Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Salomão Moura

Membro Pleno
  • Posts

    148
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

6
  1. Solucionado ! Era um problema de chaveamento, porém não encontrei o integrado do pwm, nem o do ps-on para venda. O esforço para solucioná-lo serviu como conhecimento sobre fontes chaveadas, e o desmontei para aproveitamento de peças. Portanto, admins, podem fechar o tópico ! (ou até apagar, dado a improdutividade de conteúdo para os demais.) Obrigado a todos que ajudaram.
  2. Boa Noite, gente ! Novidades: * Teste em TODOS os resistores do primário, ok. * Leitura de capacitores smd, ok. (não os removi do circuito, apenas o fiz para ver se há valores capacitivos por desencargo de consciência visto que não há nada escrito neles e nem no esquemático.) Na prática, segue na mesma. O quase inaudível ruído agudo presente, e um pouco mais notável ao ligar (PS/ON + GND). Voltando às raízes... Quando abri, o defeito pairava sobre o zener em curto + R35 queimado. por não saber valores, adotei um zener de 22v: Creio que ele compria um papel de... "regulador de tensão" ou proteção mesmo. Próxima investida: Adicionar provisoriamente um LM317, a fim de descobrir se em alguma tensão, a fonte liga: capaz desse zener exercer papel crítico e o defeito dele ter desnorteado os demais. No mais, toda e qualquer sugestão é bem vinda ! Boa noite ! Respondo em breve. @ljMonteiro, Creio nisto, tudo leva a ele. Numa leitura com o multímetro, vi que o PS113 (U4) não aciona os optoacopladores que alimentam o pwm: Numa tentativa de ignorar seus controles e ligar, removi os opto´s e liguei diretamente as saídas. Esperei tensões fora do padrão pelo menos, nem isso. Obrigado, @RenatoMejias !
  3. Elimine possibilidades sempre que puder. Já jogou o modelo dele no google/youtube para ver se vem algo recorrente ? Nunca me esqueço do dia que peguei um belo note LG que não ligava por defeito na placa: descobri em fórum que um carinha passou semanas buscando conserto e solucionou soldando um mísero fio...
  4. vasculhei por "tx126 firmware" no google e não obtive êxito. A qbex deve fazer o badge engineering neste tablet: compra da china e só coloca nome. Uma saída é achar outros nomes comerciais dele do mundo afora, e fazer o processo de re-instalação de firmware. Ou até mesmo, tentar o do TX-120 (podem ser compatíveis entre si) Fora isso... só se usá-lo como central multimídia no carro.
  5. Rapaz... dei uma procurada no google atrás de Manual de Serviço, esquemas ou algo do tipo. Só vi de players do começo dos anos 2000. Vejo duas possibilidades: 1 - Entrar em contato com a Roadstar Brasil, falando da situação e do desejo de um manual de serviço: E assim, ver a possibilidade de um via e-mail. 2 - Imaginando que não dê em nada, fazer a análise do CI e do seu papel. Por exemplo, ao meu ver, ele parece ser um regulador de tensão para o chip realtek à esquerda ou do U6 que está próximo dos capacitores. Podes caçar o datasheet deles para saber a tensão de trabalho, conferir o pinout e seguir a trilha até o U7, e daí usar/adaptar algum regulador que atenda a necessidade. Lembrando: É o que eu acho, é o que parece a mim. ele pode ser outra coisa. Boa Sorte aí !
  6. Tela Azul envolve muita coisa, pode até ser um sobreaquecimento (raro), problema na imagem que usou para instalação, fonte de má qualidade que gera alto ruído e atrapalha o funcionamento do PC, HD danificado (raro), problema de RAM por mal contato de zinabre ou defeito no chip (mais comum), Ou drivers incompatíveis ou defeituosos, que pode ser o seu caso. Experimente re-instalá-los. Se possível, faça depois um teste com o Memtest86+, por vezes a memória está com defeito num setor que só é notável aleatóriamente, ou quando exigido do PC.
  7. @Alan Fahr Estes SMD's diminutos usam códigos diferentes, abreviados dos tradicionais. Uma solução pode ser olhar procurar por outro parecido, ou analisá-lo em qual função ele cumpre para ter uma função conhecida. achei esta tabela aqui, talvez possa ajudar: http://blog.novaeletronica.com.br/codigos-de-transistor-e-diodos-smd-smd-code/ Boa sorte !
  8. Olá pessoal ! Escrevi uma bíblia e perdi tudo, observem o mapa esquemático* em anexo e vamos ao foco: Estou com uma PUF-400s que não liga. Abri, e vi o R35 de 10Ω queimado. substituí-lo assim como o zener ZD1 que estava em curto. Defeito persistiu, e após análises e semanas: > Testei todos os diodos, e optoacopladores e mosfet's (estes últimos com um circuito simples para auxílio) e alguns capacitores smd e resistores, mas a maioria; > Troquei todos os Eletrolíticos, Exceto C7/C8 e o FC43; Troquei também o U3 (Viper22a) e o U2 (UC3845), (este último troquei de novo na esperança por um TL3844, semelhante.) Situação Atual: Com a fonte energizada, tenho saudáveis 5vsb e 3v no PS-ON. PORÉM SÓ. Há um suave ruído agudo (15~20khz, estilo coil whine), quase inaudível, que fica mais notável ao tentar ligar a fonte (aterrar o fio preto, carga no ps-on, partida) e nada mais acontece. Este ruído me deu curiosidade, e ele some quando a fonte está sem todos os capacitores. (ah, capacitores velhos = só trocar. pois bem, fez com os novos também, logo não são eles. e nem o 3845 também.) Desencanei dele. O que eu já tentei e pensei: > Defeito no trafo T3, devido à sobrecarga do zener em curto e queima do R35, porém a mesma espira é responsável pela alimentação do 5vsb que está boa: descartado. > Defeito no PWM 3845 e suas saídas, Q4 e Q5: o pwm foi trocado 2x, e Q4 e Q5 testados no multímetro. e daí surgiu um novo acusado: > Defeito no powergood/ps-on PS113: Vi que ele controla os optoacopladores que alimenta o PWM 3845. os removi e liguei as saídas diretamente, para ver se funcionava "na força"... deu em nada. mesmo jeito. O que vou tentar agora: > Isolar o circuito "a" do cooler da linha de +12v2, na crença de houver curto nele ; > Ligar sem a filtragem de transientes, direto na ponte retificadora com apenas um fusível ; > Trocar (só por desencargo de consciência) os Capacitores dobradores de tensão C7 e C8. > Remover e verificar os resistores R37 e R56, que ficam pertinho dos mofet's chaveadores. Meus amigos, recorro-me aos mais experientes agora: O que você testaria ou trocaria nesta fonte ? Ligar diretamente as saídas dos optoacopladores é de fato coercitivo para ligar a fonte ? Fico desnorteado em meio a tantos componentes "bons" e tantas tentativas, logo qualquer opinião será bem vinda ! Nunca exercitei tanto meus conhecimentos de eletrônica, rsrs. Forte Abraço ! >>>MAPA ESQUEMÁTICO<<< Referências: (William R, meu platônico Obrigado !) http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&topico=3031310 Datasheets: UC3845 http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/UC3844-D.PDF Viper22a http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXytwsu.pdf PS113 http://html.alldatasheet.com/html-pdf/307250/SITI/PS113/294/3/PS113.html
  9. @Alan de Castro Melo Sentido figurado, entenda como contato. No aguardo do feedback
  10. @Lady Killer, have fun: http://outervision.com/power-supply-calculator
  11. Sim, na verdade se faz na ausência do clear cmos: como a bateria está alimentando a bios, removê-la e aterrar o pino positivo dela que está na placa surte efeito semelhante.
  12. Tatas, tente achar alguma maneira de re-instalar o android usando PC + cabo usb, estilo o ODIN nos samsung galaxy. Na verdade, o Hard reset apenas apaga as personalizações mas não de fato "reinstala do zero" como era nos PC's, daí ele pode não corrigir erros mais severos. Supondo que mesmo assim não obtenha êxito, em último caso, pode ser defeito no wi-fi do tablet, mas é raro isso. Procure no youtube sobre este defeito, por vezes há bons tutoriais de onde menos se espera. Boa sorte !
  13. Já tive uma placa assim, caso o MAC adress dela própria não funcionar, joga de outra placa pra ver se rola. Imagino que já tenhas tentado isso... certifica de ter alguma coisa que proteja contra gravação no setup da BIOS. E como é de graça, experimente re-instalar a BIOS se possível, fazendo uma atualização: por vezes o arquivo corrompe e pode dar essa louca. caso todas as tentativas não derem certo, busque desativar avisos ou algo assim no setup, e por fim de tudo verificar se há algum problema físico no circuito (pode ser uma besteira como solda fria, mas besteira que exige ferramental.) Desistir jamais ! Abraço.
  14. Olá, Alan ! Na ausência de memória, ele emite algum código de erro sonoro? Caso houver, já é um sinal de bom funcionamento da BIOS. Caso negativo, pode haver ausência deste alarme ou não funcionamento da BIOS (como disse o amigo NASCARBR) desconectado da alimentação CC e bateria, remova a bateria da placa-mãe (CR2032) e promova um curto nos conectores. (ou procure por algum botão/jumper chamado clear_cmos ou algo do tipo. Aproveitando que você limpou a memória, pode ser interessante também limpar os sockets: No modo "oficial e certinho" isso se faz com escova com isolação eletrostática e alcool isopropílico (ou spray limpa contatos) Em casos que isso não surte efeito, você pode usar a própria quina da memória, esfregando no slot de um canto a outro: faça isso com cautela e cuidado, e só lembro disto devido a obter sucesso numa certa vez. Eliminando hipóteses: "Vai que" há algum defeito no vídeo. Se puder testar em algum monitor, ou verificar sinais sonoros que o notebook ligou e de fato está no S.O, melhor ainda. Boa sorte !

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...