Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diego Hwoarang

Membro Pleno
  • Posts

    791
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

41
  1. Eu tenho a mesma mobo, mas substitui o meu 2500K por um 2600K. Com ambos, tendo um air cooler Corsair A70 eu consigo manter tranquilamente ambos os processadores em 4.5GHz, sendo que eu até consigo deixar 24/7 a 4.7GHz, mas prefiro deixar em 4.5. Eu não conheço esse modelo de watercooler, mas me parece ser melhor que o meu A70. Então, 4.5GHz eu imagino que seja garantia de clock e temperaturas aceitáveis.
  2. A parte das temperaturas tem um alento pra mim: faz um tempinho que eu não troco a pasta e ela não é uma pasta boa. Eu tenho uma Arctic Cooling MX-4 guardada e é provável que as temperaturas venham a baixar após sua aplicação. Não sei se meu A70 já está começando a dar defeito. Mas, se a questão é a temperatura, eis ai o que eu escrevi sobre a pasta térmica genérica. Deve melhorar bastante com a MX-4 e vou providenciar uma troca, em breve. E tela azul eu tomei um monte, mas foi mais por conta de ajustar o Vcore ideal e, depois de encontrar um, eis a foto acima pra mostrar um over de 4.4 GHz por mais de 12 horas. Offset que eu digo é o Vcore variável. Na minha mobo, eu tenho a opção de Vcore em "Auto", "Normal" e o Vcore fixo, que eu escolho qual eu quero deixar. O Offset seria o "Normal", em que ele fica - pelo menos na descrição no setup - em 1.355V, e somo o DVID, que fica em +0.015. Como mostrado na foto, o Vcore fica, no máximo, em 1.332V, mas oscilando pra 1.296V. E, cara, eu não tenho a opção LLC no meu setup. Tem a Multi-Step Load Line, que parece ser similar, mas não é a mesma coisa, pois eu já vi print de setup de placa da Gigabyte e tem tanto a LLC quanto a Multi-Step Load Line. E, quando eu tentei mudar alguma coisa na Multi-Step, ou o Vcore passava de 1.4V ou o PC tinha problemas pra dar boot. Logo, mexer na opção Multi-Step está fora de cogitação. E, nunca tinha escutado de alguém que não seria uma boa mexer no DVID. Qual seria o problema? Bem, me parece que meu chip não é lá essas coisas, mesmo. Tem de considerar que eu já tenho ele faz 5 anos e meio, mas só agora que eu resolvi fazer OC nele. De repente, o tempo de uso pode ter dado uma deteriorada nele. E é chato ver que tem gente que consegue clocks maiores com menos tensão. Mas, não posso fazer nada quanto a isso. É trabalhar com o que eu posso, e acho que meu limite é 4.6 GHz, mesmo.
  3. Fucei por ai na net pra obter mais informações de OC e fiquei mais seguro pra fazer os ajustes. Cheguei até 4.6 GHz e constatei que meu processador, infelizmente, pede muita tensão pra OC. Cheguei nele, com Vcore fixo, a 1.34V, mas testando o Cinebench, e sugeriram somar mais 4%, o que me levaria a algo na casa de 1.39V, pra manter estabilidade. Ai, resolvi fazer outras configurações no setup e deixei o Vcore em offset e com DVID em +0.050. O Vcore chegou na casa de 1.380V desse jeito e, testando no Prime95, durava perto de 1 hora, somente, com o teste falhando, e o HW Monitor mostrava consumo de 100W, acima dos 95W de TDP. Assim sendo, fui ajustando e resolvi deixar em 4.4 GHz e com DVID em +0.015, totalmente estável, com o Vcore oscilando entre 1.296 e 1.320V. E eis a dúvida que eu quero tirar: A foto abaixo mostra o teste de estabilidade que eu fiz no Prime95 e o HW Monitor mostra um consumo máximo de 95.09 W. Só que eu deveria considerar isso como o TDP ou como consumo normal? Se é consumo normal, o quanto ele é diferente do TDP do processador? Já fiz testes com esse processador beirando os 130 W de consumo. Mas, ainda estaria respeitando o TDP de 95 W? Baseado nisso, eu poderia ficar mais tranquilo pra fazer um overclock maior, caso eu criasse coragem, tomando cuidado com o Vcore pra não passar de 1.4V e as temperaturas não passarem de 90 graus.
  4. De uns dias pra cá, tenho notado que, durante a utilização de algum aplicativo como o navegador de internet, Youtube, gravador de áudio ou coisas do tipo, o celular reinicia após uns 10 minutos, aproximadamente. E o celular esquenta um pouco mais que o normal, pelo o que eu noto. Nem estou conseguindo fazer transferências de arquivos do celular pro PC porque o aparelho esquenta bastante no processo e reinicia, sem concluir toda a transferência. O que estaria acontecendo e como eu posso solucionar o problema? Só levando numa assistência técnica?
  5. Se sua intenção é fazer o que escreveu acima, acho que não seria necessário um i5 7600k. A não ser que pra emular o Wii U, seja necessário um PC bem parrudo. Como eu tenho o console original, não precisaria emular. Já no caso dos outros consoles e até dos jogos que citou, dentre outros, poderia ser uma boa economizar no processador, ainda mais com você a dizer que nem precisaria jogar no Ultra. Ai, até a placa de vídeo não precisa ser tão parruda.
  6. Cara, tem uma seção do fórum pra falar sobre overclock que eu creio que você será melhor ajudado. Mas, de antemão, eu acho que o seu processador consegue ter bons resultados com OC, porque eu já tive um E5200 e, mesmo numa mobo sem regulador de tensão, consegue subir o clock dele, de forma estável, de 2.5 GHz pra 3.3 GHz.
  7. Cara, eu dei uma fuçada nesse link aqui: http://www.mmo-champion.com/threads/958018-Overclocking-i5-2500k-on-a-gigabyte-Z68-mobo De acordo com o que eu li por lá, tô achando que meu OC não está tão abaixo do que poderia ser feito. Noto que tem um que diz ter sido premiado com um bom chip e que consegue uma velocidade maior com uma tensão menor que as que eu divulguei. Mas, na maior parte dos casos, parece que não é tão diferente do que eu consigo fazer aqui.
  8. É. Eu ainda não vi nenhum review ou tutorial acerca de fazer OC com um chipset Z68. E, pra constar: o PC consegue dar boot, no mínimo, em 1.250v com o LLC desligado. Duvido que se eu rodasse qualquer coisa pesada que não fosse o Prime95 ele ficaria estável. Logo rodei ele pra ter certeza do que poder rodar de forma estável. Bem, se ai já se trata de limitação da mobo ou do chipset dela, o jeito é dar uma fuçada por ai na net pra saber o que eu ainda posso mexer no setup pra deixar o OC o mais calibrado possível.
  9. Bem, se o que você escreve procede, então, não fui premiado com um bom chip, ou tem a ver com o tempo de uso (comprado em Outubro de 2012 e só agora posto pra ser overclockado), porque usei o Prime95 pra testar a estabilidade do sistema com a tensão o mais baixa possível, cheguei até 1.285v e, poucos minutos após iniciar o Prime95, o PC travou, e só parou de travar quando voltei ao 1.295v. Nem testei 1.290v. Até passou pela minha cabeça que eu ter subido a tensão de cara pra 1.395v de cara pudesse ter danificado a CPU, mas eu não usei o PC no limite por muito tempo nessa tensão e as temperaturas chegaram a 85 graus, que é uma temperatura alta, mas ainda dentro do permitido para o processador, e eu até já passei dos 90 graus, mas em outra oportunidade e por outros motivos (pasta térmica seca e cooler frouxo). Não deve ter dado tempo de danificar alguma coisa. O estranho desse monitoramento é que, após subir outra vez pros 1.295v, eu noto que a maior parte do tempo a tensão ficava entre 1.248 e 1.260v com o Prime95 funcionando. Até parecia trollagem pra cima de mim. Mas, com 4.3 GHz, ficará nessa tensão, no mínimo. Mas, como já tinha dito anteriormente, estou apenas testando o PC e vou voltar pra velocidade stock porque acho mais adequado manter o OC com uma pasta térmica que não seja a convencional que está na minha CPU, além de eu precisar de uma limpeza nele. Mas o bom é que deu pra notar que, mesmo que ele não seja um chip premiado pra over, diante do que você escreveu por parecer que ele não precisaria de tanta tensão pra fazer um over, já deu pra notar que ele ainda é bom pra fazer OC de um modo geral, ainda mais comparado com a experiência que eu tive com meu PC anterior e numa mobo sem regulador de tensão.
  10. Eu desativei a função LLC, porém, tive que dar uma leve aumentada na tensão porque deu uma travada na área de trabalho e, depois, nem dar boot eu estava conseguindo. Vou fazer uma sintonia fina sobre quanto de tensão eu devo deixar pra manter o PC rodando a 4.3 GHz porque, pelo visto, meu chip não deve ser tão bom pra eu ter que deixar, pelo menos, em 1.250V ou até mais pra manter esses 4.3 GHz. Eu ainda não testei o Prime95 ou 3DMark nessa configuração e pode ser que eu precise de mais tensão. Mas, deu pra notar que o LLC faz dar um salto na tensão, justamente pra não deixar que ela baixe e trave o sistema, com a desvantagem de dar saltos um tanto elevados na tensão, como se estivesse em Auto. No momento, não passou de 1.260V, tendo eu setado a 1.250V Porém, estou encasquetado com uma opção de tensão por aqui: Observe no print onde aparece o HW Monitor que tem várias opções de monitoramento de tensão. Estou me baseando mais nas opções da parte de cima, que coincidem com a informação passada no CPU Z. Mas, por mais que mostre lá "CPU Vcore", parece que essa tensão tem a ver com a placa-mãe. Mais ao meio, onde aparece "Intel Core i5 2500K" tem a opção "VID", que parece ter a ver com a tensão da CPU, e chega a 1.361V, e fica nessa faixa, não importando a configuração que eu faça no setup da BIOS. Porém, mudando o Vcore, só interfere na medição mais acima que me parece que tem a ver mais com a placa-mãe. Só isso que está me deixando confuso e pensando sobre o que se trata. Bem, quanto a ler o manual da BIOS, acho que eu teria que baixar um no site da Gigabyte, pois minha mãe fez o "favor" de jogar fora a caixa da mobo, com manual e tudo. No mais, agradeço pela ajuda, até agora.
  11. Você se refere à própria memória da GTX 970 ou à memória do sistema? Até porque eu creio que seja impossível pôr mais memória na VGA, né? Eu tenho 8 GB de RAM no sistema. Disse sobre temer que, por eu não estar usando Dual ou Quad Channel, que isso poderia impedir um resultado maior no overclock do processador, pois eu tenho 2x2GB e 1x4GB e pensando em encostar os chips de 2GB ou todos pra completar com mais 3x4GB ou 2x8GB, onde eu gastaria de 450 a 500 reais, eu acho, e é algo que eu não gostaria de fazer, no momento. E eu dei uma configurada no setup na opção equivalente ao LLC e deixei no Level 7, conforme você recomendou, e baixei a tensão pra 1.245V. Mas, noto que a tensão está dando uns saltos, chegando até 1.368V, coisa que não estava acontecendo quando ela estava desabilitada. Será que é o caso de deixar desligada? E eu ainda estou em dúvida quanto às outras opções de tensão, como a PLL, VTT e por ai vai.
  12. Haha! Digamos que eu fui um pouco imprudente por ter entendido que, até 1.4V, ainda era algo aceitável. Mas, no meu último post, eu já deixei claro que eu baixei a tensão pra 1.245V e as temperaturas diminuiram bastante, em torno de 15 graus e a tensão não passou de 1.3V, chegando só a 1.296V. Quanto à configuração anterior, chegou a 1.408, só pra constar e o TDP chegou a 89/90W. Hehe. Quanto ao LLC, se for a tal Multi Step Load Line a mexer, vou dar uma olhada. Ainda tem outra opção que eu estou na dúvida, como a Performance Enhance, que eu não sei se mudo alguma coisa. Ela própria diz que não é aconselhável deixar em Standard se você está fazendo OC. Até vi um vídeo de um tal de Peperaio, até que bem instrutivo, falando de como se fazer um OC, mas com uma mobo da Asus ou Asrock, o que me dificulta um pouco as coisas. Mas, notei que tem maiores opções de tensão que eu até poderia desativar aqui, também, pra não interferir tanto na variação de tensão. Mas, parece que só o Vcore e o LLC parecem ser o bastante. Quanto às memórias, vou deixar do jeito que está. Repito que não sei se a falta de um Dual ou Quarter Channel vai gargalar tanto o sistema, mas depois eu vejo o que eu posso fazer.
  13. Notei, desde ontem, depois de fazer algumas opções de overclock, que o RPM da minha GTX 970 está abaixo do normal. Ela chegava até 4500 RPM, mas não passa de 3200 RPM, e eu não fiz nenhuma configuração em quaisquer setups aqui disponíveis. Verifiquei no Afterburner, Nvidia Inspector e acusa que estão funcionando na rotação máxima, em 100%, e vi as 3 ventoinhas e elas estão funcionando normalmente. Creio que não se trata de nada referente a conexão da placa na placa-mãe. Alguém sabe dizer do que se trata isso? Será que a placa está pra pifar?
  14. Bem, eu testei algumas coisas por aqui e testei o PC a 4.3 GHz, usei por um tempo o prime95, rodei 3DMark 2016 várias vezes e não travou o PC, mesmo com pasta térmica convencional. O problema é que chegou a 85 graus a CPU! Como estamos no verão e a temperatura ambiente aqui em SP variou nessa madrugada entre 24 e 21 graus, em dias normais essa temperatura estaria menor. Eu apenas mudei o Vcore pra 1.395 e fiz esse OC. Lembrando que eu voltarei pra opção stock porque só farei um OC num nível desses quando fizer uma limpeza no PC e trocar a pasta térmica. Quanto a esse LLC, embora eu já tenha escutado sobre essa opção, eu não a encontrei no meu setup. Eu achei uma opção chamada PLL, mas não me apareceu opções como "Extreme" pra mudar. Esta apareceu em outra opção que eu acho que tem a ver com memória RAM, e não clock da CPU. Ai vão algumas fotos que eu tirei da BIOS do meu PC: Tem algumas opções que dizem a respeito com a memória e eu não sei se é necessário fazer mudanças nelas pra eu ter um melhor resultado no overclock da CPU, até porque eu não uso Dual Channel ou Quarter Channel e não sei até que ponto isso daria gargalo a um overclock na CPU. E estou com dúvidas quanto às opções das fotos acima. Parece que tem coisa a mais que eu poderia mexer, mas não sei se faço isso, mesmo eu já tendo consultado alguns vídeos sobre o significado de algumas opções. E não achei nada equivalente ao LLC. OBS: Fiz outros testes, mantendo o clock mas baixando a tensão pra 1.245 e as temperaturas diminuiram pra 71 graus. Acho que a tensão estava alta demais e até caberia um clock maior.
  15. Eu tenho um i5 2500k já tem 4 anos e meio, mas nunca me atrevi a fazer OC depois de eu ter feito o mesmo num Pentium Dual Core E5200, mas numa mobo sem regulador de tensão da CPU. Durou quase 3 anos mas, depois disso, passou a apresentar reinícios frequentes. Mas, como tenho uma GTX 970 e o 2500k está segurando um pouco a performance da fera, acho que está na hora de fazer um OC. Mas, estou com algumas dúvidas: Fui até a BIOS da mobo e, só pra começar, aumentei o multiplicador pra 38, indo até 3.8 GHz. No dia de hoje, tinha usado o prime95 pra estressar a CPU e as temperaturas ficaram em 66 graus, com temperatura ambiente de 29 a 30 graus, mas com o clock original. Agora, durante a noite, com temperatura ambiente de 24 graus a 25 graus, fiz o OC e as temperaturas ficaram em 73 graus. Quanto à tensão, estou em dúvidas, pois não sei se bastaria mexer em uma única opção de tensão ou se teriam mais opções. Só lembro de ter visto uma opção no setup da BIOS e, por default, ela já vem no automático. Antes, a tensão chegava até 1.224V; agora, monitorando o PC pelo CPU Z e pelo CPUID HW Monitor, no primeiro, vejo que chegou até 1.308, só que no segundo eu vi que tinha uma segunda opção de tensão da CPU, e nessa chegou até 1.351V (Observando melhor, parece que a primeira opção é da tensão da mobo, e a segunda é que é do processador). Seguem algumas fotos: Eu não vou manter esse OC porque estou usando pasta térmica convencional, mas tenho uma da Artic Coolling MX-4 pra, quando eu fazer uma limpeza nele, fazer a troca da pasta e, ai sim, deixar um OC digno. Vi por ai que dizem que não é bom deixar a regulagem da tensão no automático e, que acima de 1.45V já é muito pro processador, mesmo tendo opção na BIOS pra deixar fixado em 1,7V. No aguardo da resposta de vocês.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...