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Sink00

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Reputação

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  1. Eu ja coloquei isso em outro tópico mas ai vai: Compre um desses: LINK Se chama LaunchPad. É um kit de desenvolvimento da Texas para o MSP430. Ele custa 4 dolares e 30 e o frete é (ou pelo menos era) gratuito. Você so precisa de um cartão internacional. Nele vem um gravador para o MSP430, um MSP430, 2 leds e um botão (na verdade 2, mas o segundo é RST) e o MSP430 que vemjunto ja tem um sensor de temperatura interno. Além disso ele também tem um conversor USB para serial. Com isso você ja faz tudo que quer. O que você vai precisar é aprender como programar ele. A programação dele pode ser feita totalmente em C. O LCD não tem como... se você for de são Paulo eu ja achei na Multcomercial na Santa Infigenia por 10 Reais. Porém eu não sou bonzinho que nem o Matheus... eu não vou fazer o codigo... porém não é nada complicado.. Você so vai precisa montar a placa para conectar o LCD aos pinos... Esse kit ja vem com um cristal de RTC... e você pode usar esse cristal, e o oscilador interno para alimentar a logica. O sensor não é MUITo preciso e você deve calibrar ele.. mas ... não custa nada fazer isso.. a não ser pensar... Abs
  2. SPI é o padrão obrigatorio em cartão SD, dai cada familia tem um especifico alem do SPI. E sim eu levei em consideração isso hehe. Mas digamos que você use SPI (e isso você tem que descobrir como o seu GAME faz a leitura do cartão SD). SPI é um protocolo sincrono, onde quem cria o clock de sincronismo é o mestre. Digamos que ele esteja usando um clock de 400Khz (o que é bem comum). Quando ele fizer algum pedido pelo SPI, ele espera uma resposta exatamente no proximo clock apos a pergunta. Logo você tera o periodo de 1 ciclo para pegar o dado do PENDRIVE pela USB. Ou seja 2 micro segunos e meio. O Pendrive provavelmente deve utilizar uma conexão USB do tipo Bulk, e ela não tem uma especificação definida de tempo de resposta, mas normalmente, entre uma pergunta para um USB e uma resposta você tera pelo menos 1ms de atraso, o que ja estoroa os seus 2.5 micro segundos. Foi o que lhe disso, o problema é que você não controla a leitura do cartão SD, e os tempos do USB e do SD não são compativeis...
  3. Do modo que você quer fazer com certeza não ira funcionar por diversos motivos. Segundo que eu não sei se seria uma tarefa simples de ser feita ja que as caracteristicas de tempo de resposta de uam conxeão USB e a interface do Cartao SD são completamente diferentes... não sei se seria possivel adequar uma à outra.. com qual tecnologia que seja. O grande problema ai é que você não tem controle sobre a leitura do cartão SD (imaginario), ou seja se o GAME mandar sinais para fazer a leitura de um determinado ponto da memoria.. a resposta TEM que vir em um certo tempo determinado pelo GAME e não você.
  4. Não é bem assim. Existem 4 tipos de tranferencia no USB. Bulk, Control, Interrupt e Isochronous. Cada uma tem sua caracteristica e aplicação. Control eu não vou comenta muito pois raramente é utilizado para aplicações. Bulk tem a maior capacidade de transferencia de dados, pois ele basicamente utilisa toda a banda disponivel, porém com a troca de não ter uma garantia de latencia. Em muitas aplicações que requeiram um minimo de tempo real (ja que o USB por si ja é pessimo nesse quesito), bulk não é aceitavel por essa caracteristica. Além disso ele tem detecção de erro e auto-reenvio, ou seja ele de certa forma garante que os dados irão chegar corretamente. Basicamente essas caracteristicas são otimas para transferencias grandes de dados que não possam de nenhum forma serem corrompidos, mas não seja importante o tempo exato entre cada transferencia. Pode se ver que alicações ideias são dispositivos de armazenamento de dados como pendrives, HD externos entre outros. Uma outra aplicação utilizada é osciloscopio via USB. Vale ressaltar que essa caracteristica de alta taxa de troca de dados é conseguida apenas se você não ficar trocando a direção dos dados (do computador do dispositivo, do dispositivo para o computador), pois isso requer um tempo relativamente grande. Interrupt (que é a transferencia que HID é baseado) tem a mesma caracteristica do bulk quanto à garantia detecção de erros, e ao mesmo tempo tem uma latencia muito mais bem controlada, ou seja uma parte da banda é reservada para ele (no bulk ele utiliza o que estiver sobrando, não existem garantias). Porém como Interrupt tem uma garantia de banda, essa banda é bem limitada, que acaba sendo um pacote por milisegundo. O tamanho do pacote muda de tipo para tipo (slow, full e fast). É por isso que HID é utilizado para controles, mouses etc.. pois ele garante os dados, e ainda mais garante que esses dados serão entregues dentro de um certo periodo. Para Isochronous tem uma banda garantida, e ao mesmo tempo essa banda é relativamente grande, porém não existe garantia de detecção de erros, e não ha reenvio de dados caso o erro seja detectado. Ou seja é util para aplicações onde você precisa enviar um monte de dados dentro de um perido de tempo determinado, porém se alguns dados não chegarem, ou chegararem errados não ha problema. O seu grande foco de implementação sao dispositivos como webcams, microfones, caixas de som, e assim por diante. Ou seja dispositivos que um byte errado não ira interferir muito em sua operação. Se você estiver ouvidno uma musica e um byte chegar errado, você nem vai perceber, porém se você estiver ouvindo uma musica e o tempo entre o uma nota e outra chegaram errados, vai ficar bem zuado. Esse o motivo da garantia de entrega dos dados dentro de um certo periodo (que bulk não garante). Isso é tudo beeem resumido, porém basicamente não se pode criar essa ideia de HID(interrupt) é simples (o que é mentira, pois no fundo a sua complexidade é a mesma de qualquer outra) e lerdo e Bulk é mais complexo e rápido. Você tem que avaliar as caracteristicas que você quer, e escolher baseado nisso. Nesse projeto dp Matheus por exemplo. Pessoalmente eu iria de Interrupt (não necessariamente HID) com certeza, pois para controlar algo você não precisa de uma transferencia absurda de dados, mas sim algusn dados com uma latencia bem garantida. Mas isso é opinião propria, e não ha nada melhor do que a proprioa realidade para justificar qualquer coisa. Se ele implementou e esta funcionando como ele queria quer dizer que foi uma boa escolha. Abs
  5. Po a idea do faller é uam boa. So precisa de algum crcuito que acione um Rele. Dai conecta dois fios ate um bombril enrolado no pavio dos fogos de artificio. O sistema de controle fica um pouco longe para ser reutilizado obviamente.
  6. Nao é meu e precisa saber inglês, mas é um projeto bem interessante: https://www.mikrocontroller.net/attachment/27468/osee.pdf
  7. Bom eu vou palpitar aqui. Nao uso Basic porém é bem intuitivo pelo visto hehe. Na sua funçao: i=0 c=0 do b=buffer(i) inc i inc c loop until c=i Supondo que com o comando INC voce incremente a variavel em 1.... Por que raios voce quer parar quando c = i??? Eu nao sei quando ele avalia se deve parar ou nao... Mas na minha visao ele deveria rodar esse look apenas uma vez supondo que ele sempre avalie no final do loop. Considerendo i e c começando do 0 ... voce incrementa os dois e avalia se sao iguais hahaha. No basic nao se pode usar FOR ? Um abs
  8. Sim sim isso é verdade... porém a dificuldade de implementar ambas é a mesma (tendo o driver no caso do bulk claro). Mas se você quer chegar perto do limite da banda do USB, esquece o PIC18F2550. Ele não tem capacidade de processamento suficiente para isso. E lembre-se, bulk só é rápido se você mandar uma quantidade grande de dados em uma direção. Se você ficar alternando a direção do fluxo de dados a velocidade vai ficar restrita ao frame do USB (1ms). Eu normalmente implemento meus aplicativos em C++ no computador, mas se eu puder ajudar em algo, estamos aqui hehe abs.
  9. Opa beem legal a sua iniciativa. A primeira vez que eu tentei usar o USB do pic eu apanhei bastante ate conseguir hahaha... seria bom ter um tutorial pronto. você sabe que tipo de conexao usb voce esta usando? HID, Bulk .... A aproveitando a iniciativa, apenas para referencia de quem precisar aqui tambem estão alguns sites que so muito bons para entender o USB e como fazer para conectar um PIC ao USB: Esse primeiro link é um projeto implementando o PIC18F2550 com conexao USB para ler e controlar portas do PIC. Ele é feito em CCS e o Host no Computador é VB6. Tem schematic, HEX, arquivo dos codigos, e o programa em VB6. LINK1 O segundo e provavelmente o mais famoso, é um site com muita informaçao sobre como criar um dispositivo HID usando PIC entre outros. LINK2 Esse terceiro é um site que descreve muuiiittoo bem o protocolo USB LINK3 Para finalizar o link para a Microchip Application Libraries, que seria um conjunto de bibliotecas e exemplos da Microchip para serem utilizados com os seus compiladores gratuitos. Nela estão incluidos diversos emplos de implementeção do USB (todos os tipos). Para quem não gosta do compilador deles a biblioteca tambem traz codigos de aplicaçoes para o HOST do computador (C++, C#...), drivers, e documentação. LINK4 Mais uma vez,otima iniciativa!!!
  10. Quanto pesa o transmissor e o receptor de radiofrequencia de um aeromodelo convencional. Na verdade se fosse possivel colocar um transmissor desses no avião seria uma coisa beeeem possivel de se fazer. Basta modular que nem acontece no GPS uma onde de baixa frequencia. O aviao recebe o sinal e transmite o complementar dele. Assim o seu receptor estaria recebendo na verdade a distancia de voce ate o aviao e do aviao ate voce. Basta então dividir a distancia por dois tendo o erro do processamento do sinal pelo microncontrolador que fique no aviao. Acho mais fácil do que sincronizar o sinal. porém voltamos ao ponto do transmissor e seu peso. Abs
  11. Nossa eu realmente nao entendi nada!! Que historia é essa de 4 fases defasadas de 90 graus????? Eu vou tentar explicar mais ou menso como funciona apesar de que muito ja foi dito. Nas usinas hidro-eletricas a energia é gerada com maquinas sincronas trifasicas. Ou seja cada maquina por si propria ja gera as 3 fases defasadas de 120 graus (nao existe nenhuuma fase a mais ou a menos que isso). O por que isso acontece nao cabe aqui explicar mas é por causa de um campo girante formado pelas 3 fases. Ou seja sao tres sinas que saem com as seguintes funçoes: A*cos(t), A*cos(t+120) e A*(cost - 120). Eu digo A pois varia de cada usina a tensão que sai dela. Mas isso nao importa .. o que chea dentro da cidade sao linhas de 13.8kv que sao trasnformados em 127kv. Essas 3 linhas sao distribuidas de forma a ficarem equilibradas pois como a corrente que é requerida de cada uma representa um torque na maquina sincrna, se uma das linhas puxar muito mais corrente que as outras, a maquia começa a tremer e pode ser danificada. Por isso essas fases sao distribuidas de forma uniforme pela cidade. O que chega na casa das pessoas sao 3 fios. 2 fases e um neutro que é por onde volta a corrente. Como ja foi explicado a tensão gerada por essas duas senoides se voce colocar uma carga entre as duas linhas é 220 por causa da relaçao fasorial entre elas. Caso na sua casa esteja chegando as 3 fases e o neutro isso nao faz diferença nenhuma pois voce continua so conseguindo gerar 220 que é quando voce coloca uma carga entre 2 linhas. O unico motivo para se usar as 3 fases deria para dar uma balanceada na corrente entre elas variando a dupla de fases que voce usa. ou mesmo quando voce usa elas por si só. Mas isso nao aumenta em nada o consumo. Pouquissimo provavel que a fiaçao da sua casa seja o responsavel por esse consumo. Se os fios forem muito finos e tiverem uma resitencia grande eles nao so vão limitar a corrente como vão derreter se passar uma corrent muito grande por eles. Ou seja você iria tomar banho frio. O seu problema com certeza é em algum equipamento na sua casa e isso eu tenho 100% de certeza. Isso ou estão roubando energia de você hehe. Podem ter feito um gato. Mas o melhor é olhar na sua conta de luz o que é taxa fixa e o que é variavel que você paga. Se o fixo for grande. O motivo é você estar sendo servido pro trifasico, se for o variavel é algum equipamento. Abs
  12. Como não??? Umas das principais aplicações dele é essea!! Eu uso ele no meu projeto! Eu faço a limentação do projeto topa via USB que so me da 5V e com ele eu gero os -5V que eu preciso para alimentar o meu AD620, o meu TL084 entre outros. Basta ler no datasheet a parte que diz sobre Basic Negative Voltage Converter dai basta voce ligar 3 capacitores e os +9V que ele devolve na saida dele os -9V. Dai voce tem +9 E -9V.
  13. Eu so nao entendei qual seria o prblema de usar o ICL7660? Ele faz o serviço co 3 capacitores. Basta ligar da foma correta e voce tem -9V.
  14. Bom mas ja respondendo a sua pergunta sim é possivel. Basta usar esse CI. O ICL7660/MAX1044 é usado exatamente para isso. Mas tome cuidado ele sofre uma queda de tensão consideravel de acordo com o consumo de corrente. voce pode colocar varios em paralelo para resolver esse problema porém voce ainda via ter o limite de corrente fornecida pela bateria. Acho que é isso. Abs
  15. Para mim fez uma grande diferenca quando eu comparei com meu computador e com o do meu pai.. se bem a minha placa de video é bem superior a dele. Bom o que eu posso falar é que o que voce dev ver s eo rpoblema nao esta na VGA por que na verdade a grande mairoria de problemas citados antes nesse topico, tirado os dead pixels sao causados pela VGA ja que o monitor recebe as informações da VGA e mostra exatamente o que ela esta dizendo par amostrar. Mas quanto aso dead pxes demoro par avoce trocar. eu teria ligado no primeiro dia ja. Eu tenho 2 desses monitors que eu uso na minha 9800GTX+ e nao achei nenhum porblemaquanto a eles ate então.

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