Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fabricio Funck

Membro Pleno
  • Posts

    110
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

17
  1. Engenharia nesse caso inclui engenharia da computação meu caro... Mas não que aconteça na prática. Na realidade deveria se chamar: Conselho Regional da Engenharia Civil, Agronomia e Arrecadação Monetária
  2. Como podem ver no meu perfil sou engenheiro mecânico e também nunca vi vantagem nenhuma no CREA. Tirando o fato de que em algumas obras de montagem de equipamentos tive que apresentar a carteira como uma forma de comprovação da minha formação, e em algumas viagens internacionais a trabalho também apresentei por achar que facilitaria a obtenção do visto comprovando vinculo com o Brasil, (coisa que não tenho nenhuma comprovação de que ajudou ou não), nunca utilizei para nada, e nunca recebi nenhum tipo de apoio ou facilidade quando precisei, em casos de desemprego e etc. Como mencionado aqui, 90% dos artigos e cursos é direcionado à engenharia civil, com algumas exceções direcionadas ao ambiente. Sinto-me mal assessorado, mal representado... Alguns colegas de profissão utilizam para que possam assinar A.R.T. (anotação de responsabilidade técnica) e para isso se faz necessária a apresentação do número do CREA. Porém, isso me parece muito mais uma forma de depender da burocracia deles do que um serviço prestado.
  3. Aí meu amigo voltamos ao ponto que foi mencionado há pouco: nenhuma profissão é valorizada no Brasil. Quantas vezes vemos o "zé da esquina" resolvendo problemas que eram pra ser resolvidos por um engenheiro ou um arquiteto? Porque simplesmente fazem mais barato. Porque o cliente não se vê na obrigação de contratar um profissional qualificado e reconhecido porque mesmo em um caso desses, que muitas vezes envolve risco de vida para as pessoas, não há uma fiscalização efetiva? E a devalorização mesmo de pessoas com CREA em dia é evidente. No caso dos engenheiros por exemplo, existem milhares de empresas que pagam abaixo do piso salarial e inclusive o próprio governo anuncia vagas em concursos com salários abaixo do piso. De acordo com o sindicato pode se processar estas empresas porém pouca gente entra com o recurso já que isto "queimaria o filme" para entrar em uma próxima. No caso da arquitetura é ainda pior, pois muita gente considera supérfluo e acha que engenheiros civis dão conta do recado sempre. Minha irmã é arquiteta e sofre com pessoas querendo projetos completos por 500 reais... E sim, outra coisa que temos que levar em conta é que o poder aquisitivo das pessoas aqui no país é baixíssimo se comparado com outros. O salário da maioria das pessoas não permite que elas "se deem ao luxo" de pagar caro por serviços se algum outro oferece por um preço mais baixo e se aparentemente nada de errado vai acontecer se eles contratarem esse serviço barato. OK, o foco aqui no fórum é a informática e talvez isto se evidencie mais facilmente pois a tecnologia evolui com uma rapidez espantosa nesse meio e com mais facilidade vemos os "entendidos" querendo cobrar como técnicos nesta área. Como falei, não chamo "técnicos" há um bom tempo porque costumo resolver sozinho os problemas para mim e para familiares e amigos mas nunca cobrei por isso e jamais tentei fazer algo que considero arriscado por não saber e nestes casos procuro alguém que saiba. A regulamentação seria uma saída, se no Brasil algum tipo de regulamentação fosse levada a sério.
  4. Ah sim, ainda temos muito disso no mercado também... Lojas vendendo PCs "super modernos", "com acesso ao facebook", "processador dual core" (que eles nunca informal qual é), "2 giga de memória" (não falam se é RAM, HD ou o que, muito menos se ddr2, 3 ou etc...) por "apenas" 10x de 99,90... E aí lá vai o cliente leigo a comprar uma joça que por essas especificações pode ser um Pentium dual core da idade da pedra, com memórias da idade da pedra, com uma placa-mãe que não aceita nenhuma expansãoe uma fonte fuleira que além de não dar conta do recado ainda apresenta erros. Tudo isso por um preço baixo, mas que por um pouco mais eu poderia dimensionar algo beeeeem superior e atualizado. Porém qual o PC o cliente leigo irá comprar? O barato ou o "mais caro"? A preguiça do cliente é responsável por muito do que vemos por aí. E sim amigo, como falou eu procuro superdimensionar porque, além do fator economia de energia pela fonte, o que pode parecer exagerado em um certo momento, logo mais vai deixar de ser. Se eu sei que a pessoa realmente só vai utilizar internet e word é uma coisa, agora se vai começar até mesmo a ver filmes em qualidade HD em uma tela de 32" pra cima ou jogar um jogo mais moderno já não se pode considerar algo tão simples.
  5. É, o que acontece é que todas as cagadas aqui citadas como sendo de "sobrinhos" foram cagadas que vi os "técnicos profissionais" e "de confiança" que conheci fazendo. Todas. Inclusive cooler de processador mal fixados. Inclusive falta de cuidado ao instalar um processador. Inclusive queimar memória por falta de cuidado... Os computadores que montei ou ajudei a corrigir algum problema não apresentaram mais defeitos, a não ser os defeitos já existentes e criados pelos "técnicos" e pelas "lojas especializadas" que venderam gato por lebre. O mais comum é mesmo o erro do dimensionamento da fonte, e principalmente instalação de fontes de péssima qualidade. Coisa que eu também aprendi a valorizar aqui no Clube do Hardware, pois antes de ler aqui sobre isso eu achava que a fonte era uma peça que apesar da importância óbvia de alimentar o sistema não deveria ter cuidado ou atenção. Formatação de PC era a primeira coisa que os "técnicos" de lojas de informática que meu pai usava em Santa Maria - RS faziam quando dava qualquer tipo de problema no sistema. Sempre se perdiam todos os dados porque os chamados técnicos não eram capazes de criar uma partição, ou indicar a instalação de dois HDs, que é uma coisa extremamente simples e que nunca vi um "técnico" destes que conheci indicar. Então obviamente o mercado está saturado de péssimos profissionais o que tira a credibilidade dos bons. E sei que tem muitos erros que eu cometeria caso resolvesse fazer algum procedimento que não sei, como por exemplo crimpar um cabo de rede e portanto nunca fiz isso e nem ofereço aos outros. Quanto ao Windows, eu comprei original e sempre sugiro que as pessoas utilizem o original, porém não vejo necessidade de se pagar um técnico para fazer um procedimento que é totalmente auto-explicativo e intuitivo sendo que se houver algum erro no processo basta repetir e corrigir. Um bom técnico poderia fazer melhor e otimizar o sistema? Um bom técnico poderia dimensionar melhor o sistema e os componentes de acordo com a necessidade do cliente? Provavelmente. Porém bons técnicos são difíceis de encontrar e normalmente o valor cobrado pelos maus técnicos para ser enganado e levar uma bomba pra casa não compensa um "erro por excesso" causado por um superdimensionamento eventual ou instalação simplificada que eu possa fazer. Volto a dizer que deixo aqui uma crítica construtiva, e desejo o melhor aos bons profissionais. E que estes busquem mostrar o valor do seu trabalho e que combatam os maus profissionais de maneira a mostrar os seus males. E além disso, repito que devem se adaptar a fazer as coisas que realmente exigem um conhecimento mais aprofundado. Gabriel, você mesmo divulga aqui e em seus livros uma série de informações que capacitam um "curioso" a se tornar um "interessado" e um conhecedor ao invés de um simples leigo. E ele não será um técnico, mas certamente não irá depender de um para resolver boa parte de seus problemas e satisfazer uma boa parte de suas necessidades.
  6. Lembrem-se que há poucos anos atrás as pessoas pagavam caro para fazer curso de datilografia. Imagino que muitos professores, investiram e gastaram muito tempo nisso, que ensinavam isso ficaram extremamente frustrados com o fato de que a maioria das pessoas passou a digitar sem a necessidade destes cursos...
  7. Mas Rafael... No caso eu sou o "sobrinho"... hehehe! Não dependo disso então nunca cobro dos meus amigos e parentes. Indico as peças, eles pagam, eu monto e até me divirto fazendo isso. Se estou tirando o trabalho de um profissional fazendo isso? Provavelmente. Porém o conhecimento que eu tenho meus amigos e parentes também poderiam ter. Está acessível a todos, seja aqui no fórum ou em tantas outras fontes. O próprio manual da placa mãe já é auto explicativo e indica todas as peças que devem ser utilizadas, especificações e onde coloca-las. Basta ter um pouco de paciência e ousadia de começar e lá está um novo "montador de pcs". Reafirmo o que disse... Devem-se combater os charlatões. E os técnicos devem-se manter atualizados e capazes de atender o que há de mais complexo no mercado, que é onde eles são mais necessários. Não adianta querer manter-se ativo e cobrando caro para fazer coisas que todos poderiam fazer.
  8. Concordo em parte... O que posso afirmar é que assim como existem muitos e muitos técnicos honestos, que estudaram, que são capazes e querem trabalhar na área usando um preço justo, também existem muitos e muitos "técnicos" que são verdadeiros mercenários, exploradores, charlatões e assim como alguns mecânicos de automóveis são maus profissionais e só estão interessados no lucro imediato e focados na intenção de enganar o leigo das mais diversas formas. Falo por experiência própria e acredito que vários participantes do fórum passaram por situações semelhantes. Em torno de 2006 eu pouco sabia de computadores e seus componentes. Não era um completo ignorante, pois tive contato com computadores desde meus 4 ou 5 anos de idade, sou engenheiro mecânico e sempre fui muito curioso, desmontando diversos aparelhos e brinquedos em casa desde pequeno simplesmente para saber como funcionava... hehehe! Mas eu pouco sabia da função dos componentes e muito menos sobre compatibilidade dos componentes, diferentes interfaces, escolha do que era melhor, o que era necessário para meu uso e assim por diante. Sendo assim, meu pai tinha um "técnico de confiança" que montava e fazia manutenção dos PCs que ele comprava. Resolvi montar um PC para mim, na época um Core 2 Duo que era a grande novidade do momento. Cheguei a cotar o PC em algumas lojas, mas como não tinha confiança ou conhecimento acabei optando inclusive por pagar um pouco mais caro e pegar o que era para ser confiável. Na época meu jogo preferido era Battlefield 2, e tal foi a minha surpresa que frequentemente o PC se desligava sozinho ou travava cada vez que eu jogava por um período mais longo... Chamei o "técnico" mais de uma vez e ele trocou a placa de vídeo e fez alguns ajustes menores. O problema não se resolvia. Passei então a pesquisar por conta própria e não me lembro em que momento conheci o Clube do Hardware e fui adquirindo mais conhecimento. Finalmente compreendi que havia sido enganado: o "técnico" havia colocado componentes bem inferiores aos que eu havia pedido, inclusive inferiores aos que uma loja havia me oferecido por preços menores. A fonte estava mal dimensionada, a placa de vídeo era uma das mais fracas do mercado, gabinete mal ventilado e assim por diante. Passei a escolher os componentes do meus próprios PCs e pedir para a loja montar, conferindo logo em seguida o que estava lá. Com o tempo ganhei confiança e passei a eu mesmo montar e por último montar até para parentes e amigos e não chamei mais técnicos. Além do mais, vários "técnicos" que conheci dentro das empresas em que trabalhei por diversas vezes mostraram ter conhecimento precário em muitas perguntas que fiz e que eu mesmo passei a saber a resposta com pouquíssima pesquisa. O mercado está muito contaminado por charlatões, pessoas desatualizadas, pessoas que pensam no mercado somente como uma oportunidade de dinheiro fácil e hoje, com tanta informação disponível, tantos tutoriais e tantas facilidades que os próprios fabricantes oferecem na forma de montagem dos componentes o técnico se tornou cada vez menos necessário, pelo menos quanto a PCs e um preço justo é sim cada vez mais baixo. Porém, para laptops, tablets e outros aparelhos e dispositivos mais sensíveis, menos robustos e com peças mais difíceis de serem substituídas a situação ainda pede sim por bons profissionais. Então podemos concluir que os bons técnicos tem duas principais frentes hoje: 1- combater os falsos profissionais, tanto os que enganam com preços baixos como os que enganam com preços altos e vendendo "gato por lebre". 2- manterem-se atualizados e capazes a atenderem o que há de mais complexo hoje, que é o mercado de tablets, smartphones, notebooks, netbooks e etc. Espero ter conseguido passar meu ponto de vista. Não estou querendo ofender aqueles que fazem seu trabalho de maneira honesta, mas passar a realidade conforme vi e fazer uma crítica construtiva. Sds!
  9. Verdade... Eu sigo o Clube do Hardware no Facebook e havia até esquecido disso porque raramente recebo alguma atualização daqui no Facebook.
  10. Entendo teu ponto de vista e vejo também o lado negativo nisso Gabriel, porém o site ganharia sim mais acessos no momento em que as pessoas passariam a buscar aqui uma informação imparcial a respeito das lojas. Divulgação, críticas, elogios, avaliações em geral sem influência nenhuma de propaganda ou patrocínio torna a opinião dos usuários mais confiável. Participo de outros fóruns, em outras atividades que pratico como por exemplo o paintball e frequentemente vejo esse tipo de situação. Posso tentar fazer a minha parte aqui em porto alegre e tentar convencer as lojas que costumo frequentar a procurar vocês para fazer propaganda. Porém se insistir nesta ideia de propaganda não adianta, por que não trocar a estratégia e tentar algo diferente? "Se não pode vence-los..." Na verdade, divulgar nomes, informações e opiniões sobre lojas aqui não é muito diferente da estratégia que se usa aqui para os reviews dos produtos... O conceito é o mesmo, só muda o produto. Afinal os produtos que recebem bons reviews e se tornam produtos recomendados aqui não pagam pela divulgação também não é? O que o site ganha com isso? Acessos de usuários que buscam informação de qualidade.
  11. Grato pelo esclarecimento! E há algum interesse do site em fazer anúncio de certas lojas? Já foram feitos contatos com elas? As lojas tem como procurar vocês para anunciar? Ou existem restrições ou problemas quanto a isto que eu não estou a par? Estou jogando ideias aqui mas realmente não tenho a mínima experiência no assunto e não estou analisando todos os pontos positivos ou negativos da questão... Ainda neste sentido poderia haver um tópico fixo com listas das lojas principais por região, estado, ou capitais, com recomendações, reclamações e etc. Alguma maneira organizada de consulta para todos aqueles que buscam recursos neste sentido.
  12. Qual é o critério utilizado para as propagandas que aparecem no site? Muitas vezes vejo anúncios que não contribuem muito para o assunto de interesse aqui, que no caso é basicamente hardware. Frequentemente para mim aparecem anúncios do Deal Extreme por exemplo. Na verdade não me incomoda nem um pouco, porém se há um anúncio de uma loja relacionada já ajuda bastante. Um canal do youtube ajuda bastante sim, ainda mais se sempre procurarem manter links atualizados com tópicos relacionados com o vídeo. Eu não sei se já existe no site ou no fórum, não pesquisei o suficiente, mas também seria interessante ter uma galeria onde os usuários do fórum pudessem postar fotos dos seus PCs, suas customizações, soluções encontradas, etc.
  13. Bom dia, Primeiramente, gostaria de dizer que concordo com o que foi exposto aqui no artigo, e realmente percebo um processo de dominação e vício da grande maioria dos usuários do facebook, eu incluso muitas vezes... Porém não precisa ser nenhum visionário pra saber que quando uma nova tecnologia, uma nova tendência surge, não adianta querer bater de frente, querer boicotar, ou simplesmente dizer para as pessoas que não comprem tal produto ou não usem tal coisa porque vai prejudicar a outra... Quem se adapta sobrevive, quem não se adapta se vai. Assim aconteceu em inúmeros casos. Por exemplo? As fabricantes de máquinas de escrever, aparelhos de vídeo-cassete e tantos outros equipamentos que eram de uso comum a todos antigamente e hoje não existem mais a venda. Para vencer uma tendência, devemos nos adaptar à tendência e nos tornarmos mais atrativos, ou no mínimo tão atrativos quanto. E daí já puxo um outro assunto: fazia algum tempo que não entrava aqui no Clube do Hardware... principalmente porque eu tenho uma tendência a querer comprar o que vejo de novidades e como andava satisfeito com o meu pc e como o dinheiro andou sendo usado em prioridades realmente deixei um pouco de lado. Final do ano passado comecei a me interessar em me atualizar novamente e aprender sobre o que anda por aí, pensar em uma atualização e resolvi consultar o meu bom e velho guru, já que boa parte do que sei de informática hoje posso dizer que aprendi por aqui mesmo. O que fiquei impressionado foi com a queda da qualidade, cordialidade e educação de algumas respostas aqui no fórum. Sempre fiz pesquisas loooongas e analisei diferentes cenários de como montar um upgrade antes de fazer a compra, muitas vezes demorando 6 meses ou algo próximo disso até realmente comprar algo e isso nunca foi problema pra ninguém. Quando acessei este tópico: "Upgrades -> Acima de R$ 1000 - Obrigatório ler o PRIMEIRO POST!!" esperava ter o tipo de recepção que encontrava antes aqui. Porém, além de receber algumas respostas que não eram de meu interesse sendo que deixei claro desde o começo em quais peças eu tinha dúvida, ainda recebi respostas de um moderador do tipo: "se quer simplesmente fazer pesquisa use o google" Hein?!?!?!? Como assim? Acabei simplesmente abandonando o tópico pois achei uma falta de respeito tal que se eu respondesse provavelmente eu perderia a cabeça e por consequência meu direito de uso do fórum. Até onde eu sabia, um fórum é sim um local para se fazer pesquisas e tirar as dúvidas. O google vai me jogar para todo lado menos para uma resposta decente, a não ser que o google me indique um fórum de qualidade. Até onde eu sabia aqui era um. Fiquei ainda mais impressionado depois que continuei recebendo por e-mail a série de respostas que vieram para outras pessoas e vi uma série de respostas erradas, incompletas, ou de pessoas que não sabiam do que estavam falando ou simplesmente não tiveram a paciência de ler corretamente as perguntas. Então o recado é: se tem interesse em se manter como um site atraente, um fórum agradável e útil, se quer manter os números de acessos e serem recomendados (como tantas vezes recomendei) então é hora de fazer uma boa revisão no que anda acontecendo por aqui e garantir que tenhamos aqui um ambiente agradável e útil.
  14. Amigo, agradeço a resposta mas se olhares meu perfil verás que sou engenheiro mecânico... E tenho interesse sim em ter possibilidade de trabalhar com programas que exigem mais da máquina. Portanto estou pedindo exemplos. Gostaria de saber se por acaso esta memória a mais também influencia em programas gráficos relativamente "simples" e "comuns" como em arquivos grandes de AutoCad (formato dwg) O que comentei é que acho estranho o fato de se colocarem tantas placas à venda, e com visual e características de design claramente voltados a gamers, com capacidade de 32 gb se os programas populares não usam isto. E fiquei curioso quanto ao uso dos 12 gb do Jonny... Mas voltando ao assunto: gostaria da resposta ao que perguntei, quanto aos conjuntos de 16 gb que apresentei qual teria melhor custo x benefício. Entendo que todos estão bem intencionados mas peço que não fiquem supondo se vou ou não utilizar o que estou pedindo. Como falei na minha primeira postagem aqui não tenho urgência de comprar um novo PC ou upgrade e por enquanto isso tudo é só uma grande suposição mesmo, pesquisa, estudo OK?
  15. E alguma dica quanto às memórias? Encontrei por exemplo kits com 4 x 4gb de 1600MHz por praticamente o mesmo preço de kits de 2 x 8gb 1600 MHz: 680 reais ( ai meu rim! ). Outra opção é que encontrei kits de 2 x 8 Gbs de 1333MHz por preços mais baixos do que isso: 549 reais. Alguém poderia falar sobre isso? Vantagens e desvantagens? Qual pegariam nesse caso? Vale a pena pagar 140 reais por 300 MHz a mais de frequência na memória? Jonny, você comenta que 8 gb é mais que suficiente para jogos mas percebi pela sua assinatura que possui 12 gb no seu PC. Poderia explicar qual é o uso que dá para toda essa memória? Realmente fico curioso com o fato de as placas de primeira linha agora terem essa capacidade de 32 gb sem que haja um uso popular para isso... Da última vez que montei PC os slots aguentavam no máximo 4 gb, e não eram todos... heheh!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...