Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

maurilioctba

Membro Pleno
  • Posts

    43
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Olá Felipe FMattos. Gostaria de agradecer essa dica fornecida aqui no Fórum do Clube do Hardware. Eu estava com o mesmo problema hoje e mesmo após reset o erro de todas as luzes piscando permaneceu. Chequei sensor do papel e até troquei a graxa branca lubrificante do carro e nada. Com sua dica, eu removi a parte metálica e notei resquícios de tinta ao redor do sensor, fiz então uma limpeza no sensor e também na parte superior onde o sensor faz a leitura. Resolvido. Estou adicionando aqui a foto do sensor e sua posição apenas para complementar sua informação. Agradecido.
  2. Olá meus caros técnicos e hobistas. Estou trazendo uma dica aqui que acredito que será util à muitos. Quando a impressora HP M127 series apresenta a mensagem " Calibrando" toda vez que tentar tirar uma cópia, você deve proceder da seguinte forma: 1 - Desligue a impressora 2 - Remova a tampa lateral esquerda (lado da placa principal) 3 - Desconecte todos os cabos do scanner, da placa principal 4 - Remova o ADF 5 - Remova o vidro do scanner(cuidado!! tem que remover com paciência para não causar a quebra desse vidro) 6 - Desconecte o flat da unidade ótica 7 - Com limpa contato ou alcool isopropílico, limpe bem as pontas do flat, ( ponta que vai na placa principal e ponta que vai na unidade ótica). 8 - Aproveite e limpe o excesso de pó no interior do scanner. 9 - Reconecte o flat e instale o vidro do scanner novamente. 10 - Recoloque o ADF e reconecte os flats do scanner. 11 - Ligue o equipamento e faça os testes de cópia. Deve funcionar de primeira. 12 - Caso não funcione, você terá que isolar por partes para identificar entre FLAT, Unid. Ótica e Lógica. Boa sorte.
  3. Bom dia meus caros colegas de profissão. Estou postando aqui uma dica que acho importante para os técnicos em impressoras PB. Já resolvi vários defeitos iguais à este que resolvi compartilhar com esta comunidade. Quando a impressora HP P1102, P1005 apresentam impressão totalmente em branco, É porque o Contato do Cilindo do toner está fora de posição ou até mesmo quebrado. Esse contato é constituido por uma mola de aço cromado, e fica ao lado esquerdo no interior da impressora Conforme imagens em anexo. Prestem bem atenção que são duas peças iguais, uma na parte superior e outra na parte inferior. A mola da parte inferior se estiver fora de posição ou quebrada causa impressões em branco. A mola da parte superior se estiver fora de posição ou quebrada causa impressões toda em preto. Espero ter ajudado.
  4. Boa tarde Senhores. O causador de todo defeito acima relatado, foi o sensor de entrada da bandeja manual. O mesmo estava fora de posição impedindo a impressão da bandeja principal. Problema resolvido. Abraço.
  5. Olá pessoal. Estou com uma impressora Lexmark X340, na bancada e apresenta a seguínte mensagem " Erro 251.19 - Atolamento, verif. Alim. manual". Chequei tudo na área de transporte, mas tudo certinho e nada. verifiquei que para efetuar o tracionamento do papel, a impressora aciona um solenóide no lado esquerdo próximo das engrenagens. Trata-se de uma solenoide DC-24V, e as tensões chegam até este solenoide, através de um par de fios vermelhos, que estão conctados à placa principal, no conector denominado "SOL101". Chequei as tensões e constatei que este solenoide é acionado pelo IC U13(ULN2003), que está bom. Notei que suas entradas pinos 1 e 2, não são acionados. Seguindo a trilha cheguei no IC U116(LEXMARK 20D0099). Só que não encontrei o datasheet desse componente e não consegui finalizar minha análise. Se algum de vocês por acaso já resolveu um defeito igual à este, por favor me dê uma luz. Senão a solução é a troca da placa. Abraço.
  6. Bom dia pessoal. Não sei se este caso já foi solucionado, mas apenas para complementar a explanação do Faller... A ligação entre os No-breaks não é tão simples quanto parece, é necessário que os dois estejam sincronizados, onde a tensão de saída deve estar em fase. Só podem ser ligados em paralelo os modelos que são projetados com este recurso, e é um recurso de fábrica. Em aplicações de Paralelismo que a carga consome mais que a potência que o no-break pode oferecer, eles são conectados em paralelo para suprir a demanda. Porém se um dos no-breaks apresentar defeito o outro deve ser desligado, pois será sobrecarregado. Abraços,
  7. Bom dia Alex Wiese. Você tem algum nobreak Lacerda TBL8000 por aí? Resolveu o problema do seu nobreak? Eu continuo com meu nobreak Lacerda TBL 8K parado. Se tiver mais informações também sobre a placa principal dele, eu agradeceria. Abraço,
  8. Sim Mestre88, É possível. Vou montar o circuito na proto-board e farei os testes. Valeu!
  9. Bom dia Bommu Perneta e Mestre88. Vou montar o circuito e testar, não custa tentar. O Código ainda é uma incógnita, mas talvez usando apenas um conversor já resolva. Pode dar certo com o uso do HEF4094, pois trata-se de um registrador de deslocamento com um barramento de 8 bits. E no display quebrado tem apenas quatro pinos que recebem informações, o restante vai ao VCC ou GND. Os pinos são: DATA(dados) - onde trafegarão as informações CLK(W/R) - o pino que vai informar se será escrita ou leitura. CS - deve ter a função do RS que é Set Register K - Que recebe informação para aumentar ou diminuir o brilho do display. Mas a informação de vocês já abriu um novo leque de opções para fazer funcionar esse controle. Valeu mesmo pelas informações. Abraços.
  10. Boa tarde T1000_2015 e Bommu Perneta. Vou tentar conseguir via e-bay ou aliexpress mesmo, pois até onde eu sei para fazer trabalhar todos os pinos de dados em um único bus, eu teria que fazer um circuito que comunicasse em full duplex, e aí ficaria muito demorado e incerto. Já refazer a engenharia conforme o T1000_2015, acho impossível já que os chips da placa ficam ocultos e o não conheço o código do microcontrolador. Fico-lhes muito grato pela ajuda por enquanto. Tendo o resultado, eu postarei aqui mesmo que não consiga uma solução. Abraços.
  11. Olá Bommu Perneta! Esse display é parte de um painel de controle de uma cadeira elétrica massageadora, e o produto é fabricado na China. Com o código descrito no display, falei com o fabricante do mesmo. Porém ele me disse que fabricou especificamente para o fabricante da cadeira, e não poderia fornecer o display senão para o fabricante da cadeira. O fabricante da cadeira não me respondeu e é da China também. Achei cadeiras mais avançadas lá no site deles, e o preço menor que achei foi de R$ 9.800,00. Por isso a busca por um display alternativo. Agradeço seu retorno. Abraço,
  12. Bom dia T1000_2015. Mas que display me aconselharia utilizar neste caso? Obrigado.
  13. Bom dia meus caros amigos do fórum. Preciso de ajuda com um display que quebrou e não encontro igual para substituir. O display original possui apenas 7 pinos de entrada sendo eles 1 - VDD 2 - GND 3 - DATA ==> Conectado ao RA0 do PIC 16F73-I 4 - CLK ===> Conectado ao RA1 do PIC 16F73-I 5 - CS ====> Conectado ao RA2 do PIC 16F73-I 6 - A( LIGADO AO VDD) 7 - K ====> Conectado ao RA3 do PIC 16F73-I via transistor Quero conectar outro display gráfico no lugar do display que quebrou. Gostaria de saber como fazer a ligação de um display que comprei. Segue imagem do display quebrado e do display que quero instalar no lugar do quebrado. Desde já agradeço,
  14. Boa noite Sérgio Lembo. Realmente são infinitas as opções que se tem ao se utilizar microcontroladores para desenvolver nossos circuitos. E com certeza existe uma redução de custo significativa sem contar o design melhorado de sua placa de circuito impresso. Eu sempre adquiri componentes dedicados na Farnell Newark, na Texas e na International Retifier. Componentes comuns em São Paulo ou na Semikron. Tenho diversas apostilas para C, Assembler e alguma coisa de PIC BASIC PRO. Passe-me seu e-mail que lhe encaminho algum material, pois por aqui vai ficar muito pesado. Abraços.
  15. Bom dia cesardelta1. Na verdade eu questionei nosso amigo poletto, por causa do código fonte que já é programado para uma corrente máxima de 160Ah. Eu já tenho carregadores que eu mesmo desenvolvi e já está na 4ª versão pois o intuito é fazer uma carga na bateria sem reduzir sua vida útil levando em conta sua tensão de carga e flutuação. O primeiro carregador eu tinha que ficar controlando com potenciômetro à cada momento em que a tensão ou corrente ultrapassava um determinado valor. Sendo que o ideal para se carregar uma bateria seria 10% de sua corrente nominal. Hoje já consegui ter esse controle apenas com operacionais, diodos e tiristores. O circuito com PIC, proposto pela Toróide do Brasil é muito bom, porém é desenvolvido em PIC BASIC PRO, linguagem que não domino muito, pois utilizo mais C e ainda assim somente o básico. Acredito que o propósito principal em se desenvolver circuitos baseados em microcontroladores, é evitar a engenharia reversa. Valeu pelo seu comentário. Abraço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...