Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

faller

Membros VIP
  • Total de itens

    19.754
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

9.225

Sobre faller

  • Data de Nascimento 31-01-1954

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Porto Alegre
  • Sexo
    Masculino

Outros

  • Ocupação
    Engenheiro
  • Interesses
    Fontes, Eletrônica em geral
  1. Retirar proteção de carregador/fonte universal

    Talvez o uso de um termistor (NTC), de bem baixo valor, possa resolver seu problema. Quando frio ou em temperatura ambiente o termistor deveria apresentar uma resistência de aproximadamente alguns ohms (4 a 10 Ohms) e quando aquecer baixar esse valor para menos de um ohm.. Coloque-o em série com o motor..
  2. Estabilizador de tensão EFICIENTE com PFC existe ???

    Essa ai qual???? Tem esquemático de uma coisa, foto de outras duas coisas, ou seria a mesma e se fala de uma quarta coisa.... Fiquei na dúvida para responder...
  3. Filtro de Linha Elgin 4 tomadas é bom?

    100% vale a pena sim....
  4. No-break não tem a tarefa de proteger a fonte e realmente não o faz, principalmente esses dai, interativos com geração de forma de onda retangular. Esses são um veneno para as fontes modernas..
  5. Fonte de PFC ativo sem aterramento

    Sua fonte vai funcionar da mesma maneira que faria com a presença de aterramento...
  6. regulador de 0 até 70v por 15A

    É uma fonte que dissiparia mais de 1000 Watts. Beira o impossível o irreal, coisa para 15 a 20 transistores na saída, preço elevado de fabricação além do que nem daria de usar o citado transformador.. Duvido que saibas para que necessitas disso dai..Ou seja, não necessitas mesmo.
  7. Deves ter te enganado ou entendido mal algo que eu tenha escrito. Se puderes me mostre aonde eu tenha dito que só auto-transformadores não são recomendados para eletrônicos.. Filtros de linha e proteções em geral sequer usam transformadores ou autotransformadores.. Módulos isoladores não ajudam em nada em proteção e filtragem para seus equipamentos e ainda por cima aumentam o consumo, a perda elétrica.
  8. Fonte 12 v 6A comsumo apenas 1A

    Se sua fonte for estabilizada em 12 Volts mesmo é bem provável que possas ligá-la direto no led.. Se puderes ligar um amperímetro em série com o led e aplicar a fonte nessa série de amperímetro + led e verificares uma corrente da ordem de 1A, ótimo, para conferir..Não pode é ter corrente muito maior que esse 1A
  9. Qual o nobreak indicado para fonte de 600W

    Na sua situação e se realmente me decidisse a colocar no-break eu pegaria um capaz de entregar pelo menos de 800 a 850 Watts (falei Watts e não VA's). Escolheria algum que gerasse forma de onda senoidal pura, de dupla conversão ou interativo, esse último não tão bom mas mais barato... Como exemplo no caso de interativo: http://www.atera.com.br/Produto/SMC1500I-BR/Nobreak+senoidal+APC+SMC1500I-BR+1500VA+900W+230V ou http://www.atera.com.br/Produto/CSE1K4VAB12/Nobreak+senoidal+1400VA+924W+NHS+Compact+MAX+Biv120V Como exemplo no caso de dupla conversão: http://www.atera.com.br/Produto/PROLS150VAB/Nobreak+NHS+Premium+On+Line+1500VA+1050W+Bivolt120V Sugiro reconsiderar se realmente necessitas de um no-break....
  10. Filtro de linha em meia fase

    Muitos filtros de linha se valem da exata mesma topologia, com o Varistor encostado na rede elétrica. Com a subida da tensão da rede ele efetivamente se torna um curto na rede e na maioria absoluta das vezes absorve esse surto de energia abrindo-se novamente e voltando a ficar de prontidão.. Eventualmente pode sim, próximo ao fim da vida do varistor, que ele se rompa, exploda, quem sabe abrindo fogo.. Por essa e por outras que defendo o uso de fusível térmico acoplado ao varistor para abrir a corrente ao se aquecer o varistor/fusível térmico.
  11. Ligar Ar Condicionado com Pilhas Alcalinas

    Esqueça esses dados, faça por energia disponível ou energia necessária Ai depende de sua pilha. Uma pilha de 1,5V@0,5Ah teria uma energia disponível da ordem de 1,5 x 0,5 = 0,75 VAh Para alimentar um desses dai terás de colocar 750 VA's de demanda do condicionador / 0,75 = 1000 pilhas.. Para resolver os problemas de tensão (1,5V DC de um lado e 220 Volts AC do outro) terás de colocar um inversor que dificilmente terá rendimento superior a 80%.. Desse modo levando isso em consideração aumente para 1000 pilhas / 0,8 = 1250 pilhas. Isso tudo em um cálculo mais afinado... Da primeira vez fiz um cálculo de cabeça, para justificar a ideia proposta, e exagerei para não errar de muito.. Deixemos portanto em algo como 1.300 pilhas... Se trocares as capacidades das pilhas, a eficiência do conversor ou a energia necessária para o compressor os números poderão mudar e em muito..
  12. Ligar Ar Condicionado com Pilhas Alcalinas

    Dos menores equipamentos de ar condicionado, daqueles de 7.000 btus, mais de 3.000 pilhas, de tamanho AA, além de um inversor com capacidade adequada, pois a pilha é corrente contínua e o ar condicionado é corrente alternada..
  13. Filtro de linha em meia fase

    Filtros de linha são limitadores de tensão máxima, de picos, tem efeito de clampar as tensões excedentes.. Situações de "meia fase" como comumente as conhecemos tem a característica de apresentar na média tensões menores ainda que aquelas dos valores nominais. Desse modo ele, o filtro, fica mais longe de seu ponto de atuação. Se entretanto sobre esse valor médio baixo se sobrepuser um surto de tensão que ultrapasse os valores de disparo dos varistores do filtro ai sim eles normalmente entrarão em ação, como se a situação de "meia fase" inexistisse..
  14. LF1 e LF2, de line filter, simplesmente foram suprimidos e com isso a fonte deve gerar um ruído elétrico para cima de sua rede do tamanho de um trem.. Dois capacitores eletrolítico na entrada mostram que de modo nenhum ela possui PFC, nem ativo nem passivo.. Pena que, em função do ângulo da foto, não dá de ver nem o valor da capacitância em uF, nem da isolação em Volts desses capacitores. Note que qualquer fonte moderna será capaz de entregar a corrente x a tensão, da linha de 12 Volts, somados a 40 Watts das linhas de baixa tensão somadas, independentemente de mais nada.. No caso das fonte 12 x 14 = 168 + 40 Watts = 208 Watts. Essa é a maior capacidade útil que ela pode entregar a um PC moderno.. Maior potência nas linhas de baixa tensão impossível pois um PC tipicamente não pede. Maior potência na linha de 12 Volts, impossível a fonte não tolera.. Nada mais a dizer... Promete 500 Watts mas será capaz de entregar somente até 208 Watts... se conseguir..
  15. Conectar cd player automotivo com negativo de chassi em fonte caseira

    Presumiste errado.. Pode ligar sim...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×