Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gopher

Membro Pleno
  • Posts

    460
  • Cadastrado em

Reputação

3
  1. O cooler box do R5 3600 (stealth) é bom o suficiente só pra uso moderado, sem uso do boost. O que ocorre é que esses processadores de 7nm, embora consumam menos energia do que outros em 12+ nm (tipo o 2600/2700 p.ex), tem uma área do die menor pra dissipação térmica. Isso, aliado ao vcore excessivo usado para o boost, leva a picos de temperatura bem altos. Já vi o R5 3600 chegar a mais de 90º no cinebench, blender etc. Em jogos, depende da gpu também, mas não deve ser difícil passar em jogos AAA cpu-bound. Não é incomum o vcore dele chegar a quase 1,50 V em load no single core e quase 1,40 V all cores. Resumindo: ou você faz undervolt e fixa o clock dele e desabilita o boost clock ou troca de cooler e tenta melhorar o fluxo de ar do seu gabinete. O problema de desativar o boost é que vai perder desempenho, mas não muito. Além de eu achar bem chato ficar setando na bios esses itens. Não é difícil, mas chato mesmo. Abaixa vcore, reseta, testa, abaixa de novo, trava, reseta, abaixa, dá clear cmos na bios e por aí vai até achar o vcore mínimo. Estou pesquisando isso agora e não tenho muita paciência pra ficar afinando overclock/undervolt. Acho que um gammaxx 300 (<100 reais) da vida já deve deixar ele frio o bastante. Não acho que vale a pena investir 200+ reais em um cooler parrudo ou watercooler (nesse caso seria só por estética/barulho mesmo).
  2. Agradeço aos dois pelas opiniões. Na verdade esse nem era meu foco inicial no meu tópico, mas já descobri o necessário pra começar a correr atrás. Nem sequer sabia da diferença de 3 ou 4 pinos até esses dias. Não vou usar nada de RGB, na verdade até prefiro sem. Valeu.
  3. Agradeço novamente pela ajuda. Pelo que tenho lido, as placas mais novas tem vindo com 2 fan headers, ou seja, para 4 fans ou só precisaria de 2 splitters em y e resolveria o problema ou usando um HUB logo mesmo. Não sabia dessa do sata de energia e dados, vou dar uma estudada no assunto. Me parece também que alguns fans, quando se compra, já vem com cabo de 3 e 4 pinos. No caso, basta ligar os fans no hub ou no splitter com o cabo de 4 pinos e tá tudo certo? A vantagem do splitter pelo que vi é que a alimentação vem direto da mobo. Valeu mesmo.
  4. Opa, valeu pelas dicas. Estou olhando o assunto e tenho chegado à mesma conclusão. Não há milagres: se o gabinete é pequeno e compacto, a ventilação fica prejudicada, os fans trabalham com rotação maior e fazem mais barulho. Com um gabinete maior, você tem mais espaço pro ar circular, colocar fans maiores, que trabalham com rotação menor e fazem menos barulho. Não dá pra ter um gabinete compacto ao extremo e que trabalhe frio. Dito isto, o que realmente me incomoda mais que tudo é o barulho, que seria a prioridade nº 1. Dito isto, se você não se incomodar pelas perguntas e já agradecendo pela ajuda: verifiquei que a maioria dos fans vendidos são de 3 pinos e vendidos com adaptador molex pra ser ligado direto na fonte, o que impede o uso do PMW q controla a velocidade e exige 4 pinos, se entendi certo. Ok. O negócio é q a maioria das placas mães só tem entrada pra 1 chassi fan, além do cpu fan. Como os gabinetes costumam ter 3 ou mais fans auxiliares, como ligar eles na placa-mãe com 4 pinos se só tem 1 entrada pro chassi fan? Pelo que entendi, teria de usar um hub desses q você postou no outro tópico linkado. O negócio é que fico perdido tentando entender o que funciona ou não funciona. Como agravante, várias das opções de gabinete que gostei e tenho procurado não tem mais baia para drives de DVD/5,25". E esses controladores de gans só encaixam nessas baias de 5,25? Pra piorar, parece que vários controladores mais baratos são só para RGB, não velocidade. Além disso, parece que usando um hub, a mobo reconhece a RPM só de 1 fan, embora o PMW funcione para todos, além de matar 1 porta SATA da placa-mãe. Peço desculpas pelo textão, mas tenho mts dúvidas sobre o assunto. Acho que a melhor solução seria usar tipo o FH-04 da Deepcool direto na placa-mãe e controlar por ela até 4 fans. É isso? Valeu mesmo pelas dicas.
  5. Valeu pela opinião. Estou tendendo a ele mesmo ou o H17, o que eu conseguir disponibilidade. Me parece que a construção dos thermaltake é bem elogiada. E tinha ouvido alguns comentários negativos sobre o Q300L, tanto sobre a construção quanto sobre ser bem quente/refrigeração ruim.
  6. Colega, sem querer atrapalhar o colega criador do tópico, mas aproveitando a sua experiência com esses gabinetes, a sua placa-mãe é/era mini-itx? Estou procurando gabinetes que sejam preferencialmente silenciosos, até cheguei a criar um tópico aqui no clube na área de gabinetes, mas acabei desistindo de pegar gab. mini-itx pela quase total indisponibilidade de placas nesse formato. Acabei aceitando partir pra gab. micro-atx, q tem muito mais disponibilidade de mobos. Se você puder dar uma opinião no tópico lá, ficaria imensamente agradecido. https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1394149-recomendação-de-gabinete-médiopequeno-m-atx-e-silencioso/
  7. Pessoal, estou precisando de um novo gabinete. Tenho um Cooler Master 430 hoje. Gostaria de pedir uma recomendação de gabinetes que fiquem, se possível, até na faixa de uns R$ 250,00 (podendo chegar a R$ 300,00 se valer a pena). As características que procuro no gabinete em um 1º momento: - Foco no silêncio. Tenho um Cooler Master 430 hoje, que me agrada no geral, mas com 4 fans/ventoinhas de 120 mm (1 atrás, 2 em cima e um embaixo) considero relativamente barulhento, já que o gabinete fica do meu lado, a uns 20 cm de distância. - Espaço para 2 ou 3 HDs de 3,5" e pelo menos 1 SSD de 2,5". - Tamanho de no máximo as dimensões do meu gabinete atual, que é de 190 (largura) x 424 (altura) x 490 (comprimento) mm. O foco aqui são 49 cm de comprimento, o ideal seria que fosse de até uns 45 cm se possível, pelo tamanho do local onde ele ficará. Creio que modelos de gabinete Micro-Atx sejam recomendados, já que são menores do que os gabinete full ATX e minha placa-mãe é/será Micro-ATX. Até o presente momento, verifiquei algumas opções que se encaixam em termos de tamanho e orçamento, mas desconheço a questão do barulho. Opções que vi até agora: Deepcool Matrexx 30 Deepcool Matrexx 55 Thermaltake Versa H15 Thermaltake Versa H17 (me pareceu meio abafado/quente se comparado ao H15). Master Cooler Q300L (esse não serve porque só tem espaço para 1 HD de 3.5" e 1 SSD de 2.5). Agradeço qualquer ajuda e recomendação.
  8. Interessante esse artigo, estava procurando por uma solução simples para poder baixar a temperatura do meu processador em full, que estava chegando a quase 75 ºC. A solução foi ativar o epu da bios da asus no máximo e desativar o q-fan. Onde ficava até 1.25 V agora fica até somente 1.08 V. A temperatura caiu de máximo de 75º C para 62~63ºC. Testado no prime95, por quase 1 hora, tudo estável. Em idle também caiu, de 0,90 V para uns 0,808 V. Mas nesse caso não fez diferença, já que em idle[38~40 ºC] a tensão não influencia tanto, pelo que percebi. Enquanto não dou um jeito nesses dois fans invertidos meus, está bom já.
  9. P8h61-M i5-2300 Stock HD 5670 Gabinete 430 coolermaster Coolers padrões no cpu e na GPU E mais dois coolers de 120 mm, um em cima, puxando ar, e um embaixo, expulsando ar. Além de um traseiro, padrão do gabinete, 120 mm, também expulsando ar. Estranhei as temperaturas nos cores. Os coolers sequer reagiram ao aumento de temperatura e eu simplesmente parei o teste aos 2 minutos, já que o package apresentou temperaturas de 73ºC, segundo o hwmonitor. Estou inclinado a pensar que seja erro de leitura. Alguém pode dar uma luz nessa questão?
  10. AS diferenças para segurar um i3 2100 mais uma asus ou um phenom x4 955 mais uma auss seriam grandes? Uma corsair 430 W bastaria? 1 HD 1.5 TB 7200 RPM 2 DDR3 1333 MHz i3 2100 Asus ASUS P8H61M-LE Gravador DVD Mon. LED 21,5" ATI HD 5670
  11. Realmente desempenho muito bom. E provavelmente virá com multiplicador destravado, portanto dará bons overs. Mas deve esquentar bem mais por ser dois core 2 duo no mesmo package além do preço que vai ser os olhos da cara (se não me engano lá nos eua sairá por 999 doláres). Imagine aqui no brasil....
  12. Mas nesse mundo de que todo mundo deve levar vantagem a qualquer custo(lei de Gérson) as pessoas acabam tentando tirar vantagem também e aí..... Estamos vivendo atualmente (mesmo que seja um pouco diferente do tema do artigo mas tem a ver) em um estado de natureza, conforme Hobbes dizia:"Nele estamos em permanente guerra contra tudos e todos." Todos querendo levar vantagens em cima dos outros.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...