Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diego Dyan

Membro Pleno
  • Posts

    31
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Boa tarde Luciano, realmente enfrentei essa situação em 2015 e não consegui resolver. Minha solução foi adequar meu projeto trocando o relé comum por um relé de estado sólido.
  2. Pelo pino de 5V do Arduino. É um desses módulos prontos. A fonte externa é 12V/3W. Posso tentar alimentá-lo direto da fonte externa, mas teria que usar um regulador 7805 ou algo do tipo. Faz alguma diferença? Penso que daria na mesma, pois não vejo diferença de um regulador externo para o regulador de tensão do Arduino.
  3. Boa noite, Migrei dos microcontroladores PIC para a plataforma Arduino e também senti falta da praticidade dos diferentes Timers disponíveis no PIC. Se puder usar a função delay() tá resolvido! É só abrir a chave da condição IF e escrever: if(letra == 'A') { digitalWrite(RELE_1, HIGH); delay(10000); //espera 10 mil milisegundos = 10 segundos digitalWrite(RELE_2, HIGH); } Só que, conforme o colega Lucas Fraga apontou, a função delay pausa o controlador. E não conseguirá fazer leituras ou enviar comandos durantes esses 10 segundos. Uma saída para contornar a situação é a função millis(), também mencionada pelo Lucas. Ela tem que ser estudada com tempo, e provavelmente com algum esforço, conseguiria escrever a rotina que necessita. Uma terceira opção é biblioteca Timer disponível no próprio site do Arduino: http://playground.arduino.cc/code/timer Tenho planos de usá-la em alguns projetos que tenho em mente, mas ainda não consegui dedicar tempo para estudá-la. Talvez consiga a solução que precisa por ela.
  4. Moyano, Vou dar uma conferida nas especificações da contatora, mas será que passa dos 10A suportados pelo relé?
  5. Boa noite, Estou enfrentando problemas com um projeto em andamento com Arduino Uno. Acredita que a solução seja algo simples, mas a resposta está me escapando... Basicamente é o Arduino, um sensor de seco/molhado e um módulo relé (daqueles que já vem com transistor e diodo). Eu emito um pulso de aproximadamente 10Hz para o sensor. Se o sensor estiver seco, a mesma frequência retorna e o relé continua aberto. Caso o sensor esteja molhado, a frequência diminui, esse decréscimo é percebido e o relé fecha. Quanto ao código acredito que obtive sucesso, pois além de ser rotinas simples, liguei uma lâmpada ao relé e o circuito funcionou perfeitamente. O problema apareceu quando tentei acionar uma contatora 220V através do relé. Acredito que por ser carga indutiva estou enxergando uma oscilação que está deixando o microcontrolador maluco, o relé "fica batendo": abrindo e fechando de maneira aleatória. Pesquisei e não encontrei nada especificamente sobre essa situação, mas esbarrei em artigos falando sobre filtros supressores. Seria essa a saída? Alguém aí sabe como dimensioná-los e como ligá-los ao circuito? O módulo relé por conter transistores e diodos já não fariam essa função de barrar oscilações?
  6. albert_emule Muito obrigado pela ajuda. A explicação está muito boa. Porém montei osciladores "lerdos" exatamente para tentar ver alguma onda quadrada que fosse, ainda assim não enxerguei nada. Você já usou um equipamento desse tipo?
  7. Boa noite, Queria que alguém compartilhasse a experiência de usar um desses osciloscópios que são ligados na entrada de microfone do computador. Adquiri há algumas semanas um desses modelos que estão a venda no Mercado Livre: DMA Scope que usa o software Visual Analyser. Testei para ler a tensão da tomada e funcionou belezinha. Montei um oscilador de cerca de 5Hz simples com um 555 e não consegui ler absolutamente nada. Pelo tanto de produtos vendidos acredito que ele desempenhe, pelo menos, minimamente sua função. Então acho que sou eu que não estou sabendo usar direito. Alguém já comprou e testou em circuitos simples como um 555 ?
  8. Diego Dyan

    Clapper

    Então, Montei um esquema de clapper microcontrolado com o PIC 16F628A, em breve pretendo postar aqui o código e o esquema inteiro. Sem esquecer a grande ajuda do mestre MatheusLPS, que programou o PIC. Faltam alguns ajustes no amplificador do microfone e gravar o PIC, mas em breve teremos um esquema bem bacana. Quem quiser ir se adiantando montei um tópico chamado Comando de relays por teclas no PIC 16F628A. Lá no tópico, temos discussões e exemplos q simulam palmas captadas por um microfone, quem tiver interesse é só dar uma olhada.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...