Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RobocopBR

Membro Pleno
  • Posts

    50
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Exato, @Pedro Math.pi, por isso mesmo acredito que o PCI Express 4 pra mim não terá nenhuma serventia. E nem seria tanto uma cisma. É que imagino que as X570, por supostamente serem projetadas pra rodar os Ryzen mais fortes/quentes da série 3xxx em cenários de overclocks, devem ter componentes de maior durabilidade. Não sei se é muito idealismo meu, admito. Mas gostaria de tentar aproveitar um pouco mais os clocks das memórias e processador por uns bons anos numa placa que tenha estrutura física pra suportar.
  2. Então, @Pedro Math.pi...tenho uma GTX 1080 Ti (ou seja, PCI Express 3.0), e só pretendo trocá-la quando ela morrer. Então não tenho nenhuma motivação especial em migrar pro 4.0. As X570 que ainda existem por aqui são pouquíssimas (a Steel Legend parece ser uma das melhorzinhas abaixo dos R$ 1500). Mas o que você quer dizer quando fala de "OC básico"? 4 GHz? Essa placa que você indicou pode não ser boa para eu tentar OC's um pouco maiores?
  3. Olá a todos. Como desdobramento do meu incidente (descrito no tópico abaixo), descobri que perdi minha ASRock Taichi X470 Ultimate. Na verdade não exatamente a perdi, mas o reparo dela foi orçado pelo técnico em R$ 1000-1200. Como não vejo cabimento esse custo num reparo de um item que foi tão caro com relativamente pouco tempo de uso para a sua qualidade (menos de 4 anos), estou partindo para escolher uma placa-mãe nova. Tal como diz o título, tenho um Ryzen 2700X e 2 pentes G.Skill FlareX 8 GB DDR4 3200, e que não estou a fim de jogar fora por estar com a placa-mãe fora de combate. Pelo que pesquisei, esse meu Ryzen tem compatibilidade oficial e direta com as placas X570. Com B550 o suporte não é oficial, mas tem muitos relatos dizendo que, dependendo da placa, pode funcionar (até mesmo sem atualizar BIOS nem nada). A intenção é pegar uma placa com VRM's bons (para um possível overclock) e que tenha um slot Ultra M.2 (PCIe Gen3 x4). Que modelos daria pra considerar? Estou usando como referência duas listas falando de qualidades das placas (https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/ e https://docs.google.com/spreadsheets/d/14-CZ8-a4-UBMN5-0x_QYOrvLk4EfI4Kn2jmIG70CAss/edit#gid=666643422), mas a variedade disponível está bem baixa por aqui.
  4. Depois da avaliação de um técnico, ele disse que houve algum dano na placa-mãe mesmo. Ele testou processador e memórias em outras máquinas, que funcionaram normalmente. Moderação, podem trancar este tópico.
  5. Olá. Conectado com a publicação que fiz pedindo recomendação de assistência técnica em São Paulo (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1676118-recomendação-de-assistência-técnica-para-pc-são-paulo-sp/), segue relato do meu problema. Meu PC: Ryzen 7 2700X (não está com overclock e está refrigerado por um NH-D15-SE-AM4) 2x 8 GB DDR4 3200 MHz F4-3200C14D-16GFX (é um pacote fechado com dois pentes, eles não foram comprados em separado) ASRock X470 Taichi Ultimate (BIOS na versão original de fábrica) Zotac GTX 1080 Ti AMP! Edition 2 SSDs Samsung SATA3 860 Pro (1 de 256 GB pro sistema, 1 de 512 GB pra jogos) 1 SSD Samsung 970 Pro M.2 512 GB 2 discos rígidos SATA3 Seagate (1 GB e 2 GB) para arquivos Tinha essa máquina funcionando há quase 4 anos, totalmente estável. Mas há aproximadamente 3 semanas, ela deu três bips no carregamento da BIOS (sendo o último um pouco mais prolongado, se me lembro direito). Nem chegou ao Windows. Reiniciei pelo Reset do gabinete e ela subiu. No dia seguinte, ao religá-la, novamente o problema ocorreu, e ela só subiu depois do segundo ou terceiro Reset. No dia seguinte, ela não subiu mais. Reparei no LED da placa-mãe que aparecia o código de erro 55 (que pesquisei e se trata de que a memória RAM não pôde ser lida). Em paralelo, e curiosamente começando a ocorrer bem próximo do problema anterior, estava tentando copiar umas fotos do meu celular para esse PC, só que a cópia não funcionava. O processo demorava um longo tempo pra tentar iniciar (com a tela que demonstra o progresso sem evoluir), mas depois de um minuto aparecia a mensagem de erro "O tempo limite do semáforo expirou.". Não consegui testar outras possibilidades por conta da máquina não subir mais. E a cópia do arquivo do meu celular funcionou normalmente no PC do meu trabalho em um teste que fiz no dia seguinte. Sobre a questão da memória, testei a limpeza dos contatos de ambos os pentes com borracha, a troca dos slots do dual channel e cada pente individualmente. Mesmos resultados. Não sei se os problemas que listei poderiam estar relacionados um com o outro. Teriam palpites? Conforme falei na outra publicação, o técnico com quem deixei está tendo trabalho pra descobrir, mas tenho a impressão de que alguma das peças morreu (talvez a placa-mãe), e que já devo projetar um belo de um gasto pra repor a peça morta.
  6. Olá, fórum. Gostaria de recomendações de assistências técnicas de confiança em São Paulo (capital). Preciso que o lugar avalie um problema no meu PC (um Ryzen 2700X) que já tentei diagnosticar e que pedi análise na oficina de eletrônicos de um parente de amigo, e ambos não conseguimos descobrir nada. Agradeço pelas dicas e, se não for esse o lugar correto pra solicitar recomendações, aguardo a indicação do lugar correto.
  7. Atualizando: trata-se de alguma questão no gravador mesmo. Se é sujeira ou se a lente partiu para o outro mundo, só abrindo o dito pra xeretar. Comprei um DRW-24F1MT da ASUS e os DVDs estão sendo lidos normalmente (o que então é um bom indício de que as mídias que usei são de qualidade suficientemente boa).
  8. @F4b10 O que deu pra descobrir por enquanto é que essa ventoinha é de 95 mm. Não sei se existem modelos de ventoinhas com rolamento de mais qualidade/vida útil que eu possa pesquisar. Beleza, vou xeretar por opções do tipo e ver o que dá pra fazer. Agradeço seu tempo.
  9. @F4b10 , de fato o que também reparei é que essa ventoinha que está com dificuldade pra girar parece um pouco mais "solta/bamba" que a outra, o que confirma seu palpite dela estar com problema muito além da lubrificação. Sendo assim, preciso contatar a Zotac pra saber qual modelo devo buscar? Ou teria algum modelo bom desse tipo de ventoinha à venda por aqui? OBS: essa placa eu comprei pelo eBay nos EUA, então honestamente não sei se vale a pena pagar um frete caro pra enviá-la pra eles repararem, e depois pagar uma pancada de imposto quando me devolverem. A ideia é resolver o problema aqui no Brasil.
  10. @dwatashi, eu usei esse gravador no começo de 2020 pra ler alguns DVDs que tenho com arquivos que gravei há uns bons anos, e estavam sendo lidos sem maiores problemas. Tenho mídias gravadas de várias marcas (e supostamente várias qualidades, mas claro que não devem ser extraordinariamente boas), e elas se comportaram da mesma maneira na ocasião. Foi por esse princípio que excluí problemas nas mídias, pois todas as que testei se comportaram igual ao testar quando publiquei minha dúvida. Infelizmente não tenho outros drives para testar. @mattaus, pelo que vi, a última atualização de firmware pra esse gravador pela LG foi em 2012, então não sei até onde isso adiantaria. Mas ao mesmo tempo, nas notas sobre o firmware no site da LG, ela especifica que esse update só pode ser usado no Windows XP, Vista e 7, com drives que não sejam OEM (que entendo não ser meu caso).
  11. Olá a todos. Investigando um ruído consideravelmente forte que ouço de tempos em tempos vindo do meu PC (e, no caso, estou ouvindo agora), descobri que uma das ventoinhas da minha Zotac GTX 1080 Ti Amp! Edition está com o movimento mais travado, aparentemente por conta de lubrificação. Sobre isso, duas perguntas: 1) A ventoinha é a da foto, e ao retirar o adesivo dela eu vi que ela possui quatro ranhuras que fazem um círculo em torno do centro da ventoinha. Devo retirar essa "tampa" de plástico (cortando as quatro pequenas emendas que a seguram...inclusive cheguei a começar a cortar uma delas) para fazer a lubrificação ou a existência delas já é pra permitir a lubrificação por fora? Estou com a impressão de que não daria pra passar qualquer lubrificante que seja com a devida precisão por elas. 2) Que tipo de lubrificante é o adequado para essas ventoinhas? Já vi pessoal citando óleo Singer, WD-40, M1...teria algum específico/recomendável? Agradeço quaisquer dicas.
  12. Olá a todos. O drive mencionado no título estava na minha antiga máquina, montada em 2009 e que tem um Windows 7 Ultimate. Eu a deixei de usar em Março/2020. Até então e até onde lembro, o drive estava perfeitamente utilizável pelo menos para leitura de DVDs. Coloquei-o na minha máquina atual (Windows 10, versão 2004, compilação 19041.1237), e reparei então que ele está absurdamente lento para até mesmo mostrar os arquivos das mídias e as propriedades do dispositivo (via clique direito). Tem vezes que ele chega a mostrar arquivos gravados nas mídias que tenho aqui, mas os arquivos não estão acessíveis (os aplicativos demoram horrores pra dar uma mensagem que não conseguiram encontrar o arquivo que tentei abrir). Tudo feito em relação a esse drive leva vários minutos. Pelo que consultei no fórum, esse drive parece ser de qualidade não das mais recomendadas. Mas também cheguei a procurar na internet a respeito e li que o problema de drive lento no Windows 10 é bem conhecido por conta de drivers do Windows pra esses dispositivos mais antigos. Já tentei remover todos os controladores AHCI SATA do Gerenciador de Dispositivos, sem efeito. Pelo que li, teve um usuário que instalou o último firmware (que acho que é de 2012 ou 2013, e nem sei onde ele arranjou o driver), mas avisou que não adiantou nada. E a LG fala no site que não devem ser usados drivers dela em drives OEM (que acho bem provável ser o caso desse meu). Seria problema de driver mesmo? Ou esse gravador já deu o que deu? Sendo assim, que drive/gravador eu poderia colocar hoje no lugar com a certeza dele ser totalmente compatível com o Windows 10? Agradeço quaisquer palpites sobre o tema.
  13. Olá, @faller Cheguei a criar um tópico em separado, mas talvez seja melhor comentar aqui. Lamento reviver seu tópico Discutindo ontem com um membro de grupo de hardware no Facebook, estávamos falando sobre o que há disponível de modelos bons de nobreaks para máquinas de fonte de potência não muito alta. E dei de cara com essa linha dessa marca de Caxias do Sul: https://vlp.com.br/no-breaks/nobreak-vsi-mono/ Lendo as características dessa linha, deu-me a impressão de que ela seria dos nobreaks minimamente recomendáveis para quem quer manter a máquina ligada para pelo menos conseguir desligar o PC sem perder o que está fazendo, enquanto sendo um produto de bom projeto (senoidal online de dupla conversão). Porém vi nas características que é citada a "Função TRUE-RMS". E li num outro tópico do fórum de que isso seria um nome alternativo com um perfume marqueteiro para "estabilização interna". No texto dessa página, contudo, nenhuma vez a palavra "estabilizador" ou similar é citada. E fui descobrir que outro dos modelos indicáveis (inclusive acho que já o vi ser citado aqui no Clube do Hardware no passado) também elenca essa função: https://www.atera.com.br/Produto/PROLS150VAB/Nobreak+NHS+Premium+On+Line+1500VA+1050W+Bivolt120V Esses modelos então seriam ruins? Que características dentro dos modelos senoidais online de dupla conversão ainda poderiam ser consideradas armadilhas? Como estamos falando de produtos que custam mais de R$ 3.000, esse tipo de armadilha já começa a ficar muito mais perigoso de cair.
  14. Sem dúvida Leadex III ou Core Reactor são melhores fontes, mas não é todo mundo que tem bala na agulha ou está disposto a encarar o preço delas. Insisti um pouco na pergunta porque muita gente alega fonte boa estar muito cara e vão comprar porcarias (porque esses 150 muitos acham uma diferença inaceitável/insuportável...ou não têm a grana mesmo, fazer o quê?), então acabo sugerindo pra quem me pergunta a MWE, a Nidus ou a CX 450 (se estiver com preço próximo às duas anteriores) pra pelo menos a pessoa não ir pra tragédia.
  15. @WOZ Dods Mas não verificaram que os problemas nos lotes da CX ano passado ficaram nas de potência de 550 pra cima? Imaginei que seria pelo preço a não-recomendação da CX 450 (de fato, se tem a Cooler Master MWE 450-500 W e a Nidus abaixo de 400, fica difícil recomendar a CX 450 ).

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...