• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

faller

Membros VIP
  • Total de itens

    19.554
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

9.087

Sobre faller

  • Data de Nascimento 31-01-1954

Informações gerais

  • Cidade e Estado Porto Alegre
  • Sexo Masculino

Outros

  • Ocupação Engenheiro
  • Interesses Fontes, Eletrônica em geral
  1. Você vai ter uma melhor proteção quando o aterramento estiver presente, mas não vai ficar sem proteção quando ele inexistir. Se considerares que o fio neutro, em uma instalação padrão, é na verdade aterrado lá no pé do medidor e se considerares que existem surtos em dois distintos modos, diferencial e modo comum, o primeiro além de ser o de maior incidência não necessita de aterramento para solução do mesmo e finalmente e finalmente que o arranjo de três varistores sendo fase-neutro, fase-terra e neutro-terra, no interior das melhores proteções, fica melhor de se perceber que mesmo sem o aporte do aterramento a proteção de um filtro de linha desses é aportada..
  2. Nossa!!!!! Você criou uma salada de baboseiras ai com fator de potência, com eficiência e sei lá mais o que. Primeiro que sua interpretação de fator de potência, em uma fonte, nada tem a ver com defasagem de corrente e tensão, ambas estão religiosamente em fase em uma fonte e o que muda é a forma de onda de uma com relação a outra.. Mas não vou ficar aqui e repetir um tópico que redigi lá por volta de 2007, já faz 10 anos portanto e só você não leu... Tai ele: Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara Aproveite e aculture-se, ainda dá tempo.. E, antes que me esqueça, bem vindo ao fórum. Aqui você vai somar para ambos os lados, seu e do coletivo..
  3. Algo assim: ou assim: ou derivado disso dai. Note que o conceito é sempre o mesmo.. E pode ser de tensão ajustável http://www.clubedohardware.com.br/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http%3A%2F%2Fi137.photobucket.com%2Falbums%2Fq227%2Flafaller%2FFonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg&key=09819eeae2350163ec3887b6f8e8f926488accba412eb353e0a1a57540f18944 ou assim: http://www.clubedohardware.com.br/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http%3A%2F%2Fi137.photobucket.com%2Falbums%2Fq227%2Flafaller%2FFonteajustvelde12a25Voltsx1Ampere.jpg&key=1e002efbbd18d49cbd1bcc8a3ac6ca6ac7023c1a9e060cb8ac12d9de751bd19a
  4. Meu amigo, a corrente final ai desse holofote será de 15 Amperes. Um potenciômetro aguenta no máximo dos máximos de 10 a 20 mili Amperes. Não vai dar mesmo para ajustar com um simples potenciômetro. Há que se ter um circuito eletrônico para essa função, que possa ajustar a tensão de 12 Volts numa variação de 10 a 12 Volts.. O melhor mesmo é fazer um variador de tensão com modulação PWM, desses dai por exemplo:
  5. Ai está seu circuito, com 15 leds.. http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,10,1000,15,0 Guarde essa calculadora de arranjo de leds que poderá lhe ser muito útil
  6. Para projetar isso dai há que se saber. Tensão de cada led Potência de cada led Uma referência ou site em que ele é vendido ou pelo menos aonde consta seus dados..
  7. Amigo, isso dai é a corrente na linha de 12 Volts. Raciocine comigo agora: 12V x 1,5A = 18 Watts. Isso é o que essa fonte entrega para o modem.. Digamos que esse modem consuma todos esses 18 Watts, que é o máximo e digamos que a fonte tenha uma eficiência de 80%. Desse modo ela demandará da tomada de 110 Volts algo como 18/0,8 = 22 Watts que representará uma corrente de 22Watts /110Volts = 200 mA ou somente 0,2 Amperes e nunca 1,5 Amperes...
  8. Proteção nunca é demais.. Podes adotar um filtro de linha que tenha adicionalmente proteção para cabo de antena ou para cabo de TV a cabo, ou comprar individualmente proteções para essas linhas. Simples.. Proteção para energia e para cabo TV em uma mesma unidade: http://www.lojaclamper.com.br/clamper-multiprotecao-8-branco Proteção individual para cabo de TV http://www.lojaclamper.com.br/iclamper-cabo Ou ambas em um conjunto, com apenas uma tomada http://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-cabo
  9. Ando com muito pouco tempo. Se abrir uma janela de tempo sim te explico.. O mais tranquilo é que entendas como e por onde circulará cada corrente ai..
  10. Começando pelo fim.. Isso que está acontecendo ai da tensão de saída variar com a variação da corrente se deve e muito pela fiação comprida e fina que muitas vezes é usada na elaboração da fonte. Quando é montada em circuito impresso então chega a doer... Na minha fonte de 10A a tensão de saída variava somente 0,01 Volts se variasse a corrente em 10Amperes. A outra resposta: Se analisares como se dá a passagem de corrente pelos transistores shunt vais notar que ela depende da corrente de base dos mesmos que por sua vez depende da tensão aplicada a essas bases com relação ao emissor e, finalmente essa depende da corrente que passa pelo resistor shunt e pelo regulador. Uma vez limitada a corrente desse regulador estará também limitada a corrente pelos transistores shunt. O regulador tem limitação de corrente setada por projeto, em fábrica.... Simples..
  11. Da onde que lestes que seu modem vai demandar 1,5Amperes???? Põe foto ai ou algum link aonde se leia isso dai
  12. O benjamim prejudica é uma conclusão muito mais conceitual do que prática. Um bom benjamim nem chega a prejudicar. Acontece que historicamente esses adaptadores vieram ficando tão mal feitos, mal concebidos e mal executados que viraram verdadeiras porcarias, cheios de maus contatos, de riscos eminentes de prender fogo, de dar curtos que acabaram pegando essa fama.. São dignos de ser evitados, eu diria mas como um quebra galho, temporário não vejo maiores problemas. Na hora de comprar um desses certifique-se que um plug nele encaixado fique solidamente encaixado, com uma boa pressão, sem que se possa remexer no mesmo e que ao sacudir ele, o benjamim, tenha uma força tal que não libere o plug.. E, por favor, use a cabeça.. Por exemplo, esse dai: Impossível me fazer acreditar que essa conexão móvel dai vá conseguir manter um bom e eficaz contato.. Não o usaria jamais.. Mais um mau exemplo: Note que fica fácil de se perceber que a área de transferência de energia, do pino redondo para o chato é tão simplesmente aquele estreito ponto de conexão, da beirada do pino redondo. Muito pouca área de contato. Com o tempo vai aquecer e derreter.. Não o usaria..
  13. Eu avisei e o cara entendeu tudo errado.... Fonte antiga = chave seletora = só opera ou em 110 ou em 220, vai depender da p[posição da chave seletora..
  14. E nunca se esqueça, estabilizadores geralmente tem sua saída de tensão em 110 Volts. Se sua rede dai for de 220 Volts mude a tensão de sua fonte para esses 220 Volts antes de ligar na saída do filtro pois o mesmo, ainda bem, não converte para 110 Volts.. Se sua fonte não for dessas antigas e com chave seletora de tensão ainda, nem se preocupe, elas operam com qualquer tensão, 110 ou 220 Volts..
  15. Trocar a tomada, uma solução simples, moderna, isso nem pensar??????? Custa menos de R$ 10,00 e, se desligares a geral podes tu mesmo trocar sem a menor dificuldade... adicionado 9 minutos depois Se seu PC usa a metade disso dai, sua fonte vai demandar da tomada coisa de 3A Modem que puxa da tomada, coisa de 1,5 Amperes gasta 180 Watts quando na verdade um modem não toma mais do que 15 Watts, isto é, menos de 0,15A Router tem demanda menor que 0,2A Monitor até pode ter aqueles de 1,2A, mas o mais comum é algo em torno dos 600 mA se muito. Isso dai fica longe, muito longe dos 11 Amperes que chegastes ai.. Acredito que jamais vais necessitar de filtro de linha com corrente maior que 10A..