Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

flaviofearn

Membro Pleno
  • Posts

    49
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

7
  1. Bom dia, pessoal! Peguei uma GTX 960 Trooper da Point of View que estava com problema na memória, só funcionava se diminuísse o clock em 40MHz, Daí para resolver esse problema de vez eu decidi fazer BIOS Mod utilizando o software Maxwell BIOS editor e o NVFLASH. Daí salvei a bios utilizando o GPU-Z mas acabei editando ela e salvando novamente pelo MAXWELL bios editor, ou seja, perdi o backup original da BIOS. Moral da história: ao dar flash na bios modificada, o programa NVFLASH deu um erro e apagou tudo, reiniciei o PC e a placa não iniciava mais. Daí pluguei a minha RX 470 pra poder recuperar a 960 e dei flash na BIOS padrão da NVIDIA para a GTX 960, com os clocks iguais as da Point of View Trooper. Mas não funcionou, ao ligar o PC aparece a seguinte tela de erro: Não importa se ligue ou não os cabos ela sempre dá o mesmo erro, testei em outro PC e dá a mesma coisa, testei diversas outras BIOS e dá no mesmo. Creio que só consiga recuperar utilizando a BIOS original. Segue uma screenshot do GPU-Z antes do FLASH: Então se alguém tiver uma placa similiar a essa e poder extrair a BIOS e me mandar uam cópia eu agradeço muito! Valeu!
  2. É importante vermos casos assim como o do @Orlando Wlodkovski , para pensarmos se realmente vale a pena investirmos num Samsung Evo, pois realmente ele é um dos melhores do mercado, mas até mesmo uma McLaren pode dar defeito. Nesse caso o que faremos? perderemos o investimento? Estou pesquisando bastante agora pra comprar um SSD e quero pegar um que tenha garantia de, no mínimo, 1 ano aqui no BR, pois não quero ficar na mão caso dê defeito logo nos primeiros meses pós-compra. Mesmo que seja um Kingston ou Sandisk inferior em desempenho.
  3. Brother, eu penso de forma parecida com a tua. Pra quem tem placa da série RX, por exemplo, tem o Wattman que é muito completo, até mais que o Afterburner. A vantagem do Afterburner que a AMD ainda não implementou foi o monitoramento da placa enquanto se joga - temperaturas, uso de CPU/GPU, votagem, etc. Podemos utilizar o HWInfo, claro, mas ele não monitora o FPS, daí precisaríamos do Fraps também. Então creio que, para overclock, realmente não precisamos mais dele, mas para monitoramento ele ainda é muito útil.
  4. Só se você for utilizar texturas com qualidade muito alta ou em resoluções acima de 1080p, como 2k e 4k. Mas a maioria dos jogos hoje já utilizam 4GB tranquilo, então fique atenta.
  5. Isso! de gabinete estou bem servido, meu Aerocool GT-R tá de bom tamanho pra minha configuração. Mas estou sem SSD, já botei pra vender no Mercado livre meu H55, entrando dinheiro, compro logo um SSD.
  6. @Contiusa Pois é, brother. Tu acabou de me dar uma ótima ideia, pois estou precisando de um SSD - ainda vivo de HD - e creio que deva conseguir uns 200 reais nesse H55, pois está na caixa, com tudo original e também NF. Custou 270 ao antigo proprietário, que o utilizou por um ano, mais ou menos. Cara, e o 212 Evo é tão silencioso...
  7. @Jasiel Então, eu sempre faço OC em tudo o que tenho. Até nesse meu i5 3470 consegui elevar ele de 3.2 para 3.5 GHz nessa minha mobo que não tem suporte a over. Só consegui aumentar o multiplicador de 32 para 34 e o BCLK de 100 para 103. Mas o Turbo boost já foi para 3.7Ghz, hehe. Meu próximo setup será, provavelmente, com um CPU desbloqueado, mas aí eu nem sei se esse H55 conseguiria resolver também, a depender do CPU claro. Valeu!
  8. @ifpedro Valeu pela resposta, brother. Minha dúvida nem é em relação a gasto, pois eu estou com os 2 agora - o h55 veio de brinde numa troca que fiz. Minha dúvida é qual eu vendo, se vendo o 212 Evo por uns 100 reais ou o H55 por uns 200, saca? Valeu!
  9. E aê, galera! Estou com uma dúvida relacionada a refrigeração de CPUs. Tenho um mero i5 3470 (sem o K) e um Cooler Hyper 212 EVO com pasta MX4. No stress do Aida 64, não passa de 60°C, jogando não chega a 56°C. Mas peguei um Watercooler da Corsair H55 numa troca que fiz e surgiu a dúvida: Fico com qual? Corsair H55 ou Hyper212 Evo? Pelos que vi em testes, vou ganhar no máximo uns 5 graus. Fora que o meu i5 já está numa temperatura muito boa. Sendo que ano que vem pretendo trocar de plataforma (1151 ou AM4) Então, a longo prazo, qual será melhor? Valeu!
  10. Boa noite, pessoal! Estou aqui pra relatar uma ótima experiência fruto de uma boa leitura sobre como funciona a refrigeração de um sistema como um todo e de um ótimo Air Cooler - e imagino que só funcionem com Air coolers mesmo. Comprei semana passada um Cooler da CoolerMaster, o Hyper212 Evo, usado por 100 reais no ML. Até aí tudo bem, eu nem precisava muito de um pois tenho apenas um Core i5 3470 que chegava no máximo nos 65°C jogando, mas comprei mesmo assim. Bom, acabou se tornando umas das melhores coisas que eu fiz e já explico o porquê. Antes de o Cooler chegar, eu comecei a ler bastante sobre refrigeração e encontrei esse artigo fantástico no site Tom's Hardware: http://www.tomshardware.com/reviews/cooling-airflow-heatsink,3053-6.html Nele, o autor procura informar sobre basicamente tudo sobre refrigeração. O mesmo é dividido em 2 partes e trata desde o funcionamento de um fan e uso de pasta térmica até o funcionamento de um WaterCooler, etc. Nessa página em específico ele faz vários testes com várias formas de organizar um Tower Cooler e acabei por adotar a forma descrita na imagem anexa, com o fan retirando ar de baixo da gabinete, no meu caso onde fica a placa de vídeo, para cima. Detalhe que essa configuração só servirá para gabinetes que tenham exaustor em cima. No meu caso eu uso um fan de 12cm na parte de cima do gabinete, fazendo tudo um fluxo natural e perfeito. Moral da história: Além dos óbvios efeitos na temperatura da CPU, que baixou de 65 para 45°C, a minha VGA também foi melhorada de uma forma que eu nunca imaginei. As temperaturas em Idle ficavam sempre em torno de 52 a 54°C, agora não passam de 40°C. Sério! 40°C em idle. E é uma R9 280x com TDP de 250W. No Furmark rodando durante 5 minutos ela não passou de 69°C no automático, antes passava dos 80°C. No Unigine Heaven ela não passou de 65°C em Full Load. Isso foi tão incrível que eu decidi refazer a minha curva de Fan deixando ele desligado até os 45°C e ligando em seguida. Meu computador ficou num silêncio total quando estou navegando ou assistindo a algo. Coloquei todos os fans no automático, antes ficavam direto na fonte e em funcionamento máximo, agora nem parece que meu PC tá ligado mais. Juro que foi um dos melhores investimentos que eu fiz esse ano para o meu PC e olha que não foram poucos. Vocês podem verificar a minha configuração na assinatura abaixo e espero que isso ajude vocês assim como me ajudou. Creio que deva servir com qualquer bom Air Cooler. Obs.: Se quiserem, anexo mais imagens, é só pedir. Abraços!
  11. Exato! Daí baixei para 810/960 MHz a GPU. Eu vi em outros fóruns gringos que essas placas da AMD com modo Turbo dão esses problemas mesmo e que uma saída é deixar o controle de energia em +20%. No meu caso, mesmo assim continua dando problemas. Vi até que os caras conseguem modificar algumas configurações no Regedit para aumentar para até +50%, mas ainda não fiz e nem sei se vale a pena. Já estou começando a me conformar mesmo. Até porque mesmo com esse underclock a placa tá rodando tranquilo os jogos. The witcher 3 no ultra, sem hairworks, eu consigo uma média de 42 fps no campo e 36 nas cidades. Então pra mim tá ótimo. O Rise of Tomb raider no Very high fica a maior parte do tempo acima de 45 também, chegando a 55 em alguma áreas. No benchmark dele, com DX12, a média de FPS é exatamente 45 fps. Só quero mesmo que ela sobreviva até eu fazer 100% de Mass Effect Andromeda
  12. E aí, pessoal! beleza? Segue a continuação da história da minha R9 280x: Então, troquei a pasta térmica da VGA pela MX-4 mas ganhei apenas uns 3 graus, talvez tenha sido o método que utilizei - fiz um "X" ao invés de usar o clássico método da "gota". Mas a temperatura não está tão ruim de qualquer jeito. Agora fica em 51 °C em Idle e 72° jogando The Witcher 3 no Ultra. Troquei a fonte por uma Corsair HX520 e deixei a VGA com os clocks padrões. Rodei o Benchmark Unigine Valley e não travou, mas quando testei o Unigine Heaven deu a mesma travada. Daí fui jogar o The witcher 3 e depois de uns 30 minutos também travou. Enfim, nada disso adiantou. O problema não é a fonte e nem a temperatura, mas sim a placa mesmo que só funciona com Underclock. Ontem deixei a GPU em 960Mhz, ao invés de 1020MHz e as memórias em 1450MHz ao invés de 1500Mhz. Joguei por umas 3 horas seguidas e não travou. Rodei os benchmarks e também não travou. Tentei também atualizar a Bios da MOBO e da própria VGA e deu a mesma coisa. Então só me resta testar ela em outro PC, mas agora tá difícil. Suspeito que possa ser a minha Mobo mas duvido muito. Creio que essa VGA está mesmo com algum problema de tensão ou algo do tipo, já pode ter vindo assim da fábrica ou foi os 2 anos que ficou parada. No fim das contas esse Underclock não prejudica tanto em desempenho então vou ficar utilizando ela assim até quando ela aguentar. Valeu mesmo, pessoal! Mas creio que o tópico já pode ser encerrado, caso não tenham mais nenhuma sugestão. Abraços!
  13. Bom dia, pessoal! Gostaria de saber se as temperaturas do meu PC estão ideais ou se tenho que modificar algo, mudar o cooler do CPU, por exemplo. Seguem as temperaturas em Idle e Load: Core i5 3470: 45 °C Idle | 65 °C Load - Cooler Stock Intel + Arctic Silver 5 Sapphire Radeon R9 280x Dual-X OC: 51 °C Idle | 72 °C Load - Cooler Padrão + Arctic MX-4. Chipset MOBO: 33° C Idle | 45°C Load. Meu Gabinete é um Aerocool GT-R com um Fan de 18cm na frente, um de 14cm na lateral, 1 de 12cm na traseira e outro de 12cm no teto, todos da Aerocool. Os dois primeiros injetam o ar e os dois últimos retiram-no. Seguem fotos dele abaixo. Eu ainda melhorei mais a questão dos cabeamentos, essa foto foi de quando montei pela primeira vez. Obs.: A VGA ficava em 75, 76°C antes da MX-4, como podem ver, não melhorou muita coisa, ganhei apenas uns 3 a 4 graus. Sugerem que eu aplique novamente a pasta? Utilizei o método do "X" e estou achando que foi muita pasta. Esperava ganhar, ao menos, uns 6 a 8 graus, pois foi o que eu vi o pessoal ganhando em outros fóruns, em média. Obs 2.: Load seria jogando The Witcher 3 no Ultra, Rise of Tomb Raider no Very High ou Dark Souls 3 no Max. Valeu!
  14. @Gabriel POTUS @NascarBR Pode crer, então vou ficar com a HX520 mesmo. Vocês acham que por 200 reais é um bom negócio? ou tento negociar mais o valor? Vi alguns reviews da HX520 e todo mundo elogia muito ela, bem construída, estável, eficiência que chega aos 86% em 50% load, sem contar que é semi modular. Já da CX750 ouvi péssimos comentários sobre a baixa qualidade dos componentes e da solda. Em alguns sites americanos eles até mesmo reprovaram ela pois ela desliga quando chega em 100%. Sei que com essa configuração eu nunca chegaria em 100%, mas isso pesa contra, né? Além de ter vários vídeos mostrando problema de Coil Whine dela. Já da HX não encontrei nenhum. A única real vantagem da de 750W é que ela trabalharia sempre perto dos 50% Load, onde atinge o pico da eficiência. Valeu!
  15. @Gabriel POTUS @NascarBR Vocês acham mesmo que segura a R9 280x? O TDP dela é 250W e eu curto dar um over vez ou outra, tanto nela quanto na CPU. A configuração completa: Intel Core i5 3470 @3.4Ghz 16GB DDR 3 @1333Mhz Sapphire Radeon R9 280x Dual-X OC GPU 1020Mhz | MEM 1500MHz GigaByte GA-B75M-D3H Gabinete AeroCool GT-R HD 1TB Seagate Daí tenho 4 fans, um de 18cm com led, 1 de 14cm e outros 2 de 12cm, ambos sem LED. O gabinete tem 4 Leds mas acho que usam pouca energia. Pretendo adicionar um SSD até fevereiro também. Valeu!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...