Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

paulohnr

Membro Pleno
  • Posts

    65
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Estava querendo pegar um monitor 4:3 com resolução 1024x768 para jogar games mais antigos que usam esse aspect ratio mas só encontro para vender monitores 5:4 com resolução 1280x1024. Saberiam me dizer se os jogos 4:3 rodam bem em monitores 5:4? Existiria alguma degradação ou deformação na imagem?
  2. Eu uso dois SSD com Windows e Ubuntu em cada um deles. No SSD que tem o Linux ele inicia com o Grub apontando para o SSD do Windows. Não existe problemas em usar HD com dual boot...já usei muito tempo e os sistemas não são corrompidos por isso. A vantagem de se usar o sistema em cada HD é que você tem a liberdade de colocar o HD com cada sistema em outro PC. Outra vantagem é em relação a reinstalação do sistema....com os dois sistemas no HD acabava que sempre que ia reinstalar algum deles tinha que reconfigurar o outro ou mesmo reinstala-lo tb....então usar dois HDs acabou sendo mais prático. Mas corromper o sistema por causa do dual boot é uma coisa que desconheço.
  3. Alguém indicaria alguma assistência técnica que faça manutenção/conserto de Placa-mãe, Placa de Vídeo, Fonte e demais componentes na cidade de João Pessoa (PB)?
  4. E para voltar do 4k para o Full HD exclusivamente para jogar valeria a pena? Uso um monitor 4k, IPS, da Dell (u2718) que para produtividade tem uma qualidade absurda mas para jogar passo por alguns problemas como tempo de resposta alto, efeito ghost e meu hardware não conseguir rodar na resolução nativa em 60FPS. Estava pensando em pegar um LG 27GL650 que é Full HD, tem painel IPS, freesync e 144Hz além de possuir um HDR melhor que o do meu Dell para deixar como monitor secundário para produtividade e principal para jogar. será que nesse caso valeria a pena? minha GPU é uma RTX 2070s que daria para levar bem os jogos em 1080p.
  5. Os novos consoles estão apostando no SSD para melhoria de desempenho. Eu vejo muitos comparativos mostrando que os loads diminuem e alguns mostram que a construção do cenário é melhor e mais rápida co SSD...o jogo mais utilizado para comprovar isso é justamente o GTA V. Eu penso que com essa nova geração de consoles o SSD vai ter um protagonismo maior no desempenho dos jogos...inclusive com ganho de FPS. Se o desenvolvedor implementar o uso do SSD para guardar imagens pré-renderizadas que seriam acessadas quando necessário poderiam reduzir muito o uso de hardware...mas para isso...o jogo deveria ser feito exclusivamente para uso com SSD. Por isso que acho que esses consoles da nova geração podem trazer esse uso para SSD. Pensando nesse cenário...estava pensando se hoje vale a pena colocar um SSD de 500Gb ou 1tb só para jogos...se isso realmente traria algum benefício além do load mais rápido (que pra mim é irrelevante). A construção do cenário mais rápida em jogos de mundo aberto talvez seja uma vantagem relevante.
  6. Mas faz sentido usar um SSD para melhorar a leitura texturas em alta resolução ou a diferença entre um SSD/NVMe e um HD não é muito grande que faça valer a pena o investimento nestes componentes para instalar jogos?
  7. Sempre fazem testes com loading. Mas e no gameplay? Será que a leitura das texturas melhoram...principalmente em resoluções altas como 1440p e 4k?
  8. Mas como você mencionou: "o pico de energia torrou a fonte e levou a placa junto". O teu problema não foi causado por usar uma placa-mãe com especificações abaixo do processador mas pelo pico de energia. Tem mais haver com a fonte (por conta da proteção) que você usava na época que com placa-mãe em si. O Chipset A320 é compatível com o 1600x. O meu receio era mais na Asrock bloquear pela Bios o suporte a esse processador já que ela não listava. Já faz mais de um mês que montei esse processador nessa placa e está rodando tudo tranquilo, sem fazer over, tudo em stock. A única coisa que notei nele foi que a frequência não sobe para 4,1Mhz como acontecia em outra placa que ele estava instalado, a frequência se limita a 3,7Mhz, mas isso é aceitável já que se trata de uma placa-mãe de entrada com A320. Se for para usar em um PC em Stock, para atividades leves, recomendo muito essa placa já que geralmente ela é vendida por menos de R$ 300,00...acima disso, melhor pegar uma B350/B450 como foi indicado acima.
  9. Arrisquei na Asrock A320 e até agora tudo funcionando tranquilo. Preferi colocar o dissipador que veio com meu 3600x para ajudar a refrigerar as VRMs, fiquei com receio que o Coolermaster T4 não fizesse isso. Medi as temperaturas com o HWmonitor e a placa-mãe se manteve em 38º, porém, a CPU ficou em média com 64º com picos em 72°. Achei muito alta a temperatura da CPU, quando usava esse processador no meu PC ele ficava variando entre 40°~50° com um WC, não sei se isso está relacionado ao Cooler Box que coloquei ou é por causa da limitação da placa-mãe. Mas enfim, tirando esta temperatura da CPU tudo funcionou normalmente e a reposta foi conseguida: a Asrock A320M-HD funciona com processador de 95W.
  10. Essa B350 se eu colocar a GTX 1060 não conseguirei utilizar o slot PCI com uma placa wifi que tenho aqui. Mas realmente é uma boa placa. Vi outras placas da Asrock com A320 dizendo que não eram compatíveis com 1600x e o pessoal usando tranquilamente o processador. Vou pensar se pego essa B450 ou arrisco na A320 mesmo e se não funcionar devolvo. Se pegar a A320 volto aqui para deixar o resultado.
  11. Até acharia melhor. Mas não estou achando nenhuma B350 por 50 Reais a mais. A Asrock está por R$ 299,00. Muito barata. Atualmente tenho um PC todo montado com meu filho com um Core2Duo, 8gb e uma GTX 1050 ti rodando os jogos que ele joga a 30FPS (por conta do processador) e no médio ou baixo. O objetivo seria trocar o Core2duo por esse 1600x que tenho parado aqui. Como já tenho todas as outras peças (processador, memória, cooler) só precisaria da placa-mãe. O processador ficaria em Stock mesmo pois ele não faz overclock (ainda) e seria só para ele rodar os jogos de maneira mais satisfatória com essa 1050 ti e futuramente com uma GTX 1060 de 6gb que uso. Por isso não queria nada muito caro...mas se for o caso...estou olhando umas B350 ou B450 que vi mais baratas. Estou pensando em uma Gigabyte B450M S2H que vi com um preço bom...mas tá custando 550 Reais...250 a mais que a Asrock A320.
  12. Link do site: https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HDV/index.br.asp#CPU Só tem processador até 65w. Entendo que o 1600x é compatível com o A320 mas a minha dúvida seria se a fabricante poderia limitar pela Bios alguns processadores. Neste caso ela não lista os processadores acima de 65w e ainda menciona as versões das bios para os demais processadores se tornaram compatíveis.
  13. No caso do 1600x, que é de 95w, essa placa daria conta considerando os seis núcleos? Outra coisa é que o 1600x não é listado como processador compatível no site da fabricante....mesmo assim ele seria compatível com a placa?
  14. No site da Asrock não lista o 1600x....que é o processador que tenho aqui parado e queria botar pra rodar em stock. Queria pegar essa placa que está bem barata mas surgiu essa dúvida se o processador rodaria mesmo não sendo listado no site do fabricante. Então surgiu a dúvida se meu processador rodaria nessa placa. Utilizaria 16gb da Corsair em 2666Mhz e uma GTX 1060 6gb. O cooler seria um Coolermaster T4 que acho que auxiliaria no resfriamento. São peças ociosas que tenho aqui e só falta a placa-mãe.
  15. Essa placa suportaria processadores Ryzen acima de 65w? como o 1600x ou 2700x?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...