Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portug4l

Membro Pleno
  • Posts

    94
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Independe do tamanho do núcleo? Pois o núcleo é de um forno microondas. E digo, independete do tamanho eu posso colocar esse valor? Obrigado.
  2. Boa noite, caros colegas. Estou com uma dúvida referente ao cálculo de espiras de um trafo que estou montando. Seguinte: Estou rebobinando um trafo e, na internet achei uma apostila que ensinava passo a passo como montar um, porém, fiquei com algumas dúvidas.* *Adotei esta apostila para montar meu projeto pois realizei a prova real de um trafo antigo e bateu com 7/8% de discrepância. Vamos ao problema: No cálculo de número de espiras, que é dado pela relação: Porém, para eu achar o número de espiras do transformador, eu tenho que saber "B", que é a densidade de fluxo magnético. Então eu li isso: Agora que vem a dúvida: Como vou saber o valor de "B" ideal, se não sei exatamente como se calcula? Eu sei que para ter "B", tenho que ter "N" e vice versa, ou seja, para eu achar o valor de "N", eu tenho que ter o valor de "B" e para achar o valor de "B", eu tenho que ter "N". Então como eu calculo "B"? Obrigado à todos que puderem ajudar. transformadores_teori_pratica_dicas.pdf
  3. Amigo faça um circuito RC em série e coloca-lo em paralelo com o relé. Seu problema estará resolvido. Infelizmente, quando trabalhamos com um relé em corrente alternada, no momento do "switch" cria-se um arco elétrico e causa interferência. Por isso o ciruito RC serve de supressor, ou amaciador da interferencia. Coloque 2 resistores de 150ohms 5w cada em série com um capacitor 470nF (de preferência os tipos x1 mas pode ser o de poliéster também) e ligue nos contatos do relé, deste modo: Na foto está com carga indutiva mas serve perfeitamente para cargas resistivas, no caso das lâmpadas.
  4. Caro @Adriano HGM, como vai? Vamos lá: Você disse que quer montar um circuito com uma bateria de lítio de 3V e gostaria de saber a autonomia da bateria. Para isso temos que nos atentar aos seguintes parâmetros: qual a tensão nominal do respectivo led? qual sua corrente de trabalho e qual a capacidade de armazenamento da bateria (mAh). Para os led's comuns, de 5mm no mercado, trabalham com corrente nominal de 20mA ou 0.02A e geralmente com uma queda de tensão de 2V. Mas... baseando-se num datasheet de uma bateria qualquer de lítio de 3V, de 240mAh, nós temos a seguinte tabela em anexo. Ali, marcado em vermelho mostra uma aplicação típica da bateria com uma corrente de 0.19mA e tensão de trabalho em 2,9V e uma carga de 15kohms. A vida útil, nessas condições, é de 1263 horas. Baseando-se por esses valores do datasheet, lembra que a corrente de trabalho do led é de 20mA? Então basta multiplicar 0.19ma por 100 que você vai ter 19mA. Agora, basta dividir 1263 horas por 100 e terás o tempo de vida útil relativo de 13horas. Uma ideia melhor seria colocar 2 pilhas recarregáveis de NIMH em série, que além de existir modelos de 4700mAh, lhe fornece uma tensão de 2.4V (ideal para trabalhar com leds), aumentando a vida útil do mesmo. Até duas pilhas, daquelas Duracell, terás uma autonomia melhor. Abraços Datasheet: http://data.energizer.com/pdfs/cr2032.pdf
  5. Sim, a bomba abastecem ambas. Nunca pensei nisso... Mas de qualquer forma, na instalação hidráulica é dividido para máquina e para caixa d'água. Portando teria que fazer uma nova instalação hidráulica. Quero uma coisa simples e barata rsrs adicionado 8 minutos depois Ótima ideia! Eu pensei exatamente em relés, mas não sabia se existia relés com bobinas 127v. Mas amigo, eu não entendi muito bem. Vamos lá: na entrada de cima do relé eu ligo na rede elétrica e a parte de baixo eu ligo em paralelo na seleniode? Tem como dar uma explicada? Sou um pouco leigo em eletrônica. Obrigado. adicionado 9 minutos depois Instalação elétrica eu faço de boa. Mas o problema é que não quero mexer na instalação hidráulica. Eu pensei tanto em chave magnética, como em relés. Mas eu preferiria trabalhar com relés a chaves magnéticas. Mas se for mais fácil com o mesmo, eu o farei. Vou tentar explicar como é a instalação hidráulica da casa. Na saída da bomba de água, tem um "T" que leva um cano para a máquina de lavar e o outro cano para a caixa de água. A ligação é simples. Eu só quero fazer esse sistema porque uma vez minha mãe deixou a bomba ligada e quando abri a torneira e tive uma queimadura muito forte com a água fervente que saia, por consequência da bomba ligada muito tempo. Para acontecer um incêndio ou uma explosão, creio eu, é só um passo.
  6. Seguinte, galera Onde eu moro tem duas casas. A minha que fica na frente e, a mais ou menos 20 metros atrás da minha casa, mora minha mãe. Minha mãe já é uma senhora e como ninguém escapa das doenças da idade, ela já está ficando meio esquecida das coisas. Sempre que ela lava roupa, ela tem que ligar a bomba d'gua para ter pressão suficiente para encher a lavadoura. Só que, ultimamente ela tem esquecido de desligar e a bomba fica ligada direto e sem uso e eu tenho sempre que ir lá desligar. Então, o que eu fiz: coloquei uma lampada incandescente de 200w, que tinha guardado, para sempre que ela esquecesse eu fosse lá e desligava. Mas ultimamente eu não tenho mais ficado em casa, estou trabalhando fora e ela fica sozinha. Tenho medo dela deixar a bomba ligada e acontecer algum acidente. Por isso, minha única solução foi cortar os fios da bomba para que ela não usasse quando eu não estivesse em casa. Bom, o que eu quero fazer: eu quero montar um circuito que quando ela acionasse a lavadoura para encher de água, a bomba acionaria automaticamente e quando cessasse, a bomba, consequentemente, desligaria. Exemplificando: quando a lavadoura começa a encher (ativa a bomba de entrada da máquina) a bomba d'gua liga. Quando parasse de encher a bomba desliga. Fazendo assim é fácil, porque é só ligar a bomba nos contatos da selenóide da máquina. Porém, essa bomba d'gua também serve para encher a caixa d'gua que é acionada pela boia automática. Então se a boia acionasse a bomba, também acionaria a bomba da máquina. Alguém tem alguma ideia de como projetar um circuito que faça essas transições? Liga a maquina, aciona a bomba, desliga a máquina, desliga a bomba. liga a bomba e não liga a máquina. Se alguém com o QI mais elevado souber, eu agradeço. rsrsrsrs Abraços!
  7. Transmit Power eu deixei em high. Channel e channel width não estão em auto, mas vou mudar. então, amigo.... Você pode visualizar na imagem acima que o modem fica perto de telefone sem fio e tv. Só não entendi o "nesse mesmo canal" Abraços. adicionado 2 minutos depois Sim, principalmente no meu celular. Eu tenho uma cadeira em meu quintal que fico sentado lendo e mexendo no celular. Mas o sinal é horrível. E, também, às vezes quero jogar e ligo no note e jogo via streaming, mas é impossível. O streaming vai toda hora. Abraços.
  8. Primeiramente boa noite à todos. Eu estou com um problema que assola minha sanidade. É verdade, amigos. Infelizmente. Eu sempre tive problemas com modens/roteadores. Nunca consegui comprar um que funcionasse maravilhosamente bem. Agora que comprei um modem de R$ 290,00, eu comecei a ter uma leve percepção de que o problema não está relacionado ao modem em si mas sim no ambiente que ele está localizado. Vamos lá: o modem em questão, é um TP Link Archer D2, um modem moderno, dual band (2,4 e 5ghz), bonito, com três antenas. Realmente é muito chamativo. Eu tinha um Dlink 2740E, que também era horrível, mas nunca me deixou na mão. Infelizmente ele deixou de funcionar e logo optei por esse TPlink. Comprei, instalei e fiquei usando até o momento que estou fazendo esse tópico. Simplesmente é horrível, não pega há 10 metros de distância fora da minha casa, não pega direito no meu banheiro e quarto e, principalmente, cai toda hora. Vi alguns tutoriais e dicas na internet, como: mudar a posição do modem, mudar os canais (inclusive mudei seguindo a orientação do aplicativo de Android Wi-Fi Analyser), mas não dá jeito. Enquanto eu pego no meu celular redes distantes daqui da minha casa, o meu não vai nem na rua. Agora a localização do meu modem. Minha sala é comprida com mais ou menos 5 metros. No meio da sala tem um móvel que deixo meu Xbox One, meu receptor de TV e meu telefone sem fio. Meu Xbox e receptor são ligados no Wi-fi. Do lado esquerdo do móvel fica meu PC, a CPU fica no chão e, em cima dele, fica minha impressora e em cima da minha impressora, o modem. O que pode estar havendo? Pode ser problema de interferência? Como eu faço o teste de canais essas coisas? Por favor, me ajudem. Eu não aguento mais. Agradeço, Mateus
  9. Amigo, você tem como exemplificar isso pra mim? Eu faço curso de eletrônica mas comecei há pouco tempo... Eu troquei os CIs, troquei de novo os TDA, toquei os capacitores maiores e ainda continua com aquele barulho estranho. O curioso é que só os diodos de entrada esquentam. Aqueles que mostrei na foto do circuito? Você ou vocês têm alguma sugestão? Obrigado, amigo!
  10. você tá dizendo para eu montar um circuito em meia onda? Mas eu preciso usar um outro transformador ou posso usar desse aparelho? Obrigado!
  11. Acredito que não foi ligado em 220v. Até porque na casa dessa senhora não possui. Ah não ser que outra pessoa o fez em outro local. Será que os TDA pode ter queimado de novo? Não realizei o teste dos CI's. Vou dar uma verificada.
  12. Fala galera! Tenho um problema que estou há muitos dias com dor de cabeça e vou relatar detalhadamente para vocês! Me pediram para consertar essa bagaça e como sou um cara gentil, resolvi pegar e prometi que ia consertar. Infelizmente a dona é uma senhora de idade e sei que é difícil convencê-la a comprar um aparelho novo! Mas o grande problema é que me toquei quando ela disse que o aparelho era de seu falecido marido. Vamos ao assunto: O aparelho estava com um barulho estranho e muito alto... E, sequer tocava algum som posto por mim. Abri o aparelho e vi que ele tem um alto-falante interno que fazia o barulho e, esquentava muito. Troquei logo de cara os amplificadores de áudio TDA2030, porém em vão. Tirando alguns capacitores eletrolíticos, diodos e resistores da fonte para testes, notei que o aparelho havia voltado a funcionar, DO NADA mas sem som nas saídas de áudio RCA "L" e "R", ou seja, apenas saí som no alto-falante interno. Então, eu poderia ligar as saídas RCA "L" e "R" diretamente no terminal do alto-falante interno. Mas um bom profissional não faria algo assim! Mas agora eu mexendo na placa, ela voltou a dar defeito. Falarei abaixo das imagens, sobre esse defeito. Postarei umas fotos e detalharei ao máximo esse circuito: De tanto mexer na placa que agora voltou o problema mas com som diferente, tipo: "bommmmmmmmmmmmm" e não funciona mais. Não toca mais música e os diodos zener são os únicos componentes da placa que estão esquentando! Fiz a medição de ambos e ambos estão bons. Como vocês podem ver no que eu escrevi nas fotos, a saída do alto-falante interno está com uma variação de tensão muito alta entres os pontos. Quando tiro o plug do alto-falante, automaticamente os diodos param de esquentar. Verifiquei se o alto-falante está em curto, mas não estão, pois testei com outro. Peço a ajuda de vocês, e se houver alguma dúvida, irei esclarecer. Obrigado. Ps. achei que o problema fosse esse adesivo do Vasco, mas retirei e o problema persiste. (brincadeira à parte rsrsrsrsrs
  13. Esse é o problema!!!! Vai ser difícil eu encontrar um capacitor de 1uf. Apenas eletrolítico. Só que o que está na placa é cerâmico. Pedi para meu pai comprar uns capacitores para fazer a substituição. Ele comprou e dizia substituir o de 100nf 10v e 1000nf 6.3v. Por favor, veja se ele está certo. Obrigado!
  14. Olá, amigo. Quero agradecer-lhe por seu esclarecimento. Não estava por dentro das reformas do fórum, por isso a raiva. Bom que já está tudo esclarecido... Então, podemos seguir em frente hehehe Eu posso, então, colocar um capacitor cerâmico??? Tipo 100000pf 20v. Certo? E quanto a um capacitor de 1000nf de 6.3v? Coloco um de 1000000pf 10v? To vendo que vai ser difícil eu encontrar... Não posso substituir? Ps. to anexando o valor do capacitor. Muito obrigado pela ajuda, amigo! Mateus
  15. Seguinte, Eu prometi a mim mesmo que nunca mais viria a frequentar esse fórum depois de terem excluído um tópico meu sem aviso e sem nada. Simplesmente excluíram. Acho que eles não tinham esse direito. Mas quero esquecer as desavenças e seguir, até porque gosto muito desse fórum. hehe Só uma dúvida básica e se eu estiver no lugar errado, me avisem ou me coloquem no lugar certo. Então: tenho uma placa e infelizmente eu perdi alguns componentes depois de realizar uns testes... Os componentes são SMDs e não acho em lugar nenhum. Eu perdi um capacitor de 100nf 10v. Gostaria de saber se poderia trocar esse capacitor por outro. Exemplo: tenho um capacitor de 100nf 10v, aí converto ele para pf que é 100000pf. Posso fazê-lo? E a tensão? tem que ser exatamente 10V ou posso colocar de 16, 20,30, 50v??? Outra dúvida é: tenho que colocar apenas SMD ou posso colocar um normal mesmo? Obrigado à todos! Mateus

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...