Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RenatoM

Membro VIP
  • Posts

    919
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que RenatoM postou

  1. @Razor76 Você não deixa muito claro qual curso está fazendo, então vou emitir uma opinião mais genérica. Assumindo que esteja fazendo um curso mais relacionado a computação, eu acho interessante procurar estágio o quanto antes por alguns motivos: o estágio em engenharia é algo obrigatório, então o quanto antes começar a procurar, menos pressão terá até o final do curso fazer um estágio agora, vai te dar uma visão de uma determinada área da sua formação, te dando a oportunidade de decidir se gosta do ramo ou não e, caso não goste, terá tempo para procurar outros estágios vai poder consolidar os conhecimentos aprendidos em sala de aula mais facilmente Vale ressaltar que um estágio pode ser substituído por iniciação científica, mas ai vai muito do que você quer para a sua carreira, se pretende ir para a carreira acadêmica ou indústria. Boa sorte!
  2. @alexandre.mbm , Desde o post #10 está sendo solicitado que você abra um tópico caso tenha suas próprias dúvidas. O tópico foi desviado da dúvida do autor@Rafael França , porém o colega @arfneto acrescentou muita informação extremamente útil e precisa sobre redes, servidores DHCP, redundância e o princípio básico de máscaras de redes, desta maneira o conteúdo será mantido na integra. Fecharei este tópico para evitar mais desvirtuamentos da dúvida original, caso o autor tenha dúvidas ainda, peço encarecidamente que abra um novo tópico.
  3. @Skiesw_1 Você já possui um post no fórum aberto para tratar este problema, por gentileza, não abra múltiplos posts. Tópico fechado.
  4. @Matheus Mazzucco Acredito que vai muito da área de atuação que você pretende atuar. A engenharia da computação nasceu da engenharia elétrica, por isso ambas compartilham aproximadamente 60% da mesma grade. O engenheiro da computação terá um enfoque em sistemas computacionais (hardware e software), já o engenheiro eletricista terá enfoque na eletrônica, eletrotécnica e parte em telecomunicações. Se o seu interesse é atuar na área de TI,embarcados e afins, engenharia da computação pode ser o melhor caminho, mas se deseja trabalhar com eletrônica, automação, elétrica, sugiro que opte por engenharia elétrica.
  5. @Jacks10 Minha opinião é que primeiro se adquire conhecimento, conforme você já mencionou, com cursos e etc. Após a fase teórica, entra a prática e ai precisa por a mão na massa. Comece com amigos e familiares e tente construir um nome. O Gabriel Torres tem um livro sobre montagem de micros, dê uma olhada depois:
  6. ETEC fiz antes de concluir o ensino médio, quando ainda não podia entrar para o curso superior. E sim, do meu ponto de vista, hoje com 15 anos de experiência, trabalhando em uma multinacional líder mundial, com experiência em mais de 10 países por 3 continentes e fluência em 3 idiomas, até hoje sou muito grato pelos meus dois cursos técnicos, pois me deram a base de tudo o que veio depois. Como você já disse anteriormente, você não fez curso técnico e nem um curso de engenharia, portanto me atrevo a dizer que você não sabe o que está falando. Em um curso técnico você tem um embasamento matemático inferior ao da engenharia, mas vê muito mais as coisas na prática, já na engenharia você terá um enfoque em uma gama maior, mas talvez nunca sinta o cheiro do estanho. Sugiro que você demonstre mais respeito aos colegas aqui do fórum, pois suas postagens soam ofensivas.
  7. @John Frusciante , excelentes colocações mas me permita um adendo aqui. Um "técnico" do ponto de vista acadêmico é quem se formou em um curso técnico oferecido por alguma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esses cursos tem uma carga horária mínima estabelecida e fornecem um diploma que atestam que você de fato é um técnico. A área de informática por não ser regulamentada permite essa "auto classificação", o que do meu ponto de vista é um absurdo. Ainda falando do meu ponto de vista, apesar que informática de fato possa ser algo que se aprenda por livros ou certificações, o título "técnico" não poderia ser banalizado ao ponto de qualquer um poder se auto intitular como tal. Porém, isso infelizmente (ou felizmente para alguns) é algo que não temos controle. Eu mesmo no meu início de carreira me formei como técnico em eletrônica (1500 horas) e depois como técnico em informática (1500 horas) pelo Centro Paula Souza (ETEC), após isso parti para curso superior, mas sempre digo que o que me deu todas as bases que apliquei na engenharia e na minha carreira, foram os meus cursos técnicos.
  8. @ZTM , vamos por partes... Concordo que sempre precisamos ter ambições e procurar a melhor formação que seja possível, porém isso não quer dizer que apenas as faculdades públicas tem qualidade. Existem excelentes instituições privadas com excelente qualidade. Um problema comum de universidades públicas não está apenas em passar, mas sim em se manter, pois muitas são período integral, ou seja, você não poderia trabalhar e dependeria de terceiros, ou seja, cada um tem a sua realidade e ninguém será "menos" ou "mais" do que o outro, seja ele de universidade pública ou não. Fazer ou não mestrado não tem relação nenhuma com a universidade estudada ou tipo de curso, basta ser um curso superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). E também vale ressaltar que mestrado (sem ser o profissional) é mais voltado para aqueles que querem seguir carreira acadêmica ou de pesquisador, acho que o intuito do autor do tópico ficou claro que ele pretende atuar em suporte técnico. Isso eu opino que não está nem próximo de ser verdadeiro, pois não é a formação da pessoa em si que define o nível de empregabilidade. Há uma forte relação entre hard skills e soft skills que são valorizados na busca por um profissional. Você pode ter o diploma de uma excelente universidade, mas se não souber chegar no horário, não ter um espírito de equipe, não continuar se qualificando após a formatura, não será o nome da sua instituição que fará a diferença. @Jonathanmoretto17 A parte de suporte técnico não é a minha área de atuação. As pessoas que eu conheço dessa área tem formações diversas, SI, ADS, CC, etc. Eu já ouvi falar de um curso da Google pelo Coursera de certificação em TI, mas não faço ideia se existe em português. Nos EUA tem bastante propaganda deste curso, pelo menos: https://www.coursera.org/google-it?utm_source=google&utm_medium=institutions&utm_campaign=gwgsite-gDigital-paidha-sem-sitelink-null&_ga=2.176029990.52227141.1671890304-658181636.1671890304&_gac=1.161840462.1671890304.Cj0KCQiA45qdBhD-ARIsAOHbVdEzBWhrJnPXPZlcyDzuuUsFoI4Snkaw7RBYoWrTYGVsf7S97YoxZZoaAscUEALw_wcB
  9. Olá, Olhando a grade do curso tem várias matérias que podem abrir a mente para trabalhar com suporte. Porém para ser um bom profissional, vai depender de muito estudo por conta, precisa de uma atitude autodidata para obter sucesso. Também sugiro dar uma olhada nos cursos de redes do Gabriel Torres lá na Udemy: https://www.udemy.com/course/redes-modulo-1/ https://www.udemy.com/course/redes-tcpip/
  10. Sugiro que entre em contato com o suporte da Toshiba para uma reinicialização da senha. Como é um assunto sensível, pois entra no que chamamos de "gray area", optamos por fechar este tópico para não gerar discussões sobre técnicas de quebra de senha. Certo da compreensão de todos.
  11. Veja se o seguinte site ajuda para o que precisa: https://archive.org/web/ Nele você tem 613 bilhões de páginas baixadas ao longo da história da internet.
  12. Problema resolvido! Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com um Analista de Segurança ou Coordenador solicitando o desbloqueio.
  13. @victor_Costa e @Gilmar Menegotto Este tópico está parado há 3 anos e o autor não retorna desde 2017 também. Você terão mais chance de ajuda abrindo um tópico próprio cada um, explicando seus problemas.
  14. @Grancchinni , este tópico está parado há mais de um ano e o autor não entra no fórum há quase seis meses. Você obterá mais chances de ajuda abrindo um tópico próprio explicando o seu problema.
  15. @Jean christyan Este tópico está parado há 4 anos e a última visita do autor aqui foi há 3 anos. Você obterá mais chance de ajuda abrindo um tópico novo explicando o seu problema do início.
  16. Problema resolvido! Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com um Analista de Segurança ou Coordenador solicitando o desbloqueio.
  17. Problema resolvido! Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com um Analista de Segurança ou Coordenador solicitando o desbloqueio.
  18. Olá @r.b.c Tenho alguns amigos que se formaram na FEI e acredito sim que seja uma excelente instituição de ensino. Isto pode ser mensurado pela nota do ENADE, onde eles tiveram 4 para o curso de eng. de controle e automação. Eu opino que a maioria das empresas de respeito não dão tanto valor apenas ao nome da instituição, mas sim a um conglomerado de fatores, tais como idiomas, certificações, soft skills, etc. Eu já participei de entrevistas a possíveis candidatos e sinceramente o nome da instituição não foi o fator decisivo na escolha. São duas áreas que tem uma certa intersecção, mas são distintas. Minha sugestão é que veja a grade curricular de ambos os cursos e leia as ementas, isto te ajudará a ter uma visão melhor do que cada curso oferece. Engenharia da produção é basicamente o que você falou, uma parte mais gerencial da engenharia, mas também uma área muito interessante, procure a grade e a ementa deste curso para ter uma visão melhor do que ele oferece.
  19. @MarcosPSilva Eu vejo a eng. da computação e a eng. elétrica como áreas "primas", elas tem uma proximidade muito grande uma com a outra. Uma vez eu fiz um comparativo de grades de uma faculdade que oferta os dois cursos e a minha conclusão é que eles tem 70% de similaridades. Olhando por matérias, o curso de engenharia elétrica teria e a engenharia da computação não teria: 01 - Introdução Eng. Eletrônica 02 - Empreendedorismo 03 - Gestão da qualidade 04 - Materiais Elétricos 05 - Instalações elétricas 06 - Eletromagnetismo 07 - Equações diferenciais 08 - Sinais e Sistemas 09 - Conversão de Energia 10 - Transformada: Tempo contínuo e discreto 11 - Maquinas elétricas 12 - Controle contínuo 13 - Eletrônica de potência 14 - Fundamentos de sistemas de comunicação 15 - Tópicos especiais em Engenharia eletrônica 16 - Redes industriais 17 - Controle discreto 18 - Dispositivo móveis 19 - Geração e distribuição de energia 20 - Comunicações digitais Agora se olharmos as disciplinas diferentes que a eng. da computação oferece e a eng. elétrica não tem, nesta mesma instituição, veremos as seguintes matérias: 01 - Introdução à Engenharia da Computação 02 - Raciocínio Lógico 03 - Matemática Computacional 04 - Estrutura de Dados 05 - Programação Orientada a Objetos 06 - Engenharia de Software 07 - Banco de Dados 08 - Compiladores 09 - Interação Humano - Computador 10 - Sistemas Distribuídos 11 - Inteligência Artificial Aplicada 12 - Qualidade de Software 13 - Computação Gráfica 14 - Segurança em Sistemas de Informação 15 - Sistemas de Informação Gerencial 16 - Ética e Responsabilidade Sócioambiental 17 - Governança de Tecnologia da Informação 18 - Computação Paralela 19 - Tópicos Especiais em Engenharia da Computação Links da comparação: https://www.uninter.com/graduacao-ead/curso-engenharia-eletrica-habilitacao-em-eletronica/?action=pdf https://www.uninter.com/graduacao-ead/curso-engenharia-da-computacao/?action=pdf A engenharia da computação terá um enfoque maior em programação, enquanto a engenharia elétrica dará um enfoque maior na parte de elétrica de potência. Ambas as áreas tem suas vantagens. A eng. da computação, por exemplo, te traz a possibilidade de trabalhar tanto com o hardware como com o software, pois terá uma base sólida e assim atuar em sistemas computacionais. A eng. elétrica por sua vez tem a vantagem de ser uma área ampla que aborda tanto a elétrica, como a eletrônica e também a parte de telecomunicações. Uma grande vantagem que vejo na engenharia elétrica em detrimento das outras áreas correlatas é que ela é uma "engenharia mãe", ou seja, dela derivam outros cursos, como computação, telecomunicações, eletrônica, etc. Então do ponto de vista de atribuições profissionais concedida pela CREA, ela dará atribuições do art 8 (eletrotécnica), art 9 (eletrônica e telecomunicações) da Resolução 218/73, permitindo aos egressos atuarem de uma maneira mais ampla em todos estes segmentos. Já a engenharia da computação não dá as atribuições do art 8, dando apenas as atribuições do art 9 acrescido de "análise de sistemas computacionais", seja lá o que isso quer dizer, pois o CREA nunca especificou claramente o que isso significa na prática. Resumindo, se o interesse da pessoa é única e exclusivamente trabalhar como programador, não recomendo nenhuma destas áreas, mas sim a possibilidade de um curso mais focado na área de TI, como AdS, Ciência da computação, sistemas da informação, eng. de software, etc. Se o interesse é trabalhar com sistemas computacionais, IoT, hardware e afins, recomendo que faça eng. da computação. Se o interesse é trabalhar mais focado em elétrica, automação, sistemas industriais e afins, recomendo que faça eng. elétrica.
  20. @idranul , tudo bem. Infelizmente esses golpes tem se tornado cada vez mais comuns e o que cabe a nós e nos protegermos e nos informarmos. Sobre a sua ideia de tentarmos "contra-atacar" não é aconselhável, pois compete aos órgãos de segurança uma investigação e consequentemente alguma ação contra este criminosos. Como este assunto pode se gerar uma polêmica, acredito melhor deixarmos fechado, uma vez que o objetivo aqui foi atingido. Espero que tenhamos aclarado suas dúvidas. Grande abraço,
  21. Prezados, Devo pedir para manter as discussões aqui APENAS no nível técnico, sem ofensas pessoais. Caso alguém se sinta ofendido, use o botão DENUNCIAR, presente em cada post. Grato,
  22. Tópico reaberto. Peço a TODOS os usuários que se atenham ao problema do autor e nada de ataques pessoais, usem argumentos técnicos para provar o seu ponto e não ironias e/ou ofensas.
  23. @DJKUKA , Pelo que vi no seu histórico, você está pedindo para alguém fazer a sua página gratuitamente, primeiro postou no setor de "Programação web" e agora postou em "Hospedagem de sites e registro de domínios", ambos os setores estão incorretos. Se você deseja que um programador faça sua página sem custos, você pode tentar no setor de "Ofertas de empregos e estágios" e deixar claro que não haverá pagamento. Apenas como adendo informo que a profissão de webdesigner é uma profissão como qualquer outra e que eles precisam pagar contas, bem como alimentar suas famílias, julgo até como ofensa pedir para alguém fazer de graça uma página que você usará para se auto promover como DJ e ganhar dinheiro, porém fique a vontade para tentar. https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/61-ofertas-de-empregos-e-estágios/ Tópico fechado.
  24. Prezado, Apesar do assunto em si não ser ilegal, ele está em uma “área cinzenta”, ou seja, é passível de discussão. Como diretiva no fórum, todos os assuntos que estão nesta “área cinzenta” são fechados, justamente para não deixar público algo que pode ser usado indevidamente por pessoas com más intenções, visto que qualquer pessoa poderá acessar o que for postado aqui. Espero que entenda. Tópico fechado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...