos problemas e apenas compartilhamos a satisfação das descobertas e o êxito dos amigos.

A propósito, para conectar a placa mãe à placa de vídeo empregamos aqueles cabos que ligam as unidades de cd/dvd á placa de aúdio. Um par de contatos: um liga a saída de sinal spdif da motherboard ao pino identificado na placa de vídeo com um minúsculo triângulo. O outro fio liga o GND (terra) da saída spdif da motherboard ao outro pino da placa de vídeo (certamente o ground).

Vamos continuar atentos ao problema para podermos quem sabe tirar melhor proveito de nosso investimento, mas já ficamos felizes em contribuir com tantos outros que passaram ou vão passar pelas mesmas dificuldades.

Namastê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Desejamos compartilhar nossa experiência com os colegas deste forum e muitos outros necessitados como nós que aqui chegarão em busca de respostas para o seu problema.

Em função desta pesquisa é que tomamos a liberdade de colocar o conteúdo abaixo para aumentar as chances de os robos de pesquisa acharem o nosso relato.

Palavras chaves:

TV televisão LCD monitor s/pdif digital XFX GeForce GT 8600 nvidia hdmi dvi som alto ruido barulho.

Nosso hardware:

Motherboard Asus P5K premiun wi-fi;

Placa de vídeo XFX GeForce 8600 GT 540 1 Gbyte;

Monitor 22LG30R com entrada HDMI.

Cabo HDMI-DVI I

Problema: Ao carregar o driver do fabricante no Windows XP, observamos alto ruído dos alto-falantes do monitor. Um barulho insuportável, ora continuo, ora intermitente.

Solução: Um agradecimento muito especial ao colega ddso.01 que apontou o caminho para a solução, inclusive com uma imagem definitiva para resolver o nosso problema.

A nossa placa tem, como na imagem postada pelo amigo ddso.01, dois pinos, mas os imbecis da XFX ao invés de escreverem no silk-screen da placa o termo s/pdif apenas colocaram "J5" e um pequeno triângulo apontando para um dos pinos. O manual é ridículo, absolutamente nada reporta sobre a placa nem mesmo uma imagem em diagrama dos jumpers. Nada, absolutamente total silêncio aos e-mail's que enviamos. Um verdadeiro dane-se (a palavra devereia ser outra, mas vamos manter o respeito).

Pois bem, simplesmente pegamos o sinal de s/pdif out de nossa motherboard e injetamos neste par de pinos.

Simplesmente acabou o ruído e os sons do sistema operacional agora podiam ser ouvidos nos alto-falantes da TV monitor. Sons de mp3, vídeo, enfim tudo, é claro.

Então concluimos: embora o conector DVI seja para vídeo

apenas, os fabricantes estão aproveitando e enviando áudio também. Antes que alguém pergunte, o nosso cabo é DVD-HDMI e nós o compramos no supermercado, um ambiente nada especializado. Mas é banhado á ouro, dizem.

A XFX nada nos orientou, a assistência técnica da LG apenas se dispôs a testar a TV e o vendedor da placa nem sabia destas possibilidades. Não fosse este fórum estariamos muito chateados com o dinheiro aplicado e um grande problema a resolver. Felizmente um dos conceitos mais nobres da internet se mantem vívido e honesto: o compartilhamento do conhecimento. Bem dito sejam todos os que sabiamente compartilham honestamente suas experiências. O conhecimento é uma via de mão dupla.

Desculpem-nos pela extensão deste texto, mas temos certeza que estas explicações serão muito úteis a muitas outras pessoas e além de informar estamos também acalmando colegas que podem chegar ao desespero por este problema aparentemente insolúvel.

Agradecemos à todos a oportunidade de termos sido úteis.

Namastê.

Neophito.

:aplausos: :aplausos: :aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

mwl3, impressionante suas informações, não sabia disso. Depois verifiquei naquele outro forum que o assunto chegou a ser discutido.

No meu caso a ligação não teria muito resultado, já que utilizo um receiver que não decodifica som pelo hdmi, ou seja, obrigatoriamente preciso utilizar o spdif para obter o som.

Mas se resolvesse o problema do ruído seria muito bom, pois não me obrigaria a baixar o volume da tv. Ou seja, eu preciso apenas cancelar o ruído, sem alterar para outra fonte de som.

Desde modo, se ligar o spdif interno da placa mãe na de video, primeiro: não sei se a spdif traseira vai continuar funcionando; mesmo se funcionar, não poderia sair som concomitantemente pelo receiver e pelas caixas da TV.

Será que tem como ?

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estava enfrentando o mesmo problema, tenho uma placa Pcchips A13G com a placa de video 8600GT 512mb e ao ligá-la através da conexão DVI à entrada HDMI de uma tv LCD LG 22" o ruído era insuportável.

Procurei ajuda onde comprei a Gforce e em mais duas assitências técnicas e NINGUÉM tinha nem ideia do que fazer... Chegaram a trocar a placa de vídeo para "resolver" o problema.

Achei que tinha jogado dinheiro fora para montar um "home teather" mais em conta.

Após achar o tópico sobre o assunto, liguei a entrada J5 da Gforce na conexão CDin da motherboard utilizando um Cabo de Audio para Drive de Cdrom 2 pontas e resolveu o ruído.

Agradeço aos membros que disponibilizaram seua conhecimentos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, no meu caso, a questão do ruído se resolve baixando o som da tv (e enviando o audio do pc para receiver por coaxial e daí para as caixas).

Mas de qualquer forma sei que o ruído está lá e gostaria de eliminá-lo.

Como uso o drive AC3 Filter para enviar o sinal de audio em passtrough (ou seja, o receiver recebe o sinal, dolby digital, dts ou pcm e processa), nem sei o que vai sair nas caixas da tv se fizer a ligação (já que obviamente esta não processa o sinal digital).

Tenho receio, ainda, de, ao conectar o tal spdif interno da placa mãe, desabilitar a spdif out traseira, (ou será que a opção no drive realtek hd 2nd output seria isso ?).

Olhei a minha 8600GT Zogis e a única coisa que achei parecida foram 2 pininhos (jumpers né ?), mas a inscrição é J8. A J5 está relacionada a um "dente" na própria placa com uns cinco conectores. Devia ter tirado uma foto...

Taka, você está usando mais alguma saída de audio do pc ?

Só por curiosidade, no meu pc, tenho uma placa de som off ligada a duas caixinhas e a um fone de ouvido (usando um splitter), para uso rotineiro, skype; o audio onboard está conectado por spdif/coaxial digital num receiver 5.1 para multicanal; para este receiver até outro dia o pc enviava audio stereo através de usb também. Na som on board, saída de linha analógica o sinal vai para um receiver vintage, para músicas. Se eu ligar o som hdmi na tv aí eu bato o recorde !

Sackman, veja https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1543

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Prezados, Tenho uma placa GeForce 8600GT XFX conectada a uma TV LCD SAMSUNG 19", atraves da entrada HDMI (cabo + adaptador), e tenho tido dois problemas.

O primeiro e que tive o desprazer de de deparar com o barulho indesejavel (dos estalos no audio da TV) e fico muito grato de ter encontrado neste forum a solucao, com a conexao do SPDIF (placa-mãe) no bendito J5...

Agora tenho outro problema que refere-se a ajuste de resolucao no WinXP, e este ainda nao tive solucao.

A unica resolucao que consigo colocar no WinXP e que a TV aceita, sem dar a desagradavel mensagem de "Mode Not Suported" é 1280x720. Acontece que nessa resolucao, apesar da imagem ficar excelente, o canto da tela desaparecem na margem da TV. Ou seja, a imagem ultrapassa os cantos da tela entendem? O que eu posso fazer? Tinham me dito pra tentar a resolucao 1440x900, que e inclusive a indicada no manual da TV, mas quem disse que ela aceita.... da novamente a mensaem de Mode Not Suported.

Alguem, por favor, me ajude nesta questao...

Abraço,

Marcus Pires

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para resolver o problema do ajuste da tela à área da tv, vá no Nvidia control panel e procure pela opção "resize hdtv" ou algo parecido (a minha tv não está ligada agora para eu te passar a localização exata dessa opção, mas não tem erro, é fácil de achar. Acho que isso se chama overscan.

Com o resize hdtv, deixe em 1280x720 mesmo e realize o ajuste, fazendo com que o desktop apareça completamente na tela da tv.

Ocorre que os drivers mais recentes da nvidia inseriram 2 controles separados para o ajuste vertical e horizontal, e eu achei que ficou péssimo.

Reverti meu driver para o 178.24_geforce_winxp_32bit_english_whql.exe. onde o controle do resize é único, e nmo funciona perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...