Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Fernando Mercês

Membros Plenos
  • Total de itens

    2.669
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

161

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Paulo/SP
  • Sexo
    Masculino
  1. Ataques UDP Flood e Smart ARP, o que são?

    Pode ser muita coisa: uma máquina na rede escaneando os hosts, um cliente P2P na rede disparando pacote pra todo lado, etc. Nenhum desses eventos consiste de fato em tentativas de invasão. Tá mais pra scanning ou negação de serviço mesmo. Você pode procurar o administrador da rede e passar esses endereços IP e MAC pra ele, assim essa origem pode ser verificada. Em tempo, o tal "smart ARP" não é padrão. Isso deve ser um jeito que a Panda chama quando você recebe uma requisição ARP que tem seu IP como origem e destino. Seu host então responde pra si mesmo e em teoria isso poderia fazer o seu host travar (eu nunca vi, mas enfim). Já o flood é simplesmente enviar vários pacotes UDP para seu host (com endereços IP de origem aleatórios em geral), que responde todos e pode também travar. De novo, isso tudo é muito antigo e manjado. Nunca fiz testes, mas me espantaria se o próprio firewall do Windows não defendesse disso. Sério, é coisa que funcionava no Windows 95 e, vindo de um host só como atacante, em geral não dá nada. Abraços, Fernando
  2. como fazer um programa que aceite apenas numeros e como?

    A função isdigit() tá no header ctypes.h e não em stdlib.h, logo, segundo o enunciado do seu exercício você não pode usar. Parece que parte do que seu professor está pedindo, é justamente implementar uma função análoga, não usar uma pronta. Pelo menos é o que faz sentido pra mim, já que isso é um exercício. Você vai precisar entender a tabela ASCII pra fazer isso, creio. Abraços, Fernando
  3. meu programador é ruim?

    Eu não diria isso. Há uma deficiência no mercado e na academia em relação à código seguro. Em muitas faculdades se aprende a criar sistemas, o que é uma aplicação de programação, que nem sempre é muito explorada. Programação segura então, menos ainda. O seu sistema reflete o nível dos criadores de sistemas que formamos todos os anos nas faculdades. Para suprir essa demanda há várias empresas que prestam consultoria em SDL (Secure Development Lifecycle) e código seguro, incluindo treinamentos. O mais legal em minha humilde opinião é envolver seus programadores com este conteúdo, formar sua equipe e assim melhorar sua segurança. Abraços, Fernando
  4. Boa tarde, pessoal. Como sei que vocês fazem análise de malware aqui (já troquei altas ideias com o @diego_moicano sobre) então achei que seria legal compartilhar que estamos fazendo um crowdfunding, ou seja, todo mundo ajuda um pouquinho e o curso é entregue, para um curso de Engenharia Reversa em x86 no YouTube. No contexto de malware, a ER é usada quando na sua análise o bichinho "não faz nada" e também para descobrir strings encodadas e triggers que só são executadas depois que o malware checa o ambiente. Eu fiz um vídeo explicando o projeto: Pra entrar no crowdfunding tem mais informações em http://menteb.in/apoie Um exemplo de como seria o curso é o curso Programação Moderna em C, que disponibilizei da mesma forma no YouTube (só que este foi um "crowdfunding" de views pra crescer o canal). Eu penso que com conhecimento de ER a gente consegue elevar o nível de análise de malware à excelência, mas claro, tô aberto à sugestões. Grande abraço, Fernando
  5. Ler arquivo txt em GUI

    Tamo junto! Eu acho que a mensagem LB_ADDSTRING só deixa adicionar um item mesmo (que acaba na quebra de linha). Acho que você vai ter que chamá-la várias vezes. Por isso falei da fgets(), que você chama várias vezes também, aí lê linha por linha e já fica pronto pra passar pra SendMessage(). Ou fscanf()? Pra ser honesto, não sei qual a melhor solução pro seu caso. Cada item vai estar numa linha? Em qual formato? Sorry, eu raramente trabalho com arquivos de texto.
  6. Ler arquivo txt em GUI

    É que abrir é diferente de ler. Até agora, pelo que vi no seu código você só abre os arquivos, não lê seu conteúdo. Pra ler tem que usar ReadFile() ou fread(). Por exemplo, se você fizer assim, vai funcionar: case IDC_BUTTON_LIST: { estoque = fopen ("estoque.txt","r"); char buff[255]; fread(buff, 1, 255, estoque); SendMessage(gProductList, LB_ADDSTRING, 0, (LPARAM)buff); fclose(estoque); } break; Só que isso não tá bom, nem certo. rs O lance é que ler linhas em C é chato mesmo. Acho que mais coerente seria usar a fgets() e você tem que saber o tamanho máximo da linha, de qualquer forma. Mas eu ainda acho que a API do Windows pura poderia fazer tudo. Bem, tu que sabe... Abraço!
  7. Como deixar a exibição das cores da listbox em português C#?

    Não entendi. As cores serão items dentro do ListBox? É só escrever em Português, não? Agora, pra fazer funcionar é outra história... Vai ter que adicionar código no evento SelectedIndexChanged do ListBox. Abraços!
  8. Ler arquivo txt em GUI

    Seguindo a lógica que você seguiu, teria que usar a fread() antes de fechar o arquivo com a fclose(). No entanto, tem conceitos misturados aí. Você tá usando as funções da API do Windows e misturando com as da biblioteca C padrão (fopen(), fread(), fclose(), etc). Seria mais legal usar as do Windows mesmo (CreateFile(), ReadFile(), WriteFile(), CloseFile(), etc), mas claro, nada impede de você seguir na sua lógica. Aqui tem um exemplo usando as funções do Windows: Opening a File for Reading or Writing, mas vê aí que a gente se ajuda por aqui. Abraços!
  9. comparar se um outro executável existe

    Acho que o problema é que o @rogério dos santos araujo matou a antiga main() do programa quando colocou o código dele e agora ela termina sem o programa chamar as outras funções. Eu não sei como é a main() original, mas aparentemente algo assim resolveria: int main(int argc, char *argv[] { FILE *fp = fopen("C:\\arcade\\arcade1.exe", "rb"); if (fp == NULL) { printf("Game over\nTry again\n"); exit(1); // o melhor é sair com 1 neste caso, pois é erro... } fclose(fp); return os_main(argc, argv); } Se não rolar, posta o código original aqui. Se puder usar o https://pastebin.com melhor ainda, pois é bem grande pra ver no espaço deste tópico (tem highlight de C lá!). Abraço!
  10. Eu não consigo programar em nCurses (Ubuntu Linux 17.04)

    Opa, Você precisa instalar o pacote libncurses-dev, que tem a curses.h. E faltou informar para o gcc o nome do seu programa (do seu arquivo .c): $ sudo apt-get install libncurses-dev $ gcc -o lerub lerub.c -lncurses Em tempo, é bom se acostumar a usar as opções -W e -Wall do gcc pra ver se tem mais erros no programa. Veja: $ gcc -W -Wall -o lerub lerub.c -lncurses lerub.c: In function ‘main’: lerub.c:36:59: warning: unused variable ‘c’ [-Wunused-variable] int c = getch(); ^ lerub.c:8:10: warning: unused parameter ‘argc’ [-Wunused-parameter] main(int argc, char *argv[]) ^ lerub.c:8:22: warning: unused parameter ‘argv’ [-Wunused-parameter] main(int argc, char *argv[]) ^ lerub.c: In function ‘finish’: lerub.c:45:24: warning: unused parameter ‘sig’ [-Wunused-parameter] static void finish(int sig) ^ Tem várias variáveis não utilizadas em seu código. Se você ainda tiver desenvolvendo e for utilizá-las mais tarde, tudo bem, mas se não, pode removê-las. :-) Abraços!
  11. library Windows.h

    Não é bem erro, mas assim você está "roubando" rsrs. Isso porque seu programa em C chama o comando tasklist, e este faz o trabalho. Imagino que o seu professor tenha pedido é pra usar a Windows.h, como o início do tópico sugere e se você entregar assim, pode ganhar zero porque não fez o que ele pediu ou 10 por ter "pensado fora da caixa", não sei. rs Um exemplo de uso da EnumProcesses() pode ser visto aqui. Veja que ela não resolve tudo, é preciso mais código para de fato imprimir uma lista com nomes e PIDs dos processos. Tem mais sobre o assunto em Process Enumeration. Abraços!
  12. Preciso saber quando alguém colocar um pendrive na minha maquina

    O Windows não fornece essa função nativamente, mas é teoricamente possível sim, já que um evento é disparado. De fato, alguns antivírus como GFI e Trend Micro o fazem, segundo alguns usuários discutiram aqui. No entanto, não sei nada gratuito. Você programa? Se sim, pode usar uma query WMI pra isso, via C# ou VBScript, tipo assim: Set wmi = GetObject("winmgmts:{impersonationLevel=impersonate}!\\" & strComputer & "\root\cimv2") Set evts = wmi.ExecQuery("SELECT * FROM Win32_Volume WHERE DriveType = 2") For Each i in evts Wscript.Echo i.Name & " - " & i.DriveType & vbNewLine Next Tem uma classe WMI que parece até melhor pra isso, que é a Win32_VolumeChangeEvent, só que eu só tenho Windows em máquina virtual aqui e é bem ruim de trabalhar com USB em VM. Abraços!
  13. Tentativa de invasão arp

    "Tentativa de invasão" é muito genérico, mas pode ser que o celular dela esteja infectado com um malware, que está escaneando a rede. Recomenda ela a rodar um HouseCall for Mobile http://housecall.trendmicro.com/us/mobile/
  14. Adblock aparece em sites

    Pode haver algum malware ou configuração maliciosa no seu router. Eu investigaria, mas se você não tiver tempo/saco pra isso, um reset no router pode ajudar. E aproveita e coloca uma senha bem forte depois, diferente da atual. ;-) Abraço!
  15. Programa de limpeza de arquivo

    Eu gosto do MV RegClean. É nacional.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×